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Vectra CTrocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

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Almeidão
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Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Almeidão » 18 Ago 2021, 16:41

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Como o Almeidão disse, eu faço sempre 3 trocas e na mesma hora. Não rodo nem 1 km com o carro entre as trocas. Dreno, reabasteço com óleo novo, ligo o carro e passo por todas as marchas por 1 minuto em cada (P, R, N, D, 3, 2 e 1) por duas vezes. Dreno novamente, reabasteço e repito o processo. Por último, dreno, reabasteço e não dreno mais. Mas sempre retirando e medindo com exatidão a quantidade que foi drenada para fazer o reabastecimento na mesmíssima quantidade. Sobre como medir o nível do óleo, tbm apanhei no começo com essa vareta de 2 lados (quente e frio). Para medir com o carro frio: primeiramente vc abre o capô, retira a vareta, limpa e recoloca no lugar. Mantenha o capô aberto e dê partida no carro. Corra lá na frente (terá que ser rápido porque vc terá só 1 minuto para fazer a medição), retire a vareta e veja o nível pelo lado dos 20°C. Deverá estar entre o MIN e MÁX. Para fazer a medição com o motor e câmbio quentes: abra o capô e com o carro já quente, coloque o cambio em P e vá passando por todas as marchas por 10 segundos em cada uma vindo e voltando ao P. P, R, N, D, 3, 2, 1, 2, 3, D, N, R e P. Mantenha o carro ligado, retire a vareta e veja pelo lado da medição 80°C. Parece complicado, mas depois que vc pega o jeitão, fica simples demais. Só atenção à um detalhe: Nas trocas de marchas, o seu pé NÃO PODERÁ ESTAR NO PEDAL DE FREIO. O CARRO DEVERÁ ESTAR PRESO SOMENTE PELO FREIO DE MÃO (FREIO DE ESTACIONAMENTO). O nosso carro é dotado daquele sistema que "joga" o carro em N quando está parado para economizar combustível. E fazendo as trocas com ele parado e pisando no freio, uma hora ele vai entender que vc está parado e não vai mais engatar marcha alguma. Para isso, o seu freio de estacionamento deverá estar reguladinho à ponto de segurar o seu carro com perfeição somente pelo freio de estacionamento. Cuidado para não promover acidentes, ok?


E depois você diz que é eu quem sei!!!!! kakakkakak
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diegovanuci
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Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por diegovanuci » 18 Ago 2021, 17:55

Boa noite galera....
Almeidão, Brates obrigado pelas dicas.Valeu mesmo.
Vou fazer as trocas sem medo então de misturar os óleos. rsrs Acho q vou fazer as 3 trocas pra garantir e aproveitar que estou comprando o Dexron3 Acdelco com um preço show de bola. Não sei quando ele vai estar nesse preço novamente...kkk
Mas era essa mesmo uma medo que estava tendo de colocar o Dexron3 original misturando com o oleo Dexron3 de outra marca "talvez".

Referente a verificicação do nivel Brates, isso vc me pegou. Pq no manual não fala sobre tirar o pé do freio e sim só ir passando as marchas e tal. Mas faz sentido isso que vc comentou. Tipo de R p/ N p/ D vai ser certinho com certeza, mas as outras talvez ele já entenda isso que vc comentou.

Verificando o nivel da forma que eu estava fazendo "com o pé sempre no freio" eu fiz essa medição com ele bem frio e com menos de 1 minuto ligado e nessa hora ele mostra um pouco a menos do minimo. Porém depois de rodas tipo uns 5/10km e medir novamente pela vareta do lado 80graus o nivel fica um pouco acima do maximo.... Coisa de louco.

