Vectra CProblema com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra C

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Pedro Josino
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Problema com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra C

por Pedro Josino » 02 Mar 2014, 02:25

Pessoal,

Acabei de chegar em casa em percebi um barulho muito estranho no Vectra.

Como de costume, sempre ando com ar condicionado ligado, mas dessa vez eu parei o carro na garagem e antes de colocar na minha vaga, resolvi tirar algumas coisas de dentro do carro, eis que escuto um barulho muito estranho, pensei que era a bomba da caixa d'água do prédio, mas eu percebia que o barulho vinha do carro.

Desliguei o motor e de imediato o barulho parou. Liguei novamente o carro e o barulho voltou. Resolvi desligar o ar condicionado e o barulho parou. Deixei o motor funcionando por alguns minutos e observando o eletro ventilador e depois de uns 10 minutos o eletro ventilador que fica em frente ao radiador (próximo ao para-choque) ativou e depois de alguns segundos ele desativou.

Liguei novamente o ar condicionado e esse mesmo eletro ventilador voltou a funcionar com um barulho muito feio, talvez na segunda velocidade.

Mas meu carro possui um outro ventilador, na parte traseira do radiador, dentro do cofre do motor, próximo ao motor do carro. Esse não funcionou em momento algum.

Nunca havia observado os ventiladores do meu carro. Lembrando que sou único dono, nunca fiz serviço em oficina sem confiança, na verdade só efetuei dois serviços fora da concessionária (revisão dos 50.000Km na Porto Seguro e troca do cilindro de freio traseiro em loja especializada em freio).

Será que o eletro ventilador ta indo para o espaço? E esse interno, serve pra que?

Obrigado!

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Re: Eletro ventilador

por Bruno Cesário » 02 Mar 2014, 11:27

Acho que ele foi pra sacola.
O Audi tava assim, só 1 funcionando, tive que comprar outro...os 2 funcionam juntos tanto quando chega na temperatura de trabalho deles ou quando liga o ar condicionado ( sempre os 1 funcionam juntos ) e no 2º estágio, eles funcionam mais fortes.
:52:

Pedro Josino
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Re: Eletro ventilador

por Pedro Josino » 02 Mar 2014, 19:11

A nave vai passar o resto do feriado descansando rsrsrs..

Quinta-feira quando for trocar o óleo, já peço pra verificar e se realmente tiver queimado, vou providenciar a substituição ;(

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Re: Eletro ventilador

por Bruno Cesário » 02 Mar 2014, 20:49

Aí tem que ver também se não é o cebolão, relé, etc...antes de condenar o eletroventilador.
:52:

Pedro Josino
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Re: Eletro ventilador

por Pedro Josino » 02 Mar 2014, 23:43

Tomara que seja algo besta mesmo.. Eu já sofro com o ponteiro de temperatura que não marca, agora sem ventoinha, é muito perigoso. Vou encostar o carro na próxima semana para resolver tudo isso.

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Re: Eletro ventilador

por Almeidão » 03 Mar 2014, 10:08

Não é algo besta não, seria besta talvez se parasse os dois, parando um já pode descartar Relês e fusíveis e este modelo não usa cebolão no radiador, são sensores que envia para central e ela faz o serviço colocando para funcionar os eletros ventiladores que sempre funcionam juntos desde que estejam em perfeito estado. Com um somente funcionando com certeza o sistema pode estar sobre carregado e aquecendo além do normal.
Possa ser tambem o rolamento de um eletro ventilador e talvez tenha parado ali neste momento e com isto a temperatura se mantinha normal mesmo tendo ele um rolamento ruim. Porem ainda funcionava.
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Re: Eletro ventilador

por Pedro Josino » 03 Mar 2014, 23:27

Enquanto isso o carro esta guardado.. Prefiro não arriscar.. Qualquer coisa eu levo ele pra concessionária no guincho, rsrs..

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Re: Eletro ventilador

por Leonam » 04 Mar 2014, 01:24

Estava pensando hoje mesmo, se esse tipo de motor não precisa lubrificar de vez em quando...

