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Vectra CInstalação do computador de bordo - Vectra C

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weltinhow
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Re: INSTALAÇÂO DO MID

por weltinhow » 25 Mar 2014, 17:57

lcssadm escreveu:e ai weltinho blza cara? eu tbm mim interesso e muito nesse up. quanto fica tudo será, vc tem ideia?
em outubro tou chegando na bahia. podiamos marcar de fazer um encontro com a galera ai.
manda seu contato pra mim.



E ai meu patrão beleza.

venha poxa pra marcarmos alguma coisa sim.

Quanto ao up eu estou estaguinado, estou meio apertado esses tempos, estou aqui com o chicote mid, com a chave de seta e o mid, ainda faltam comprar a fiação dos cabos pra ligar da ECU ao chicote que vai pra o mid. Em termos de valores eu já gastei R$ 200 da chave de seta com o cruise control e os botões do MID, R$ 495 do mid, R$ 80,00 do chicote, ainda falta fiação que vai passar, mas isso é barato e a mão de obra que o cara me falou em torno de 200 a 300 reais, vai variar do serviço, pois ele fez num astra, mas nunca fez no vectra e ai vai ver mais menos o que gasta de material. Por enquanto é só, to rodando aqui no AC pra ver se acho mais alguma coisa que tenha que comprar, pois no dia da instalação quero estar com tudo em mãos.

Email: weltondias.junior@gmail.com
whattsapp/celular: 75 92432741

Qualquer coisa é só mandar uma alô, que nois futuca no ferro velho aqui atraz de peça heheh

Forte abraçooo
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Edcezar
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Re: INSTALAÇÂO DO MID

por Edcezar » 25 Mar 2014, 18:44

Vou tentar ajudar com a minha experiência, pois já montei no meu gt, o cruise e os retrovisores retrateis do gtx, enfim:

Vc pode fazer por partes, vou dar as sugestões e depois dizer como foi minha saga:

1) primeiro eu iria na central buscar os fios necessários de trazer para "dentro" do carro. Sugiro procurar alguém com experiência nisso, tipo alguém que entenda de módulos, porque terá de achar um conector que de certo pra pescar os sinais do modulo.

2) Depois de puxar os fios que serão necessários, dai vc parte para a troca da chave de seta;
Se seu carro tem Air bag, dificulta um pouco, a retirada, pois é muito chato de tirar. Sugiro procurar uma tapeçaria de qualidade, porque quando revestem o volante com o couro costumam retira-lo para revesti-lo
Com o volante fora, a chave é muito fácil de trocar, coisa de 4 parafusos e dois chicotes.

3) ligação dos chicotes, pelo que li, tem duas formas de fazer o cruise funcionar: uma completa, com um dispositivo que inibe o acionamento do piloto ao dar a seta, e a mais simples, que foi a que fiz, você pode fazer uma emenda nos fios que vem da ecu para o cruise;

4) programação na ccs, o duro e convencer o cara a programar, vai dizer que não vai funcionar e depois ficar boquiaberto quando vê que funcionou, vale a pena ver a cara de ué...

5) o míd eu seguiria as dicas do lroberto que já fez no astra e no vectra do pai dele.

O segredo todo é paciência e perseverança, vamos ao que passei:

Liguei na Speed vel em são Caetano e perguntei se instalavam o cruise e disseram que sim. Comprei a chave e me pediram 1/2 dia pra instalar. Deixei cedo e liguei no fim da tarde, disseram que era pra pegar na recria de manhã e nada. Terça a tarde e nada. Quarta de manhã e nada.

Fui buscar o carro, ninguém me ligava, o dono da loja nem me recebeu e mandou levar o carro embora todo desmontado. Levei em um auto elétrico perto do meu trabalho, e pedi só pra montar o carro, tinha desistido e só queria o carro montado.

Expliquei o que tinha ocorrido, ele viu que os fios do modulo estavam errados, ligou os fios certos, refez o chicote na chave e fui dar uma volta. Não funcionou, não rodei acima de 40km/h... Muito triste e desanimado, mas agora com meu carro montado, Indo pra casa, apertei o botão há uns 45km/h e ufa, funcionou até hj...

Ou seja o "profissional" da Speed vel, não ligou os fios certos, levou na ccs, programou e não funcionava. Disse que os fios estavam certos e que eu estava errado. Mesmo eu levando fotos, how-to...

