Alcir Andreoni escreveu:Pedro Josino escreveu:Rods escreveu:Eu também... o pessoal reclama do Etanol, tipo que só tem malefício, então porquê misturam? Qual o entendimento que todos tem?
Abraço!
No meu caso o Ford Ka roda no Etanol somente por causa do desempenho e consumo.
Parece que surge uns 15cv quando abastecido nesse combustível e não sei o motivo mas temos as mesmas médias no Etanol ou Gasolina.
Então vamos no Etanol que custa R$ 2,79 contra R$ 3,09 da gasolina comum ou R$ 3,19 da Grid/VPower.
A diferença de consumo somente será notada a partir do terceiro tanque, antes disso o carro "reconhece" o novo combustível como sendo o antigo, ainda!.
Limpeza de bico se faz trocando de combustível! Se está no etanol, põe gasolina e vice-versa!
Alcir Andreoni escreveu:Pedro Josino escreveu:Rods escreveu:Eu também... o pessoal reclama do Etanol, tipo que só tem malefício, então porquê misturam? Qual o entendimento que todos tem?
Abraço!
No meu caso o Ford Ka roda no Etanol somente por causa do desempenho e consumo.
Parece que surge uns 15cv quando abastecido nesse combustível e não sei o motivo mas temos as mesmas médias no Etanol ou Gasolina.
Então vamos no Etanol que custa R$ 2,79 contra R$ 3,09 da gasolina comum ou R$ 3,19 da Grid/VPower.
A diferença de consumo somente será notada a partir do terceiro tanque, antes disso o carro "reconhece" o novo combustível como sendo o antigo, ainda!.
Limpeza de bico se faz trocando de combustível! Se está no etanol, põe gasolina e vice-versa!
Alcir Andreoni escreveu:Tranquilo Pedro!
Aqui mais algumas opiniôes:
Limpeza de bicos injetores é golpe. Saia dessa
Em todo o Brasil está sendo praticado um verdadeiro assalto ao bolso do consumidor. É que algumas oficinas estão apelando para o “antes que seu carro falhe e lhe deixe na mão, submeta-o a uma limpeza dos bicos injetores”. Outras incluem o “serviço” na conta do cliente, que levou o carro para uma checagem geral, sem ao menos consultá-lo. Tenha cuidado, pois a limpeza das válvulas injetoras somente é necessária em alguns casos específicos. Saiba quais são esses casos, como funciona esse componente e a opinião de algumas montadoras de automóveis e fabricantes de “bicos”.
O que é bico injetor? - É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de “bico”, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, os “bicos” funcionam por meio de eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.
Magneti Marelli - Segundo Eduardo A. Campos, gerente comercial da empresa fabricante de válvulas injetoras, não há necessidade de limpeza preventiva dos “bicos”. “Somente recomendamos que, nas revisões programadas pelo fabricante do carro, seja verificados os parâmetros de funcionamento dos injetores. Se não houver nenhum inconveniente, não é necessária a limpeza”, esclarece.
Bosch - A Bosch, fabricante de válvulas, faz distinção entre “bicos novos” (produzidos a partir de 1996) e “antigos” fabricados antes de 1995). Os “antigos” são suscetíveis à formação de depósitos e, na ocasião, o combustível brasileiro, de má qualidade, potencializava o problema. Os “novos” não têm necessidade de espécie alguma de limpeza.
Fiat - A limpeza não é um item da manutenção preventiva programada. “Ela é recomendada somente quando há problema de funcionamento irregular do motor”, esclarece Carlos Henrique, engenheiro da Fiat Automóveis.
Volkswagen - Segundo Paulo Sanches, gerente de assistência técnica daquela montadora, a VW não recomenda a limpeza, como manutenção preventiva. Somente se o carro apresentar alguma anomalia e, mesmo assim, depois de uma verificação completa no sistema de injeção.
General Motors - A GM do Brasil não recomenda a limpeza dos “bicos injetores” e esse procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.
Ford - Também não recomenda a limpeza dos “bicos” em quilometragem alguma, sob a alegação de que os mesmos são autolimpantes. É a única montadora que explica isso no Manual do Proprietário do carro.
Está aí para mais comentários...
Rods escreveu:Boa Tarde Amigos.
Como muito sabem sou adepto da utilização do Etanol em função da queima mais limpa.
Semana passada enchi o tanque com Gasolina Aditivada para cumprir a prática da ciclagem e lubrificar os componentes que ficam ressecados pela utilização do Etanol, o motor roda macio sem a aspereza típica do Etanol.
Pois bem, tenho percebido que em trechos de subida, onde é requerido mais torque em baixo giro, o motor faz uns clec bem baixinho, quase querendo bater pino, mas bem modestamente, não chegando exatamente a isso, mas dando sinais.
Será que isso tá certo?
Abraços!
Alcir Andreoni escreveu:Tranquilo Pedro!
