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Vectra CMotor Flex - Vectra C

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Rods
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Re: Motor Flex

por Rods » 13 Ago 2014, 09:38

Show Julinho!!

Palmas para o Etanol!! Se for Etanol Aditivado então, melhor ainda...rsrs

Mas confesso que face à super-qualidade e honestidade dos nossos postos de combustível aqui no Brasil, estou tendencioso à experimentar o Mix sugerido pelo Alcirzão... mesmo que em proporção inversas talvez, 60% Etanol e 40% Gasolina. Vou testar isso usando Shell VPower nos 2 combustíveis, aí posto aqui o comportamento do Vectrão!

Se houverem mais irmãos do Clube do Vectra que quiser dar sua contribuição, ficaremos muito felizes!

Abraços!

Pedro Josino
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Re: Motor Flex

por Pedro Josino » 13 Ago 2014, 11:36

Alcir Andreoni escreveu:
Pedro Josino escreveu:
Rods escreveu:Eu também... o pessoal reclama do Etanol, tipo que só tem malefício, então porquê misturam? Qual o entendimento que todos tem?

Abraço!


No meu caso o Ford Ka roda no Etanol somente por causa do desempenho e consumo.

Parece que surge uns 15cv quando abastecido nesse combustível e não sei o motivo mas temos as mesmas médias no Etanol ou Gasolina.

Então vamos no Etanol que custa R$ 2,79 contra R$ 3,09 da gasolina comum ou R$ 3,19 da Grid/VPower.

A diferença de consumo somente será notada a partir do terceiro tanque, antes disso o carro "reconhece" o novo combustível como sendo o antigo, ainda!.

Limpeza de bico se faz trocando de combustível! Se está no etanol, põe gasolina e vice-versa! :52:


Venho discordar um pouco.

Se você completar o tanque quando ele estiver na reserva, a injeção já detecta novo abastecimento e realiza novo aprendizado de combustível. No Vectra eu suspeitava que a injeção achava que o carro estava no Etanol (isso há uns dois anos atrás). Fizemos esse teste no scanner. Eu estava na Gasolina, fui na oficina e colocamos o scanner e pela relação ar combustível a injeção reconhecia Gasolina. Quando acendeu a reserva, rodamos um pouco, completamos no Etanol e fomos a oficina novamente, entre o posto que abastecemos e a oficina, rodamos cerca de 7Km, quando ligamos o scanner ele já reconhecia que estava no Etanol.

Não que eu faça isso sempre, na verdade nunca fiquei alternando de combustível. Claro que isso que acontece no Vectra 2008/2009 talvez não se aplique a anteriores, ou outros modelos de carro, é questão do avanço tecnológico da injeção eletrônica. A Sorento por exemplo, ao abastecer ela já reseta o consumo médio automaticamente, enquanto o Corolla, Gol e o Up! não fazem isso.

A limpeza de bicos no ultrassom na minha opinião é a verdadeira limpeza. No caso do bicos do Ford Ka, sempre vejo a sujeira saindo dos bicos quando eles estão submersos no líquido de limpeza. No Ford Ka existe uma diferença no desempenho realizando apenas a limpeza. Também já percebi no Gol e no Vectra, mas quanto maior o motor, menor a diferença sentida.

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Re: Motor Flex

por Alcir Andreoni » 13 Ago 2014, 12:22

Tranquilo Pedro!

Aqui mais algumas opiniôes:

Limpeza de bicos injetores é golpe. Saia dessa

Em todo o Brasil está sendo praticado um verdadeiro assalto ao bolso do consumidor. É que algumas oficinas estão apelando para o “antes que seu carro falhe e lhe deixe na mão, submeta-o a uma limpeza dos bicos injetores”. Outras incluem o “serviço” na conta do cliente, que levou o carro para uma checagem geral, sem ao menos consultá-lo. Tenha cuidado, pois a limpeza das válvulas injetoras somente é necessária em alguns casos específicos. Saiba quais são esses casos, como funciona esse componente e a opinião de algumas montadoras de automóveis e fabricantes de “bicos”.