Mas pensei em fazer o seguinte. Como irei trocar. Na hora que for fazer a primeira drenagem eu vou medir quanto irá sair e pelo que entendi se sair entre 3 litros a 3.300 é pq estava no nivel correto? E se sair um pouco menos é pq realmente eu acabei drenando um pouco a mais?
É duro pq o antigo dono fez a troca por maquina, não era pra ter praticamente 700ml a mais...Eu acho...kkk

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Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Brates » 19 Ago 2021, 17:16

Maravilha, Diego. Pode fazer a troca que é tranquilo. Quanto ao pé no freio, vc mesmo verá que ao deixar algum tempo no "D", por exemplo, ao fazer esse procedimento da troca do fluído e aliviar o pé do freio, verá que o carro não estará engatado e que o sistema o colocou em neutro. É interessante. Por isso disse para passar as marchas sem estar com o pé no freio e o mais importante de tudo, testar se o seu freio de estacionamento está atuante.
Sucesso no procedimento! Depois, se possível, conta pra gente o resultado.

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Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Brates » 19 Ago 2021, 17:20

Ah, Almeidão. Quem sou eu perto do conhecimento que alguns de vc's tem. Sou pé de chinelo. Se sei algo, aprendi aqui. E quando tenho dúvida, venho aqui e não tenho vergonha de perguntar não. Vc's, no vectra, montam e desmontam tudo que querem com extrema facilidade. Impressionante!

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Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por diegovanuci » 20 Ago 2021, 17:18

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Maravilha, Diego. Pode fazer a troca que é tranquilo. Quanto ao pé no freio, vc mesmo verá que ao deixar algum tempo no "D", por exemplo, ao fazer esse procedimento da troca do fluído e aliviar o pé do freio, verá que o carro não estará engatado e que o sistema o colocou em neutro. É interessante. Por isso disse para passar as marchas sem estar com o pé no freio e o mais importante de tudo, testar se o seu freio de estacionamento está atuante.
Sucesso no procedimento! Depois, se possível, conta pra gente o resultado.

Boa noite,
Valeu Brates e Almeidão. Pelo menos já vou fazer a troca sem preocupação.kkkk
Assim que conseguir fazer a troca informo vocês.
Brates realmente sempre q testei o nivel, percebia que do D para 3-2-1 o carro não fazia praticamente nada, e no vectra mesmo discreto vc sente a mudança de cada marcha. e De 1-2-3-D tbm não vi diferença. Faz sentido.

Valeu galera!

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Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Brates » 22 Ago 2021, 17:25

Muito bom. Sábado próximo, parto eu para nova troca. Todos os fluídos e todos os filtros (ar, óleo do motor, combustível e filtro de cabine). Inclusive o fluído da direção hidráulica. Faço a troca da forma como o Almeidão ensinou, tbm. E assim como o fluído do cambio, substituí o da direção hidráulica Dexron III pelo mesmo fluído Dexron VI, sintético. Bora lá!

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Fluído de transmissão automática em câmbio novo

por Antunes » 21 Set 2022, 12:58

Boa tarde pessoal, gostaria da ajuda de vocês, principalmente dos consultores técnicos, aqui do site. Fiz a troca da transmissão automática do meu Vectra Elite, nova, original, comprada em concessionária e que rodou 100 km após a instalação, feita há um mês. Pretendo fazer a substituição do fluido da trasmissão, na sexta feira próxima, pois quando da instalação foi constatado pelo mecânico e por mim, que no interior da transmissão já havia fluido, ressalto que não sabíamos disso, nem o vendedor da concessionária sabia, pois a peça veio embalada em uma caixa de madeira, lacrada e acondicionada em um tipo de saco impermeável. Devido ao tempo em que essa peça estava estocada, eu e o mecânico achamos por bem colocar o fluido novo, porém a troca foi parcial, pois ele não tinha a máquina e o fluido colocado foi um Dexron 6 da Lubrax e acredito que o que estava no seu interior era Dexron 3 e isso ao ligar o carro pela manhã, está fazendo com que na primeira movimentação da alavanca, esteja produzindo um pequenino tranco e ao subir a ladeira da minha rua, noto que o câmbio não engrena a segunda marcha, depois disso, ao chegar na avenida o carro deslancha normalmente , as marchas engatam sem trancos e durante o dia, ao movimentar a alavanca, também não há trancos. Consultei dois especialistas em câmbio e , ambos falaram para fazer a substituição, pois talvez o fluido que estava lá poderia ser mineral e o que coloquei era sintético e isso não era bom e com certeza seria a causa do problema. Só que divergiram na colocação do fluido, enquanto um me disse para trocar tudo para Dexron 3 o outro disse para colocar o Dexron 6, qual seria o melhor? Já gastei muito com toda a manutenção, inclusive estou com um problema de sensor de freios, postado em outro tópico e não estou a fim de gastar mais do que o necessário, até porque na Accioly nem tem mais a quantidade que preciso do 3, está certo que posso correr atrás disso, em outras concessionárias, mas antes queria uma opinião de vocês

