O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CMotor Flex - Vectra C

112 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Motor Flex

por Almeidão » 17 Ago 2014, 19:54

Eu não posso jamais discordar com este video e o perfeito comentário do nosso amigo, afinal foi isto que sempre defendi. Esta história de deixar meio termo para os dois combustível, de desculpem é feito nas coxas mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Motor Flex

por Thiago Menezes » 18 Ago 2014, 08:03

O problema é como foi dito no vídeo, somos obrigados a ''engolir'' isso.

Mas o que é feito nesse país em beneficio nosso? E para piorar lá vem o aumento de álcool na gasolina para onerar mais ainda nossos bolsos, danificar mais nossos carros e sermos taxados de idiotas, onde se venda uma gasolina mais pura para fora e aqui fica para gente essa mistura.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Motor Flex

por Rods » 18 Ago 2014, 10:37

Bom dia amigos:

Não podemos esquecer de um problema, o do início do tópico: nossa gasolina é pobre/ruim, ou seja, com octanagem abaixo da ideal, por isso meu Vectra com 100% gasolina estava com sintomas de pré-detonação... até fiquei curioso: os amigos do Clube do Vectra que só abastecem com Gasolina e não colocam a Pódium não percebem esses sintomas de pré-detonação (batida de pino)??

Lembro a todos que depois que o nosso brother Alcir citou como possível problema a baixa octanagem da Gasolina Comum, apesar de eu ter enchido o tanque com Shell V-Power, eu esperei o MID marcar 25 litros consumidos e completei com Etanol Comum Ipiranga (eu procurei V-Power Etanol aqui perto da empresa mas não encontrei, então coloquei o Comum em posto Ipiranga conhecido do pessoal daqui), isso para usar a proporção recomendada de 60% Gasolina e 40% Etanol. Conclusão: Sumiram os sintomas de pré-detonação / querendo bater-pino totalmente... ponto para nosso brother Alcir! Mas para acrescentar, obviamente o Vectrão voltou a ficar mais áspero em função do Etanol.

Ontem, fui para o meu antigo bairro, onde há o Posto Shell de confiança que tem V-Power Etanol, e meu MID marcava 19 litros consumidos... pedi para colocar 12 litros de Gasolina V-Power e 7 litros de V-Power Etanol para completar, a bomba parou automaticamente com 6,75 litros, pedi para arredondar para 7 litros. Liguei meu Vectra e fui para casa (aproximadamente uns 35 Km), como o trecho possui em torno de 5 Km totalmente urbanos e 30 Km em pista expressa, o MID marcou o consumo médio de 12 Km/l. O Vectrão foi tranquilo e um pouco menos áspero do que estava, mas a proporção de Etanol que estou acrescendo não faz sumir totalmente a aspereza. Vou consumir esse tanque quase que completo agora e no próximo abastecimento vou ver se coloco no tanque completo 60% Gasolina V-Power e 40% V-Power Etanol para ver como fica o Vectrão.

Abraços!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Motor Flex

por Almeidão » 18 Ago 2014, 13:40

Não esqueça que quando voce diz 100% gasolina, isto é impossivel sem tirar o alcool dela.

Já que vai colocar 60% de Gasolina que já tem X% de alcool, então esta conta precisa ser revista para ser precisa e já que o tópico mudou muito mas inicialmente falamos de pecisão, então reveja todas as contas antes de reabastecer.

Já sobre a detonação, informo que sou intruso, meu é um B motor 2001 de Astra e não detona usando gasolina comum, aditivada ou Podium que só usei para teste e logo vi que esta é para dono de posto rir do que fazemos para eles se divertirem.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Motor Flex

por Alcir Andreoni » 18 Ago 2014, 13:44

Almeidão escreveu:Não esqueça que quando voce diz 100% gasolina, isto é impossivel sem tirar o alcool dela.