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Re: Eletro ventilador

por Almeidão » 05 Mar 2014, 09:53

Leonam escreveu:Estava pensando hoje mesmo, se esse tipo de motor não precisa lubrificar de vez em quando...


Não precisa lubrificar, ele tem uma bucha de um lado onde se mantem lubrificado por ser uma bucha de um metal especial que armazena o lubrificante, e na ponta dele que é o lado do ventilador ele usa um rolamento 608ZZ que gira por muito tempo sem dar problemas. Lógico que com um carro com problemas onde esteja disparando direto a segunda velocidade, este rolamento vai durar menos que um carro com funcionamento normal, mas não é algo para se desesperar e sair consertando a cada mês. Eu já consertei vários, e o mais preocupante seria o carvão do motor e logo vi que ele são bem grandes para durar muito tempo. Hoje os mais novos já não sei como tirar a hélice que é a parte mais fácil nos antigos e já mudarom nos novos.

Antes de ler este tópico eu já estava pensando em mexer nos meus, Assim que eu arfrumar disposição vou trocar os rolamentos dele e óbvio ao desmontar, lubrificar as buchas que comentei.
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Re: Eletro ventilador

por Pedro Josino » 06 Mar 2014, 21:03

Levei o carro para concessionária mas disseram não ter disponibilidade de resolver o problema nos próximos dias. Então levei o carro no guincho para a Porto Seguro. Amanhã devo receber notícias.

Pedro Josino
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Re: Eletro ventilador

por Pedro Josino » 07 Mar 2014, 12:33

O motor do eletro ventilador estava queimado mesmo. Existia a opção de recondicionar, mas preferi colocar um novo, Genuíno GM. Por sorte não houve danos ao motor. Foi verificado taxa de compressão dos cilindros e estanqueidade do sistema de arrefecimento e tudo ok. Dos males, o menor! Os testes são somente esses?

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Re: Eletro ventilador

por Almeidão » 07 Mar 2014, 16:41

Pedro Josino escreveu:O motor do eletro ventilador estava queimado mesmo. Existia a opção de recondicionar, mas preferi colocar um novo, Genuíno GM. Por sorte não houve danos ao motor. Foi verificado taxa de compressão dos cilindros e estanqueidade do sistema de arrefecimento e tudo ok. Dos males, o menor! Os testes são somente esses?


Foi o que comentei no início de tudo, acho que o barulho surgiu e no momento que surgiu voce já tinha percebido e desligado o carro, neste caso acredito que ele nem tenha funcionado sem este ventilador.
São estes os testes a serem feitos.
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Re: Eletro ventilador

por Alcir Andreoni » 07 Mar 2014, 16:44

Pedro Josino escreveu:O motor do eletro ventilador estava queimado mesmo. Existia a opção de recondicionar, mas preferi colocar um novo, Genuíno GM. Por sorte não houve danos ao motor. Foi verificado taxa de compressão dos cilindros e estanqueidade do sistema de arrefecimento e tudo ok. Dos males, o menor! Os testes são somente esses?

Mas seu carro chegou a ferver?

Para que mediram a compressão e estanqueidade?
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Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
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Re: Eletro ventilador

por Pedro Josino » 08 Mar 2014, 03:27

Alcir Andreoni escreveu:
Pedro Josino escreveu:O motor do eletro ventilador estava queimado mesmo. Existia a opção de recondicionar, mas preferi colocar um novo, Genuíno GM. Por sorte não houve danos ao motor. Foi verificado taxa de compressão dos cilindros e estanqueidade do sistema de arrefecimento e tudo ok. Dos males, o menor! Os testes são somente esses?

Mas seu carro chegou a ferver?

Para que mediram a compressão e estanqueidade?


O líquido do arrefecimento permanece no nível, da mesma forma. Pedi para verificarem pois não achei alguém capacitado em solucionar o problema da marcação da temperatura no painel. Não marca nada, e esses dias ele elevou a temperatura e coincidiu com o dia posterior ao que eu percebi que o eletro ventilador havia parado.

