Rafael HRibeiro escreveu:Peguei um vectra C tem uns 6 meses.
Assim que peguei o carro troquei o óleo e coloquei Mobil 15w40, senti que o carro ficou mais travado do que quando comprei ele, primeira semana que rodei com ele, o consumo subiu d+, ando somente com pé leve e da no maximo 8,5km/l, quando peguei ele marcava na MID 9,7km/l.
No próximo mês devo trocar o óleo e queria colocar um Castrol 5w30 que esta dentro da especificação do manual.
Meu carro estar com pouco mais de 90mil Km.
Vou ter problemas ? Tenho que fazer algum procedimento especial além de trocar o filtro ?
Alguém usa o Castrol 5w30 ?
Rafael HRibeiro escreveu:Estou com duvida tem óleo 5w30 sintéticos e outros semisintéticos, é isso mesmo ?
Vai depender do fabricante ?
AC Delco é semisintético, Havoline é sintético, Castrol é sintético, Mobil é semi, todos com a referencia 5w30.
Alcir Andreoni escreveu:Rafael HRibeiro escreveu:Peguei um vectra C tem uns 6 meses.
Assim que peguei o carro troquei o óleo e coloquei Mobil 15w40, senti que o carro ficou mais travado do que quando comprei ele, primeira semana que rodei com ele, o consumo subiu d+, ando somente com pé leve e da no maximo 8,5km/l, quando peguei ele marcava na MID 9,7km/l.
No próximo mês devo trocar o óleo e queria colocar um Castrol 5w30 que esta dentro da especificação do manual.
Meu carro estar com pouco mais de 90mil Km.
Vou ter problemas ? Tenho que fazer algum procedimento especial além de trocar o filtro ?
Alguém usa o Castrol 5w30 ?
Rafael,
Acho que o que está te confundindo era a marcação do MID, que deveria estar acumulando informações anteriores.
Quanto ao óleo para os motores da versão C, é o 5W30 semi-sintético. Dou preferência pela AC Delco ou Havoline, que é basicamente o mesmo.
Na troca, a cada seis meses ou 5.000km, troque o filtro também, só isso!
Paty1521 escreveu:Alcir, mesmo sendo semi sintetico e 5w30 a troca e com 5 mil? Nao seria com 10 mil? Fiquei nessa duvida pois todo doleo semi sintetivo que trocava nas outras marcas era 10 mil km.... mas o meu vectra veio com o adesivo para trocar com 5 mil...
E agora? rs
Alcir Andreoni escreveu:Paty1521 escreveu:Alcir, mesmo sendo semi sintetico e 5w30 a troca e com 5 mil? Nao seria com 10 mil? Fiquei nessa duvida pois todo doleo semi sintetivo que trocava nas outras marcas era 10 mil km.... mas o meu vectra veio com o adesivo para trocar com 5 mil...
E agora? rs
Eu uso o 5w30 semi-sintético e faço a cada 6 meses ou 5.000km, o que vencer primeiro.
Não brinco com essas coisas não e a propósito, 10.000km para óleo não acho que seja bom!
Ricardo Crispim escreveu:Tabelinha básica para quem usa o carro mais tempo em rodovias:
Mineral, trocar com 5000 Km
Semissintético, trocar com 7500 Km
Sintético, trocar com 10.000 Km
Se uso for em cidades e ficar muito tempo em grandes congestionamentos e quiser aumentar a vida útil do motor de seu carro, divida esses valores por 2 e faça as trocas..
Muita gente acha absurdo, mas se verificar o susto da troca do óleo, por mais cara que ela represente ser, tipo R$ 280,00, ainda assim é baratíssimo perto do custo de ter que fazer o motor.
Onde moro, Campo Grande-MS, a cidade é plana, sem ladeiras nem grandes congestionamentos...Todos os carros lá de casa estão utilizando óleo semissintético ao custo médio de R$ 20,00 o litro e troco a cada 5000 Km.
No caso do meu vectra por exemplo, são 4 litros de óleo+ 500ml de bardal b12 Plus + filtro de óleo = R$ 140,00 em média. Rodo esses 5000 km em mais ou menos 4 meses. Então são R$ 140,00 divididos pelos 4 meses, que me dá um custo mensal médio de R$ 35,00...Ou seja, ridiculo quando se pensa em custo-benefício, menos que duas entradas de cinema.
Forte abraço!!!!!!!!!!
* Ah! Lembrando que a vida útil de um óleo lubrificante no motor é de 6 meses, embora muito manual de montadora (de forma errônea)diga para efetuar a troca em 12 meses...
Paty1521 escreveu:Alcir Andreoni escreveu:Paty1521 escreveu:Alcir, mesmo sendo semi sintetico e 5w30 a troca e com 5 mil? Nao seria com 10 mil? Fiquei nessa duvida pois todo doleo semi sintetivo que trocava nas outras marcas era 10 mil km.... mas o meu vectra veio com o adesivo para trocar com 5 mil...
E agora? rs
Eu uso o 5w30 semi-sintético e faço a cada 6 meses ou 5.000km, o que vencer primeiro.
Não brinco com essas coisas não e a propósito, 10.000km para óleo não acho que seja bom!
E que meu uso e 90% estrada.. e 5 mil km vai em um mes![]()
thiago.onacto escreveu:Ricardão, aproveitando a deixa do seu comentário pode me dar uma orientação por favor? No caso como eu já disse anteriormente acabei colocando o óleo não recomendável do manual no meu Vectra, quando comprei o carro estava ''cru'' em tudo agora que estou caminhando devagar então ouço bem os mais experientes.
Utilizei o 10w40 e meu carro está com 62.900 km e a próxima troca está programada para 67 mil km o que aconselha a fazer? Permaneço com essa referência ou devo substituir logo pelo 5w30?
Ricardo Crispim escreveu:thiago.onacto escreveu:Ricardão, aproveitando a deixa do seu comentário pode me dar uma orientação por favor? No caso como eu já disse anteriormente acabei colocando o óleo não recomendável do manual no meu Vectra, quando comprei o carro estava ''cru'' em tudo agora que estou caminhando devagar então ouço bem os mais experientes.
Utilizei o 10w40 e meu carro está com 62.900 km e a próxima troca está programada para 67 mil km o que aconselha a fazer? Permaneço com essa referência ou devo substituir logo pelo 5w30?
Opa Thiago.
Não precisa apavorar não, na próxima troca você coloca o óleo recomendado pelo manual do seu carro. Vai ser por pouco tempo e esse motor tolera bem esse 10w40. Para você ter uma idéia, a GM Brasil mudou as espcificações dos lubrificantes dos carros produzidos por ela por que estava tendo que dar muita garantia de baterias.
Explico com um comunicado interno da chevrolet abaixo
Então, utilizaram o argumento muito correto sobre a primeira partida à frio (onde acontece o maior desgaste dos motores,em torno de 70% ) e facilitaram a vida das baterias também...
Forte abraço!!!!!!!!!!!
Levinthal escreveu:Ricardo Crispim, li que você sempre usa o bardhal b12 Plus. Esse seria um concorrente do Militec-1? Se não, pode-se colocar ambos juntos?
E caso use ele, tem que "descontar" o valor do óleo usado, certo??
Abs.
Rafael HRibeiro escreveu:
Se vc colocar o 5w30 original AC Delco é mineral, óleo mais fino, porem menos tecnologia do que os outros.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 115 visitantes