O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CProblemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

258 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por chirola » 30 Ago 2019, 14:38

tente responder ontem mais a internet deu pane.
eu trocaria o conmutador pode estar dando mal contato, o miolo ruim daria um sintoma tipo girar a chave trancando acredito que nao seja o problema eu teria comprado o conmutador igual vc fez

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Brates » 02 Set 2019, 00:23

Valeu, Chirola! Grato!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por chirola » 02 Set 2019, 11:56

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Valeu, Chirola! Grato!

tomara consiga reolver de forma rapida cualquer duvida sempre tem alguem para dar uma força me amigo abraço

Avatar do usuário
RICARDO C. PEREIRA
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Out 2014, 12:03
Nome Completo: RICARDO CONEGUNDES PEREIRA
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2007
Idade: 51

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por RICARDO C. PEREIRA » 16 Mar 2020, 16:10

Boa tarde!!!
Vim relatar o que aconteceu com meu vectra semana passada:
Depois de verificar que ele não estava dando clic, quando tira a chave, o som não desligava e nem o computador de bordo.
Parti para troca do comutador.
Agora parte do problema resolvido ele travava aos 15km.
Mas ainda não destravava, não desligava o som e nem computador de bordo.
Parti então para um chaveiro que tbem detectou problema no miolo da chave.
Resolvido o problema do miolo, verificou que o comutador novo tbem estava com defeito.
Como estava na garantia foi feito a troca por um de marca superior, pagando a diferença.
Fica tbem a dica:
Pode dar defeito nos dois ao mesmo tempo (comutador e miolo) e mesmo com o comutador novo.
Abraço a todos!!!

Alan Ricardo
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Out 2021, 20:56
Nome Completo: Alan Ricardo da luz
Cidade: Balneário Camboriú
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 44

Vectra Elite não pega

por Alan Ricardo » 08 Out 2021, 21:07

Boa noite galera!
Meu Vectra Elite 2011, 8v, automático, começou a apresentar problemas na ignição, virava a chave e o arranque não, geralmente quente ou em dias de muito calor, tirei a capa protetora do da chave e percebi que quando forçava o comutador ele dava a partida normalmente, até que a peça chegasse Continuei me virando, quando fui buscar a Peça o carro não pegou mais, virava o arranque e não parava de virar, somente desligando a chave, até que pegou andei uns 300 metros e ele começou a falhar e morreu, troquei o comutador, agora o carro vira o arranque porém não pega!
Alguém já teve o mesmo problema?

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Vectra Elite não pega

por Júnior Borges » 09 Out 2021, 12:43

Não seria problema no imobilizador? Já que ele vira e não pega...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra Elite não pega

por Almeidão » 09 Out 2021, 16:23

o que faz ele girar e não pegar por problema eletrônico é o imobilizador, ele tem um chip na chave se perder este chip ele não pega nem a pau, tem gente que troca comutador, miolo da chave completo com chave etc e esquece o chip. Ou é outro problema tipo sensor de rotação,
Imagem

MateusLF
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Fev 2017, 10:12
Nome Completo: mateus ficagna
Cidade: Serra Alta
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por MateusLF » 08 Out 2022, 15:56

Pessoal, estou com uma duvida e gostaria que me ajudassem se possível.

O miolo de ignição do meu vectra elite (2010) não possui mais a trava do volante (até ai tudo bem, possivelmente já deve ter sido mexido na ignição e retirada essa trava)

A questão é que sinto que a chave esta com um pouco de folga, meio solta parece. Isso é normal?
Ela da uma leve giradinha quando o carro está ligado.

São indicios que vou ter problema no comutador? Pois pretendo já fazer a manutenção caso a resposta for sim.

Porém, o que me vem na cabeça é que se já foi retirada a trava do volante, então possivelmente já deve ter dado este problema.

