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Vectra CReservatório de Partida a Frio - Vectra C

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marcelo.souza2
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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por marcelo.souza2 » 23 Mar 2015, 12:10

larussosan escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
larussosan escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:Bom dia a todos, já a uns 3 tanques de combustível que venho notando que o nível do tanque de partida a frio não baixa e nestes dias mais frios aqui em sp venho notando que ele está demorando mais p pegar no álcool. Hoje a 17 graus e notei que a partida a frio não atuou o caninho que vai p tbi está seco. Já verifiquei o fusível número 33 que é o da partida a frio e é esta ok. Poderiam me ajudar no que poderia ser? Será que o motorzinho pifou?

Abs a todos.


Amigo pode ser que sua ECU não identificou o combústivel no seu tanque... Isto ocorre quando trocamos recentemente o combustível Gasolina para Alcool, ou pode ser algum erro mesmo... Zere a ECU e veja se vai acionar a partida a frio. :47:

Abs!!

:88:

Não troquei recente já estou a uns 3 tanques. Zerar como, desligar a bateria? Qtas horas?



Primeiramente faça um teste lógico, se caso não funcionar ai sim você pode partir para um teste físico, como o Thiago sugeriu...

Isto acontece com certa frequência também em outros carros.

Quanto a zerar a ECU de modo manual temos vários posts sobre o assunto, segue abaixo:

Faça este teste com o motor frio...

1) Desligue a bateria (Negativo depois Positivo);

2) Encoste os dois polos/cabos da bateria;

3) Religue a bateria (Positivo e depois Negativo);

4) Ligue e desligue o contato 10 vezes (esta parte alguns falam que não precisa, bastando apenas deixar a bateria desligado por mais tempo, os dois polos).
No último contato deixe por mais tempo antes de ligar o carro para a ECU ajustar a borboleta.

Agora veja se volta a funcionar.

Abs!!

:88:

Causar um curto entre os pólos? E a eletricidade estática e campo magnetuco que existe entre os metros de fios no carro? Isso pode acarretar em queima da ecu, não?

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por larussosan » 23 Mar 2015, 12:24

marcelo.souza2 escreveu:
larussosan escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
larussosan escreveu:
Amigo pode ser que sua ECU não identificou o combústivel no seu tanque... Isto ocorre quando trocamos recentemente o combustível Gasolina para Alcool, ou pode ser algum erro mesmo... Zere a ECU e veja se vai acionar a partida a frio. :47:

Abs!!

:88:

Não troquei recente já estou a uns 3 tanques. Zerar como, desligar a bateria? Qtas horas?



Primeiramente faça um teste lógico, se caso não funcionar ai sim você pode partir para um teste físico, como o Thiago sugeriu...

Isto acontece com certa frequência também em outros carros.

Quanto a zerar a ECU de modo manual temos vários posts sobre o assunto, segue abaixo:

Faça este teste com o motor frio...

1) Desligue a bateria (Negativo depois Positivo);

2) Encoste os dois polos/cabos da bateria;

3) Religue a bateria (Positivo e depois Negativo);

4) Ligue e desligue o contato 10 vezes (esta parte alguns falam que não precisa, bastando apenas deixar a bateria desligado por mais tempo, os dois polos).
No último contato deixe por mais tempo antes de ligar o carro para a ECU ajustar a borboleta.

Agora veja se volta a funcionar.

Abs!!

:88:

Causar um curto entre os pólos? E a eletricidade estática e campo magnetuco que existe entre os metros de fios no carro? Isso pode acarretar em queima da ecu, não?



Não amigo, pode ficar tranquilo que não causará faisca ou curto, pois os dois polos estarão desligados da bateria...

Faça isso apenas com os dois polos retirados da bateria (desligados) para não correr corrente no sistema e ai sim causar um curto... :76:

Abs!!

:88:
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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por marcelo.souza2 » 23 Mar 2015, 12:26

larussosan escreveu:Não amigo, pode ficar tranquilo que não causará faisca ou curto, pois os dois polos estarão desligados da bateria...

Faça isso apenas com os dois polos retirados da bateria (desligados) para não correr corrente no sistema e ai sim causar um curto... :76:

Abs!!

:88:

Sim isso eu entendi, mas existe a eletricidade estática dentro do sistema. A mesma que faz vc tomar um choque quando desce do carro e põe a mão na porta. Nunca aconteceu com vc? Acho mais seguro deixar desligado a noite toda.