Enfim, espero ajudar com a minha experiência, a nao passar pelos percalços que passei.

Boa sorte.
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Lipitu Gtx
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Re: INSTALAÇÂO DO MID

por Lipitu Gtx » 11 Abr 2014, 18:29

pra aproveita o topico do computador de bordo ...

Ontem tirei um fusivel Branco do painel de fusiveis do carro e quando fui recolocar deu um TEC ai zerou o pc de bordo e agora "parece" que ele ta mais estranho nao ta marcado certo a autonomia e tals "demora" mais pra parecer normal

alguem ai sabe explica como "arruma" isso?

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Re: INSTALAÇÂO DO MID

por RubaodeVectra » 12 Abr 2014, 09:59

Lipitu Gtx escreveu:pra aproveita o topico do computador de bordo ...

Ontem tirei um fusivel Branco do painel de fusiveis do carro e quando fui recolocar deu um TEC ai zerou o pc de bordo e agora "parece" que ele ta mais estranho nao ta marcado certo a autonomia e tals "demora" mais pra parecer normal

alguem ai sabe explica como "arruma" isso?

Na realidade isso não arruma, o que aconteceu é que quando zerou o MID as informações não vão bater, até que vc rode com o carro pra acertar os valores. Vc pode perceber que quando enche o tanque e começa a rodar o consumo baixa e autonomia aumenta. Conforme vai rodando os valores vão se ajustando até ficar quase fixo, variando conforme o seu pé no acelerador. Isso acontece depois de uns 20 a 30 km rodados.

PS: O MID nunca descalibra, só muda um pouco se vc usar rodas diferentes do valor que está programado nele ou no painel de instrumentos. Mesmo assim é só a KM que não bate certo. Mas o consumo, autonomia e etc... são sempre os mesmos.

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Re: INSTALAÇÂO DO MID

por Nando2971 » 15 Abr 2014, 17:43

Olá pessoal...
Comprei um vectra gls 99 sem computador de bordo e gostaria de intalar...
Quero instalar também o piloto automatico. Na verdade quero ir intstalando tudo o que ele não tem, mas por enquanto me contento com esses dois. Alguém pode me dar umas dicas???
Sei que preciso comprar as chaves de seta e limpador de para brisa e o modulo MID. E no lugar do computador de bordo tem somente um relógio digital...
Fico no aguardo de informações ...
Valeu...
Ernandes

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Re: INSTALAÇÂO DO MID

por Arquiteto » 15 Abr 2014, 19:00

Nando2971 escreveu:Olá pessoal...
Comprei um vectra gls 99 sem computador de bordo e gostaria de intalar...
Quero instalar também o piloto automatico. Na verdade quero ir intstalando tudo o que ele não tem, mas por enquanto me contento com esses dois. Alguém pode me dar umas dicas???
Sei que preciso comprar as chaves de seta e limpador de para brisa e o modulo MID. E no lugar do computador de bordo tem somente um relógio digital...
Fico no aguardo de informações ...
Valeu...
Ernandes


blz Nando da uma consultada no topico ... tem muito tutorial pra te ajudar

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=49&t=555

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Computador de Bordo

por salveitor0 » 03 Set 2014, 16:35

Boa tarde galera do CV.
Recentemente comprei com vectra gt 2009, mas o mesmo nao possui computador de bordo.
Como moro no interior a minha situação é um pouco dificil, procurei em todo o forum e nao encontrei nada a respeito, alias ate encontrei mas o link que mandaram ja estava fora do ar.
O eletricista aqui da cidade falou que as vezes a montadora ja deixa o chicote do computador de bordo pronto e é só comprar o computador de bordo completo e instalar...
Mas caso não tenha o chicote pronto, alguem sabe se é muito complicado de instalar??

Agradeço a atenção desde ja!

Atenciosamente, Gabriel.

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Re: Computador de Bordo

por Alcir Andreoni » 03 Set 2014, 16:46

Seja bem-vindo e dá uma lida neste tópico:

viewtopic.php?f=46&t=3278&p=45659&hilit=instalar+mid%5D#p45659

Aproveitando, Você perde um tempinho lendo esta mensagem, mas te garanto que será muito útil para desfrutar do fórum.

Observe a política do estatuto do clube, e as regras de anúncios para não ter problemas:

viewtopic.php?f=26&t=1775

viewtopic.php?f=33&t=5744&p=77170#p77170

Temos muitas informações aqui disponíveis em diversos tópicos divididos por assunto, use a ferramenta de busca para retirar suas duvidas sobre a manutenção e cuidado com seu carro...