OBS: o carro até hoje não apresentou nenhuma falha de não ligar, alarme, etc etc etc

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Almeidão » 09 Out 2022, 11:10

MateusLF escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, estou com uma duvida e gostaria que me ajudassem se possível.

O miolo de ignição do meu vectra elite (2010) não possui mais a trava do volante (até ai tudo bem, possivelmente já deve ter sido mexido na ignição e retirada essa trava)

A questão é que sinto que a chave esta com um pouco de folga, meio solta parece. Isso é normal?
Ela da uma leve giradinha quando o carro está ligado.

São indicios que vou ter problema no comutador? Pois pretendo já fazer a manutenção caso a resposta for sim.

Porém, o que me vem na cabeça é que se já foi retirada a trava do volante, então possivelmente já deve ter dado este problema.

OBS: o carro até hoje não apresentou nenhuma falha de não ligar, alarme, etc etc etc


No seu caso o problema seria o cilindro de ignição e não o comutador. Você tem certeza que a trava foi tirada? ou quebrou algo e ela não funciona? Se voce não tiver certeza, eu diria que voce deveria averiguar isto e se tiver algo quebrado tirar ela de vezpara evitar um possivel acidente.
O cilindro de ignição para um carro do dia a dia, realmente vai folgar com o tempo a dica seria voce achar um cilindro original e não sei se voce vai encrontrar isto, vai procurando afinal voce tem tempo por ter o carro funcionando. Se quebrar de uma hora pra outra, agente acaba colocando qualquer uma e ainda fica contente.
Imagem

MateusLF
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Fev 2017, 10:12
Nome Completo: mateus ficagna
Cidade: Serra Alta
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por MateusLF » 11 Out 2022, 18:29

Acredito que já tenha sido retirado mesmo, porém, peguei o carro usado, não há como ter certeza. Falo isso, pois no meu antigo vectra eu acabei retirando esta trava por problemas no comutador.

Existe alguma forma de prever o problema no comutador? O que menos quero é que meu carro não ligue de uma hora pra outra, como já aconteceu no meu antigo vectra.

Deixo o video de como está a folga na chave para avaliação:

https://youtube.com/shorts/xJYtRrlaL8A?feature=share

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Almeidão » 12 Out 2022, 18:54

MateusLF escreveu:Fuente del Mensaje Acredito que já tenha sido retirado mesmo, porém, peguei o carro usado, não há como ter certeza. Falo isso, pois no meu antigo vectra eu acabei retirando esta trava por problemas no comutador.

Existe alguma forma de prever o problema no comutador? O que menos quero é que meu carro não ligue de uma hora pra outra, como já aconteceu no meu antigo vectra.

Deixo o video de como está a folga na chave para avaliação:

https://youtube.com/shorts/xJYtRrlaL8A?feature=share


Eu conheço muito bem o comutador do Vectra B, não conheço o do Vectra C mas tenho 90% de certeza que ele é igual e não parece ser problema nele. Uma coisa que acho que tem no Vectra C é um relê de partida e que o Vectra B não tem, não sei como ele funciona, mas parece que o C voce dá a partida e pode soltar a chave que ele vai ligar, confirma se ele é assim e já li algo que dizem que este seria um problema no carro quando em sol quente.
Olhando o seu video e sem conhecer como é o sistema eu prefiro não opinar, teria que desmontar tudo e analizar, mas achei este video no youtube sobre este assunto trava, e confesso que me surprendi em saber que ele depende da trava para ter um bom funcionamento, por lo menos é isto que entendi no video.
Sore o comutador, ele é facil de tirar ai do seu carro, ele é encaixado e mais simples pra tirar que o Vectra B, se você quiser se aventurar e desmontar ele, eu acredito que seja parecido ao video do segundo e terceiro link. Ele tem duas hastes, basta apertar as duas como se fosse duas pernas de um alicate e ele irá soltar puxando ele para trás. Com ele fora do lugar, dá para segurar a ponta do cilintro se tem folga dele tipo quebrado girando chave para um lado a outro e ao mesmo tempo olhar onde ele entra no comutador pra ver se este local não está com um rombo grande e ao mesmo tempo checar se ele está bem encaixado no cilindro, se tiver meio solto a chave vai mexer também.

