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Vectra CReservatório de Partida a Frio - Vectra C

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Reservatório de Partida a Frio - Vectra C

por Lipitu Gtx » 22 Mar 2014, 09:08

Galera moro no sul onde vcs devem saber que quando vem frio é frio mesmo heuehehw
Minha pergunta é:
O reservatório de partida a frio deve ficar totalmente sem gasolina sendo que eu so uso gasolina...ou deve ter alguma coisa nem que seja pouca gasolina? Vi o meu esses dias e estava sem nada ali... Deixo assim ou coloco uma podium ali? Abraços

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Re: Reservatório a frio

por Almeidão » 22 Mar 2014, 10:40

Eu deixaria sem nada e ainda desligaria o sistema para não girar o motor sem necessidade. Este reservatório para quem não usa alcool melhor desativar lo porque a gasolina que fica armazenada perde a validade e se for injetada com muito tempo armazenada ai sim que o carro não pega mesmo.
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Re: Reservatório a frio

por Lipitu Gtx » 22 Mar 2014, 15:48

MAis vc ja reparou que "gasta" aquela gasolina mesmo nao tendo alcool no tanque?

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Re: Reservatório a frio

por Almeidão » 24 Mar 2014, 11:06

Lipitu Gtx escreveu:MAis vc ja reparou que "gasta" aquela gasolina mesmo nao tendo alcool no tanque?


Se ela está sendo injetada mesmo voce usando gasolina, ai que estará jogando gasolina fora mesmo já que neste caso não precisará mesmo ser injetada e lembrando que o sensor para injetar ela somente entra em funcionamneto em local muito frio que seria seu caso e tendo injetado a gasolina mais a injeção normal dos bicos voce ainda corre o risco de afogar seu carro.

Sds
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Re: Reservatório a frio

por RicardoGLS » 24 Jun 2014, 07:59

Almeidão escreveu:
Lipitu Gtx escreveu:MAis vc ja reparou que "gasta" aquela gasolina mesmo nao tendo alcool no tanque?


Se ela está sendo injetada mesmo voce usando gasolina, ai que estará jogando gasolina fora mesmo já que neste caso não precisará mesmo ser injetada e lembrando que o sensor para injetar ela somente entra em funcionamneto em local muito frio que seria seu caso e tendo injetado a gasolina mais a injeção normal dos bicos voce ainda corre o risco de afogar seu carro.

Sds


Almeidão? No caso se usar só álcool, Nesse reservatório pode usar a gasolina? Qdo adquiri o meu elegance, esse reservatório estava vazio, porém coloquei gasolina Power aditivada.
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Re: Reservatório a frio

por Almeidão » 24 Jun 2014, 08:18

RicardoGLS escreveu:
Almeidão escreveu:
Lipitu Gtx escreveu:MAis vc ja reparou que "gasta" aquela gasolina mesmo nao tendo alcool no tanque?


Se ela está sendo injetada mesmo voce usando gasolina, ai que estará jogando gasolina fora mesmo já que neste caso não precisará mesmo ser injetada e lembrando que o sensor para injetar ela somente entra em funcionamneto em local muito frio que seria seu caso e tendo injetado a gasolina mais a injeção normal dos bicos voce ainda corre o risco de afogar seu carro.

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Almeidão? No caso se usar só álcool, Nesse reservatório pode usar a gasolina? Qdo adquiri o meu elegance, esse reservatório estava vazio, porém coloquei gasolina Power aditivada.


Sim , deve usar gasolina. Alias se não usar, fica uma luz acesa no painel a não ser que desligarom esta lampada. Lembro que esta gasolina ai se não for usada, deve ser trocada porque ela perde suas propriedades dentro deste recipiente e não importa que tipo seja.
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Re: Reservatório a frio

por Thiago Menezes » 24 Jun 2014, 08:18

Quando eu comprei o carro fazia o mesmo, ficava colocando gasolina no reservatório e deixava lá, só que pensei pensei e pensei e falei po, vou parar com isso porque só uso gasolina então não tem necessidade de usar isso.

Daí não coloco mais, sobre desligar o motor como consigo fazer isso no meu Vectra Almeidão? :47:
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Re: Reservatório a frio

por Arquiteto » 24 Jun 2014, 19:09

e bom deixar um pouco de gasolina ali pra evitar que as borrachas e vedações ressequem ...

sempre coloque pouco ... pra ir renovando de vez em quando ...

e o mesmo raciocinio em relação a quem usa GNV ...

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Re: Reservatório a frio

por Thiago Menezes » 24 Jun 2014, 23:41

Arquiteto escreveu:
e o mesmo raciocinio em relação a quem usa GNV ...