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Fluído de transmissão automática em câmbio novo

por Almeidão » 21 Set 2022, 13:48

Eu realmente não saberia lhe informar sobre qual a diferença em qualidades do 6 para o 3 e se o seu carro suporta o 6. Mas uma coisa é certa, melhor seria trocar porque todas as peças que vem com óleo de proteção nem sempre é o indicado para o carro, exemplo disto é o compressor do ar que aprendi da pior maneira.Tem um porém, este tranco pode ser regulagem do diferencial, verifica isto também e nem sei se tem a regulagem como o com cambio manual, mas deve ter algo ali para regular ele.
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Fluído de transmissão automática em câmbio novo

por chirola » 21 Set 2022, 14:46

tem relatos aqui no club de membros que colocaron dexron 6 e o carro não apresento anomalias de funcionamento que o carro aceito bem a troca .
que oleo tinha na caixa ... nenguem sabe kakakak, mais se a peça estaba estocada a algum tempo pode ser que o oleo tenha pasado da sua validade .
ou tenha outra especificação .
asim como almeidão teve a experiencia do compressor eu teve a experiencia com os tuchos , a marca ina eles vem carregados mais so deus sabe que oleo tem la e cuanto tempo ese oleo esta la .

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Fluído de transmissão automática em câmbio novo

por Antunes » 21 Set 2022, 15:52

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu realmente não saberia lhe informar sobre qual a diferença em qualidades do 6 para o 3 e se o seu carro suporta o 6. Mas uma coisa é certa, melhor seria trocar porque todas as peças que vem com óleo de proteção nem sempre é o indicado para o carro, exemplo disto é o compressor do ar que aprendi da pior maneira.Tem um porém, este tranco pode ser regulagem do diferencial, verifica isto também e nem sei se tem a regulagem como o com cambio manual, mas deve ter algo ali para regular ele.

Entendi, estou inclinado a colocar o Dexron 3, até porque é o especificado para o carro e ainda tem, com grande variedade, no mercado. Acredito que se o Dexron 6 suprisse totalmente o 3, não iriam mais fabricar esse. Inclusive o especialista em câmbio que consultei indicou o Febi Sintético que é alemão e achei em uma distribuidora, por um preço bem acessível. Andei pesquisando nas concessionárias, elas variam um pouco, mas a média do ACDelco é de 110,00 o litro e da Febi achei por 76,00.

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Fluído de transmissão automática em câmbio novo

por Antunes » 21 Set 2022, 15:54

chirola escreveu:Fuente del Mensaje tem relatos aqui no club de membros que colocaron dexron 6 e o carro não apresento anomalias de funcionamento que o carro aceito bem a troca .
que oleo tinha na caixa ... nenguem sabe kakakak, mais se a peça estaba estocada a algum tempo pode ser que o oleo tenha pasado da sua validade .
ou tenha outra especificação .
asim como almeidão teve a experiencia do compressor eu teve a experiencia com os tuchos , a marca ina eles vem carregados mais so deus sabe que oleo tem la e cuanto tempo ese oleo esta la .

Pois é Chirola, só não gostei da atitude do mecânico que instalou, achei que foi um pouco desleixado nesse sentido, pois era só ele ter me falado que levaríamos em algum local, com máquina e teríamos feito a troca completa, ou seja ficou metade do fluído de fábrica e metade Dexron 6, uma tremenda mancada.

