O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CTroca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

235 mensagens
Avatar do usuário
Renato Costa
GL Member
GL Member
Mensagens: 104
Registrado em: 23 Set 2013, 11:25
Nome Completo: Renato domingos da costa
Cidade: Ferraz de Vasconcelos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Renato Costa » 09 Jun 2014, 19:28

Rods escreveu:Renatão:

Então... 120.000 Km para um motor 2.0 não é muito, este motores rodam bastante. Claro que não tem como ele bater todo justinho, pois há componentes que sofrem um desgate natural de uso, e isso cria inevitavelmente algumas folgas. No passado sempre escutei que deveríamos usar um óleo mais grosso para compensar as folgas das peças, mas hoje entendo que o importante é um óleo de qualidade e com aditivos próprios para os nossos motores GM. Por isso optei pelo 5w30 API-SN. Estou com o meu Vectrão a 8 meses aproximadamente e esta foi a primeira troca de óleo que fiz nele, pois quando peguei ele já tinha vindo com o óleo novo, porém, não havia a especificação de qual óleo foi utilizado. O que posso te dizer é que antes desta troca, eu ouvia umas batidinhas também, como se houvesse folga na parte de baixo do motor, mas era assim: quando eu ligava não fazia, quando começava a aquecer fazia, depois que esquentava parava. Com o novo óleo de última geração, não há mais este barulho. Minha conclusão é de que o importante é o óleo ser de excelente desempenho, pois não temos como evitar o desgaste natural do motor pelo uso, isso é um processo natural e ruídos ou batidas oriundas deste ciclo acontecerão mesmo. O importante é observarmos o comportamento do motor (força, potência e consumo) e saber quando de fato ele está chegando no seu limite de utilização (desgaste excessivo dos anéis por exemplo, onde começa a queimar óleo na câmara de combustão e soltar fumaça branca pelo escapamento), pois aí então será necessário mandá-lo para um retífica. Coloquei o 5w30 no meu motor com 87.000 KM e ficou redondinho, mas lembre-se usei o ORIGINAL GM DEXOS1 5W30 API-SN 100% SINTÉTICO, são 4,5 litros considerando o filtro (4,25 + 0,25). No seu lugar eu faria o teste, até para verificar como o seu motor se comporta, pois uma coisa é certa, este óleo tem tudo o que é necessário para lubrificar e proteger o seu motor, se houver algum ruído, é sinal de que algum componente está passando pelo desgaste de sua vida útil, mas mesmo assim, é melhor que você consiga identificar onde está para saber quando deverá começar a se preocupar, se é que vai gerar algum ruído, espero que não!

Só uma coisa não entendi, seu motor foi feito depois de 75.000 KM? Por quê.

Abraço!


Eu havia pensado no 15w40, mudaria alguma coisa ? E existe 100 % sintético com esta especificação ?.... Então o motor com 75 mil começou a fumar, ai o antigo dono fez o serviço e gastou por volta de 3 mil reais, más não tenho certeza de nada do que foi trocado de peças, se q já levei em 2 mecânicos de confiança e ambos disseram que o motor esta em ótimo estado... Só estas pequenas batidinhas pela amanha que me incomodam...
Vectra 1999 2.2 8V zerado.... Gl que já virou GLS, a caminho de virar CD
Anterior: Corsa wind
Anterior: Gol GL 1.8
:)

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Adriano cruz » 09 Jun 2014, 19:47

15w40 100% sintético nunca vi, só 0w40 e 5w40.

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 10 Jun 2014, 09:17

Bom dia Renatão.

Não é comum um motor fumar com 75.000 KM, talvez o antigo dono só andava em giros extremamente altos, sei lá, mas este não é o foco... se você diz que o motor está zerado, ótimo. Quanto ao barulho que você escuta, você já pediu para algum mecânico de confiança olhar a regulagem das válvulas? Motor batendo em cima, geralmente representa alguma irregularidade ou desgaste no sistema de válvulas. Talvez o Almeidão possa nos ajudar neste ponto...

Sobre o óleo 15W40 não acho adequado no seu caso, pois aumentar a viscosidade do óleo não vai proteger mais o seu motor, essa proteção é funçao dos aditivos antidesgaste e lubrificantes, se você aumentar a especificação W (Winter=Inverno) você vai aumentar o "time" de lubrificação inicial e expor mais seu motor aos desgastes iniciais da partida a frio, além de obrigá-lo a fazer mais esforço durante todo o seu trabalho na rodagem, pois o aumento da viscosidade reduz o espaço que o motor tem para trabalhar, e esse aumento de pressão/esforço pode também reduzir o desempenho e aumentar o consumo de combustível. As especificações API tem a função de proteger o motor nas temperaturas mínimas e máximas da sua região. Veja a tabela abaixo:

Imagem

Como eu falei, eu aconselho você usar o ORIGINAL GM DEXOS1 5W30 API-SN 100% SINTÉTICO, este é atualmente o óleo mais avançado da GM, utilizado em todos os carros zero kilômetro da montadora nos dias de hoje, ele custa em média R$ 30 cada litro e seu motor com o filtro vai usar 4,5 litros, um investimento em média de R$ 150 no óleo, mas que ao meu ver vale a pena. Para você ter uma idéia, se tiver que retificar seu motor completo em uma boa retífica, você vai gastar no mínimo R$ 6.000, portanto, entendo ser ínfimo este investimento tão importante no óleo. Além de que, como já falei no início do tópico, este óleo possui Molibdenio na sua formulação que cria com se fosse uma película protetora nos componentes sujeitos a desgaste do seu motor, pois este elemento tem a função de aumentar a resistência dos metais, mesmo em condições de altas temperaturas, reduzindo assim o desgaste. Se você verificar outros tópicos do fórum, vai ver que esta é exatamente a função dos aditivos Militec e Molikote.

Um abraço!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Alcir Andreoni » 10 Jun 2014, 09:20

Rods escreveu:Quanto ao barulho que você escuta, você já pediu para algum mecânico de confiança olhar a regulagem das válvulas? Motor batendo em cima, geralmente representa alguma irregularidade ou desgaste no sistema de válvulas. Talvez o Almeidão possa nos ajudar neste ponto...

Tuchos hidráulicos! Não acredito que dê regulagem. Isso é devido a desgaste mesmo! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 10 Jun 2014, 11:12

Seria possível usar um 0w40 da mobil no 2.4 16v? não deixaria mais leve ainda na partida a frio? Até porque quando esse motor GM foi desenvolvido, na década de 90, não existia esse óleo, por isso usaram o melhor que existia para a época, mineral 5w30 ou correria risco de perder o ponto do óleo e vazar? obrigado
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 10 Jun 2014, 14:01

Boa Tarde Lugier.

Vamos entender um princípio:

Viscosidade é a medida para a fricção interna de um líquido. Depende bastante da temperatura e é classificada pela SAE (Society of Automotive Engineers) numa combinação alfanumérica (p. ex. 5W-40). O número com «W» é um indicador do comportamento em caso de temperaturas baixas, enquanto que o número sem «W» é um indicador da fluidez em caso de temperaturas altas (100 °C). O tempo de vida útil do motor depende essencialmente do óleo base utilizado tal como da viscosidade. Que o óleo alcance o último ponto de lubrificação do motor no caso de temperaturas baixas em 2,8 segundos com óleos 0W-XX ou em 48 segundos com óleos 15W-XX é um critério decisivo para o tempo de vida útil do motor.

Munidos deste entendimento, concluo que o fato de a GM ter eleito a especificação 5W30 como a recomendada para todos os seus veículos novos, como Cruze, Cobalt e etc., nos aponta o melhor cenário para durabilidade dos nossos propulsores já usados. Entendo também que temos que tomar cuidado para não elevarmos demais ou "demenos" a viscosidade e fluidez e com isso obtermos o efeito contrário na preservação dos componentes.

Outro detalhe importantíssimo para o seu motor 2.4 16V consta nas especificações do manual do proprietário:

Seção 12-8: LUBRIFICANTES E FLUIDOS RECOMENDADOS – VERIFICAÇÕES E TROCAS

MOTOR

Óleo de especificação API-SJ ou superior e viscosidade: motor 2.0L SOHC: SAE 5W30, 5W40, 15W40, 20W40 ou 20W50;
motor 2.4L DOHC: SAE 5W30 ou SAE 5W40

Abraço!

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 10 Jun 2014, 15:50

Boa Tarde Renatão.

Veja sobre os tuchos hidráulicos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tucho

Abraço!

Avatar do usuário
Renato Costa
GL Member
GL Member
Mensagens: 104
Registrado em: 23 Set 2013, 11:25
Nome Completo: Renato domingos da costa
Cidade: Ferraz de Vasconcelos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Renato Costa » 10 Jun 2014, 21:50

Rods escreveu:Boa Tarde Renatão.

Veja sobre os tuchos hidráulicos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tucho

Abraço!


Muito interessante a matéria sobre os tuchos, eu já trabalhei numa oficina como ajudante e aprendi um pouco sobre tuchos, inclusive desmontar para desengripalo, o meu da umas batidinhas más logo para, por isso imaginei que fosse pelo óleo meio grosso, de qualquer forma na próxima troca, irei comprar este que vc recomendou e fazer um teste, tenho medo de os meus tuchos já estarem meio cansados e começarem a bater devido ao óleo ser mais fino, vamos ver né... Valeu Rods.
Vectra 1999 2.2 8V zerado.... Gl que já virou GLS, a caminho de virar CD
Anterior: Corsa wind
Anterior: Gol GL 1.8
:)

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Alcir Andreoni » 11 Jun 2014, 09:47

Renato Costa escreveu:
Rods escreveu:Boa Tarde Renatão.

