O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CCaixa de Direção - Vectra C

87 mensagens
tomazini
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Jun 2014, 20:14
Nome Completo: raphael tomazini
Cidade: vila velha
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Caixa de Direção - Vectra C

por tomazini » 25 Jun 2014, 20:27

Amigos boa noite

preciso da ajuda de voces. tenho um vectra elegance 2006/7 e tive o diagnostico mecanico de problemas na caixa de direcao. troquei-a por uma outra usada porem o barulho permanece, o volante chega a tremer em ressaltos ou calçamentos. nao ha vazamentos na caixa, constatei que ao esterçar para a direita a direcao é levissima, porem para a esquerda é mais pesada. é normal ? o que pode ser e o que devo fazer ? nao sei o que fazer. obrigado :62:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direcao

por Almeidão » 26 Jun 2014, 08:14

Amigo, trocar uma caixa de direção por barulho sem ela estar vazando é pura esperteza do mecanico e de quem quis fazer uma venda de algo para lucrar aproveitando uma situação apropriada. Caixa de direção HIDRUALICA voce pode trocar as axiais e ponteiras das rodas caso estiver batendo e somente troca ela se houver vazamento ou até mesmo pode ser consertada. Ela não bate por dentro

O ruido pode ser de outo lugar, tipo pivor inferior que demora aparecer o defeito, porem avisa bem antes fazendo barulhos. E pode ser também o coxim do amortecedor, eu iria primeiro no pivor inferior.

Sds
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: Caixa de Direcao

por mdemarquinho » 26 Jun 2014, 08:36

Concordo com o Almeidão, típico de mecânico que empurra peça sem necessidade de troca.

Eu tive problema em minha caixa do meu elegance 2007, não vazava mas fazia um estalo, o meu mecânico deu uma ajustada, me parece que ele deu um aperto para deixa-la mais justa para durar por mais um ou dois anos, esse estalo aparecia quando se descia uma lombada por exemplo, todo o conjunto de suspensão estava zerado, só a caixa que tinha esse problema, mas o mecânico disse que não necessitava a troca, somente o reparo dela, se tivesse vazamento o conserto ficaria mais caro mas mesmo assim, seria feito o reparo da mesma.

Infelizmente você desfez de algo original do seu carro que poderia ser reparado e pior, vai saber se realmente era a caixa.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Caixa de Direcao

por Thiago Menezes » 26 Jun 2014, 09:01

Realmente tem que analisar essa situação com muita atenção, pois troquei a do meu Corsa na esperança de resolver o problema de barulho e troquei e não melhorou muita coisa não.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direcao

por Almeidão » 26 Jun 2014, 11:41

thiago.onacto escreveu:Realmente tem que analisar essa situação com muita atenção, pois troquei a do meu Corsa na esperança de resolver o problema de barulho e troquei e não melhorou muita coisa não.


O corsa é direção comum? Se sim, este tipo de direção bate mesmo com o tempo e trocando as buchas resolve por uns tempo e volta a bater outra vez. Estas bucham ficam dentro da caixa e a cremalheira passa dentro dela esfregando se todas as vezes que o volante é movimentado e não é incomum folgar.

A Hidráulica já é totalmente diferente e como tem óleo dentro a cremaleira não vai bater mesmo, e mesmo se batesse os retentores seriam amortecedores e não deixariam, mas tem uma regulagem do sem fim para a cremalheira que se tiver muita folga ela pode bater ali, mas são batidas raras e fácil de acertar e quando muito folgado dá folga na direção também. Bem diferente de um ruido tipico de Pivôr ou ponteira de direção.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Caixa de Direcao

por Thiago Menezes » 26 Jun 2014, 13:47

Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Realmente tem que analisar essa situação com muita atenção, pois troquei a do meu Corsa na esperança de resolver o problema de barulho e troquei e não melhorou muita coisa não.