Como assim Léo? :47:
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Re: Reservatório a frio

por black_shadow » 25 Jun 2014, 07:07

Entenda como funciona este sistema, vamos lá:

Os sistemas de partida a frio surgiram no Brasil junto com os primeiros veículos movidos a etanol, em meados da década de 1970, pois o combustível extraído da cana-de-açular tem menor poder calorífico em relação à gasolina. Esses dispositivos evoluíram muito na última década e alguns conseguiram eliminar o famigerado tanquinho (que geralmente fica dentro do compartimento do motor e é abastecido com gasolina), mas a grande maioria dos veículos flex ainda tem esse reservatório, que exige alguns cuidados para evitar que naquele dia frio, quando seu carro estiver abastecido apenas com etanol, você vire a chave e o motor fique apenas na vontade…

ESQUECEU, DANÇOU! O problema mais comum dos sistemas de partida a frio com tanquinho é o motorista esquecer de abastecê-lo. Por isso ele deve ficar ligado, pois quando a gasolina do reservatório está acabando, aquela luzinha amarela com o símbolo de uma bomba de combustível fica acesa no painel.

PERDEU! Outro abacaxi gerado por esse sistema é o fato de a gasolina ficar velha, ou seja, permanecer muito tempo no reservatório. Isso geralmente ocorre depois de um longo período de calor (mais de 90 dias) ou com aquele motorista que usa somente gasolina e que, de repente, resolve usar etanol – o sistema só entra em operação quando o tanque de combustível estiver com mais de 90% de etanol e a temperatura do motor abaixo de 16ºC, ou seja, se uma dessas condições não existir, ela não entra em cena. O problema é que a gasolina do tanquinho perde o poder de queima e o motor não liga em temperaturas abaixo de 15°C. Em alguns casos, é necessário levar o carro a uma oficina para limpeza no tanquinho.

BOLSO VAZIO O motorista esquecido também pode ter de pagar uma conta na oficina, pois ao passar um período muito longo sem ser abastecido, o anel de borracha (que veda a conexão da bomba elétrica com o tanque) resseca e fica quebradiço. Isso acaba deixando a gasolina vazar por esse anel, provocando mau cheiro e outros problemas (danos em outros componentes etc.).

DURABILIDADE Para reduzir a possibilidade de problema com gasolina velha, o motorista pode abastecer o tanquinho com gasolina Podium. Ela é mais cara, mas como a capacidade é pequena (os reservatórios geralmente não passam de um litro), o dono do carro vai gastar pouco e terá uma durabilidade bem maior do que a proporcionada por outras gasolinas.

ANTIENVELHECIMENTO Alguns sistemas injetam gasolina mesmo quando não é necessário (alguns em temperatura abaixo de 20°C, no caso dos Honda; outros em alguns momentos, mesmo nos dias mais quentes, como nos modelos Fiat), justamente para evitar que a gasolina fique velha. Já a francesa Peugeot resolveu reduzir a capacidade do tanquinho para 450ml para que o consumo seja rápido.

SAI FORA, TANQUINHO! Para evitar essas dores de cabeça para o dono do carro, os fabricantes de sistema de injeção (entre eles, Bosch e Magneti Marelli) desenvolveram um sistema que consiste em uma espécie de resistência elétrica (tipo aquela usada nas duchas Corona) para aquecer o etanol e injetá-lo na câmara a uma temperatura ideal de trabalho (entre 20°C e 30°C) em apenas alguns poucos segundos.

SEM RESISTÊNCIA Mas o grande barato tecnológico dos sistemas de partida a frio foi apresentado recentemente pela Ford com o novo Focus na versão equipada com motor 2.0, o primeiro flex com sistema de injeção direta, que aumenta em 50 vezes a pressão com a qual o combustível entra na câmara de combustão, fazendo com que o etanol chegue a ser mais do que pulverizado: ele é atomizado. Juntando isso com o fato de o motor girar dois ciclos sem injeção de combustível, o que provoca o aquecimento dos cilindros, a partida pode ser dada usando apenas etanol em temperaturas de até -10°C.


Vale a pena perder um tempinho e ler este post.

FONTE: http://correiobraziliense.vrum.com.br/a ... frio.shtml

Abraços, fiquem com Deus.

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Re: Reservatório a frio

por Arquiteto » 25 Jun 2014, 08:35

thiago.onacto escreveu:
Arquiteto escreveu:
e o mesmo raciocinio em relação a quem usa GNV ...


Como assim Léo? :47:



no carros que utilizam GNV, se deve funcionar o carro na gasolina no inicio e no fim do dia,

por uns 10km pra não ressecar as mangueiras e vedantes da linha de combustível/injeção ...