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Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Ju_Bueno » 22 Set 2022, 07:29

Esse assunto já foi bem comentado há um bom tempo aqui no fórum (vide este tópico desde o início e + este outro: viewtopic.php?f=39&t=1578&hilit=dexron).

Pelo que bem me lembro do conteúdo do fórum, não houve quaisquer reclamação de quem optou pelo Dexron VI - dizem que é a atualização/modernização do III.

Sobre o fato de na ladeira da sua rua o cambio não passar para a segunda marcha, pode estar relacionado ao fato de que com o sistema ainda frio, a primeira marcha costuma ser esticada bem mais do que quando já está aquecido - até me lembro de terem postado uma foto do manual com essa informação.
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Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por josehgb » 23 Set 2022, 09:42

Dexron é o nome da certificação da GM para o óleo de câmbio automático (ATF) com algumas características específicas em mente. Cada montadora gosta de ter uma certificação própria, a Ford se não me engano escolheu uma chamada Mercon. Inclusive a Mercon/Dexron tem uma historinha juntas por conta de uma parceria, então é comum ver um óleo aprovado pra mercon também ser dexron por serem "primos".

O mais importante na hora de comprar um óleo é saber que "compatível" com Dexron 6 é diferente de certificado como Dexron. Pra ter a certificação Dexron 6 o óleo tem que ser analisado e aprovado pela GM, Dexron é uma marca registrada.

O Dexron 6 entrou pra substituir o 3 lá por 2005~2006, então dali pra frente na teoria nenhum GM e afins utiliza Dexron 3, apenas o atualizado 6.

Cada versão do Dexron possui um aprimoramento ao anterior e são retrocompatíveis. Existem também algumas versões diferentes com propriedades específicas mas em uma mesma geração, por exemplo o Dexron 3 e o Dexron 3-H que ganha alguns aditivos para maior vida útil/suportar melhor estresse de trabalho.

Se não me engano no caso do 3 > 6 a principal diferença foram os aditivos pra maior estabilidade e vida útil/shelf life, mudança da composição de mineral para totalmente sintético e que o 6 possui uma viscosidade menor, quando frio ou novo ele é bem menos viscoso que o 3 e mantem essa viscosidade baixa sem alterar muito durante o trabalho e vida útil enquanto o 3 inicialmente é mais viscoso, porem conforme é trabalhado ele perderia essa viscosidade (tensão de cisalhamento é a palavra chave pra entender isso). Em resumo, em trabalho o 6 é fino e vive fino, o 3 é grosso mas fica fino conforme usa mas ambos no final ficam parecidos. Essa viscosidade mais estável o tempo todo do 6 permite que o fluido seja transportado com mais eficiência em mais cenários, principalmente em ambientes de baixas temperaturas

MESMO ASSIM, CADA SISTEMA E CADA PROJETO SÃO ÚNICOS E FEITOS PENSANDO PARA UM LUBRIFICANTE ESPECÍFICO. Apesar de ser dito haver compatibilidade total do 6 com o 3, a diferença de viscosidade pode causar problemas. No caso de direção hidráulica dizem que a compatibilidade é total, mas não dou certeza na informação e inclusive nunca testei.

Por outro lado, eu mesmo já testei todas as possibilidades de viscosidades no meu F23 mesmo que por acidente, 75w85 > Dexron 6 > Dexron 6. Todos inicialmente apresentavam uma "melhoria" ao anterior após a troca, porém o único que se manteve funcionando corretamente sem nenhum sintoma mais pra frente foi o Dexron 3, o corretamente indicado e que acompaharia o sistema de fábrica

Lembrando que mesmo os óleos ATF sendo criados com o câmbio automático em mente ele também pode ser utilizado em outras coisas, o mais famoso exemplo é na direção hidráulica mas também existem câmbios manuais que utilizam óleo de câmbio automático.

O CÂMBIO F23 DA GM (GETRAG F23) QUE SAIU EM ALGUNS ASTRAS/VECTRAS/ZAFIRAS NÃO UTILIZA ÓLEO MANUAL, NÃO UTILIZA ÓLEO 75W85, UTILIZA APENAS ÓLEO ATF DEXRON 3.