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por marcelo.souza2 » 25 Mar 2015, 08:42

senhores,

Saberiam me dizer qual o sensor que mede a temperatura para a partida a frio?
Abs

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por RubaodeVectra » 25 Mar 2015, 22:34

marcelo.souza2 escreveu:senhores,

Saberiam me dizer qual o sensor que mede a temperatura para a partida a frio?
Abs

Amigão o sensor é o mesmo da temperatura de água, porém o sinal passa por outros caminhos antes de chegar na ECU.
Agora para tirar todas as suas dúvidas eu também tenho um GT igual ao seu. E pra falar a verdade esse frio de 17graus que está fazendo aqui em SP não é suficiente para acionar a partida a frio. A temperatura da água tem que chegar a pelo menos 16 graus ou menos para poder acionar. Isso eu sei porque estudei injeção eletronica e no curso sempre era falado isso.
Tanto que é verdade, que o meu reservatório está seco a quase 8 meses e só uso etanol e até agora não tive problemas com partida no período da manhã.
Agora quanto a sua partida no período da mahnã, além dessas informações do pessoal é bom verificar o tipo de combustível que está sendo usado, aliado à filtro de combustível e até mesmo a parte de injeção, pressão da bomba e etc...

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por marcelo.souza2 » 25 Mar 2015, 22:39

RubaodeVectra escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:senhores,

Saberiam me dizer qual o sensor que mede a temperatura para a partida a frio?
Abs

Amigão o sensor é o mesmo da temperatura de água, porém o sinal passa por outros caminhos antes de chegar na ECU.
Agora para tirar todas as suas dúvidas eu também tenho um GT igual ao seu. E pra falar a verdade esse frio de 17graus que está fazendo aqui em SP não é suficiente para acionar a partida a frio. A temperatura da água tem que chegar a pelo menos 16 graus ou menos para poder acionar. Isso eu sei porque estudei injeção eletronica e no curso sempre era falado isso.
Tanto que é verdade, que o meu reservatório está seco a quase 8 meses e só uso etanol e até agora não tive problemas com partida no período da manhã.
Agora quanto a sua partida no período da mahnã, além dessas informações do pessoal é bom verificar o tipo de combustível que está sendo usado, aliado à filtro de combustível e até mesmo a parte de injeção, pressão da bomba e etc...

Estranho, estou com ele a 5 meses e todas as vezes 1 ia encher o tanque tinha de completar a partida a frio tb. De uns 3 tanques pra cá q parou no meio e não desce.

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por marcelo.souza2 » 25 Mar 2015, 22:41

RubaodeVectra escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:senhores,

Saberiam me dizer qual o sensor que mede a temperatura para a partida a frio?
Abs

Amigão o sensor é o mesmo da temperatura de água, porém o sinal passa por outros caminhos antes de chegar na ECU.
Agora para tirar todas as suas dúvidas eu também tenho um GT igual ao seu. E pra falar a verdade esse frio de 17graus que está fazendo aqui em SP não é suficiente para acionar a partida a frio. A temperatura da água tem que chegar a pelo menos 16 graus ou menos para poder acionar. Isso eu sei porque estudei injeção eletronica e no curso sempre era falado isso.
Tanto que é verdade, que o meu reservatório está seco a quase 8 meses e só uso etanol e até agora não tive problemas com partida no período da manhã.
Agora quanto a sua partida no período da mahnã, além dessas informações do pessoal é bom verificar o tipo de combustível que está sendo usado, aliado à filtro de combustível e até mesmo a parte de injeção, pressão da bomba e etc...

Mas valew Rubao, como vou ter de trocar o óleo já vou aproveitar trocar filtros tb. Uma dúvida, onde fica o filtro de combustível no gt? E o sensor da água onde é? Não é aquele azul que conhecemos como sensor da injeção não é?
Abs

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por RubaodeVectra » 25 Mar 2015, 23:15

marcelo.souza2 escreveu:
RubaodeVectra escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:senhores,

Saberiam me dizer qual o sensor que mede a temperatura para a partida a frio?
Abs

Amigão o sensor é o mesmo da temperatura de água, porém o sinal passa por outros caminhos antes de chegar na ECU.
Agora para tirar todas as suas dúvidas eu também tenho um GT igual ao seu. E pra falar a verdade esse frio de 17graus que está fazendo aqui em SP não é suficiente para acionar a partida a frio. A temperatura da água tem que chegar a pelo menos 16 graus ou menos para poder acionar. Isso eu sei porque estudei injeção eletronica e no curso sempre era falado isso.
Tanto que é verdade, que o meu reservatório está seco a quase 8 meses e só uso etanol e até agora não tive problemas com partida no período da manhã.
Agora quanto a sua partida no período da mahnã, além dessas informações do pessoal é bom verificar o tipo de combustível que está sendo usado, aliado à filtro de combustível e até mesmo a parte de injeção, pressão da bomba e etc...