Veja sobre os tuchos hidráulicos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tucho

Abraço!


Muito interessante a matéria sobre os tuchos, eu já trabalhei numa oficina como ajudante e aprendi um pouco sobre tuchos, inclusive desmontar para desengripalo, o meu da umas batidinhas más logo para, por isso imaginei que fosse pelo óleo meio grosso, de qualquer forma na próxima troca, irei comprar este que vc recomendou e fazer um teste, tenho medo de os meus tuchos já estarem meio cansados e começarem a bater devido ao óleo ser mais fino, vamos ver né... Valeu Rods.

Veja o complemento do artigo!

"Concluído todo este procedimento, incluindo reaperto do parafuso regulador em até 1(uma) volta,caso haja ainda som de batida faz-se necessária a substituição dos tuchos".

É mais fácil trocar...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 11 Jun 2014, 14:14

Falow Renatão!! Estamos aqui para isso...

Alcirzão, concordo... se tiver ruim é melhor trocar logo.

Abraços!

Avatar do usuário
Renato Costa
GL Member
GL Member
Mensagens: 104
Registrado em: 23 Set 2013, 11:25
Nome Completo: Renato domingos da costa
Cidade: Ferraz de Vasconcelos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Renato Costa » 11 Jun 2014, 21:18

Verdade, depois de colocar o óleo sintético vou prestar atenção nos tuchos, se for necessário já faço a troca, más não tem muito tempo que troquei o óleo, e o meu troco pelo tempo pq pela kilometragem não dá, pois to rodando pouco pq to trabalhando igual um burro velho... Hahaha, só tenho o sábado e o domingo livre... Más assim que chegar na data da troca eu posto aqui o que deu.. Abrass.
Vectra 1999 2.2 8V zerado.... Gl que já virou GLS, a caminho de virar CD
Anterior: Corsa wind
Anterior: Gol GL 1.8
:)

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 12 Jun 2014, 11:54

Ixi, trabalho, nem fala..rs... eu tbém, abraço!

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por serginho_vectra A » 12 Jun 2014, 11:59

aproveitando o tópico, eu sempre abasteço meu vecão com v-power, mas abriu um posto br novo aqui perto de casa. A dúvida agora é, qual gasolina é melhor pro vectrão, Podium ou v-power???
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Thiago Menezes » 12 Jun 2014, 13:12

serginho_vectra A escreveu:aproveitando o tópico, eu sempre abasteço meu vecão com v-power, mas abriu um posto br novo aqui perto de casa. A dúvida agora é, qual gasolina é melhor pro vectrão, Podium ou v-power???


Serginho

Da uma olhada nesse tópico aqui que você vai encontrar muita informação sobre sua dúvida:

viewtopic.php?f=9&t=4537

Abração!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Adriano cruz » 12 Jun 2014, 16:47

serginho_vectra A escreveu:aproveitando o tópico, eu sempre abasteço meu vecão com v-power, mas abriu um posto br novo aqui perto de casa. A dúvida agora é, qual gasolina é melhor pro vectrão, Podium ou v-power???


Pra mim a melhor gasolina pra qualquer carro é PODIUM porque é muito mais limpa, queima melhor e não provoca aquela carbonização como as outras. Então se sua condição financeira permitir use sempre PODIUM que seu motor agradece. Mas se você usar a V-POWER seu motor vai funcionar muito bem porque a aditivação da SHELL é show. :88:

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 16 Jun 2014, 09:51

Serginho:

Minhas experiências e entendimentos dizem o seguinte:

Toda gasolina carboniza o motor, justamente por conter diversos tipos de moléculas de carbono da formulação deste combustível, por isso o termo CARBONIZAÇÃO.

Sua pergunta é, qual a melhor gasolina... o que te digo é o seguinte: Pelo que li, a podium aumenta a octanagem, onde segundo a Wikipedia: "Octanagem ou índice de octano é o índice de resistência à detonação de combustíveis usados em motores no ciclo de Otto ". Embasados deste conhecimento, entendo da seguinte forma:

GASOLINA COMUM: Atende as necessidades de projeto do seu motor para relação de torque x potência, porém deixa resíduos e carbonização no seu motor que com o tempo comprometem o seu trabalho em função da "sujeira", elevando o consumo, desgaste, emissão de poluentes e conseqüentemente reduz sua vida útil.