Temos no banner da página um índice geral de ”how to” com downloads disponíveis:

Temos também um serviço de hospedagem de fotos gratuito e fácil de usar:

http://imagem.clubedovectra.com.br/

Caso não encontre o que procura é só postar em um tópico já existente sobre o assunto que a turma terá prazer em te ajudar...

Se for um assunto novo você pode criar um novo tópico observando a seção referente ao assunto...

Aqui todos se ajudam ok?
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Re: Computador de Bordo

por Thiago Menezes » 03 Set 2014, 20:45

Gabriel seja bem vindo ao Clube do Vectra!

Sobre seu questionamento, na seção ''Faça você mesmo'' tem vários tutoriais inclusive um de instalação do MID no Vectra B, não sei se tem um tutorial especifico para o ''C'' mas de uma passada no que eu disse, quem sabe o pessoal lá pode te dar uma luz sobre esse problema.

Abraços!
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Re: Computador de Bordo

por salveitor0 » 03 Set 2014, 23:44

Obrigado a atenção gente..
Vou dar uma olhada se da certo dos outros modelos..

Eu só queria saber mesmo se alguem ai ja tentou ligar em algum gt e deu sorte de ter o chicote pronto.. mas vou perguntar pra galera dos outros modelos!

Obrigado novamente!

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Re: Computador de Bordo

por Alcir Andreoni » 04 Set 2014, 07:12

Pelo visto você não leu meu post, né?

O primeiro link é a instalação no GT... :47:
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Re: Computador de Bordo

por Thiago Menezes » 04 Set 2014, 08:10

Alcir Andreoni escreveu:Pelo visto você não leu meu post, né?

O primeiro link é a instalação no GT... :47:


Verdade, até eu agora fiquei sabendo que tem para o ''C'' :88:
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Re: Computador de Bordo

por salveitor0 » 04 Set 2014, 16:32

Alcir Andreoni escreveu:Pelo visto você não leu meu post, né?

O primeiro link é a instalação no GT... :47:



Eu li sim amigo... mas nao esclarece a minha duvida se tem o chicote pronto ou nao.. entendeu?
nao quero fazer toda a ligação.. só queria saber se tem o chicote pronto ou se nao vem! kkkk

eu li sim.

vlw !

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Re: Computador de Bordo

por Alcir Andreoni » 04 Set 2014, 16:34

salveitor0 escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Pelo visto você não leu meu post, né?

O primeiro link é a instalação no GT... :47:



Eu li sim amigo... mas nao esclarece a minha duvida se tem o chicote pronto ou nao.. entendeu?
nao quero fazer toda a ligação.. só queria saber se tem o chicote pronto ou se nao vem! kkkk

eu li sim.

vlw !

Acho que você não leu direito. Ele está tratando exatamente da sua dúvida, ou seja, tem o chicote, mas tem de trocar a chave do limpador e outras coisas... :88:
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Re: Computador de Bordo

por salveitor0 » 04 Set 2014, 16:40

Alcir Andreoni escreveu:
salveitor0 escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Pelo visto você não leu meu post, né?

O primeiro link é a instalação no GT... :47:



Eu li sim amigo... mas nao esclarece a minha duvida se tem o chicote pronto ou nao.. entendeu?
nao quero fazer toda a ligação.. só queria saber se tem o chicote pronto ou se nao vem! kkkk

eu li sim.

vlw !

Acho que você não leu direito. Ele está tratando exatamente da sua dúvida, ou seja, tem o chicote, mas tem de trocar a chave do limpador e outras coisas... :88:



Vish.. erro meu.. tinha varios topicos, meu navegador tava abrindo o do começo primeiro...
Achei um la explicando mesmo!
Desculpa minha burrice! kkkkk


vlw amigo!

Se algum moderador quiser dar como resolvido, foque a vontade!

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Re: INSTALAÇÂO DO MID

por leezera » 11 Set 2014, 09:36

Amigos, gostaria de uma ajuda com relação a instalação do cruise control, fiz tudo conforme as instruções do forúm no meu Vectra gt 2008 de 127 cv; seta comprada, instalada e programada no Tech 2 na css. Só que ela não está querendo funcionar!! já testei se está passando corrente: OK, troquei de seta para ver se era defeito na peça e não era, se fosse algum problema na instalação o Tech 2 não aceitaria a habilitação e acusaria algum erro.
Alguém já teve problemas em seguir o tutorial?
Abs.