Mas valew Rubao, como vou ter de trocar o óleo já vou aproveitar trocar filtros tb. Uma dúvida, onde fica o filtro de combustível no gt? E o sensor da água onde é? Não é aquele azul que conhecemos como sensor da injeção não é?
Abs

O filtro fica se não me engano do lado do motorista, um pouco antes da roda traseira. Quanto ao sensor é aquele que vai no bloco do cabeçote. Mas acredito que não seja este o problema visto que quando ele está com pau o carro fica acelerado, bebendo muito e em alguns casos a luz da IE se acende. Pois é o grande responsável por grande parte do sistema de injeção.
Quanto ao sistema de partida a frio, é meio estranho ele acionar nessa época do ano com as altas temperaturas dos últimos meses. Para matar sua dúvida, tente esvaziar todo o reservatório e ligar o motor ainda frio. Caso o sistema de partida esteja ok, vc vai ouvir um barulho diferente da bomba da partida trabalhando a seco.
Não se preocupe que não danifica o sistema, e vc saberá se está funcionando. Caso isso aconteça talvez o defeito esteja na solenóide. A solenóide tem a função de abrir e fechar a passagem do combustível.
Essa solenóide fica logo abaixo do reservatório. É uma peça pretinha.

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por marcelo.souza2 » 26 Mar 2015, 06:07

RubaodeVectra escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
RubaodeVectra escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:senhores,

Saberiam me dizer qual o sensor que mede a temperatura para a partida a frio?
Abs

Amigão o sensor é o mesmo da temperatura de água, porém o sinal passa por outros caminhos antes de chegar na ECU.
Agora para tirar todas as suas dúvidas eu também tenho um GT igual ao seu. E pra falar a verdade esse frio de 17graus que está fazendo aqui em SP não é suficiente para acionar a partida a frio. A temperatura da água tem que chegar a pelo menos 16 graus ou menos para poder acionar. Isso eu sei porque estudei injeção eletronica e no curso sempre era falado isso.
Tanto que é verdade, que o meu reservatório está seco a quase 8 meses e só uso etanol e até agora não tive problemas com partida no período da manhã.
Agora quanto a sua partida no período da mahnã, além dessas informações do pessoal é bom verificar o tipo de combustível que está sendo usado, aliado à filtro de combustível e até mesmo a parte de injeção, pressão da bomba e etc...

Mas valew Rubao, como vou ter de trocar o óleo já vou aproveitar trocar filtros tb. Uma dúvida, onde fica o filtro de combustível no gt? E o sensor da água onde é? Não é aquele azul que conhecemos como sensor da injeção não é?
Abs

O filtro fica se não me engano do lado do motorista, um pouco antes da roda traseira. Quanto ao sensor é aquele que vai no bloco do cabeçote. Mas acredito que não seja este o problema visto que quando ele está com pau o carro fica acelerado, bebendo muito e em alguns casos a luz da IE se acende. Pois é o grande responsável por grande parte do sistema de injeção.
Quanto ao sistema de partida a frio, é meio estranho ele acionar nessa época do ano com as altas temperaturas dos últimos meses. Para matar sua dúvida, tente esvaziar todo o reservatório e ligar o motor ainda frio. Caso o sistema de partida esteja ok, vc vai ouvir um barulho diferente da bomba da partida trabalhando a seco.
Não se preocupe que não danifica o sistema, e vc saberá se está funcionando. Caso isso aconteça talvez o defeito esteja na solenóide. A solenóide tem a função de abrir e fechar a passagem do combustível.
Essa solenóide fica logo abaixo do reservatório. É uma peça pretinha.

Sim já vi esta solenoide, no fim de semana vou tirar ele fora e ligar direto p ver se o motor está funcionando e se estiver ele tem de ejetar, se for a solenoide vou ver aí. Pois é, logo q peguei o carro a cada tanque tinha de completar o reservatório por isso estou achando estranho. Mas valew pela ajuda. Abs.

