O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CProblemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

258 mensagens
Artur Xavier Neto
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Abr 2017, 20:34
Nome Completo: Artur Xavier
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Artur Xavier Neto » 16 Abr 2017, 20:45

Fala Galera!
Sou novo aqui, e tbm estou com este probleminha.
O meu é um GT 2010. Você sugere colocar um pouco de grafite na trilha da chave é isso?
Abraços.

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Tiagomos1 » 17 Abr 2017, 07:18

Colocar lubrificantes na chave só resolve por um tempo.
A melhor coisa a se fazer é trocar a peça.


Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

gsferreira7
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Abr 2017, 10:24
Nome Completo: Gustavo da Silva Ferreira
Cidade: Campo Mourão
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por gsferreira7 » 08 Mai 2017, 15:48

Pessoal,

Para realizar a troca das peças, é realmente necessário desmontar todo volante?

Meu padrasto é mecânico e ele conseguiu desmontar o comutador sem abrir tudo.

O que vocês acham?

Rafael Zudio 021
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Jun 2017, 03:58
Nome Completo: Rafael Seara Zudio
Cidade: Rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Rafael Zudio 021 » 01 Jun 2017, 04:29

Bom dia amigo.
Resolveu seu problema ?
O meu está acontecendo o mesmo

Richard Mcmannus
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Nov 2016, 17:43
Nome Completo: Richard T. Mcmannus
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Richard Mcmannus » 05 Jun 2017, 02:49

Boa noite pessoal,


Sou novo no grupo e já tirei várias dúvidas por aqui, agora também fui contemplado com essa bomba relógio que é a novela comutador/miolo de ignição/cilindro, depois de ler e acompanhar o desenrolar de vários relatos pude observar que ficaram algumas dúvidas à respeito de onde era realmente a origem do problema e se de fato foi resolvido. Gostaria de pedir a ajuda de vocês para montarmos um croqui com a origem ou conjunto dos problemas e o seu respectivo sintoma, apenas a título de resumo que poderia ajudar bastante a eliminarmos falsos diagnósticos e trocarmos peças desnecessariamente além de não nos tornarmos vítimas de chaveiros aproveitadores. No meu caso por exemplo:


*chave entra e sai com facilidade? : SIM
*chave gira com facilidade? : SIM
*chave destrava o volante? : SIM
*chave acende as luzes de pré-ingnição ? :NÃO
*chave liga o carro? : NÃO
*chave libera a tampa do tambor do cilindro da chave? : SIM (acho que é esse o nome daquela tampinha de metal onde fica a fenda para colocarmos a chave)


Depois de ler os vários problemas, acho que o meu é o excêntrico do cilindro e não o comutador, mas se puderem me ajudar pois pelo que pude observar quando o problema é no comutador a chave gira com dificuldade ou trava. Valeu pessoal, se tiverem alguma dica ou informação para acrescentar agradeceria muito abs.

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Tiagomos1 » 05 Jun 2017, 21:36

Bom, se acende o painel... Não pode ser o excêntrico, pois ele quando quebra não gira o comutador e nem painel acende.
Quando se tem o seu caso. Provavelmente é o comutador, pois ele que acende a "primeira chave" luzes do painel é rádio. Ele que dá a partida e desliga o carro.

O excêntrico só gira ele, mais nada.

O miolo faz girar o excêntrico e acionar o mecanismo do suporte de ignição para destravar e travar o volante.



Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
André Luga
GL Member
GL Member
Mensagens: 66
Registrado em: 09 Ago 2015, 18:33
Nome Completo: André Lugarezze
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por André Luga » 05 Jun 2017, 23:54

SR_RANCA_LASCA escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, comprei meu vectra elegance 2007 esses dias, e ele veio com o possivel problema a resolver, quando vou girar a chave ela da uma agarradinha na hora de voltar, mas o carro liga normal (ainda kkkk) queria saber se isso tem solução ? se é dificil a solução ? qual a solução ? e quando custaria mais ou menos para estar resolvendo?


