O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CAtualização de ECU dos motores 140 Cv

113 mensagens
Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Edcezar » 28 Mai 2016, 04:05

Janduir10

A atualização era pra corrigir um problema que o vectra/astra com motores de 140cv ficavam fracos demais quando abastecidos com gasolina.

Não espere melhora de consumo, ou coisas do tipo.

Também sai de um Astra pra um gt e posso garantir que não tem comparação é até hoje não tive explicação do porque de tanta diferença...

Tem tópico aberto sobre isso inclusive...

S5
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Tiagomos1 » 28 Mai 2016, 08:41

janduir10 escreveu:Atualizei a Ecu do meu Vectra Elite 2009/10. Ficou 195,00 na Vigorito Santo André. Acompanhei e pra atualizar demora uns 10 min quando se coloca o aparelho e vai mostrando um gráfico (fiquei com medo de não atualizarem e acompanhei o processo). Particularmente não vi nenhuma diferença. Tive um Astra Elite 2005 que o achava com muito mais torque em baixa (127vc)...

Olha, isso é simples:
Primeiro: O vectra hatch possui quase 130 quilos a mais que o astra (seja ele hatch ou seja, pois quase não tem diferença de peso entre as duas versões). Na verdade chega a ser mais de 160kg de diferença entre os dois hatchs.

Segundo: tanto o motor 127cv quanto o 140cv possuem 19.7 kgf.m de torque em 2600rpm (para o vectra) e em 2400rpm (para o astra), ou seja, possuem o mesmo torque. Portanto, não deve esperar que o motor 140cv arranque mais forte, pois ele tem o mesmo torque.

Então, o astra vai sair na frente mesmo, pois ele possui mesmo torque e pesa menos.

O problema é que o povo confunde potência com torque:

Torque = arrancada e retomada
Potência = igual velocidade

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Tiagomos1 » 28 Mai 2016, 08:50

Edcezar escreveu:Janduir10

A atualização era pra corrigir um problema que o vectra/astra com motores de 140cv ficavam fracos demais quando abastecidos com gasolina.

Não espere melhora de consumo, ou coisas do tipo.

Também sai de um Astra pra um gt e posso garantir que não tem comparação é até hoje não tive explicação do porque de tanta diferença...

Tem tópico aberto sobre isso inclusive...

S5

Pega a ficha técnica dos dois...é batata.

Astra harch: peso de 1111kg
Torque de 19.6 em 2400rpm
Motor 127cv
Para o Astra 140, só muda a potência e o torque passa para 19.7 em 2600rpm

Vectra gt: peso 1283kg
Torque de 19.7 em 2600rpm
Motor 140cv

Então o Astra tem que ser mais esperto pra arrancar e retomar velocidade.

Mesmo torque e menos peso, e a diferença de peso seriam duas pessoas a mais no carro (160kg)

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Edcezar » 28 Mai 2016, 08:54

Eu ainda acho que deve ser mais coisas...

Como por exemplo a curva de torque dos dois, sem contar que aquelas rodas de aro 17 são pesadíssimas

S5
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Tiagomos1 » 28 Mai 2016, 08:58

Edcezar escreveu:Eu ainda acho que deve ser mais coisas...

Como por exemplo a curva de torque dos dois, sem contar que aquelas rodas de aro 17 são pesadíssimas

S5

Com certeza tem mais coisa, já ouvi bastante sobre a curva de potência do 140cv ser um desastre kkkk
Mais só esses 160kg aí já dão uma diferença viu.
Outra coisa a se pensar, o astra possui acelerador eletrônico igual o vectra?
Pois o acelerador também atrapalha na arrancada, por causa do delay.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Edcezar » 28 Mai 2016, 09:01

Tem sim Tiago... Os dois tem acelerador eletrônico.

Além do peso, rodas acredito que a curva de toque seja muito diferente.

Como disse no outro tópico, estou comparando um astra de 128cv com um de 140 e a diferença já era absurda... imagina o de 140 com o de 140 então...

S5
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Tiagomos1 » 28 Mai 2016, 09:11

Edcezar escreveu:Tem sim Tiago... Os dois tem acelerador eletrônico.

Além do peso, rodas acredito que a curva de toque seja muito diferente.

Como disse no outro tópico, estou comparando um astra de 128cv com um de 140 e a diferença já era absurda... imagina o de 140 com o de 140 então...

S5

N deve mudar a diferença pelo torque ser o mesmo. Talvez até diminua a diferença pelo fato de ambos terem o mesmo motor e aí vai ser só o peso mesmo.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Edcezar » 28 Mai 2016, 09:12

Também já ouvi dizer que um câmbio f23 é mais pesado... Não sei se é verdade...

S5
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Tiagomos1 » 28 Mai 2016, 18:58

Edcezar escreveu:Também já ouvi dizer que um câmbio f23 é mais pesado... Não sei se é verdade...

S5

Mais saiu pouco gt com o f23, com motor 140cv eu acho q nenhum. Nem tem ele no manual do carro. Só fala do f17 plus

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Edcezar » 28 Mai 2016, 19:14

Então fui premiado kkkk

S5
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Tiagomos1 » 28 Mai 2016, 23:54

Edcezar escreveu:Então fui premiado kkkk

S5

Essa chevrolet tá de brincadeira kkkkk

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Andrey Gabriel
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:20
Nome Completo: Andrey Gabriel
Cidade: Vilhena
Estado: Rondônia
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Andrey Gabriel » 07 Jun 2016, 11:11

bom dia povo, sou novo no fórum e novo com vecao tmb, tenho um ELEGANCE 2011 AT, estou vendo sobre essa atualização mas tenho receio sobre isso, desempenho dele me parece bom ( eu tinha um fiesta 1.0 super amarrado :6: )... como faço pra saber qual a versão atual no carro.. ah, consumo na city de 6 km/l na gasolina aditivada..... achei um pouco exagerado, mas nao coloquei o baguazao na estrada ainda pra ver como vai........ valeu moçada..