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Re: Reservatório a frio

por Thiago Menezes » 25 Jun 2014, 08:49

Arquiteto escreveu:
thiago.onacto escreveu:
Arquiteto escreveu:
e o mesmo raciocinio em relação a quem usa GNV ...


Como assim Léo? :47:



no carros que utilizam GNV, se deve funcionar o carro na gasolina no inicio e no fim do dia,

por uns 10km pra não ressecar as mangueiras e vedantes da linha de combustível/injeção ...


Ata agora entendi o que você quis dizer, eu pensei outra coisa quando mencionei você acima. :52:

Então Léo, mas isso aí é no caso do GNV aspirado, já no injetado ele aciona o GNV e só troca a hora que atinge uma temperatura de trabalho automáticamente.

Uma coisa que eu já percebi no meu carro é que quando preciso de injeção de muito combustível como por exemplo um acionamento de kick down ele não joga o GNV e joga a gasolina, a central bloqueia o GNV por alguns segundos e injeta gasolina. :88:
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Re: Reservatório a frio

por Arquiteto » 25 Jun 2014, 11:22

este sintema seu e muito bacana, quando usei mais gnv no meu ex 00

a minha media era de tres tanques de gasolina pra um de GNV,

super conservador ... mas tambem na minha cidade não tem GNV ... so em BH

dai usei bem pouco ...

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Re: Reservatório a frio

por Thiago Menezes » 25 Jun 2014, 14:15

Arquiteto escreveu:este sintema seu e muito bacana, quando usei mais gnv no meu ex 00

a minha media era de tres tanques de gasolina pra um de GNV,

super conservador ... mas tambem na minha cidade não tem GNV ... so em BH

dai usei bem pouco ...


O que falta em BH tem de sobra no Rio de Janeiro, a cidade do GNV hahahahaahhahaha

Mas é como eu disse anteriormente para um membro do grupo do Clube do Vectra no Facebook, GNV é muito bom mas tem que saber usar, ficar atento ao detalhe dito por você acima, fazer manutenção preventiva assim como fazemos no nosso motor. :88:
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Re: Reservatório a frio

por Ricardo Crispim » 25 Jun 2014, 17:12

Foi assunto do auto esporte nesse ultimo fim de semana:

http://globotv.globo.com/rede-globo/aut ... o/3441896/


Forte abraço!!!!!!!!!!!!

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Re: Reservatório a frio

por rgapski » 25 Jun 2014, 17:33

Lipitu Gtx escreveu:Galera moro no sul onde vcs devem saber que quando vem frio é frio mesmo heuehehw
Minha pergunta é:
O reservatório de partida a frio deve ficar totalmente sem gasolina sendo que eu so uso gasolina...ou deve ter alguma coisa nem que seja pouca gasolina? Vi o meu esses dias e estava sem nada ali... Deixo assim ou coloco uma podium ali? Abraços


Pode deixar seco se quiser.
Mas antes disso, seria bom fazer uma boa limpeza no sistema para impedir que a sujeira prejudique o motor injetor.
Depois de limpar tudo, borrife um pouco de WD-40 na entrada/saida do motorzinho que ajuda a protegê-lo.

Eu tive um 206 que era flex. Eu só usava alcool com 15% de gasolina e nunca precisei do reservatório.
Fiz isso e deixei ele parado por uns 3~4 anos. Quando vendi o carro para um amigo meu, ele resolveu usar 100% álcool e gasolina na partida a frio. O sistema funcionou perfeitamente quando voltou a receber gasolina.

Abs!
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Re: Reservatório a frio

por Thiago Menezes » 26 Jun 2014, 13:55

Acabei de achar o problema do meu reservatório, por acaso achei onde está vazando na boca dele, está cortado vaza por ali:

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Outra coisa, achei essa mangueirinha sobrando alguém pode me dizer de onde é?
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Re: Reservatório a frio

por Thiago Menezes » 26 Jun 2014, 15:17

Meus amigos, alguém? para dar uma palavrinha....
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Re: Reservatório a frio

por Last_Warrior » 26 Jun 2014, 16:29

Essa mangueira é na saída da bomba do reservatório de gasolina... Tira uma foto mais de longe da bomba do reservatório pra gente ver.
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Re: Reservatório a frio

por Thiago Menezes » 26 Jun 2014, 22:38

Last_Warrior escreveu:Essa mangueira é na saída da bomba do reservatório de gasolina... Tira uma foto mais de longe da bomba do reservatório pra gente ver.


Mas eu tirei a foto do lado do reservatório, esse pedaço de plástico aí com uma mangueira conectada é o reservatório, essa mangueira ta solta em cima mas passar lá por baixo, onde fica a bomba do reservatório? Não seria nesse fio que está conectado? :47:
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