Por isso liguei pro seguro e levei o carro no guincho, preferi não arriscar e aquecer. O eletro ventilador esta travado, com cheiro de queimado. Mandei colocar outro GM e pronto. O bolso doi, mas é pelo bem do Vecão. Solicitei que fosse verificado uma possível queima da junta pois não tenho marcador de temperatura no painel funcionando e tinha o cheiro de queimado, fiquei com medo. Mas estou com receio que tenha empenado a tampa das válvulas que é plástica, pois fazia mais de 1 ano que não vazava e agora está vazando.

O carro ainda está em análise, só vou buscar na segunda se tiver tudo ok. Se o vazamento da junta iniciar, vou providenciar uma tampa e a junta nova, lá se vão mais uns R$ 300,00. O motor GM já vaza por besteira e se tiver aquecido um pouco, empena a tampa e fica aquele melado de óleo.

Vou me organizar e dar uma geral no arrefecimento daqui um ou dois meses. Substituir o sensor de temperatura, válvula termostática e bomba d'água, além do fluido de arrefecimento novamente. Apesar dos 55mil km, o carro vai completar 6 anos, precisa de uma atenção especial pois só funciona em regime severo (trânsito), o que o leva a ter mais de 55mil km rodados de fato, pois mesmo parado no sinal, tudo está funcionando e desgastando.

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Feliz Aniversário

Ventoinha só aciona com a chave ligada - Vectra C

por douglasrd » 23 Jun 2014, 12:00

Bom dia galera, tenho um vectra gtx 2008. quando desligo a chave a ventoinha dele desliga também, quando aciono a chave no II ela volta a ligar. É normal nesse modelo ou esta com problema? pois eu tinha um astra e a ventoinha acionava mesmo com ele desligado.

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Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por JapanSide » 23 Jun 2014, 16:27

Apesar do modelo ser diferente o meu vcd 97 é assim tb, quando desligo a chave se a ventuinha estiver funcionando ela para.

OBS: vc esta se referindo a ventuinha do radiador certo?

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Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por renatovisk » 23 Jun 2014, 19:58

Bom... que eu saiba TODOS os GM´s tem o funcionamento da ventoinha do radiador cortada ao desligar a chave. Chave desliga, ventoinha pára. Fora desta condição é gambiarra para ficar direto, acredito eu.

Pelo menos no meu Monza, no Kadett que tive, No vectra Elite, todos são assim originalmente.

Abraços!

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Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Bacholsky » 23 Jun 2014, 20:36

Nos vectras que possuem cebolão no radiador a Ventoinha permanece ligada após o veículo ser desligado, (dependendo da temperatura de acionamento do cebolão). No caso dos GM com a temperatura pelo sistema da injeção no momento que desliga o carro a ventoinha também é cessada, com excessão se algum relé colar por algum curto ou calor excessivo ou os dois. Quando eu comprei meu Vectra CD 2003 eu estranhei que ao desligar a ventoinha cessava.
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Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Adriano cruz » 23 Jun 2014, 21:14

Não concordo porque no meu CHALLENGE as ventoinhas são controladas pela injeção, ou seja, não tem cebolão e quando eu desligo o carro com o motor quente +ou- 85 graus pra cima os ficam armados não sei por quanto tempo mas dependendo da temperatura que estava quando desliguei acho que ficam ligadas por uns 5 minutos ou mais depois desligam. As vezes vou parar o carro com a temperatura em 82 e as ventoinhas estão desligadas mas passa uns 30 segundos e elas armam porque parou de circular água, então o sensor de temperatura esquenta fazendo com que a injeção arme os ventiladores aí depois desligam normalmente.

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Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Bacholsky » 23 Jun 2014, 21:21

E agora?kkkkkkkkk!!!! Será que o meu tá com defeito tb!!!???kkkkkkk Pq as informações que eu li aqui no fórum diziam o que eu disse :s
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