MESMO O DEXRON 6 SENDO EM TEORIA COMPATÍVEL, A DIFERENÇA DE VISCOSIDADE VAI AFETAR NEGATIVAMENTE O FUNCIONAMENTO, TEM QUE SER EXCLUSIVAMENTE DEXRON 3 E NÃO DEXRON 6


Infelizmente o maldito manual brasileiro nosso por algum motivo bizarro cita que o óleo é sempre o manual, mesmo pro F23 então todo mundo discute isso. Para curiosidade segue um vídeo instrutivo da própria GM sobre a manutenção e serviço na F23, nos 2:50 mais ou menos ele fala do óleo: https://www.youtube.com/watch?v=fB0BpZ6Go3I
Editado pela última vez por josehgb em 05 Fev 2023, 14:45, em um total de 2 vezes.

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Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Ju_Bueno » 23 Set 2022, 13:32

:19: Que aula!!!!

Me fez lembrar a época em que esse fórum bombava e a cada dia tínhamos alguma aula de alto nível tal como esta!!
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por chirola » 23 Set 2022, 16:42

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Infelizmente o maldito manual brasileiro nosso por algum motivo bizarro cita que o óleo é sempre o manual, mesmo pro F23 então todo mundo discute isso. Para os teimosos segue um vídeo instrutivo da própria GM sobre a manutenção e serviço na F23

pois é , tem manual da gm que fala que o oleo do cambio não troca nunca kakakakakakak.
sim a diferença entre o dexron 3 e 6 e uma evolução e muda em aditivos e detergentes .

vc esta certo no exemplo que da e a aplicação dos oleos exemplo na pratica vc pode colocar aleo de motor sae SL em um motor que originalmente utilizaba sae SJ mais não ao contrario e o mesmoexemplo que menciona com o dexron 3 e 6 .

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por josehgb » 26 Set 2022, 13:49

chirola escreveu:Fuente del Mensaje pois é , tem manual da gm que fala que o oleo do cambio não troca nunca kakakakakakak.


a história disso é bem idiota na verdade, é uma questão de tradução e intepretação mal feita.
Sabe aquela brincadeira do "existem cogumelos que se você comer uma vez vão te alimentar pelo resto da vida"? Mesma ideia:

Lá fora onde os carros são fabricados e só trazem eles e o manual traduzido pra cá, eles informam que não tem necessidade de troca do óleo porque ele é feito para durar toda a vida útil do câmbio/carro. O PROBLEMA É QUE O CÂMBIO LÁ COM 100MIL KM JÁ MORREU E TROCOU IGUAL PEÇA DE REVISÃO... (ou troca o carro mesmo né)

Então tecnicamente ele realmente dura a vida toda, mas a vida é curta, mas dura a vida toda!

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por Almeidão » 26 Set 2022, 15:48

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje pois é , tem manual da gm que fala que o oleo do cambio não troca nunca kakakakakakak.


a história disso é bem idiota na verdade, é uma questão de tradução e intepretação mal feita.
Sabe aquela brincadeira do "existem cogumelos que se você comer uma vez vão te alimentar pelo resto da vida"? Mesma ideia:

Lá fora onde os carros são fabricados e só trazem eles e o manual traduzido pra cá, eles informam que não tem necessidade de troca do óleo porque ele é feito para durar toda a vida útil do câmbio/carro. O PROBLEMA É QUE O CÂMBIO LÁ COM 100MIL KM JÁ MORREU E TROCOU IGUAL PEÇA DE REVISÃO... (ou troca o carro mesmo né)

Então tecnicamente ele realmente dura a vida toda, mas a vida é curta, mas dura a vida toda!