Já que vai colocar 60% de Gasolina que já tem X% de alcool, então esta conta precisa ser revista para ser precisa e já que o tópico mudou muito mas inicialmente falamos de pecisão, então reveja todas as contas antes de reabastecer.

Já sobre a detonação, informo que sou intruso, meu é um B motor 2001 de Astra e não detona usando gasolina comum, aditivada ou Podium que só usei para teste e logo vi que esta é para dono de posto rir do que fazemos para eles se divertirem.

Almeidão, esse problema da pré-detonação só ocorre nos motores flex.

Em motor à gasolina não! :52:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Motor Flex

por Thiago Menezes » 18 Ago 2014, 14:00

Rods, você faz a aditivação da sua proporção? :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Motor Flex

por Rods » 18 Ago 2014, 15:46

Almeidão: Você tá certo pensando na proporção do Alcool, apesar de o Alcool da Gasolina ser Anidro (sem água), mas nessa fórmula do Alcir tá rodando bem, sem gerar pré-detonação.

Thiago: Hoje estou usando Gasolina Aditivada V-Power + Etanol Comum Ipiranga e ontem coloquei um pouco de Etanol Aditivado V-Power (7 Litros). Você está falando de aditivação manual, tipo Bardhal ou AcDelco?

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Motor Flex

por Rods » 18 Ago 2014, 15:54

Amigos:

Para enriquecer o tópico sobre o motor flex... como disse, após aproximadamente uns 5 tanques de Etanol Aditivado da Shell, coloquei 1 tanque de Gasolina Aditivada para praticar a ciclagem... há uns 4 dias, tenho percebido uma reação diferente do meu motor. Para tentar explicar o que vou falar, vou dar o exemplo de um freio-motor de caminhão... não sei quantos já ouviram, mas quando se ativa o freio-motor de um caminhão/ônibus, ao pisar no freio, o motor faz um ruído diferente, tipo um VRRRAAAMM, rs, é dificil explicar. Mas o que tenho percebido no meu motor, após fazer a ciclagem e misturar Gasolina e Etanol no meu tanque, é que ao ligar, após aquele período rápido de 1-2 segundos onde o motor parece que não tem lubrificação (prováveis tuchos vazios), ele agora está fazendo um ruído baixinho semelhante à esse de quando se ativa um freio motor, tenho aguardado no estacionamento do prédio uns 3 minutos e ele fica desse jeito... saio com o carro, começo fazer o trajeto do trabalho que leva uns 25 minutos e nesse período na maioria das vezes o motor atinge a temperatura ideal de trabalho, quando páro o carro e presto atenção no ruído do motor, esse barulho sumiu.

Alguém tem alguma idéia do que pode ser isso? É um modo normal de trabalhar? Não me lembro de ele fazer isso antes.

Abraços!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Motor Flex

por Thiago Menezes » 18 Ago 2014, 16:05

Rods escreveu:Almeidão: Você tá certo pensando na proporção do Alcool, apesar de o Alcool da Gasolina ser Anidro (sem água), mas nessa fórmula do Alcir tá rodando bem, sem gerar pré-detonação.

Thiago: Hoje estou usando Gasolina Aditivada V-Power + Etanol Comum Ipiranga e ontem coloquei um pouco de Etanol Aditivado V-Power (7 Litros). Você está falando de aditivação manual, tipo Bardhal ou AcDelco?


Sim, já que o zelo é grande, poderia fazer a aditivação a parte até porque o próprio Crispim já disse que aditivação de gasolina no posto é ''fulera'' usam baixo teor de aditivo.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Motor Flex

por Alcir Andreoni » 18 Ago 2014, 16:07

Rods escreveu:Amigos:

Para enriquecer o tópico sobre o motor flex... como disse, após aproximadamente uns 5 tanques de Etanol Aditivado da Shell, coloquei 1 tanque de Gasolina Aditivada para praticar a ciclagem... há uns 4 dias, tenho percebido uma reação diferente do meu motor. Para tentar explicar o que vou falar, vou dar o exemplo de um freio-motor de caminhão... não sei quantos já ouviram, mas quando se ativa o freio-motor de um caminhão/ônibus, ao pisar no freio, o motor faz um ruído diferente, tipo um VRRRAAAMM, rs, é dificil explicar. Mas o que tenho percebido no meu motor, após fazer a ciclagem e misturar Gasolina e Etanol no meu tanque, é que ao ligar, após aquele período rápido de 1-2 segundos onde o motor parece que não tem lubrificação (prováveis tuchos vazios), ele agora está fazendo um ruído baixinho semelhante à esse de quando se ativa um freio motor, tenho aguardado no estacionamento do prédio uns 3 minutos e ele fica desse jeito... saio com o carro, começo fazer o trajeto do trabalho que leva uns 25 minutos e nesse período na maioria das vezes o motor atinge a temperatura ideal de trabalho, quando páro o carro e presto atenção no ruído do motor, esse barulho sumiu.

Alguém tem alguma idéia do que pode ser isso? É um modo normal de trabalhar? Não me lembro de ele fazer isso antes.

Abraços!

Essa é nova! :47:

Nunca percebi esse ruído não! :9:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Motor Flex

por Thiago Menezes » 18 Ago 2014, 16:17

Alcir Andreoni escreveu:
Rods escreveu:Amigos:

Para enriquecer o tópico sobre o motor flex... como disse, após aproximadamente uns 5 tanques de Etanol Aditivado da Shell, coloquei 1 tanque de Gasolina Aditivada para praticar a ciclagem... há uns 4 dias, tenho percebido uma reação diferente do meu motor. Para tentar explicar o que vou falar, vou dar o exemplo de um freio-motor de caminhão... não sei quantos já ouviram, mas quando se ativa o freio-motor de um caminhão/ônibus, ao pisar no freio, o motor faz um ruído diferente, tipo um VRRRAAAMM, rs, é dificil explicar. Mas o que tenho percebido no meu motor, após fazer a ciclagem e misturar Gasolina e Etanol no meu tanque, é que ao ligar, após aquele período rápido de 1-2 segundos onde o motor parece que não tem lubrificação (prováveis tuchos vazios), ele agora está fazendo um ruído baixinho semelhante à esse de quando se ativa um freio motor, tenho aguardado no estacionamento do prédio uns 3 minutos e ele fica desse jeito... saio com o carro, começo fazer o trajeto do trabalho que leva uns 25 minutos e nesse período na maioria das vezes o motor atinge a temperatura ideal de trabalho, quando páro o carro e presto atenção no ruído do motor, esse barulho sumiu.

Alguém tem alguma idéia do que pode ser isso? É um modo normal de trabalhar? Não me lembro de ele fazer isso antes.

Abraços!

Essa é nova! :47:

Nunca percebi esse ruído não! :9:


Rods, você está ficando paranoico com isso amigo :52: relaxa, a nave está linda e pelo cuidado que tem com o carro deve está rodando lisinha, para de colocar chifre em cabeça de cavalo amigo :38:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Motor Flex

por Alcir Andreoni » 18 Ago 2014, 16:56

thiago.onacto escreveu:... para de colocar chifre em cabeça de cavalo amigo :38:


E na cabeça de cavalo inimigo também! :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Motor Flex

por Rods » 18 Ago 2014, 17:06

KKKKKKKK... Thiagão e Alcir, vocês são demais... hahahaha

Entendi... melhor parar de procurar ruídos mesmo... hehehe... então sobre a aditivação, vocês acham que é bom aditivar todos os tanques no abastecimento ou uso os combustíveis nativos e de vez em quando aditivo? Será que aditivo demais não faz mal??rs

Abraços!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Motor Flex

por Thiago Menezes » 18 Ago 2014, 23:47

Rods escreveu:KKKKKKKK... Thiagão e Alcir, vocês são demais... hahahaha

Entendi... melhor parar de procurar ruídos mesmo... hehehe... então sobre a aditivação, vocês acham que é bom aditivar todos os tanques no abastecimento ou uso os combustíveis nativos e de vez em quando aditivo? Será que aditivo demais não faz mal??rs

Abraços!