O que é bico injetor? - É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de “bico”, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, os “bicos” funcionam por meio de eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.

Magneti Marelli - Segundo Eduardo A. Campos, gerente comercial da empresa fabricante de válvulas injetoras, não há necessidade de limpeza preventiva dos “bicos”. “Somente recomendamos que, nas revisões programadas pelo fabricante do carro, seja verificados os parâmetros de funcionamento dos injetores. Se não houver nenhum inconveniente, não é necessária a limpeza”, esclarece.

Bosch - A Bosch, fabricante de válvulas, faz distinção entre “bicos novos” (produzidos a partir de 1996) e “antigos” fabricados antes de 1995). Os “antigos” são suscetíveis à formação de depósitos e, na ocasião, o combustível brasileiro, de má qualidade, potencializava o problema. Os “novos” não têm necessidade de espécie alguma de limpeza.

Fiat - A limpeza não é um item da manutenção preventiva programada. “Ela é recomendada somente quando há problema de funcionamento irregular do motor”, esclarece Carlos Henrique, engenheiro da Fiat Automóveis.

Volkswagen - Segundo Paulo Sanches, gerente de assistência técnica daquela montadora, a VW não recomenda a limpeza, como manutenção preventiva. Somente se o carro apresentar alguma anomalia e, mesmo assim, depois de uma verificação completa no sistema de injeção.

General Motors - A GM do Brasil não recomenda a limpeza dos “bicos injetores” e esse procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.

Ford - Também não recomenda a limpeza dos “bicos” em quilometragem alguma, sob a alegação de que os mesmos são autolimpantes. É a única montadora que explica isso no Manual do Proprietário do carro.

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Re: Motor Flex

por larussosan » 13 Ago 2014, 12:27

Alcir Andreoni escreveu:
Pedro Josino escreveu:
Rods escreveu:Eu também... o pessoal reclama do Etanol, tipo que só tem malefício, então porquê misturam? Qual o entendimento que todos tem?

Abraço!


No meu caso o Ford Ka roda no Etanol somente por causa do desempenho e consumo.

Parece que surge uns 15cv quando abastecido nesse combustível e não sei o motivo mas temos as mesmas médias no Etanol ou Gasolina.

Então vamos no Etanol que custa R$ 2,79 contra R$ 3,09 da gasolina comum ou R$ 3,19 da Grid/VPower.

A diferença de consumo somente será notada a partir do terceiro tanque, antes disso o carro "reconhece" o novo combustível como sendo o antigo, ainda!.

Limpeza de bico se faz trocando de combustível! Se está no etanol, põe gasolina e vice-versa! :52:


Vou concordar com o Alcir na questão do reconhecimento de combustível, por experiência própria.

O módulo reconhece o combustível após 20 a 25 km rodando direto, tipo rodovia sem anda e para de cidade ou resetando o módulo.
Foi assim com o Prisma 2009 que eu tive e também no Vectra atual.

:88:
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Re: Motor Flex

por larussosan » 13 Ago 2014, 12:27

Alcir Andreoni escreveu:Tranquilo Pedro!

Aqui mais algumas opiniôes:

Limpeza de bicos injetores é golpe. Saia dessa

Em todo o Brasil está sendo praticado um verdadeiro assalto ao bolso do consumidor. É que algumas oficinas estão apelando para o “antes que seu carro falhe e lhe deixe na mão, submeta-o a uma limpeza dos bicos injetores”. Outras incluem o “serviço” na conta do cliente, que levou o carro para uma checagem geral, sem ao menos consultá-lo. Tenha cuidado, pois a limpeza das válvulas injetoras somente é necessária em alguns casos específicos. Saiba quais são esses casos, como funciona esse componente e a opinião de algumas montadoras de automóveis e fabricantes de “bicos”.

O que é bico injetor? - É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de “bico”, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, os “bicos” funcionam por meio de eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.

Magneti Marelli - Segundo Eduardo A. Campos, gerente comercial da empresa fabricante de válvulas injetoras, não há necessidade de limpeza preventiva dos “bicos”. “Somente recomendamos que, nas revisões programadas pelo fabricante do carro, seja verificados os parâmetros de funcionamento dos injetores. Se não houver nenhum inconveniente, não é necessária a limpeza”, esclarece.