Avatar do usuário
betoboo
Member
Member
Mensagens: 49
Registrado em: 19 Mai 2015, 10:01
Nome Completo: PAULO CRUZ
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por betoboo » 07 Jun 2016, 12:37

PessoAll,

Meu carro esta fazendo uma media de 8,5 na cidade e 12 na estrada, só gasolina V-Power, 100% A/C e estamos com quase 89000km, a impressão que tenha acada dia que passa ele fica melhor... chego a ficar triste de pensar no dia que terei de substitui-lo, nao sei qual a sua altura... Minha ECM esta em dia...

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Tiagomos1 » 08 Jun 2016, 09:07

Andrey Gabriel escreveu:bom dia povo, sou novo no fórum e novo com vecao tmb, tenho um ELEGANCE 2011 AT, estou vendo sobre essa atualização mas tenho receio sobre isso, desempenho dele me parece bom ( eu tinha um fiesta 1.0 super amarrado :6: )... como faço pra saber qual a versão atual no carro.. ah, consumo na city de 6 km/l na gasolina aditivada..... achei um pouco exagerado, mas nao coloquei o baguazao na estrada ainda pra ver como vai........ valeu moçada..

Para ver a versão da atualização, só com scanner.
Sobre consumo, mesmo sendo at o consumo vai melhorar assim que você se acostumar com o carro. Porque digo mesmo sendo at, pois ele passa as marchas no tempo certo, mas com o tempo você pega "as manhas" para reduzir o consumo (usar o cut-off, fazer o câmbio trabalhar mais suave, etc.).

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

DNH79
GL Member
GL Member
Mensagens: 70
Registrado em: 02 Ago 2014, 07:01
Nome Completo: Décio Nobuki Hayashi
Cidade: Extrema
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por DNH79 » 24 Jun 2016, 13:55

Boa tarde Pessoal, para o Elite 2010 que versão tem que ser?
Imagem

Hérico
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:57
Nome Completo: Hérico Henrique Araujo de Almeida
Cidade: Maceio
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Hérico » 18 Dez 2016, 22:56

márcia-x-rafael.godoy escreveu:Fuente del Mensaje Eu fiz a atualização do meu, você não é obrigado a pagar nada, isso é um erro da GM que da perca de potência, liguei pra GM e ela mandou procurar uma concessionária e eu disse a ela que tinha falado com a GM e eles agendaram e fizeram a atualização no meu GT 2010. ficou TOP, ta disparando muito bem agora meu carro e respondendo bem mais rápido o RPM do carro.

Rafael Godoy
Recife - PE
81 9 99032959 zap

Cara, tu lembra qual a versão que botaram no seu

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Tiagomos1 » 19 Dez 2016, 18:45

Sobre a versão, quando colocam o carro no sistema... É colocada a versão mais nova para o modelo.
Sei que o elegance e gt tem uma versão e o elite e gtx tem outra, só não lembro se varia quando é câmbio automático ou manual

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

araoliveira
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 14 Mar 2017, 07:55
Nome Completo: André Ricardo Andrade de Oliveira
Cidade: Palmas
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por araoliveira » 12 Abr 2017, 08:59

Tiagomos1 escreveu:Fuente del Mensaje
Edcezar escreveu:Tem sim Tiago... Os dois tem acelerador eletrônico.

Além do peso, rodas acredito que a curva de toque seja muito diferente.

Como disse no outro tópico, estou comparando um astra de 128cv com um de 140 e a diferença já era absurda... imagina o de 140 com o de 140 então...

S5

N deve mudar a diferença pelo torque ser o mesmo. Talvez até diminua a diferença pelo fato de ambos terem o mesmo motor e aí vai ser só o peso mesmo.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk




O torque é o mesmo, porém a curva de torque deles é bem diferente.

O motor 128cv tem um pico de torque aos 2400 rpm e mantém uma queda de torque linear até quase 5200 rpm. Já o motor 140cv tem o pico de torque a 2600 rpm, porém ele tem uma queda abrupta após os 3000 rpm e tem outro pico de torque aproximadamente aos 4000/4500 rpm seguido de outra queda até começar a declinar. É por isso tanta diferença entre os motores 128cv e os 140cv. Na verdade, o 128cv rende mais mesmo que o 140cv graças a essa linearidade na curva de torque. O 140cv, se não oscilasse tanto a curva de torque, era pra ser muito mais motor. No entanto, falha, mais uma vez, da GM.

Eu vou fazer a reprogramação do meu, depois que fiz essa pesquisa. Sem contar que fui premiado com o F23, então preciso de mais potência pra esse câmbio. Acredito que, com um ganho de torque e tentando deixar essa curva de torque mais linear possível, o carro vai ficar bem mais ágil e uniforme na entrega de potência.

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Tiagomos1 » 12 Abr 2017, 09:26

Essa queda abrupta no torque nos 3mil ocorre no motor de 2009 e início de 2010. Os demais não tem essa queda toda.
Solução é simples, atualizar a injeção.

Sobre o f23, ele é mais curto...portanto, o carro deveria andar mais nas retomadas e arrancadas

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Tiagomos1 » 12 Abr 2017, 09:28

Ah tá, em relação ao maior peso do câmbio kkkkk

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

113 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 205 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 16:37