O corsa é direção comum? Se sim, este tipo de direção bate mesmo com o tempo e trocando as buchas resolve por uns tempo e volta a bater outra vez. Estas bucham ficam dentro da caixa e a cremalheira passa dentro dela esfregando se todas as vezes que o volante é movimentado e não é incomum folgar.

A Hidráulica já é totalmente diferente e como tem óleo dentro a cremaleira não vai bater mesmo, e mesmo se batesse os retentores seriam amortecedores e não deixariam, mas tem uma regulagem do sem fim para a cremalheira que se tiver muita folga ela pode bater ali, mas são batidas raras e fácil de acertar e quando muito folgado dá folga na direção também. Bem diferente de um ruido tipico de Pivôr ou ponteira de direção.


Sim Almeidão, meu Corsa era direção comum, mesmo trocando não resolveu muito o problema quando fui ver era parte da suspensão mesmo, no Vectra a direção hidráulica é mais difícil disso acontecer, por isso é bom um diagnostico preciso para não trocar uma caixa de direção (sendo que a mesma é cara) para tentar resolver uma coisa que pode ser em outro local.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Caixa de Direcao

por JoãodoValle » 28 Jun 2014, 09:31

Da uma olhada no braço articulável da coluna da direcao, em baixo do volante, o meu tinha folga ali e parecia ser caixa.

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Caixa de Direção - Vectra Elegance

por Rods » 30 Jun 2014, 11:52

Boa Tarde.

Neste fim de semana, participei de uma caravana com 4 veículos para um local de acesso nada fácil. O caminho todo foi repleto de buracos, lombadas, desníveis, rebaixos de asfalto, relevos, e para finalizar o filme de terror, estrada de terra... e os companheiros de viagem não tinham nenhum dó dos veiculos e ainda andavam rápido, sem cuidado nenhum.

Eu sei, vocês devem estar se perguntando, o que você foi fazer nesse lugar!!?? Mas o fato é que eu nunca tinha ido e não fazia idéia do modo de dirigir dos "companheiros" e muito menos do estado do trajeto.

Enfim, a conclusão é: Meu Vectrão, quando eu peguei ele a aproximadamente 9 meses atrás, eu já tinha percebido uma certa folga na caixa de direção ou pelo menos em algum componente da direção, como terminais, buchas, etc., que eu deixei para verificar mais para frente, pois não incomodava muito, e o din-din tá curto.

Mas após esse episódio, percebi que aumentou a folga no sistema de direção hidráulica... e então pergunto aos amigos mais experientes nesse assunto:

- O que pode ter acontecido no sistema para agravar o quadro?
- Isso denuncia problema mesmo na caixa de direção?

Abraços!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direção - Vectra Elegance

por Almeidão » 30 Jun 2014, 16:41

Direção hidraulica nunca tem problemas interno de ruidos, o problema em um caixa hidraulica é ela começar a vazar.
Já os componentes dela requer certos cuidados e são eles as ponteiras perto das rodas e as axiais, peças que tem as ponteiras na ponta dela. Tem o mancal onde ela é travado que é muito difícil de soltar mas pode acontecer e por fim uma simples regulagem e pode resolver o problema.

Lembro que pivor inferior também faz um ruido danado e acho que voce primeiro de tudo deve levar em um alinhador bom e pedir a ele para checar se precisa trocar algo relacioinado a direção ou pivô.
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Caixa de Direção - Vectra Elegance

por Rods » 30 Jun 2014, 17:32

Legal Almeidão... entendi. Vi o pessoal falando que existe um parafuso de regulagem na caixa que as vezes resolve estes problemas de possível folga, procede? Mas dizem também que fica dura a direção, mesmo sendo hidráulica.

Abraço!

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Caixa de Direção - Vectra Elegance

por serginho_vectra A » 30 Jun 2014, 19:43

aproveitando a discussão sobre direção, meu manual recomenda usar o dexron2 na direção hidráulica, mas como não existe mais qual ficou no lugar dele?? eu achei o dexron 3 mas diz que é sopra caixa de marcha... eagora??
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Caixa de Direção - Vectra Elegance

por rgapski » 30 Jun 2014, 20:19

Rods,

Eu troquei todos os componentes de direção e suspensão do meu carro em 2012.