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Re: INSTALAÇÂO DO MID

por weltinhow » 12 Jan 2015, 21:32

Imagem
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Re: INSTALAÇÂO DO MID

por weltinhow » 12 Jan 2015, 21:37

weltinhow escreveu:Imagem

Apos quase um ano de atraso Hehehe, finalmente eu mesmo meti a mao na massa e consegui instalar o mid, apesar de ter ficado parcialmente funcional pois como meu carro não possui os sensores de nivel de agua do radiador, sensor de desgaste de pastilha e nivel de agua do limpador, não consegui deixar 100%, de resto funcionando tudo, ate o consumo instantâneo, pq meu computador de bordo já veio habilitado. Hehehe estou bem satisfeito pois só fiz segui o tutorial que postei no inicio que deu tudo certo. Agora só falta habilitar o cruise control, pois não deu tempo e Fechei o painel. Trabalho pra fim de semana que vem. Desculpem a demora, mas ta ai hehehe
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Re: INSTALAÇÂO DO MID

por marcelo.souza2 » 13 Jan 2015, 03:52

weltinhow escreveu:
weltinhow escreveu:Imagem

Apos quase um ano de atraso Hehehe, finalmente eu mesmo meti a mao na massa e consegui instalar o mid, apesar de ter ficado parcialmente funcional pois como meu carro não possui os sensores de nivel de agua do radiador, sensor de desgaste de pastilha e nivel de agua do limpador, não consegui deixar 100%, de resto funcionando tudo, ate o consumo instantâneo, pq meu computador de bordo já veio habilitado. Hehehe estou bem satisfeito pois só fiz segui o tutorial que postei no inicio que deu tudo certo. Agora só falta habilitar o cruise control, pois não deu tempo e Fechei o painel. Trabalho pra fim de semana que vem. Desculpem a demora, mas ta ai hehehe

Lindao. Pagou quanto no computador de bordo?

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Re: INSTALAÇÂO DO MID

por marcelo.souza2 » 13 Jan 2015, 06:43

weltinhow escreveu:Basicamente, você tem que comprar um MID, que é o computador de bordo, e o conjunto de alavancas que venha com os botões de acionamento do MID (na alavanca do limpador), e puxar fios do painel de instrumentos e da ECU. Tem que tirar o volante para instalar o conjunto de alavancas (no Astra não precisa).

Falta saber qual é o pino da ECU (módulo da injeção) que manda o sinal de consumo para o MID nos Vectras e Astras de 140CV. Já estou com tudo pronto no meu GT para a instalação, mas ainda não sei qual o pino certo, estou tentando descobrir na concessionária. Se alguém aqui do Clube tiver o diagrama elétrico atualizado desse motor 140CV e puder disponibilizar, aí não vai ter erro.

Segue o procedimento, resumido: :mrgreen:

(1) O pino da nova ECU do motor 140CV é a dúvida, o antigo era o pino 52 (motor 127CV flex) mas garanto que o pino é outro. Ou o fio já está lá no chicote e só precisaremos pescar o sinal dele, ou teremos que enfiar um terminal com fio no conector. Só saberemos na hora "H"...

(2) Os sinais que precisamos chupar do chicote do painel de instrumentos:

Sensor de Rotação (Tacômetro) =========== Pino 22
Nível de Combustível===================== Pino 25
Sinal Temp. Alta de Água do Motor ========= Pino 24

(3) Da nova alavanca de comando (a mesma do limpador de pára-brisas) saem 3 fios:

- Fio Vermelho: SET
- Fio Branco: RESET
- Fio Marrom: TERRA

(4) Abaixo estão os pinos do MID com todos os sinais que precisa e os pinos atuais do chicote do display do relógio e do rádio (TID), que deve-se substituir pelo MID e pegar os sinais. Essa pinagem eu peguei com o pessoal do Astra Club, portanto eles têm direito aos royalties. A galera lá é ninja mesmo, show de bola !!!