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por RubaodeVectra » 26 Mar 2015, 21:08

marcelo.souza2 escreveu:Sim já vi esta solenoide, no fim de semana vou tirar ele fora e ligar direto p ver se o motor está funcionando e se estiver ele tem de ejetar, se for a solenoide vou ver aí. Pois é, logo q peguei o carro a cada tanque tinha de completar o reservatório por isso estou achando estranho. Mas valew pela ajuda. Abs.

Opa, o defeito pode estar na válvula solenóide mesmo. Geralmente quando ela está com defeito a TBI suga toda a gasolina do reservatório. Ela tem a função de liberar e bloquear a quantidade de gasolina que a ECU manda.

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por marcelo.souza2 » 26 Mar 2015, 21:11

RubaodeVectra escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:Sim já vi esta solenoide, no fim de semana vou tirar ele fora e ligar direto p ver se o motor está funcionando e se estiver ele tem de ejetar, se for a solenoide vou ver aí. Pois é, logo q peguei o carro a cada tanque tinha de completar o reservatório por isso estou achando estranho. Mas valew pela ajuda. Abs.

Opa, o defeito pode estar na válvula solenóide mesmo. Geralmente quando ela está com defeito a TBI suga toda a gasolina do reservatório. Ela tem a função de liberar e bloquear a quantidade de gasolina que a ECU manda.

Mas se fosse isso a gasolina não teria parado na metade já a 3 tanques sem sair do lugar n é?

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por RubaodeVectra » 26 Mar 2015, 22:54

marcelo.souza2 escreveu:
RubaodeVectra escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:Sim já vi esta solenoide, no fim de semana vou tirar ele fora e ligar direto p ver se o motor está funcionando e se estiver ele tem de ejetar, se for a solenoide vou ver aí. Pois é, logo q peguei o carro a cada tanque tinha de completar o reservatório por isso estou achando estranho. Mas valew pela ajuda. Abs.

Opa, o defeito pode estar na válvula solenóide mesmo. Geralmente quando ela está com defeito a TBI suga toda a gasolina do reservatório. Ela tem a função de liberar e bloquear a quantidade de gasolina que a ECU manda.

Mas se fosse isso a gasolina não teria parado na metade já a 3 tanques sem sair do lugar n é?

É tá muito estranho, de qualquer forma faça aquele procedimento de fazer o teste fora para ver se o motor aciona.

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por marcelo.souza2 » 03 Abr 2015, 18:16

Hoje testei o motor de partida a frio e é esta tudo ok. Testei a solenoide e está armando normalmente, inclusive quando acionei a solenoide o combustível foi para a tbi, estava pressurizado e quando a solenoide abriu o combustível foi. Testei o relé também é esta armando e os terminais q ligam qdo o relé arma tb está funcionando. Testei a fiação da caixa de fusível (pino do relé q vai até o compartimento fio positivo) e está chegando até o cofre. Lá também tem o terra no segundo pino então não tem o pq não funcionar. O fusível também está ok. Hoje fiz o reset na injeção vamos ver amanhã cedo como fica. Alguém tem mais alguma dica?

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por marcelo.souza2 » 07 Abr 2015, 19:52

Hoje ao sair do trabalho estava 17° e ao dar partida ouvi a solenoide armando mas nada do motor do reservatório acionar. Alguém tem alguma dica?

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por Almeidão » 08 Abr 2015, 07:49

Se o solenóide arma, o problema está no motor, não tem motivo de ele armar e o motor não e ninguemfaria um sistema com energias diferente. Se nada armar, eu diria que o problema seria o sensor, como um arma já ficou difícil de opnar. Não li tudo ai para trás, então não sei se o motor foi testado fora. Voce testou o motor? Desligue ele e puxe dois fios direto da bateria e faça ele girar, se ele girar, voce vai ter que desconectar a mangueira para ver se ele está jogando gasolina. Veja bem estes motores não somente estragam queimando, eles podem folgar o eixo como uma bomba de gasolina que gira o motor e não gira o rotor.

Este seria o teste que eu faria antes de qualquer coisa. Bem, estou considerando que a gasolina no tanquinho seja nova, porque se ela for velha e o motor tiver injetando o carro fica pior para pegar que sem tanque.
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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por marcelo.souza2 » 08 Abr 2015, 07:57

Almeidão escreveu:Se o solenóide arma, o problema está no motor, não tem motivo de ele armar e o motor não e ninguemfaria um sistema com energias diferente. Se nada armar, eu diria que o problema seria o sensor, como um arma já ficou difícil de opnar. Não li tudo ai para trás, então não sei se o motor foi testado fora. Voce testou o motor? Desligue ele e puxe dois fios direto da bateria e faça ele girar, se ele girar, voce vai ter que desconectar a mangueira para ver se ele está jogando gasolina. Veja bem estes motores não somente estragam queimando, eles podem folgar o eixo como uma bomba de gasolina que gira o motor e não gira o rotor.