No começo do ano, quase sofri um acidente.
A chuva jogou terra no asfalto e criou umas "costelas" bem fortes em uma curva bem fechada.
Só não rodei prq tava tudo "justinho".

Resultado dos buracos: dois braços axiais (braços da caixa), um terminal de direção e um pivô de bandeja totalmente destruídos! Criaram uma pequena folga na época, mas ultimamente, ao pegar outros buracos, criaram folgas enormes!
Ta a maior barulheira agora... Parece que ta tudo solto na frente do carro...

Pode olhar estes itens que certamente algum tem problema!
Só não esqueça depois de contar aqui pra gente o desfecho da história!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direção - Vectra Elegance

por Almeidão » 01 Jul 2014, 08:16

Rods escreveu:Legal Almeidão... entendi. Vi o pessoal falando que existe um parafuso de regulagem na caixa que as vezes resolve estes problemas de possível folga, procede? Mas dizem também que fica dura a direção, mesmo sendo hidráulica.

Abraço!


Se fizer bem feito não procede não. É que a maioria dos mecanicos, eu diria 125% sempre apertam qualquer regulagem um pouco mais para que demore folgar outra vez. Pura idiotíce, qualquer regulagem deve ser perfeita e se folgar outra vez deve votar a regular.

Eu fiz a minha há uns 3 anos e primeiro apertei a porca que tem uma mola dentro meia volta. Sai com o carro e realmente a direção não voltava de tão justa que ficou, voltei na rampa e fui diminuindo e cheguei na perfeição com um aperto sendo 1/4 de vola. Ficou macia e perfeita como antes e sem a folga. Já se eu deixo apertado além de que ela ainda estaria dura, com certeza iria forçar a cremalheira e logo poderia causar vazamentos nos retentores.

Para saber se existe esta folga na cremalheira é fácil. Vire o carro todo para direita, coloque a mão na ponteira e ali pelo lado de fora mesmo voce mexe no volante pouquinho direita e pouquinho esquerda, ou peça alguem para mexer. Se diver folga, voce sentirá nas ponteiras. Tome cuidado para voce saber separar se a folga é na caixa ou nas ponteiras.
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Caixa de Direção - Vectra Elegance

por Rods » 01 Jul 2014, 08:49

Putz rgapski, ainda bem que deu tudo certo... você deve ter levado um susto! Entendi sobre a manutenção, basicamente Braços Axias, Terminais de Direção, Pivôs e Buchas devem ser verificadas com certeza. Deixa comigo que quando mandar fazer a manutenção posto o resultado... só vai ter que esperar um pouquinho por causa do din-din...rs. Abraço!

Almeidão:

Obrigado rapaiz, vou pedir para o mecânico dar uma regulada e vou acompanhar de perto para ver se ele não querer "tirar caldo" da porca. Abraço!

Serginho:

Veja o que achei, tem que se certicar se procede:

Difference between Dexron II and Dexron III?
(Diferença entre Dexron II e Dexron III?)

Dexron II and Dexron III are names of popular transmission fluids. The difference between Dexron II and Dexron III is the brands they are approved for use in. Dexron II is used in Ford vehicles, while Dexron III is used in GM vehicles.

(Dexron II e Dexron III são nomes de um conhecido fluído de transmissão. A diferença entre Dexron II e Dexron III é a marca para qual ele são aprovados para uso. Dexron II é usado nos veículos Ford, enquanto Dexron III é usado nos carros GM.)