GASOLINA ADITIVADA: Atende igualmente as necessidades de projeto do seu motor (relação torque x potência), porém a aditivação deste reduz os resíduos e carbonização com o objetivo de manter seu motor limpo e saudável por mais tempo. Lembrando que o desgaste dos componentes/vida útil do seu motor dependente igualmente do tipo e qualidade do lubrificante utilizado, bem como o atendimento à especificação de Viscosidade e Fluidez apontadas pelo Manual do Proprietário.

GASOLINA PODIUM: É aditivada, por isso mantém o motor limpo e saudável por mais tempo como já falado, a grande diferença que vejo é que sua maior octanagem aumenta a relação torque x potência (seu carro fica mais esperto) em função do aumento da tolerância à detonação que consequentemente aumenta a taxa de compressão, mas vamos fazer mais uma análise para um carro nativamente movida à gasolina:

O projeto do seu motor é para uma taxa de compressão específica da gasolina com octanagem padrão, ou seja, o ponto de explosão (ou faísca da vela) está baseado na taxa de compressão suportada pela sua câmara de combustão (e seus componentes, pistões por exemplo) e gera assim o torque e potência desta relação. Sabemos que o Alcool/Etanol tem naturamente mais resistência à explosão e por isso nativamente possui uma octanagem maior que a Gasolina, e por isso gera mais torque e potência, porém em volume maior (maior consumo). Concluo então que se seu carro não é Flex, não vejo como vantagem aumentar a octanagem do seu combustível, pois desta forma estará aumentando o esforço exercido sobre os componentes e assim reduzindo a vida útil do motor... imagino como se você estivesse fazendo um mix no seu tanque, como se estivesse adicionando Alcool na sua gasolina para aumentar a octanagem, porém seu motor não foi projetado para isso.

Peço que os amigos do Clube do Vectra dêem suas opiniões também.

Abraços!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Alcir Andreoni » 16 Jun 2014, 11:11

Rods,

A Podium não aumenta potência de nenhum motor. O que ela faz é proporcionar uma queima melhor com menos resíduo de carbono.

O que melhora é a resposta em partidas e acelerações, ou seja, ela não muda a taxa de compressão dos motores, assim como o etanol.

Em carros com taxas abaixo de 10:1 ou baixa cilindrada ela serve somente para limpeza da linha de combustível e câmaras, mais nada...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Thiago Menezes » 16 Jun 2014, 13:01

Alcir Andreoni escreveu:Rods,

A Podium não aumenta potência de nenhum motor. O que ela faz é proporcionar uma queima melhor com menos resíduo de carbono.

O que melhora é a resposta em partidas e acelerações, ou seja, ela não muda a taxa de compressão dos motores, assim como o etanol.

Em carros com taxas abaixo de 10:1 ou baixa cilindrada ela serve somente para limpeza da linha de combustível e câmaras, mais nada...


Tiozão estou contigo e não abro mão :38: :52:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 16 Jun 2014, 13:49

Alcir e Thiago:

Ainda tenho dúvidas sobre os pontos de vista de vocês... veja parte de um artigo sobre octanagem:

"...A taxa de compressão de seu motor determina a octanagem da gasolina que você deve usar em seu carro, o que é indicado pelo fabricante. Uma das maneiras de se aumentar a potência do motor de uma determinada cilindrada é aumentar sua taxa de compressão. Portanto, um motor de alto desempenho geralmente possui uma maior taxa de compressão e requer uma gasolina de maior octanagem. A vantagem de uma alta taxa de compressão é que seu motor desenvolve mais potência para uma determinada cilindrada - isso é o que faz dele um motor de "alto desempenho". A desvantagem é que a gasolina para o seu motor custa mais. ..."

Abraços!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Alcir Andreoni » 16 Jun 2014, 15:01

Rods escreveu:Alcir e Thiago:

Ainda tenho dúvidas sobre os pontos de vista de vocês... veja parte de um artigo sobre octanagem:

"...A taxa de compressão de seu motor determina a octanagem da gasolina que você deve usar em seu carro, o que é indicado pelo fabricante. Uma das maneiras de se aumentar a potência do motor de uma determinada cilindrada é aumentar sua taxa de compressão. Portanto, um motor de alto desempenho geralmente possui uma maior taxa de compressão e requer uma gasolina de maior octanagem. A vantagem de uma alta taxa de compressão é que seu motor desenvolve mais potência para uma determinada cilindrada - isso é o que faz dele um motor de "alto desempenho". A desvantagem é que a gasolina para o seu motor custa mais. ..."

Abraços!

Rods,

O artigo requer de mais qualidade!

Em nenhum lugar do mundo você aumenta a taxa de compressão do motor com combustível!

Quando o artigo afirma que um motor de maior taxa de compressão requer uma gasolina de alta octanagem está correto, mas afirmar que a gasolina de alta octanagem aumenta a taxa de compressão está errado!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

235 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 488 visitantes

Bem-vindo: 26 Abr 2024, 20:19