O meu está parecido, o miolo agarra na hora de ligar a chave. Outro dia botei um pouco de wd40 e não ajudou muito. Depois aprendi que não se deve fazer isso. Agora posso colocar o grafite, ou vai piorar, por causa do wd40?

Richard Mcmannus
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Nov 2016, 17:43
Nome Completo: Richard T. Mcmannus
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Richard Mcmannus » 27 Jun 2017, 16:47

Boa Noite pessoal, consegui resolver o problema no meu vectroso, ele ficou como novo e aproveitei e coloquei chave canivete, vou descrever a "via sacra" e de como foi resolvido:

Primeiro era necessário identificar onde era o problema de fato, pois não queria comprar nem trocar alguma peça desnecessariamente, então segui o passo a passo cuidadosamente em sequência para retirada do air bag, volante, chaves de setas e trava de direção. Desmontei o conjunto da trava de direção>comutador>miolo da chave etc.
Obs1: quando tentava dar a partida a minha chave girava com muita facilidade parecendo que estava solta dentro do cilindro e não acendia nenhuma luz no painel.
Obs2: após conversar com um chaveiro, o mesmo me explicou que se ela girava com facilidade e não acendia nenhuma luz no painel, que muito provavelmente seria apenas um problema no excêntrico do miolo do cilindro ou em algum componente que faz parte do conjunto interno do cilindro, pois se o comutador tivesse com problema as luzes do painel "poderiam" acender e outros componentes do carro que necessitam da pré-ignição também funcionariam parcialmente ou irregular
obs3: ele pediu para que eu verificar se após desmontado, se o pino que faz a ligação entre o conjunto da chave e o comutador estava girando. No meu caso ele não estava girando, sinal que o problema era mesmo dentro do cilindro da chave. Optei em comprar o suporte do interruptor (94735092) do que fazer somente o reparo interno que é feito trocando o excêntrico e algumas outras peças internas. (Queria o vectroso com peças originais sem gambiarras ou reparadas) Após a remontagem, o carro ficou perfeito com as peças móveis sem marcas de chaves de fenda ou com vincos que denotam que foram abertas ou "mexidas". Para que o chaveiro que deu uma "ajudinha" não ficasse sem nada pedi para que fizesse uma chave canivete pois a chave original já estava abrindo o bico rss.

Bom pessoal, espero ter ajudado um pouco os que estejam passando pela mesma situação. O jeito e ter calma e paciência para quem gosta de fazer sozinho e com perfeição, sabendo a técnica e tendo as ferramentas certas fica mais fácil. Grande abraço a todos

erickguimaraes
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Jun 2017, 05:10
Nome Completo: Erick Charles Almeida Guimarães
Cidade: Estância
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por erickguimaraes » 28 Jun 2017, 13:10

Pessoal bom dia,
A algum tempo venho tendo problemas com minha ignição, e hoje pela manhã não consegui dar a partida, e abrir a tampa de cima do volante mexi no comutador e o carro ligou, fui numa auto elétrica e o cara deu um jeitinho brasileiro e o carro tá ligando, porém ele me disse que terei de comprar o comutador de partida, só que meu carro já não funcionava o alarme e as travas de vez em quando destravavao sozinhas com o carro em movimento
Resumindo:
Compro um comutador e ele possivelmente resolveram meu problema do alarme travas e partida(
Ou coloco um sistema star stop e elimino tudo original( tenho medo de dar pau)
E o suporte de ignição é responsável por algo no alarme ou só a trava do volante mesmo?
PS: tô com o carro a pouco tempo e notei que já foi feito o serviço no comutador( colocaram um fecobras sem tomada e ligação com os fios diretos)
Desde já grato :13:

CKlein
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jun 2017, 16:15
Nome Completo: Caique Klein
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por CKlein » 28 Jun 2017, 15:31