No manual do meu Vectra C, consta o seguinte:

Seção 12, Página 12-8

LUBRIFICANTES E FLUIDOS RECOMENDADOS – VERIFICAÇÕES E TROCAS

Transmissão automática, Óleo Dexron III-E ACDelco, Em todas as revisões, A cada 40.000 km ou 2 anos**
A cada 60.000 km ou 4 anos***

Entendo que por ser um fluído mais avançando não haverá problemas eu usá-lo no seu Vectra A.

Abraço!

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Caixa de Direção - Vectra Elegance

por serginho_vectra A » 01 Jul 2014, 09:38

ahh tendi, com certeza deve ser melhor, mas na direção hidráulica é o mesmo?? pq naum achei nenhum dexron 3 especiíico pra direção hidráulica, mesmo os dois sendo bem parecidos, pq vou encosta o carro pra uma revisão, e to afim de troca o óleo da DH, já que nunca foi trocado, mesmo assim continua vermelhinho, mas óleo novo é sempre melhor né...

no manual diz que nunca precisa ser trocado, mas cuidado demais nunca fez mal pra ninguém neh...

abraço rods
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Caixa de Direção - Vectra Elegance

por Rods » 01 Jul 2014, 10:07

Putz Serginho, esquece tudo cara!! Olhei errado no manual....rs

Você tá certo... veja o que diz no meu também abaixo:

Caixa de direção hidráulica, Óleo Dexron II ACDelco, Em todas as revisões, Não necessita troca

Então, considerando que no meu Vectra C também tem que ser o Dexron II AcDelco, seguem e-mails de revendas GM para você consultar se tem:

Bonotti-GM: bonottichevrolet@terra.com.br

Accioly-GM: rogerio.prata@acciolygm.com.br

Desculpe, um abraço!

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Caixa de Direção - Vectra Elegance

por serginho_vectra A » 01 Jul 2014, 10:14

Rods escreveu:Putz Serginho, esquece tudo cara!! Olhei errado no manual....rs

Você tá certo... veja o que diz no meu também abaixo:

Caixa de direção hidráulica, Óleo Dexron II ACDelco, Em todas as revisões, Não necessita troca

Então, considerando que no meu Vectra C também tem que ser o Dexron II AcDelco, seguem e-mails de revendas GM para você consultar se tem:

Bonotti-GM: bonottichevrolet@terra.com.br

Accioly-GM: rogerio.prata@acciolygm.com.br

Desculpe, um abraço!



rrsr, to procurando faz tempo, essa semana vo no mercadocar, já vejo se la tem, ainda falta as pastilhas dianteiras, fluido d freio, óleo, filtros, liquido radiador... e ainda achei que naum gastaria mais nada de mecânica esse ano kkk. mas pro vectrão vale a pena :40:

o bonotti eh aqui atrás de casa, mas acho os preços deles meio abusivos... mas se naum achar em outro lugar, vai ter que ser la mesmo...

abraço rods
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Caixa de Direção - Vectra Elegance

por Rods » 01 Jul 2014, 10:26

Show de Bola Serginho, abração!!

Aproveitando para todos os amigos do Clube do Vectra, não sei se já sabiam, mas achei o novo site do Reparador Chevrolet, com muitas especificações para o nosso GM:

http://www.oficinabrasil.com.br/hotsites/gm/

Abraço!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direção - Vectra Elegance

por Almeidão » 01 Jul 2014, 11:07

serginho_vectra A escreveu:aproveitando a discussão sobre direção, meu manual recomenda usar o dexron2 na direção hidráulica, mas como não existe mais qual ficou no lugar dele?? eu achei o dexron 3 mas diz que é sopra caixa de marcha... eagora??


Porque voce não usa o Dexron 2? Voce não acha ou não tem? O mesmo dexron II da Ipiranga foi original da GM por muitos anos. No meu B, eu uso o Dexron II Ipiranga, e ele saiu de fábica no meu carro e recomendo a usar lo também.
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Caixa de Direção - Vectra Elegance

por Rods » 01 Jul 2014, 11:33

Ae Almeidão... como sempre representando..!

Abraço!

87 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 145 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 12:49