Bosch - A Bosch, fabricante de válvulas, faz distinção entre “bicos novos” (produzidos a partir de 1996) e “antigos” fabricados antes de 1995). Os “antigos” são suscetíveis à formação de depósitos e, na ocasião, o combustível brasileiro, de má qualidade, potencializava o problema. Os “novos” não têm necessidade de espécie alguma de limpeza.

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Volkswagen - Segundo Paulo Sanches, gerente de assistência técnica daquela montadora, a VW não recomenda a limpeza, como manutenção preventiva. Somente se o carro apresentar alguma anomalia e, mesmo assim, depois de uma verificação completa no sistema de injeção.

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Re: Motor Flex

por Thiago Menezes » 13 Ago 2014, 13:58

Como o Almeidão mesmo fala transformando em minhas palavras: Não se faz limpeza de bico, deu problema pode trocar :52:
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Re: Motor Flex

por Rods » 13 Ago 2014, 16:51

Muito Bom!! Quem mais???...rsrs

Adriano cruz
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Re: Motor Flex

por Adriano cruz » 13 Ago 2014, 17:44

Rods escreveu:Boa Tarde Amigos.

Como muito sabem sou adepto da utilização do Etanol em função da queima mais limpa.

Semana passada enchi o tanque com Gasolina Aditivada para cumprir a prática da ciclagem e lubrificar os componentes que ficam ressecados pela utilização do Etanol, o motor roda macio sem a aspereza típica do Etanol.

Pois bem, tenho percebido que em trechos de subida, onde é requerido mais torque em baixo giro, o motor faz uns clec bem baixinho, quase querendo bater pino, mas bem modestamente, não chegando exatamente a isso, mas dando sinais.

Será que isso tá certo?

Abraços!


Experimenta o OCTANE BOOSTER :88:

Pedro Josino
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Re: Motor Flex

por Pedro Josino » 13 Ago 2014, 19:34

Alcir Andreoni escreveu:Tranquilo Pedro!

Aqui mais algumas opiniôes:

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Em todo o Brasil está sendo praticado um verdadeiro assalto ao bolso do consumidor. É que algumas oficinas estão apelando para o “antes que seu carro falhe e lhe deixe na mão, submeta-o a uma limpeza dos bicos injetores”. Outras incluem o “serviço” na conta do cliente, que levou o carro para uma checagem geral, sem ao menos consultá-lo. Tenha cuidado, pois a limpeza das válvulas injetoras somente é necessária em alguns casos específicos. Saiba quais são esses casos, como funciona esse componente e a opinião de algumas montadoras de automóveis e fabricantes de “bicos”.

O que é bico injetor? - É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de “bico”, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, os “bicos” funcionam por meio de eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.

Magneti Marelli - Segundo Eduardo A. Campos, gerente comercial da empresa fabricante de válvulas injetoras, não há necessidade de limpeza preventiva dos “bicos”. “Somente recomendamos que, nas revisões programadas pelo fabricante do carro, seja verificados os parâmetros de funcionamento dos injetores. Se não houver nenhum inconveniente, não é necessária a limpeza”, esclarece.

Bosch - A Bosch, fabricante de válvulas, faz distinção entre “bicos novos” (produzidos a partir de 1996) e “antigos” fabricados antes de 1995). Os “antigos” são suscetíveis à formação de depósitos e, na ocasião, o combustível brasileiro, de má qualidade, potencializava o problema. Os “novos” não têm necessidade de espécie alguma de limpeza.

Fiat - A limpeza não é um item da manutenção preventiva programada. “Ela é recomendada somente quando há problema de funcionamento irregular do motor”, esclarece Carlos Henrique, engenheiro da Fiat Automóveis.

Volkswagen - Segundo Paulo Sanches, gerente de assistência técnica daquela montadora, a VW não recomenda a limpeza, como manutenção preventiva. Somente se o carro apresentar alguma anomalia e, mesmo assim, depois de uma verificação completa no sistema de injeção.