O meu Elegance 06 aut. aconteceu o mesmo, travava de início e depois girava, porém, um belo de dia ele demorou pra destravar e na hora de destravar, fui sair com o carro e cadê que o volante virava? Um amigo meu, mecânico da GM das antiga, viu que quebrou um componente e a solução mais rapida seria tirar o pino que trava o volante.
Carro desligado ainda gira o volante de vc mexer mas de resto consertou.
Inclusive foi por isso que fiz cadastro aqui no Clube do Vectra foi o unico lugar com informações muito relevantes e casos iguais.
Preciso por a foto do meu falando nisso.
Abs.

erickguimaraes
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Jun 2017, 05:10
Nome Completo: Erick Charles Almeida Guimarães
Cidade: Estância
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por erickguimaraes » 28 Jun 2017, 20:23

CKlein escreveu:Fuente del Mensaje O meu Elegance 06 aut. aconteceu o mesmo, travava de início e depois girava, porém, um belo de dia ele demorou pra destravar e na hora de destravar, fui sair com o carro e cadê que o volante virava? Um amigo meu, mecânico da GM das antiga, viu que quebrou um componente e a solução mais rapida seria tirar o pino que trava o volante.
Carro desligado ainda gira o volante de vc mexer mas de resto consertou.
Inclusive foi por isso que fiz cadastro aqui no Clube do Vectra foi o unico lugar com informações muito relevantes e casos iguais.
Preciso por a foto do meu falando nisso.
Abs.

O meu depois do fato ocorrido hoje, agora não tá travando nos 15 km/h só trava na chave e no botao do painel e quando desliga não destrava mais sozinho, e o miolo ficou mais duro tô com medo de quebrar o miolo também, já comprei o comutador pelo mercado livre vou esperar chegar

Fabrock
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Jul 2017, 12:57
Nome Completo: FABIANO SILVA
Cidade: SÃO PAULO
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Fabrock » 08 Jul 2017, 13:09

Richard Mcmannus escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal,


Sou novo no grupo e já tirei várias dúvidas por aqui, agora também fui contemplado com essa bomba relógio que é a novela comutador/miolo de ignição/cilindro, depois de ler e acompanhar o desenrolar de vários relatos pude observar que ficaram algumas dúvidas à respeito de onde era realmente a origem do problema e se de fato foi resolvido. Gostaria de pedir a ajuda de vocês para montarmos um croqui com a origem ou conjunto dos problemas e o seu respectivo sintoma, apenas a título de resumo que poderia ajudar bastante a eliminarmos falsos diagnósticos e trocarmos peças desnecessariamente além de não nos tornarmos vítimas de chaveiros aproveitadores. No meu caso por exemplo:


*chave entra e sai com facilidade? : SIM
*chave gira com facilidade? : SIM
*chave destrava o volante? : SIM
*chave acende as luzes de pré-ingnição ? :NÃO
*chave liga o carro? : NÃO
*chave libera a tampa do tambor do cilindro da chave? : SIM (acho que é esse o nome daquela tampinha de metal onde fica a fenda para colocarmos a chave)


Depois de ler os vários problemas, acho que o meu é o excêntrico do cilindro e não o comutador, mas se puderem me ajudar pois pelo que pude observar quando o problema é no comutador a chave gira com dificuldade ou trava. Valeu pessoal, se tiverem alguma dica ou informação para acrescentar agradeceria muito abs.


Boa Tarde amigo, estou com esse mesmo problema que foi descrito por vc, descobri que a trava de uma peça que faz o excentrico girar o comutador quebrou, porem estou com dificuldade de encontrar essa peça para comprar sem ser no mercado livre, estou com a trava desmontada aguardando encontrar essa peça para comprar, pois nas autorizadas somente vendem a trava completa.