Bom, de acordo com o mestre jedi dos lubrificantes aditivo flex acdelco utilização em intervalo de dois tanques :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Motor Flex

por Rods » 21 Ago 2014, 11:03

Show de Bola Thiagão!

Já que este tópico é do Motor Flex, no meu caso o FlexPower 2.0 8V com 128cv, queria falar aqui de uma coisa que estou achando estranha: na minha tampa de válvulas tem acho que um respiro... é uma mangueira de borracha que fica presa na tampa ou com inscrição FlexPower e sai no sentido da ventoinha/grade dianteira. Acontece que nesta semana abri o capô e percebi que esta mangueira está ficando meio melada de óleo... e queria entender o motivo disso.. se alguém puder ajudar, fico grato aos amigos do Clube do Vectra.

Abraços!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Motor Flex

por Thiago Menezes » 21 Ago 2014, 12:01

Bom, no meu caso a mangueira que mela óleo é no respiro do suspiro que liga o filtro de ar e a TBI. Ali toda vez que abro tem melado de óleo e olhando o tudo do suspiro da próximo a boca que pega na TBI fica meio melado óleo chegando na TBI. Bom o Almeidão disse que poderia ser excesso de óleo, meu óleo baixou e continua melando mas com menos proporção, não sei se isso é normal ou se precisar ver alguma coisa :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Motor Flex

por Alcir Andreoni » 21 Ago 2014, 12:27

Somente ilustrativo (By Almeidão):

"para começar estes defletores não são para destribuir o óleo, são barreiras para o óleo não forçar qualquer tipo de pressão na junta e assim começar a sair para fora mesmo antes de estragar esta junta. Já esta tampa é oca porque o suspiro do motor assopra por ela e tem uma mangueira que suga o óleo em excesso entra nas câmaras para ser queimado e assim facilita a outra mangueira que vai para antes da entrada da TBI, libera os gases restantes das explosões e movimento dos pistções, bielas e girabrequim. Esta por fim deveria ir somente ar do suspiro já que a outra suga o excesso de óleo, mas o sistema não foi desenvolvido como deveria e ficou assim cagando toda a nossa TBI.

A lubrificação ali é feita por alta pressão da bomba passando pelos tuchos e furos no comando + furos nos mancais do cabeçote e tudo que vem de dentro da tampa é o suspiro mandando para cima e não tem nada a ver com a lubrificação em si, simplesmente este óleo voltará para baixo pelo retorno normal do óleo que tem entre o cabeçote e bloco.

Esta peça colada, corre um tremendo risco de ser solta e te assustar com ruidos dentro do motor se não houver algo pior, já que nada consegue colocar tendo óleo por perto, nada que digo são estas colas comuns que normalmente usamos. Realmente esta peça para o 8V não é cara e vale apenas trocar pelo menos nos carros que já tenham mais de 10 anos de uso."
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Motor Flex

por Thiago Menezes » 21 Ago 2014, 12:37

Então a do suspiro ali não tem jeito? Mela mesmo?

Eu notei que começou a melar menos quando o óleo não ficou mais com excesso, por isso na próxima troca vou colocar menos que 4,5 mesmo fazendo a limpeza no carter.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Motor Flex

por Almeidão » 21 Ago 2014, 13:27

thiago.onacto escreveu:Então a do suspiro ali não tem jeito? Mela mesmo?

Eu notei que começou a melar menos quando o óleo não ficou mais com excesso, por isso na próxima troca vou colocar menos que 4,5 mesmo fazendo a limpeza no carter.


Kkakakka, Alcir muito legal, evita escrever outra vez, só n~çao encaixa a peça colada kakakka.