General Motors - A GM do Brasil não recomenda a limpeza dos “bicos injetores” e esse procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.

Ford - Também não recomenda a limpeza dos “bicos” em quilometragem alguma, sob a alegação de que os mesmos são autolimpantes. É a única montadora que explica isso no Manual do Proprietário do carro.

Está aí para mais comentários...


Bem, acho que existem casos e casos, não se pode generalizar.

Se você for deixar para limpar o bico injetor quando o mesmo não injetar mais, é porque ele queimou. Logo, você terá que comprar outro e não fazer a limpeza.

A cada manutenção eu peço para verificarem os bicos injetores, quando não é necessário nenhuma limpeza, a oficina coloca os bicos novamente no carro e não cobram nada. Olhe que eles tiveram o trabalho de desmontar a flauta, retirar os bicos, colocar na proveta graduada e testar a vazão, estanqueidade, jato, etc. Quando existe uma diferença superior a 5% entre o injetor que mais injeta e o que menos injeta, então é feito a limpeza. Outros casos que também é feito a limpeza é quando o leque do injetor está irregular, isso pode causar uma deficiência na queima do combustível.

No caso do Ford Ka, sempre noto que com 4 ou 5 meses da manutenção feita, o motor em carga da pequenas falhas. É um defeito? Não. Algumas pessoas talvez nem percebam, mas quem conhece melhor o seu carro ou funcionamento do motor, percebe. Como eu já disse e volto a repetir, pode ser algo relacionado ao modelo do bico. Alguns tem apenas um furo no injetor, outros tem dois, três, etc..

Uma coisa que eu acho engraçado é que muitas vezes, no Brasil existe diferença de aplicação de bicos para modelo monocombustível e bicombustível. Muitos carros usam bicos projetados para carros a gasolina nos modelos flex. Como você sabe? Fácil, o código das peças da Volkswagen por exemplo, é universal. O bico injetor do Gol flex é o mesmo do Polo europeu a gasolina. Isso implica que o fabricante do bico recomenda a não limpeza pois no país aonde foi fabricado e projetado, não requer a limpeza pois não precisa.

Pode ir a Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal, França, Japão e outros e veja se alguém faz limpeza de bico, ou se existe falhamento de bico. Da mesma forma como não necessita a substituição periódica do filtro de combustível. Isso é explicado pela qualidade do combustível.

Enfim.. Mudemos de assunto..

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Re: Motor Flex

por Almeidão » 13 Ago 2014, 21:36

Primeiro sobre a carbonização. Um motor aberto com 60 mil km e todos ficarom surpreso? Os enjenheiros também? Meu Deus, eu ficaria surpreso se eles não tentassem se vangloriar, mas vamos e convenhamos 60 mil não é naaaaada. 60 mil era preocupante para fusca não em um motor de hoje.

Sobre os bicos, eles são de alta pressão e de super esquicho tipo spray, se não der o spray tipo fumaça o carro falha e isto corresponde um milésimo de sujeira, já se não falha ele está limpo, não vejo motivo de verificar esta pela se o carro tem um ótimo funcionamento. Para mim é igual uma bobina ou funciona ou não, não existe meio termo para este sistema.

Já a falta de lubrificação neste item pode ocorrer a não vedação 100% e gotejar no motor afogando ele quando parado, isto porque ele funciona como uma válvula e batendo ferro com ferro e sabemos que isto pode prejudicar o mesmo, mas mesmo estando assim, não será uma limpeza que vai fazer ele funcionar perfeito e neste caso só trocando mesmo. Sintoma, ruim de pegar porque perde a pressão do sistema, fica tando umas 4 voltas a mais para funcionar.

Já a imformação de 10 meses sem limpar, informo que o meu é 97, são 17 anos, e nunca foi limpo. Tirei uma vez para ver a equalização e estava perfeito. Infelizmente voces não me conhecem a saber o quão sou enjoado, mas digo que tenho este 97 só porque é inteiro e o motor coloquei um novo, porém os bicos seguem o mesmo. Não teria a minima dificuldade de comprar um novo, mas eu quero é ele e se não fosse inteiro eu não o teria, meu prazer é parar ele perto de outros e todos ficarem olhando como eu fiquei hoje olhando um carrinho amarelo.