Richard Mcmannus
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Nov 2016, 17:43
Nome Completo: Richard T. Mcmannus
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Richard Mcmannus » 08 Jul 2017, 14:39

Fabrock escreveu:Fuente del Mensaje
Richard Mcmannus escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal,


Sou novo no grupo e já tirei várias dúvidas por aqui, agora também fui contemplado com essa bomba relógio que é a novela comutador/miolo de ignição/cilindro, depois de ler e acompanhar o desenrolar de vários relatos pude observar que ficaram algumas dúvidas à respeito de onde era realmente a origem do problema e se de fato foi resolvido. Gostaria de pedir a ajuda de vocês para montarmos um croqui com a origem ou conjunto dos problemas e o seu respectivo sintoma, apenas a título de resumo que poderia ajudar bastante a eliminarmos falsos diagnósticos e trocarmos peças desnecessariamente além de não nos tornarmos vítimas de chaveiros aproveitadores. No meu caso por exemplo:


*chave entra e sai com facilidade? : SIM
*chave gira com facilidade? : SIM
*chave destrava o volante? : SIM
*chave acende as luzes de pré-ingnição ? :NÃO
*chave liga o carro? : NÃO
*chave libera a tampa do tambor do cilindro da chave? : SIM (acho que é esse o nome daquela tampinha de metal onde fica a fenda para colocarmos a chave)


Depois de ler os vários problemas, acho que o meu é o excêntrico do cilindro e não o comutador, mas se puderem me ajudar pois pelo que pude observar quando o problema é no comutador a chave gira com dificuldade ou trava. Valeu pessoal, se tiverem alguma dica ou informação para acrescentar agradeceria muito abs.


Boa Tarde amigo, estou com esse mesmo problema que foi descrito por vc, descobri que a trava de uma peça que faz o excentrico girar o comutador quebrou, porem estou com dificuldade de encontrar essa peça para comprar sem ser no mercado livre, estou com a trava desmontada aguardando encontrar essa peça para comprar, pois nas autorizadas somente vendem a trava completa.



Boa Tarde, também encontrei essa possibilidade de trocar somente essa peça interna que faz parte do conjunto do excêntrico que só encontrei no mercado livre, meu problema eu resolvi comprando a trava completa pois por ser tratar de uma peça de fundamental segurança resolvi não arriscar em desmontar e tentar reparar. Segui a sequência de desmonte: air bag, conj. setas, comutador até chegar na trava de direção(suporte do interruptor) e efetuei a substituição que é relativamente fácil, mas precisa ser meticuloso para não misturar ou perder o segredo do cilindro e os parafusos que são pequenos e até minúsculos e tomar muito cuidado com o aperto deles também. Se você tem experiência e tempo para fazer esse trabalho PODE até valer a pena, pois no mercado livre esse conjunto e vendido se não me engano por uns 20,00 até 30,00 reais enquanto a trava esta por uns 280,00 ~ 300,00 reais. A grande questão é, se vale realmente economizar esses valores em detrimento da segurança e se a durabilidade do reparo vai valer para em talvez num curto espaço de tempo em ter que desmontar isso tudo de novo (porque as peças que você comprar no mercado livre terão que se encaixar perfeitamente no interior do compartimento que vai o cilindro e a peça completa já vem com o conj. montado)
*Espero ter ajudado, boa sorte no vectroso e um grande abraço!

LeoGuina
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Jun 2016, 19:59
Nome Completo: Leonardo Guina
Cidade: Batatais
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por LeoGuina » 11 Jul 2017, 09:14

Comigo aconteceu isso pessoal duas vezes, a pior foi que o carro não ligou de forma alguma, o meu eletricista trocou apenas o Suporte Trava Cilindro Ignição, gastei R$ 250,00 a única coisa que perdi foi a direção não trava mais, mas funciona tudo normal o restante quando desligo o carro, desliga rádio, ar condicionado e destrava as portas, vejam a foto da peça:

Imagem

celso siqueira
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Mai 2017, 19:41
Nome Completo: celso aparecido sqiueira
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por celso siqueira » 19 Jul 2017, 18:30

Ola boa noite pessoal, esta é munha primeira vez aqui. Estou com um problema inusitado, troquei o miolo do meio entre a chave e o comutador, pois bem agora quando desligo o carro não destrava as porta o som a o som só liga do botão enfim não sei o que fazer, os eletricista dizem que é a posição do comutador que esta errada o chaveiro diz que não olha não sei o que fazer, e hoje o carro ficou sem bateria e os eletricista disseram que isso uma hora ou outra iria acontecer. Pessoal o que devo fazer... mandar trocar o comutador ou revisar o mesmo para saber se estar mesmo montado errado. Aguardo abraço a todos.