Aqui mais algumas opiniôes:
Limpeza de bicos injetores é golpe. Saia dessa
Em todo o Brasil está sendo praticado um verdadeiro assalto ao bolso do consumidor. É que algumas oficinas estão apelando para o “antes que seu carro falhe e lhe deixe na mão, submeta-o a uma limpeza dos bicos injetores”. Outras incluem o “serviço” na conta do cliente, que levou o carro para uma checagem geral, sem ao menos consultá-lo. Tenha cuidado, pois a limpeza das válvulas injetoras somente é necessária em alguns casos específicos. Saiba quais são esses casos, como funciona esse componente e a opinião de algumas montadoras de automóveis e fabricantes de “bicos”.
O que é bico injetor? - É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de “bico”, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, os “bicos” funcionam por meio de eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.
Magneti Marelli - Segundo Eduardo A. Campos, gerente comercial da empresa fabricante de válvulas injetoras, não há necessidade de limpeza preventiva dos “bicos”. “Somente recomendamos que, nas revisões programadas pelo fabricante do carro, seja verificados os parâmetros de funcionamento dos injetores. Se não houver nenhum inconveniente, não é necessária a limpeza”, esclarece.
Bosch - A Bosch, fabricante de válvulas, faz distinção entre “bicos novos” (produzidos a partir de 1996) e “antigos” fabricados antes de 1995). Os “antigos” são suscetíveis à formação de depósitos e, na ocasião, o combustível brasileiro, de má qualidade, potencializava o problema. Os “novos” não têm necessidade de espécie alguma de limpeza.
Fiat - A limpeza não é um item da manutenção preventiva programada. “Ela é recomendada somente quando há problema de funcionamento irregular do motor”, esclarece Carlos Henrique, engenheiro da Fiat Automóveis.
Volkswagen - Segundo Paulo Sanches, gerente de assistência técnica daquela montadora, a VW não recomenda a limpeza, como manutenção preventiva. Somente se o carro apresentar alguma anomalia e, mesmo assim, depois de uma verificação completa no sistema de injeção.
General Motors - A GM do Brasil não recomenda a limpeza dos “bicos injetores” e esse procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.
Ford - Também não recomenda a limpeza dos “bicos” em quilometragem alguma, sob a alegação de que os mesmos são autolimpantes. É a única montadora que explica isso no Manual do Proprietário do carro.
Está aí para mais comentários...
Rods escreveu:Almeidão... obrigado pela resposta, mas aí te devolvo outra pergunta: Se não há necessidade de limpar o sistema de injeção, qual o motivo que você daria para a irregularidade (mesmo que pequena) da minha marcha-lenta?
Abraço!
Pedro Josino escreveu:Almeidão,
Eu uso velas Iridium no Gol e Ka. Quando eu adotei essas velas, antes eu usava umas Bosch especificadas no catálogo, não tinham nem 10.000Km quando troquei, então quando viajei comprei umas Denso Iridium para esses carros. Escolhi a Denso por ter o eletrodo mais fino, porém dura um pouco menos que a NGK, falam em 80.000 milhas para as Denso e 100.000 milhas para as NGK, isso nos Estados Unidos. No Brasil as montadoras recomendam substituir as velas de Iridium entre 40.000K e 60.000Km.
A diferença foi o funcionamento mais linear.
Não coloquei por economia ou performance, mas para tentar obter uma queima melhor. Mas no Gol, somando todas as "melhorias" que fiz, hoje tenho uma diferença de consumo de quase 1,0Km/L para melhor. As melhorias foram: adotei um óleo mais fino (recomendado pelo fabricante), adoção de velas iridium, filtro k&n inbox, gasolina podium com aditivação complementar, militec-1 no motor, pneus das medidas originais calibrados frios semanalmente.
Recentemente troquei o óleo e filtros, solicitei a inspeção da borboleta e bicos injetores, estava tudo perfeito, limpo, sem necessidade de limpeza em nenhum dos dois. Eu ainda tinha descarbonizante da Abro, então solicitei a limpeza da tbi assim mesmo mas realmente estava bem limpa. Fizemos o aprendizado da borboleta via scanner e resetamos os parâmetros auto adaptativos. Abasteci o carro em 11/07 e como rodo pouco ainda não secou o tanque, mas segundo o computador de bordo, o consumo está em 9.7Km/L mas sempre da um pouco mais que o informado.
Almeidão escreveu:Então a Iridium é boa? não tive muita sorte aqui hoje, fui comprar e não achei Bosch e só tinha uma caixa de Iridium e comprei, precisava duas. Paguei aqui com imposto USD 32,90. Uma pena, porque prometi um amigo que iria comprar para ele e não consegui, tenho amanhã somente uns 30 minutos antes te pegar o avião pra procurar em um lugar mais, espero encontrar, caso contrário ficará para uma proxima vez e nem sempre demora tanto esta próxima vez. Comprei a NGK - BKR6EIX 6418
thiago.onacto escreveu:Trouxe um vídeo para dar uma movimentada no tópico:
https://www.youtube.com/watch?v=w3EfO3hSevo
E aí falou verdade ou falou mentira? Deixo para vocês darem suas opiniões....
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