https://www.youtube.com/watch?v=jBB662orIJY
https://www.youtube.com/watch?v=khvz4RcXJnM
https://www.youtube.com/watch?v=QFetkSWfi_Q
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Almeidão » 13 Out 2022, 07:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
MateusLF escreveu:Fuente del Mensaje Acredito que já tenha sido retirado mesmo, porém, peguei o carro usado, não há como ter certeza. Falo isso, pois no meu antigo vectra eu acabei retirando esta trava por problemas no comutador.

Existe alguma forma de prever o problema no comutador? O que menos quero é que meu carro não ligue de uma hora pra outra, como já aconteceu no meu antigo vectra.

Deixo o video de como está a folga na chave para avaliação:

https://youtube.com/shorts/xJYtRrlaL8A?feature=share


Eu conheço muito bem o comutador do Vectra B, não conheço o do Vectra C mas tenho 90% de certeza que ele é igual e não parece ser problema nele. Uma coisa que acho que tem no Vectra C é um relê de partida e que o Vectra B não tem, não sei como ele funciona, mas parece que o C voce dá a partida e pode soltar a chave que ele vai ligar, confirma se ele é assim e já li algo que dizem que este seria um problema no carro quando em sol quente.
Olhando o seu video e sem conhecer como é o sistema eu prefiro não opinar, teria que desmontar tudo e analizar, mas achei este video no youtube sobre este assunto trava, e confesso que me surprendi em saber que ele depende da trava para ter um bom funcionamento, por lo menos é isto que entendi no video.
Sore o comutador, ele é facil de tirar ai do seu carro, ele é encaixado e mais simples pra tirar que o Vectra B, se você quiser se aventurar e desmontar ele, eu acredito que seja parecido ao video do segundo e terceiro link. Ele tem duas hastes, basta apertar as duas como se fosse duas pernas de um alicate e ele irá soltar puxando ele para trás. Com ele fora do lugar, dá para segurar a ponta do cilintro se tem folga dele tipo quebrado girando chave para um lado a outro e ao mesmo tempo olhar onde ele entra no comutador pra ver se este local não está com um rombo grande e ao mesmo tempo checar se ele está bem encaixado no cilindro, se tiver meio solto a chave vai mexer também.

https://www.youtube.com/watch?v=jBB662orIJY
https://www.youtube.com/watch?v=khvz4RcXJnM
https://www.youtube.com/watch?v=QFetkSWfi_Q


Ajustando aqui o que eu escrevi. O comutador do Vectra C não é encaixado, é parafusado e não é somples para tirar.
Imagem

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Brates » 13 Out 2022, 11:14

Eu diria que o seu problema está no cilindro da chave. O porquê, é que a minha chave tbm tem uma folga. Não do tamanho da sua, bem menos, mas tem. E eu troquei o comutador recentemente e a folga continuou da mesma forma. Já o cilindro eu nunca troquei. Por isso posso dizer que não é o comutador. E talvez seja o cilindro. Lembrando que o meu carro tem a trava. Não sei dizer se no seu caso, com o carro sem a trava, poderia influenciar em algo em relação a essa folga, ok?