Agora, mudando de assunto estou viajando estou em Miami e PASMEM, sentei em uma Ferrari, liguei ela e fiz a danada roncar. Amarelinha, linda. Fiz fotos filme etc. Detalhe, é de um amigo meu, nada de pedir por favor, é sentar e ele filmou eu tirando a capota dela. Trabalando e já a quase 15 dias fora, por favor não pensem que sou milionário.

Amanhão vou comprar umas Velas para mim, acho que vou de Irídio, porque não estou achando a Bosch. Crispim que achas da Irídio? Se sabe o motivo da pergunta.
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Re: Motor Flex

por Julinho Viol » 14 Ago 2014, 06:48

Pra mim, as velas de iridium da NGK apenas tem durabilidade maior, não melhora em nada a queima ou qualquer outra coisa, trabalha como uma vela comum, porém, dura mais.

Rods
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Re: Motor Flex

por Rods » 14 Ago 2014, 08:00

Almeidão... obrigado pela resposta, mas aí te devolvo outra pergunta: Se não há necessidade de limpar o sistema de injeção, qual o motivo que você daria para a irregularidade (mesmo que pequena) da minha marcha-lenta?

Abraço!

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Re: Motor Flex

por Alcir Andreoni » 14 Ago 2014, 08:02

Rods escreveu:Almeidão... obrigado pela resposta, mas aí te devolvo outra pergunta: Se não há necessidade de limpar o sistema de injeção, qual o motivo que você daria para a irregularidade (mesmo que pequena) da minha marcha-lenta?

Abraço!

Já tentou dar uma verificada no motor de passo?
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Re: Motor Flex

por Almeidão » 14 Ago 2014, 10:07

Sobre as velas, eu sempre fui muito duro nos comentários e que elas todas são iguais, eu uso bosch 4 eletrodo porque elas duram mais e mesmo velhas tem o mesmo porder não vão se degradando com o tempo. Ok, então para mim a Iridium vale apenas, porque se dura mais elas se mantem em forma por mais tempo e assim em qualquer falhas pequenas, vou direto nos cabos.

Conforme o Alcir disse, eu acho que pode ser motor de passo sujo jundo com TBI, e esta peça infelizmente suja muito e com pouco tempo e este é um motivo que sempre digo que devemos colocar no mínimo 300 ML de óleo menos em cada troca.

Tema importante, não é só limpara a TBI e saí andando por ai achando que está bom, é preciso conferir a borboleta dos carros que nçao são eletronicos, e nos eletronicos já nçao saberia lhe dizer se o problema seria ele. Mas dou a dica de como deve ficar a borboleta na TBI depois de limpa.
No caso do meu carro que é por cabo depois de limpa.

1 - com ela nas mãos, libero um pouco o parafuso batente dela, óbvio que ao liberar ela volta mais e vai agarrar e eu
sentirei com a mão ao acelerar.
2 - vou ajustando o parafuso e acelerando com a mão até sentir que ela solta está totalmente fechada e ao começar
acelerar não agarra em nada.
3 - este processo deve ser feito com ela totalmente limpa, inclusive no topo de toda a volta da borboleta que costuma está preta e onde ela fica em descanso.

Em todos os casos, mesmo seja cabo ou não, ela em descanso é sempre totalmente fechada.

Devo lembrar que cabos de velas fazem isto quando está começando a querer queimar, mas neste caso, ele é sentigo quando saimos de um quebra molas em segunda deixando o carro quase parar e ao iniciar acelerar ele dá uma murchadinha quase que querendo falhar. Checa isto também, derrepente não é sentido no alcool e pode sr sentido na gasolina e por fim pode ser algo eletronico como o sensor de temperatura da central.
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Re: Motor Flex

por Pedro Josino » 14 Ago 2014, 12:13

Almeidão,

Eu uso velas Iridium no Gol e Ka. Quando eu adotei essas velas, antes eu usava umas Bosch especificadas no catálogo, não tinham nem 10.000Km quando troquei, então quando viajei comprei umas Denso Iridium para esses carros. Escolhi a Denso por ter o eletrodo mais fino, porém dura um pouco menos que a NGK, falam em 80.000 milhas para as Denso e 100.000 milhas para as NGK, isso nos Estados Unidos. No Brasil as montadoras recomendam substituir as velas de Iridium entre 40.000K e 60.000Km.