Na verdade o óleo de caixa manual não é necessario trocar mesmo, mas tem que completar, isto porque ele não sofre a temperatura tão elevada que o motor sofre e assim perde a eficiencia com o tempo e se estoura um retentor do cambio vai perder uma boa quantidade. Já para o cambio automatico o óleo tem duas funções sendo uma muito importante que é a parte hidraulica e o fluido hidráulico perde um pouco a propriedade dele por contaminção natural e assim perde o poder de não comprimir, esta é a principal difertença do óleo hidráulico, ele não comprime igual comprime um outro óleo comum. Aliás se consegue sentir isto com um óleo de freio quando esquenta muito freando em descidas longas, chega um momento que ao pisar no freio ele desce como se não existisse nada, isto é perder o poder hitraulico e passa a dilatar.
Por isto as caixas hidraulicas precisam ser trocado o óleo para não ter este tipo de falha e começar a exigir mais do motor para mudar de marcha e com certeza esquenta mais que uma manual pela fuidez da bomba. Agora quando lançam um óleo novo, deve ter sido algo para economizar e ter mais lucro e talvez seja realmente melhor. Fico com o talvez.

a culpa de tudo isto é do Tio do Paulo Coelho, José Braz Araripe e o socio dele Fernando Lemos que inventou a caixa automatica, foram para os Estados Unidos e nunca mais voltaram hehehehehe.
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Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Brates » 28 Set 2022, 15:19

A diferença do Dexron 3 para o 6, é que o 3 é mineral e o 6 é sintético. É essa a diferença. No cambio do meu carro que original usava o 3, eu substituí pelo 6 e nunca tive problema algum. Já fiz mais duas trocas depois disso.

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Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por josehgb » 05 Fev 2023, 14:36

revivendo um tópico antigo pra corrigir minhas informações:

utilizei no meu câmbio F23 o óleo Dexron 6 por um tempo e vim notando que as trocas de marcha estavam duras, arranhando ocasionalmente e que muitas vezes respondia melhor trocando com uma rotação ACIMA do comum. Esse sintoma de mais rotação para trocar é indicativo clássico de viscosidade diferente do ideal, então fui procurar mais sobre:

apesar de existir sim total retrocompatibilidade do Dexron 6 para os anteriores, existe também uma viscosidade MENOR no 6 comparado aos anteriores, e em alguns sistemas isso pode sim causar problemas. Dizem ser mais comum a incompatibilidade quando usado em câmbios de projeto mais antigo, ou mais gastos. Sistemas de direção hidráulica aparentemente são totalmente compátíveis porem não dou certeza nesta informação

No caso do F23, ele foi fabricado pensando justamente no comportamento da viscosidade do Dexron 3, o Dexron 6 com sua viscosidade inesperada não estava lubrificando corretamente o sistema por isso a operação esquisita. Mesmo que em teoria pudesse sim ser compatível, havia sintomas...

Em comparações de viscosidade, se for aproximar o Dexron 3 seria equivalente ao 5w30, enquanto o Dexron 6 algo como 0w20 (atualmente o Dexron 6 é um dos fluídos mais finos de todos que estão em um veículo, isso se não o mais fino em si)

Em locais muito frios e em outros sistemas, existe uma necessidade de usar o Dexron 6 justamente pela resistência a congelamento do mesmo, sem contar que os sistemas já são projetados para essa viscosidade. Inclusive o 6 ganha em vida útil e em shelf life justamente por seus aditivos e estabilizantes diferentes por ser sintético comparado ao Dexron 3 que é mineral. Internacionalmente existem marcas de Dexron 3 SINTÉTICO, porém não encontrei nenhum modelo no Brasil para compra


No meu caso, atualmente já troquei o fluído no meu sistema: retornei do Dexron 6 para o ideal Dexron 3 e a diferença no comportamento do carro foi simplesmente insana, imediatamente as trocas de marcha pararam de arranhar, se tornaram mais leves, até o comportamento em retomadas e reduções foram melhorados.

Aproveitei e também corrigi o post onde citei usar o Dexron 6 como atualização ao 3 para APENAS UTILIZAR o 3 justamente para evitar espalhar informações conflitantes.

em resumo, O câmbio manual F23 mesmo sendo manual utiliza óleo automático Dexron 3 APENAS, mesmo que o fabricante diga que utiliza 75w85 e que o Dexron 6 foi agora substituido o Dexron 3

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