Rods escreveu:Renatão:
Então... 120.000 Km para um motor 2.0 não é muito, este motores rodam bastante. Claro que não tem como ele bater todo justinho, pois há componentes que sofrem um desgate natural de uso, e isso cria inevitavelmente algumas folgas. No passado sempre escutei que deveríamos usar um óleo mais grosso para compensar as folgas das peças, mas hoje entendo que o importante é um óleo de qualidade e com aditivos próprios para os nossos motores GM. Por isso optei pelo 5w30 API-SN. Estou com o meu Vectrão a 8 meses aproximadamente e esta foi a primeira troca de óleo que fiz nele, pois quando peguei ele já tinha vindo com o óleo novo, porém, não havia a especificação de qual óleo foi utilizado. O que posso te dizer é que antes desta troca, eu ouvia umas batidinhas também, como se houvesse folga na parte de baixo do motor, mas era assim: quando eu ligava não fazia, quando começava a aquecer fazia, depois que esquentava parava. Com o novo óleo de última geração, não há mais este barulho. Minha conclusão é de que o importante é o óleo ser de excelente desempenho, pois não temos como evitar o desgaste natural do motor pelo uso, isso é um processo natural e ruídos ou batidas oriundas deste ciclo acontecerão mesmo. O importante é observarmos o comportamento do motor (força, potência e consumo) e saber quando de fato ele está chegando no seu limite de utilização (desgaste excessivo dos anéis por exemplo, onde começa a queimar óleo na câmara de combustão e soltar fumaça branca pelo escapamento), pois aí então será necessário mandá-lo para um retífica. Coloquei o 5w30 no meu motor com 87.000 KM e ficou redondinho, mas lembre-se usei o ORIGINAL GM DEXOS1 5W30 API-SN 100% SINTÉTICO, são 4,5 litros considerando o filtro (4,25 + 0,25). No seu lugar eu faria o teste, até para verificar como o seu motor se comporta, pois uma coisa é certa, este óleo tem tudo o que é necessário para lubrificar e proteger o seu motor, se houver algum ruído, é sinal de que algum componente está passando pelo desgaste de sua vida útil, mas mesmo assim, é melhor que você consiga identificar onde está para saber quando deverá começar a se preocupar, se é que vai gerar algum ruído, espero que não!
Só uma coisa não entendi, seu motor foi feito depois de 75.000 KM? Por quê.
Abraço!
Eu havia pensado no 15w40, mudaria alguma coisa ? E existe 100 % sintético com esta especificação ?.... Então o motor com 75 mil começou a fumar, ai o antigo dono fez o serviço e gastou por volta de 3 mil reais, más não tenho certeza de nada do que foi trocado de peças, se q já levei em 2 mecânicos de confiança e ambos disseram que o motor esta em ótimo estado... Só estas pequenas batidinhas pela amanha que me incomodam...