A diferença foi o funcionamento mais linear.

Não coloquei por economia ou performance, mas para tentar obter uma queima melhor. Mas no Gol, somando todas as "melhorias" que fiz, hoje tenho uma diferença de consumo de quase 1,0Km/L para melhor. As melhorias foram: adotei um óleo mais fino (recomendado pelo fabricante), adoção de velas iridium, filtro k&n inbox, gasolina podium com aditivação complementar, militec-1 no motor, pneus das medidas originais calibrados frios semanalmente.

Recentemente troquei o óleo e filtros, solicitei a inspeção da borboleta e bicos injetores, estava tudo perfeito, limpo, sem necessidade de limpeza em nenhum dos dois. Eu ainda tinha descarbonizante da Abro, então solicitei a limpeza da tbi assim mesmo mas realmente estava bem limpa. Fizemos o aprendizado da borboleta via scanner e resetamos os parâmetros auto adaptativos. Abasteci o carro em 11/07 e como rodo pouco ainda não secou o tanque, mas segundo o computador de bordo, o consumo está em 9.7Km/L mas sempre da um pouco mais que o informado.

Almeidão
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Re: Motor Flex

por Almeidão » 14 Ago 2014, 23:02

Pedro Josino escreveu:Almeidão,

Eu uso velas Iridium no Gol e Ka. Quando eu adotei essas velas, antes eu usava umas Bosch especificadas no catálogo, não tinham nem 10.000Km quando troquei, então quando viajei comprei umas Denso Iridium para esses carros. Escolhi a Denso por ter o eletrodo mais fino, porém dura um pouco menos que a NGK, falam em 80.000 milhas para as Denso e 100.000 milhas para as NGK, isso nos Estados Unidos. No Brasil as montadoras recomendam substituir as velas de Iridium entre 40.000K e 60.000Km.

A diferença foi o funcionamento mais linear.

Não coloquei por economia ou performance, mas para tentar obter uma queima melhor. Mas no Gol, somando todas as "melhorias" que fiz, hoje tenho uma diferença de consumo de quase 1,0Km/L para melhor. As melhorias foram: adotei um óleo mais fino (recomendado pelo fabricante), adoção de velas iridium, filtro k&n inbox, gasolina podium com aditivação complementar, militec-1 no motor, pneus das medidas originais calibrados frios semanalmente.

Recentemente troquei o óleo e filtros, solicitei a inspeção da borboleta e bicos injetores, estava tudo perfeito, limpo, sem necessidade de limpeza em nenhum dos dois. Eu ainda tinha descarbonizante da Abro, então solicitei a limpeza da tbi assim mesmo mas realmente estava bem limpa. Fizemos o aprendizado da borboleta via scanner e resetamos os parâmetros auto adaptativos. Abasteci o carro em 11/07 e como rodo pouco ainda não secou o tanque, mas segundo o computador de bordo, o consumo está em 9.7Km/L mas sempre da um pouco mais que o informado.


Então a Iridium é boa? não tive muita sorte aqui hoje, fui comprar e não achei Bosch e só tinha uma caixa de Iridium e comprei, precisava duas. Paguei aqui com imposto USD 32,90. Uma pena, porque prometi um amigo que iria comprar para ele e não consegui, tenho amanhã somente uns 30 minutos antes te pegar o avião pra procurar em um lugar mais, espero encontrar, caso contrário ficará para uma proxima vez e nem sempre demora tanto esta próxima vez. Comprei a NGK - BKR6EIX 6418
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Rods
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Re: Motor Flex

por Rods » 15 Ago 2014, 13:27

Obrigado à todos pelas contribuições, vou verificar estes tópicos, Motor de Passo, Revisão e Limpeza da TBI.

