O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CSom de rangido no freio - Vectra C

29 mensagens
  • 1
  • 2
Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 263
Registrado em: 16 Abr 2013, 16:10
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Cidade: Rolândia
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Som de rangido no freio

por Forster » 23 Abr 2014, 17:30

No meu vectra B também não consegui tirar o barulho..

Dá uma impressão de desleixo...pelamor
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Som de rangido no freio

por Alez » 23 Abr 2014, 19:55

Vou tentar a receita do Gapski.

Se der certo posto aqui.

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Som de rangido no freio

por renatovisk » 26 Abr 2014, 07:44

Galera... o meu elite também faz bastante barulho, mas tipo somente quando o carro está parado e vc vai soltando o freio lentamente, ao soltar totalmente o freio não tem mais barulho nenhum mesmo se estiver a 2km/h.

Cambio Automático. A propósito, não sei as pastilhas que estão nele pois peguei o carro recentemente, só sei que deve ser porcaria, pois na frente o cara me falou que colocou pastilhas normais sem sensor e fez um jump no chicote do MID que checa o desgaste das pastilhas.

Será que pode ser as pastilhas também?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Som de rangido no freio

por Alcir Andreoni » 26 Abr 2014, 09:40

renatovisk escreveu:Galera... o meu elite também faz bastante barulho, mas tipo somente quando o carro está parado e vc vai soltando o freio lentamente, ao soltar totalmente o freio não tem mais barulho nenhum mesmo se estiver a 2km/h.

Cambio Automático. A propósito, não sei as pastilhas que estão nele pois peguei o carro recentemente, só sei que deve ser porcaria, pois na frente o cara me falou que colocou pastilhas normais sem sensor e fez um jump no chicote do MID que checa o desgaste das pastilhas.

Será que pode ser as pastilhas também?

Não!

Esses barulhos quando você solta de leve o freio é normal.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

zau
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Set 2013, 15:33
Nome Completo: Diego Franco
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Som de rangido no freio

por zau » 26 Abr 2014, 09:50

Last_Warrior escreveu:Galera, esse problema é comum depois da proibição do amianto nas pastilhas há vários anos. O que os fabricantes precisaram fazer? Desenvolver ligas metálicas para melhorar o desempenho de frenagem e compensar a falta do amianto. O resultado das ligas metálicas foi excelente.... Mas tem esse sério problema de chiado. Aí que entra aquela chapinha que fica atrás da pastilha original que no mercado de reposição não tem...

Essas marcas como SYL e Speedbrake tem compostos orgânicos e poucos elementos metálicos na liga, são silenciosas porém o desempenho de frenagem é bem inferior das "chiadieras".

Se querem ter um bom desempenho e sem barulho, coloquem aquela chapinha que vem na pastilha original, ou então passem uma camada de silicone de parabrisa nas costas da pastilha, espere secar e instale no carro. Depois me contem o resultado.

Sobre a Ceramaxx, dispensa comentários, é uma pastilha TOP, desempenho de competição com todo conforto de não fazer barulho nem sujar a roda, vale cada centavo. Pena que ainda não tem a dianteira para o Omega...

Já as outras marcas, Fras-le "comum", Bosch, Bendix, são excelentes também, a fras-le em especial é muito chiadeira mas dessas "comuns" é de longe a com melhor poder de frenagem, se bobear melhor até que as originais. No meu Omega branco tem uma pastilha original GM de 1993 com amianto na liga, e no meu preto tem uma Fras-le, tenho a impressão que o freio do preto é melhor que do branco!

Isso porque as originais e AC Delco, durante um mesmo ano mudam umas 4x de fornecedor... As AC Delco fabricadas pela Fras-le são ótimas, já as fabricadas pela Ecopads, nem tanto... É meio uma loteria, como toda peça original GM.


Putz tava até preparando um comentário mas o colefa Last Warrior falou td que vc precisava e com propriedade, segue isso ai sem mudar uma virgula e seu problema se resolve.
Qto a AC-Delco é isso ai, e originais tb, por isso é sempre interessante saber quem fabrica as peças para as montadoras pois é ai que mora a economia na hora da manutenção.

[]'s
Zau

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Som de rangido no freio

por Alez » 08 Mai 2014, 09:32

rgapski escreveu:Levinthal,

Pode ser vitrificação nas pastilhas. Isso acontece quando são submetidas à muita pressão e calor.
Isso é "comum" nessas pastilhas novas semi-metalicas, as quais são isentas de amianto.
Esse material não consegue suportar tão bem as altas temperaturas como antigamente.

Pra saber se isso aconteceu, basta retirar e olhar para elas: se estiverem "brilhantes", estão vitrificadas.

Isso pode ser resolvido com uma lixada nas pastilhas.
Retire-as e passe uma lixa de grana 400 ~ 600, de forma a deixá-la fosca novamente.
Limpe os discos com palha de aço (bombril) e use o WD40 como agente de limpeza. Depois passe alcool isopropílico para remover o óleo do WD40.

Monte e pegue leve nas frenagens nos primeiros 200~300 km para facilitar o assentamento sem que aconteça nova vitrificação.
Já tive esse problema com pastilhas cobreq (2x).

Abs!


Senhores.

Essa receita do Gapski resolveu meu problema!

As pastilhas ACDelco genuínas GM estavam vitrificadas mesmo. Fiz o procedimento acima e resolveu.

Freios sem rangido. Isto definitivamente não combina com o Vectra!

:103:

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Som de rangido no freio

por Last_Warrior » 08 Mai 2014, 23:32

Se o barulho voltar, a solução definitiva é passar o silicone de alta temperatura nas costas da pastilhas, aí sim fica 10...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Som de rangido no freio

por Alez » 09 Mai 2014, 07:59

Last_Warrior escreveu:Se o barulho voltar, a solução definitiva é passar o silicone de alta temperatura nas costas da pastilhas, aí sim fica 10...


Rapaz tu é mago?

O barulho voltou após 2 dias andando no carro.

Onde encontra esse silicone de alta temperatura?

Ainda bem que li aqui pois já estava partindo para pastilhas novas mais macias.

Vou tentar esta última alternativa antes de partir novamente para a troca.

Já tô ficando é puto com isso!

:15:

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Som de rangido no freio

por renatovisk » 11 Mai 2014, 07:54

Alez escreveu:
Last_Warrior escreveu:Se o barulho voltar, a solução definitiva é passar o silicone de alta temperatura nas costas da pastilhas, aí sim fica 10...


Rapaz tu é mago?

O barulho voltou após 2 dias andando no carro.

Onde encontra esse silicone de alta temperatura?

Ainda bem que li aqui pois já estava partindo para pastilhas novas mais macias.

Vou tentar esta última alternativa antes de partir novamente para a troca.

Já tô ficando é puto com isso!

:15:


Normalmente em lojas de auto peças vc acha... é aquele silicone utilizado principalmente nos cabeçotes e em outras partes do motor, coloração preta.

Abraços!

29 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 437 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 12:56