PINO DO MID / COR DO FIO / FUNÇÃO / ONDE LIGAR (Local-Pino)

01 / Marron / Terra / TID-6
02 / Azul e Branco / Sensor de temperatura externa / TID-5
03 / Azul / Sensor de temperatura externa / TID-7
04 / Preto / Positivo com ignição acionada / TID-1
05 / Vermelho / Positivo Contínuo / TID-3
06 / Verde / Conta-Giros (tacômetro) / PI-22 Painel Instrumentos
07 / Verde e amarelo / Dimmer de controle de luz / TID-4
08 / Vermelho e branco / Rádio (só rádio original GM ou deixar livre) / TID-2
09 / Marrom e vermelho / Rádio (só rádio original GM ou deixar livre) / TID-10 10 / Marrom e cinza / Rádio (só rádio original GM ou deixar livre) / TID-12
11 / Marrom e preto / Rádio (só rádio original GM ou deixar livre) / TID-11
12 / Azul e vermelho / Sinal de velocidade (velocímetro) / TID-9
13 / Marrom e verde / Sensor do nível do óleo / Sensor não disponível, ligar no terra (TID-6)
14 / Marrom e branco / Diagnóstico da injeção / TID-8
15 / Preto e amarelo / Luz de freio / Interruptor pedal do freio ou ligar no positivo com ignição acionada (TID-1)
16 / Preto / Fusível de Luz de freio / Fusível 38 da caixa de fusíveis ou no positivo contínuo (TID-3)
17 / Branco e verde / Controle de luzes queimadas / Não disponível, ligar no terra (TID-6)
18 / Preto e Amarelo / Controle de luzes queimadas / Não disponível, deixar livre
19 / Amarelo e vermelho / Sensor de desgaste das pastilhas de freio / Não disponível, ligar no terra (TID-6) 20 / Marrom e azul / Sensor de nível de água no radiador / Não disponível, ligar no terra (TID-6)
21 / Não utilizado / Sensor da Transmissão automática / Deixar livre
22 / Marrom e amarelo / Sensor do nível de água do limpador de parabrisa / Não disponível, ligar no terra (TID-6)
23 / Marrom e branco / Controle do MID (alavanca limpador parabrisas) / Fio Branco da Alavanca (RESET)
24 / Marrom e vermelho / Controle do MID (alavanca limpador parabrisas) / Fio Vermelho da Alavanca (SET)
25 / Não Utilizado / Deixar livre
26 / Azul e Preto / Nível de combustível / PI-25 Painel Instrumentos
27 / Preto e marrom / Sinal Consumo de combustível / GASOL 115CV=ECU-B16 / FLEX 127CV=ECU-52 / FLEX 140CV=ECU-61
28 / Não Utilizado / Deixar livre
29 / Não Utilizado / Deixar livre
30 / Não Utilizado / Deixar livre
31 / Azul / Aviso de Temperatura Alta da água do radiador / PI-24 Painel Instrumentos
32 / Azul e vermelho / Controle de luzes queimadas / Não disponível, deixar livre

O chicote do TID tem 12 pinos e o do MID tem 32. E eu comprei o chicote do MID também, que não sou bobo nem nada. Assim fica mais fácil fazer as adaptações.

Piloto Automático

Tem um tutorial aqui mesmo de um membro que instalou no Vectra C de 127CV, sugiro procurar esse how-to para se inteirar das dificuldades, mas falta saber quais são os 3 pinos da ECU (módulo da injeção) que recebem os sinais da alavanca de comando para o motor 140CV.

No Vectra C tem um baita complicador, que é a ausência do raio do chicote em alguns modelos do carro. Os Expression e GT certamente não têm, mas o Elegance tem que olhar o carro pra ter certeza se tem ou não.

Resumo do que em geral deve ser feito:

a) Passar um chicote com 3 fios da coluna de direção até perto da Bateria, onde fica a ECU ("centralina"). Dá uns 4m de fio.
b) Comprar o conjunto de alavancas com os interruptores do Cruise Control.
c) Conectar esses 3 fios diretamente aos fios da alavanca nova com o CC, fazendo um by-pass na plaquinha que vem embaixo dela.
d) puxar um fio do pedal da embragem (12V pós-chave).
e) Conectar esses 3 fios à ECU nos pinos correspondentes.
f) Programar a ECU com o Tech2


Considerando-se que não veio o chicote já passado:

- Primeiro: comprar na concessionária (setor de peças) a alavanca
da seta/farol alto do Vectra que tenha os controles do Cruise Control
na ponta, tem vários modelos de peça:

Para Vectra Sedan # 93349589 apenas com Cruise Control
Para Vectra Sedan # 93349590 com Cruise Control e MID
Para Vectra GT # 93356958 apenas com Cruise Control
Para Vectra GT # 93356859 com Cruise Control e MID (====> esse é o meu)

- Segundo: mandar instalarem a nova alavanca. É um conjunto das duas
alavancas, seta e limapdores, não é trocar só uma como nos Astras
e tem que tirar o volante.