Abraços!

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Re: Motor Flex

por Thiago Menezes » 15 Ago 2014, 15:47

Trouxe um vídeo para dar uma movimentada no tópico:

https://www.youtube.com/watch?v=w3EfO3hSevo

E aí falou verdade ou falou mentira? Deixo para vocês darem suas opiniões....
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Re: Motor Flex

por Pedro Josino » 16 Ago 2014, 01:12

Almeidão escreveu:Então a Iridium é boa? não tive muita sorte aqui hoje, fui comprar e não achei Bosch e só tinha uma caixa de Iridium e comprei, precisava duas. Paguei aqui com imposto USD 32,90. Uma pena, porque prometi um amigo que iria comprar para ele e não consegui, tenho amanhã somente uns 30 minutos antes te pegar o avião pra procurar em um lugar mais, espero encontrar, caso contrário ficará para uma proxima vez e nem sempre demora tanto esta próxima vez. Comprei a NGK - BKR6EIX 6418


Estou satisfeito com o resultado sim. Como utilizei apenas as velas originais recomendadas para o meu carro, foi uma modificação bem vinda. O motor está mais redondinho, sinto o giro um pouco mais livre.

Quando viajei eu comprei no Amazon e enviei para o hotel. Me custou US$ 32,87 com o envio, um jogo de vela Denso Iridium. Estou viajando novamente no final do ano, dessa vez irei comprar as velas para outros três carros.

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Re: Motor Flex

por Pedro Josino » 16 Ago 2014, 01:41

thiago.onacto escreveu:Trouxe um vídeo para dar uma movimentada no tópico:

https://www.youtube.com/watch?v=w3EfO3hSevo

E aí falou verdade ou falou mentira? Deixo para vocês darem suas opiniões....


Na verdade eu concordo com ele.

Não sei se totalmente mas quase em tudo.

Em 2007 meu tio adquiriu um New Civic LXS 1.8 Automático a gasolina. Rodou pouco mais de um ano quando bateram nele e o serviço ficou mal feito. Ele mandou refazer e voltou pior. Então ele vendeu e comprou um carro "idêntico". Comprou outro New Civic LXS 1.8 Automático mas dessa vez com motor Flex. Ele relatou aumento no consumo de combustível, muito mesmo, de 9.5Km/L para coisa de 7.5Km/L. Esse segundo tinha talvez um problema que necessitava a cada 10.000Km regular acho que as válvulas, pois o carro perdia muita força, especialmente em ladeiras.

Nessa época eu tinha o Vectra preto e rodava somente com etanol. Como só passei 8 meses com esse carro, não cheguei a ter problemas relacionados ao combustível, mas tenho as OS dele. Nesses 8 meses foram 2 sondas lambdas, 1 jogo de velas, 1 jogo de cabos de vela, 1 silencioso, 1 catalisador, 1 jogo de pastilhas de freio (recall), 1 bomba da direção hidráulica, fora outros pequenos detalhes. Quando bateram nele o desgosto foi total, por isso passamos a frente. Inclusive havia comentando no outro fórum o problema. Entregamos o carro na concessionária e depois ainda vi que o hodômetro havia sido voltado.

Acho muito pouco tempo e quilometragem para tanto problema. Acho que o vendemos com 16mil km, na época só tínhamos um carro em casa e rodávamos bem mais que hoje. Não sei se esses problemas tinham relação com combustível, mas esse carro era bem problemático.

O nosso Vectra atual substituímos as velas com 22mil km e aos 48mil km. Os cabos de vela apenas aos 48mil km. A sonda lambda é original. O catalisador também, mas o silencioso já estamos no terceiro. As pastilhas foram substituídas aos 30mil km e aos 51mil km. Já temos 6 anos e 57mil km rodados.

Nesse rodamos 99,5% na gasolina. Acho que abasteci com etanol umas duas ou três vezes durante todos esses anos. O consumo fez não valer a pena usar esse combustível.

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