Thiago, eu não disse que elimina 100% o óleo para a TBI se voce tiver a quantidade certa, mas com certeza aumenta com a quantidade errada. Menos óleo, menos pressão no interior do motor, menos óleo pelo suspiro, menos óleo na TBI, menos combustivel sendo gasto é tudo menos. Só + vida para o motor. Este menos, não é menos que o manual é igual ao manual, só que o manual não lhe informa que os tuchos ficam carregados e o carter fica com quase 300 ML e não sai e mais uns ML agarrados em locais que não sai mesmo tipo onde está a bomba.

Já sobre esta mangueira que sai do motor e entra na tambá na frente, é o suspiro que deve ser limpo e quando começa vazar ali já é hora de limpar e trocar esta borracha. Este cano é muito fácil de tirar, usa bastante gasolina com vergalão e estopa para limpar ele, e ógico tirar a tampa e lavar ela inteira com bastante gasolina e tirar toda a sujiera que existe ed as mangueiras que vão apra TBI devem ser limpa também. Com certeza o carro ficará melhor até sujar outra vez. Mas como já infomrei se usar a quantidade certa de óleo, demora bem mais tempo para sujar e suja bem menos a TBI.

A quantidade certa para o meu carro é: Depois que limperi todo o carter e tenho certeza que não tem nada la dentro, coloco o filtro e + 4,3 litros de óleo. Se eu não limpar o carter, coisa que eu nunca deixo de fazer, eu colocaria somente 4 litros de óleo.

Com certeza sem limpar o carter e ao colocar 4,5 de óleo estarão com 300 ML de excesso ou mais.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Motor Flex

por Thiago Menezes » 21 Ago 2014, 15:47

Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Então a do suspiro ali não tem jeito? Mela mesmo?

Eu notei que começou a melar menos quando o óleo não ficou mais com excesso, por isso na próxima troca vou colocar menos que 4,5 mesmo fazendo a limpeza no carter.


Kkakakka, Alcir muito legal, evita escrever outra vez, só n~çao encaixa a peça colada kakakka.

Thiago, eu não disse que elimina 100% o óleo para a TBI se voce tiver a quantidade certa, mas com certeza aumenta com a quantidade errada. Menos óleo, menos pressão no interior do motor, menos óleo pelo suspiro, menos óleo na TBI, menos combustivel sendo gasto é tudo menos. Só + vida para o motor. Este menos, não é menos que o manual é igual ao manual, só que o manual não lhe informa que os tuchos ficam carregados e o carter fica com quase 300 ML e não sai e mais uns ML agarrados em locais que não sai mesmo tipo onde está a bomba.

Já sobre esta mangueira que sai do motor e entra na tambá na frente, é o suspiro que deve ser limpo e quando começa vazar ali já é hora de limpar e trocar esta borracha. Este cano é muito fácil de tirar, usa bastante gasolina com vergalão e estopa para limpar ele, e ógico tirar a tampa e lavar ela inteira com bastante gasolina e tirar toda a sujiera que existe ed as mangueiras que vão apra TBI devem ser limpa também. Com certeza o carro ficará melhor até sujar outra vez. Mas como já infomrei se usar a quantidade certa de óleo, demora bem mais tempo para sujar e suja bem menos a TBI.

A quantidade certa para o meu carro é: Depois que limperi todo o carter e tenho certeza que não tem nada la dentro, coloco o filtro e + 4,3 litros de óleo. Se eu não limpar o carter, coisa que eu nunca deixo de fazer, eu colocaria somente 4 litros de óleo.

Com certeza sem limpar o carter e ao colocar 4,5 de óleo estarão com 300 ML de excesso ou mais.


Sim Almeidão, por isso eu disse que quando diminuiu um kado o nível do óleo a ''melação'' ficou menor mas não parou definitivamente.

Sobre o final do testo, estou com o tópico que conversei com você sobre a troca e lá consta os 4,3 litros que você disse :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

112 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 212 visitantes

Bem-vindo: 23 Abr 2024, 16:14