- Terceiro: arrancar a placa de circuito impresso da alavanca do cruise
control, pois quem conseguiu aqui no Clube não teve jeito de usá-la.
Se não usar a placa, o controle funciona igual aos do
Astras, ou seja, atua entre 30km/h e 130km/h ao passo que nos
Vectras C o CC atua entre 25km/h e 140 km/h.
Depois é só conectar a alavanca ao rabicho que será passado
para o motor.

- Quarto: passar um rabicho para dentro do cofre do motor, com 3 fios
das seguintes cores, compatíveis com as cores do rabicho da alavanca: Cinza,
Azul e Verde. Precisa 4 m de cada.

Na alavanca, temos o seguinte:

Conector - Função - cor

Pino A - desativa CC - fio cinza
Pino B - entrada de corrente 12 V - fio vermelho
Pino C - recupera velocidade - fio azul
Pino D - ativa CC - fio verde

- Quinto: abrir a fita isolante do chicote do conector do pedal da
embreagem, detectar o fio positivo pós-chave (é o externo em relação
ao conector, mas é bom conferir com o multímetro, descascar um pedaço
desse fio e ligar a ele o fio vermelho da alimentação do conector do
CC.

Primeira conexão feita, basta agora os sinais do motor:

Na ECU, as conexões a fazer são nos fios de 3 pinos, que não sei ainda a pinagem também...

- Sexto: ligar o fio cinza do chicote ao fio do pino ??, aplicar um ponto de
solda e isolar a junção.
repetir o processo ligando o fio verde ao pino ?? e o azul ao pino ??.

Ou seja, em resumo, temos 4 conexões a partir da alavanca nova:

a- Vermelho 2,0 m (alimentação - pedal da embreagem)
b- Verde 4,0 m (acionar CC - pino ?? da centralina)
c- Azul 4,0 m (recuperar velocidade - pino ?? da centralina)
d- Cinza 4,0 m (desativar CC - pino ?? da centralina)

- Sétimo: agora é só levar o carro para gravar a nova programação com o Tech2 na
Concessionária, como nos Astras.

logo em seguida ele postou

Atualizando:

MID instalado no Vectra GT 140cv (remix). :001: :001: :001:

MID positivo e operante !!! Foi um parto, de 10:30h da manhã até as 18:00 sem pausa para almoço para instalar esse MID... Eita painel enjoado de desmontar esse do Vectra C, um saco mesmo. E a moldura do display ainda tem um parafuso por baixo que não aparece no manual de serviços.

É rádio original que não saia, é parafuso que se perde dentro painel, sem contar um tremendo susto que levei. Tinha testado o MID com o rádio original já no carro, mas sem ligar os fios da alavanca, dos sinais do painel e o fio da ECU, e tava OK. Mas, depois de tudo ligado, o bicho ficou mortinho da silva, nem acendia as lâmpadas em hipótese alguma ! Aí pronto, já era 16:00h e lá fomos nós testar o TID, estava OK, vimos as tensões de 12V e terra em pinos do MID, OK também, e por fim fomos verificar as ligações no painel do carro, que já estava no lugar. Depois desse retrabalho todo, após uma breve fase de desespero seguido por depressão, já que botei o TID de novo e funcionou perfeito, lá fui eu desmontar a bagaça do MID, já sem muita esperança de não perder 1 dia inteiro sem almoço em vão e estar com o painel todo espalhado pelo chão.

Não é que achamos uma gota de solda por trás de uma das lâmpadas, fazendo curto na placa de circuito entre +12V e GND ???? Caraca, como esse raio de pingo de solda foi parar lá, se não soldamos nada com o MID perto e o MID estava zero KM ??? Bem, removi a solda com o ferro e sugador e PIMBA ! Funcionou ! LINDO mesmo.