Richard Mcmannus
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 18 Nov 2016, 17:43
Nome Completo: Richard T. Mcmannus
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Richard Mcmannus » 21 Jul 2017, 01:08

celso siqueira escreveu:Fuente del Mensaje Ola boa noite pessoal, esta é munha primeira vez aqui. Estou com um problema inusitado, troquei o miolo do meio entre a chave e o comutador, pois bem agora quando desligo o carro não destrava as porta o som a o som só liga do botão enfim não sei o que fazer, os eletricista dizem que é a posição do comutador que esta errada o chaveiro diz que não olha não sei o que fazer, e hoje o carro ficou sem bateria e os eletricista disseram que isso uma hora ou outra iria acontecer. Pessoal o que devo fazer... mandar trocar o comutador ou revisar o mesmo para saber se estar mesmo montado errado. Aguardo abraço a todos.



Boa noite, a parte que você trocou foi o conjunto do excêntrico? o carro acende as luzes de pré-ignicão? Me parece estranho ele funcionar pois o pino em formato de "T" nâo tem como encaixar de forma diferente a não ser que o seu conjunto do excêntrico tenha sido montado de forma errada ou se a posição do comutador esteja também errada ou ainda o local onde encaixa o pino tenha sido danificado na montagem. O ideal seria verificar esses itens(suporte da trava/comutador/conj. excêntrico), verificar com outro comutador para eliminar qualquer dúvida. Vale a pena dar uma olhadinha nos relés e ou fusíveis daqueles itens que estão inoperantes no seu vectroso. Espero ter ajudado, abraços e boa sorte!!!

Finotti
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Jul 2017, 00:38
Nome Completo: Rafael Piazzaroli Finotti Amaral
Cidade: Extrema
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Finotti » 22 Jul 2017, 23:13

Galera, quero passar uma experiência que tive ontem.
Tenho um vectra 98, que ainda não completou 50.000 km, e a chave já estava começando a travar quando ligava. Para não ter problemas futuros , resolvi comprar o cilindro/miolo de ignição paralelo (não existia o original na loja) a fim substituir o usado, isto com a intenção de aproveitar as gorjas (linguetas) do antigo e usá-las para para manter a chave velha para funcionamento tanto da ignição, abertura da porta e porta-malas. Pois bem, quando retirei o miolo de dentro do cilindro do conjunto novo, verifiquei que só tinham 7 gorgas ( 4 de um lado e 3 do outro) , enquanto o original têm 10 ( 5 de cada lado). Além deste problema, verifiquei que as dimensões também não batiam, pois até o pino de destravar o miolo não permitia a permuta entre as peças de um conjunto paro o outro.
Com o intento ainda de manter a chave de contato original, após verificar que as gorjas estavam bem gastas no seu interior (o que pode ser feito após virar a chave para a posição de pré-ignição e constatar que as pontas das gorjas ultrapassam a superfície externa do miolo, enquanto que o correto é elas estarem todas no mesmo nível), fui até um chaveiro que as substituíram por gorjas novinhas, de acordo com as medidas dos desgastes das mesmas e do desgaste da chave. Ficou excelente o serviço!!!
Mas o destino me reservou um surpresa quando fui empurrar o pino que libera a trava de direção para a introdução da carcaça do cilindro/miolo no suporte do mesmo. Verifiquei que havia um ganchinho quebrado e por isso não conseguia manter o volante destravado para colocação do cilindro/ miolo.
Então, pensei e descartei a possibilidade de comprar um suporte novo para o cilindro, já que este meu vectra não permitia a retirada do mesmo em virtude de não possuir parafuso rosqueável - possui um pino de cabeça arredondada que foi introduzido mediante pressão considerável, que só poderia sair com fortes marteladas e assim com grandes chances de danificar o painel.
Diante de tal situação, após ver um vídeo estrangeiro (ensinando a fazer furo no suporte com broca e introdução de haste), para reter este pino que mantem o volante destravado e permitir a colocação do cilindro/miolo, além de conselhos de 3 chaveiros diferentes, resolvi a situação de uma maneira muito simples:
1- Retirei uma trava em forma de L de um material super leve (no momento esqueci o nome do material, parecia um plástico) que estava sendo forçada por uma mola no interior do suporte, bem do lado esquerdo;
2 - Retirei a referida mola, que estava também do lado esquerdo e no sentido longitudinal, utilizando um ímã telescópico destes tipo caneta;
3 - Anotei a medida da profundidade onde estava alojada a mola;
4 - Recortei uma haste de metal inoxidável um pouco maior do que 2X a medida anterior, de diâmetro um pouco menor do que a mola retirada;
5 - Dobrei a haste ao meio em forma de "U" com poucos milímetros entre uma perna e outra (distância pequena mesma);
6 - Para segurar o pino que trava a direção, introduzi uma perna da haste "U"no furo em que estava a mola e a outra num vão pequeno que se encontra acima do orifício anterior;
7- Cortei as pernas da haste até que ela não atrapalha-se a introdução do cilindro/miolo no suporte;
8 - Finalmente, coloquei tudo no lugar, perfeitamente.