Este seria o teste que eu faria antes de qualquer coisa. Bem, estou considerando que a gasolina no tanquinho seja nova, porque se ela for velha e o motor tiver injetando o carro fica pior para pegar que sem tanque.

Grande almeidao,

Fiz sim o teste e o motor liga, aí acionei a solenoide manual e assim q acionou apareceram bolhas na mangueira e notei q o combustível havia saído p mangueira. Tem o relé fora também é fiz até o teste de continuidade do fio q sai da caixa de fusíveis e vai até o conector e tudo funciona. Detalhe a tampa notei q está trincada do lado, ela tem de manter pressurizado? Pois pode ser q nao está 0ressurizando vazando ar pela tampa.


Onde fica este sensor? É aquele que sai da termostatica?

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por marcelo.souza2 » 08 Abr 2015, 08:21

marcelo.souza2 escreveu:
Almeidão escreveu:Se o solenóide arma, o problema está no motor, não tem motivo de ele armar e o motor não e ninguemfaria um sistema com energias diferente. Se nada armar, eu diria que o problema seria o sensor, como um arma já ficou difícil de opnar. Não li tudo ai para trás, então não sei se o motor foi testado fora. Voce testou o motor? Desligue ele e puxe dois fios direto da bateria e faça ele girar, se ele girar, voce vai ter que desconectar a mangueira para ver se ele está jogando gasolina. Veja bem estes motores não somente estragam queimando, eles podem folgar o eixo como uma bomba de gasolina que gira o motor e não gira o rotor.

Este seria o teste que eu faria antes de qualquer coisa. Bem, estou considerando que a gasolina no tanquinho seja nova, porque se ela for velha e o motor tiver injetando o carro fica pior para pegar que sem tanque.

Grande almeidao,

Fiz sim o teste e o motor liga, aí acionei a solenoide manual e assim q acionou apareceram bolhas na mangueira e notei q o combustível havia saído p mangueira. Tem o relé fora também é fiz até o teste de continuidade do fio q sai da caixa de fusíveis e vai até o conector e tudo funciona. Detalhe a tampa notei q está trincada do lado, ela tem de manter pressurizado? Pois pode ser q nao está 0ressurizando vazando ar pela tampa.


Onde fica este sensor? É aquele que sai da termostatica?


Tem como eu eliminar o sensor para fazer a bomba acionar com qualquer temperatura? ai seria mais facil de testar....

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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por Almeidão » 08 Abr 2015, 10:04

O sensor da termostática junto com a central é que comanda tudo, um precisa do outro. Sobre a tampa, ao contrári ela não pode manter pressurizada se isto acontecer precisa trocar a tampa já no seu caso precisa troca para não inalar gasolina e anda o risco de incendio.

Faça o seguinte, com ele frio voce entorna em cima do sensor agua gelada, se ele tiver normal vai injetar. Saibas que mesmo em tempo frio, mas se ele tiver na garage não injeta fácil.
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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por marcelo.souza2 » 08 Abr 2015, 10:35

Almeidão escreveu:O sensor da termostática junto com a central é que comanda tudo, um precisa do outro. Sobre a tampa, ao contrári ela não pode manter pressurizada se isto acontecer precisa trocar a tampa já no seu caso precisa troca para não inalar gasolina e anda o risco de incendio.

Faça o seguinte, com ele frio voce entorna em cima do sensor agua gelada, se ele tiver normal vai injetar. Saibas que mesmo em tempo frio, mas se ele tiver na garage não injeta fácil.

Ótima idéia almeidao vou testar C agia gelada. Hj d3 manhã estava 15° fiz questão de abrir o capo e realmente a solenidade aciona mas não o motor.

paulinhoalma
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Re: Problemas com partida a frio - Vectra gt 08/09

por paulinhoalma » 13 Abr 2015, 18:58

Pessoal, sou novo aqui. entre 2004 e 2008, tive um Vectra B 1997; agora acabei de comprar um Elite 2010.
Sobre esse assunto, gostaria de saber: uma inspeção 'computadorizada' não revelaria a causa do problema?

Abraços.

Paulinho.

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