Está tudo lá, inclusive o modelo de MID que o vendedor de ML me mandou ainda tinha o consumo instantâneo. Muito bom, carro parado e motor ligado dá em litros por hora, carro andando muda para km por litro e carro andando sem o pé no acelerador e engrenado dá 999,9 km litro, show de bola. E o rapaz já me mandou programado para as 205/55 R16 e para exibir informações do rádio. Estou até com medo de andar com o carro na rua porque só fico olhando o display, he he he.

E sobre o Cruise Control, como o pino do 140CV para sinal de consumo estava certo (61), logo os do CC devem estar também. E já deixei tudo pronto para o CC, até puxei o 12V pós-chave direto do MID para a alavanca do CC. Agora é levar na GM pra programar e ver no que dá, mas acionando as teclas do CC a ECU não deu fumaça azul. Liguei os fios direto da ECU para a alavanca, como era meu Asta Elegance. Aguardem cenas dos próximos capítulos.

Os Vectras, Astras e Zafiras de 127CV e 140cv todos podem ter CC, mesmo com câmbio mecânico, pois o acelerador é eletrônico. A questão é saber se a programação do 140cv vai funcionar direitinho como funcionou no meu Astra 127cv, mas os 140cv têm modelos mecânicos de fábrica com CC(exemplo, GTX e Elegance).

Ah, e nenhum dos 3 fios para o CC e o fio para o MID estavam no chicote da ECU, tive que fazer tudo.


Fiz as ligações exatamente como descrevi acima, sem tirar nem por.

Para facilitar, comprei um conector de TID para fazer o chicote principal, numa ponta é o conector do TID e na outra o do MID. Dessa forma, encaixo os dois conectores de TID, o do chicote original do carro e o do chicote novo, através de pinos, o que facilita você fazer um teste com o TID se der algum problema, como ocorreu comigo, pois o conector do chicote original não é mexido. Aí só precisa puxar os 3 fios com sinais do painel (temp. água, nível de comb. e conta-giros) do seu próprio chicote, o fio da ECU e mandar 3 fios para a alavanca: terra, reset e set.

Perdi todos os medos que tinha. Já tiro e coloco o airbag do volante sem desligar a bateria, e não há problema algum nisso. Chato é conseguir tirar sem destruir o volante. Quem não tiver muito saco e cautela, pode rasgar o volante por trás. Nesse caso, é melhor comprar a ferramenta da GM. Ah, tem uma molinha no parafuso superior direito do volante, e é ela que faz contato de terra com o airbag para avisar que ele está no volante. Por outro lado, não se deve ligar a chave com o painel desconectado, pois isso dá um erro que só passando o Tech 2 para limpar. Assim que eu tiver tempo eu coloco algumas fotos do procedimento.

Com relação ao Cruise control...

Vejam abaixo uma foto tirada por um membro do Astra Clube, do chicotinho que vem da alavanca e morre numa caixa adaptadora no conjunto de alavancas:

Imagem

Pois bem, o membro Lroberto do Astra Clube, simplesmente tirou esse cabinho da caixa e conectou os fios diretamente, mas o Vectra era do pai dele e o 127CV, no 140cv temos o receio de não dar certo e precisar da caixa. De toda forma, foi o que fiz, ou seja, desse chicotinho eu puxei os 3 fios (verde, azul e cinza) para a ECU e o fio vermelho para o 12V pós-chave que tem no conector do TID no pino 1, não puxei da embreagem como o lroberto. Isso pode ser puxado de qualquer lugar, até do chicote do rádio, desde que só apareçam os 12V quando se girar a chave de ignição para a posição de motor ligado, pois os 12V ficam direto saindo do cabinho cinza, que é a tecla "O", e só são interrompidos quando se aperta essa tecla. O Tech2 usa esse sinal do "O", que vai ao pino 13 da ECU, para reconhecer que o circuito do CC está presente.

Então, em resumo, a ligação ficou assim:

vermelho - 12V alimentação dos interruptores, vem de algum 12V pós-chave
verde Set (botao superior igual ao símbolo alarme de velocidade)- vai para o pino 71 da ecu
azul Recupera (botão inferior) - vai para o pino 52 da ecu
cinza Desliga (botão "O") - vai para o pino 13 da ecu

Agora é ver se vou conseguir programar esse negócio E se vai funcionar depois de programado.
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Depois de feito isso ele levou na css e atualizou a ecu dele e funcionou tudo perfeitamente


Voce tem o link de onde tirou este TUTORIAL? queria ele inteiro com as imagens, se tem coloca ele ai pra nós.
Abs

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