Bom, a direção não trava mais, porém não gastei com suporte novo, economizei mão-de-obra, evitei estragar painel, consegui uma nova maneira de destravar sem furar o conjunto e espero ter contribuído ao repassar a experiência para o clube.

Grato!!

Avatar do usuário
vectra2005
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 19 Out 2015, 10:00
Nome Completo: Gilmar junker duarte
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por vectra2005 » 03 Jun 2018, 06:21

Estou com o mesmo problema, chave está boba, estava em um sítio no meio do mato, tive que dar uma direta no arranque.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Avatar do usuário
venomrocha
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Abr 2014, 10:25
Nome Completo: Renan Rocha
Cidade: curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2008/2008
Idade: 33

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por venomrocha » 20 Set 2018, 22:16

Galera que tem problema com o miolo que dá sempre problema
Li que o problema dá mais com pessoas que usam muitas Chaves e ficam balançando na ignição
E vi essa solução aqui pra acabar de vez com a fragilidade do miolo

https://youtu.be/iLveJIfCxpQ

Pra quem eh mexilão e quer testar eh um prato cheio

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Almeidão » 21 Set 2018, 12:46

Finotti escreveu:Fuente del Mensaje Galera, quero passar uma experiência que tive ontem.
Tenho um vectra 98, que ainda não completou 50.000 km, e a chave já estava começando a travar quando ligava. Para não ter problemas futuros , resolvi comprar o cilindro/miolo de ignição paralelo (não existia o original na loja) a fim substituir o usado, isto com a intenção de aproveitar as gorjas (linguetas) do antigo e usá-las para para manter a chave velha para funcionamento tanto da ignição, abertura da porta e porta-malas. Pois bem, quando retirei o miolo de dentro do cilindro do conjunto novo, verifiquei que só tinham 7 gorgas ( 4 de um lado e 3 do outro) , enquanto o original têm 10 ( 5 de cada lado). Além deste problema, verifiquei que as dimensões também não batiam, pois até o pino de destravar o miolo não permitia a permuta entre as peças de um conjunto paro o outro.
Com o intento ainda de manter a chave de contato original, após verificar que as gorjas estavam bem gastas no seu interior (o que pode ser feito após virar a chave para a posição de pré-ignição e constatar que as pontas das gorjas ultrapassam a superfície externa do miolo, enquanto que o correto é elas estarem todas no mesmo nível), fui até um chaveiro que as substituíram por gorjas novinhas, de acordo com as medidas dos desgastes das mesmas e do desgaste da chave. Ficou excelente o serviço!!!
Mas o destino me reservou um surpresa quando fui empurrar o pino que libera a trava de direção para a introdução da carcaça do cilindro/miolo no suporte do mesmo. Verifiquei que havia um ganchinho quebrado e por isso não conseguia manter o volante destravado para colocação do cilindro/ miolo.
Então, pensei e descartei a possibilidade de comprar um suporte novo para o cilindro, já que este meu vectra não permitia a retirada do mesmo em virtude de não possuir parafuso rosqueável - possui um pino de cabeça arredondada que foi introduzido mediante pressão considerável, que só poderia sair com fortes marteladas e assim com grandes chances de danificar o painel.