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Brates » 13 Out 2022, 11:22

Ah, lembrei-me de um teste que vc pode fazer para saber se é o cilindro. Ele tem folga pra trás (sentido desligar o carro) e pra frente (sentido ligar o carro). Faça o seguinte: dentro da folga que a chave tem, coloque-a o mais pra frente possível, sem acionar a partida. Segure nessa posição e ligue o ar-condicionado (no meu caso, é digital). Se o ar-condiocionado não ligar, o problema está no cilindro da chave. Ocorre que, a chave ao passar do limite da partida, ele não deixa o comutador executar algumas funções. É como se a chave tivesse ultrapassado o ponto exato no comutador. Por isso o cilindro tem que ser justo. Para a chave bater exatamente com a posição do comutador e ele executar todas as funções. Com esse teste vc mata a charada, ok?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Almeidão » 13 Out 2022, 12:04

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Ah, lembrei-me de um teste que vc pode fazer para saber se é o cilindro. Ele tem folga pra trás (sentido desligar o carro) e pra frente (sentido ligar o carro). Faça o seguinte: dentro da folga que a chave tem, coloque-a o mais pra frente possível, sem acionar a partida. Segure nessa posição e ligue o ar-condicionado (no meu caso, é digital). Se o ar-condiocionado não ligar, o problema está no cilindro da chave. Ocorre que, a chave ao passar do limite da partida, ele não deixa o comutador executar algumas funções. É como se a chave tivesse ultrapassado o ponto exato no comutador. Por isso o cilindro tem que ser justo. Para a chave bater exatamente com a posição do comutador e ele executar todas as funções. Com esse teste vc mata a charada, ok?


Eu também acho ser o cilindro, sobre a partida quando tem defeito é complicado, neste caso ainda não deu problemas, mas existe várias situaçoes de problemas e uma dela seria este relê que tem o Vectra C, Meriva, Astra e alguns outros mais. Achei a imformação do relê neste link e serve para aqueles que tem problemas de partidas quando o carro fica no sol.. Eu desconheço este relê que o cara está usando mas com muito custo consegui ver que é um ZBC 955 531 A, porem é um relê de tempo de limpador de para brisas, o correto seria descobrir onde é o do Vectra C e fotografar ele, assim eu poderia ajudar em usar um DNI que é muitas vezes melhor que o original e mais barato, embora eu ache que ele seja mesmo um igual a este de limpador que tem o tempo muito rápido, talvez menor ou igual a 2 segundos. E eu pensei em colocar este no botão de partida do meu carro, ai aperto o botão e posso soltar o dedo que o carro vai ligar kakakakaka.
ESTE QUE O CARA ESTÁ USANDO, seria o DNI 0317, rele de tempo do limpador para brisas GM com lavagem, já o que ele coloca é um ZBC955531A é da Volks/Audi também com esta função..

https://www.youtube.com/watch?v=gfuLBYVGozo
Imagem

MateusLF
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Fev 2017, 10:12
Nome Completo: mateus ficagna
Cidade: Serra Alta
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por MateusLF » 13 Out 2022, 19:34

Eu não consegui compreender direito o processo.

Eu devo colocar no estágio 01, avançar a chave até quase o estágio em que o carro irá ligar, e tentar ligar o ar condicionado?

Ou devo, colocar no estágio 0, avançar a chave até quase chegar no estágio 01 e tentar ligar o ar?

Somente esta minha duvida

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por Brates » 16 Out 2022, 09:15

Não. Dê a partida no carro e solte a chave. Depois dele ligado e com o motor funcionando, avance a chave o máximo que puder e segure. Ainda segurando a chave no máximo da folga que a chave tem, tente ligar o ar-condicionado. Compreende?

MateusLF
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Fev 2017, 10:12
Nome Completo: mateus ficagna
Cidade: Serra Alta
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

por MateusLF » 23 Out 2022, 09:56

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Não. Dê a partida no carro e solte a chave. Depois dele ligado e com o motor funcionando, avance a chave o máximo que puder e segure. Ainda segurando a chave no máximo da folga que a chave tem, tente ligar o ar-condicionado. Compreende?


Fiz o procedimento, porém, quando o carro está ligado, a chave nao me permite avançar, caso eu force, o motor de arranque "arranha". Tentei o máximo possivel para frente e o ar condicionado liga normalmente

258 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 148 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 06:46