Diante de tal situação, após ver um vídeo estrangeiro (ensinando a fazer furo no suporte com broca e introdução de haste), para reter este pino que mantem o volante destravado e permitir a colocação do cilindro/miolo, além de conselhos de 3 chaveiros diferentes, resolvi a situação de uma maneira muito simples:
1- Retirei uma trava em forma de L de um material super leve (no momento esqueci o nome do material, parecia um plástico) que estava sendo forçada por uma mola no interior do suporte, bem do lado esquerdo;
2 - Retirei a referida mola, que estava também do lado esquerdo e no sentido longitudinal, utilizando um ímã telescópico destes tipo caneta;
3 - Anotei a medida da profundidade onde estava alojada a mola;
4 - Recortei uma haste de metal inoxidável um pouco maior do que 2X a medida anterior, de diâmetro um pouco menor do que a mola retirada;
5 - Dobrei a haste ao meio em forma de "U" com poucos milímetros entre uma perna e outra (distância pequena mesma);
6 - Para segurar o pino que trava a direção, introduzi uma perna da haste "U"no furo em que estava a mola e a outra num vão pequeno que se encontra acima do orifício anterior;
7- Cortei as pernas da haste até que ela não atrapalha-se a introdução do cilindro/miolo no suporte;
8 - Finalmente, coloquei tudo no lugar, perfeitamente.

Bom, a direção não trava mais, porém não gastei com suporte novo, economizei mão-de-obra, evitei estragar painel, consegui uma nova maneira de destravar sem furar o conjunto e espero ter contribuído ao repassar a experiência para o clube.

Grato!!


Eu não entendi algumas coisas apesar que está bem explicado, mas se minha dúvida for confirmada eu poderei ajudar a uns a sofrer menos.
1 - Tirar a ignição, se é que eu entendi você diz que tem dois pinos sobre pressão prendendo ela: Se for isto sua explicação está errada, ali são dois parafusos com cabeça redonda e sem possibilidade de usar chave porque foi projetado assim e lixado assim que montado, porém com um martelo não tão grande e com um uma ferramenta de aço e ponta fina de nome punção você consegue tirar os dois parafusos e depois colocar dois parafusos alen sem ter que fazer rosca porque já é com rosca esta peça, não estou certo más acho ser alem 4 e consequentemente parafuso de alen 4 mm, assim eu fiz no meu e tiro sempre que precisar.

2 - você diz que o miolo original tem 10 gorjas etc, bem com certeza quando mais, melhor, só que ele funciona bem e com segurança com 7. Ok, colocar o máximo possível de gorjas não há nada de contrário a isto.

3 - Gorjas de um miolo novo precisa ser experto, virar ao contrário e achar o ponto mais próximo e aqueles que não der certo, use uma lixa 400 e vai lixando até chegar o tamanho necessário para não ter que mudar de chave. Não lixar ela no local, é tirar a gorja e com a lixa em um local fixo ir passando a gorja na lixa até chegar em um bom resultado

Bem, eu já tenho uns 15 anos com este carro e já troquei umas 4 vezes ou mais esta peça, não busque original porque não tem, mas busque a marca MORCEGO, esta que fornecia para chevrolet e outras.
Imagem

258 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 136 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 17:48