O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CAtualização de ECU dos motores 140 Cv

113 mensagens
Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por Edcezar » 28 Dez 2014, 14:29

Essa atualização foi disponibilizada para os vectras e astras com motor de 140cv. Muitos deles apresentavam perda de potencia quando abastecido com gasolina, muitos deles tiveram cabeçotes trocados enfim, já foi um assunto bastante discutido

É um absurdo, mas práticamente tem que implorar pros caras da css fazerem.

Pegam o numero do chassi e diz que não precisam. Tive de dizer pro mecanico da css qual o numero da atualização, que é a 1069. Meu gt estava com a 1067, mas só quando falei que existia a 1069 ele aceitou que tinha que fazer.

Honestamente no meu não tinha sentido nada de diferente.

Não fiquem otimistas com relação a consumo.
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por José Leal » 28 Dez 2014, 15:26

A grande vantagem dessas injeções híbridas é a facilidade em ser reprogramadas. Basta espetar o scanner com o mapa mais novo e "pau na máquina".

FLP4118, não é caso de recall. Trata-se de uma atualização de software.
Imagem
Imagem
Imagem

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por renatovisk » 28 Dez 2014, 16:02

Edcezar escreveu:Essa atualização foi disponibilizada para os vectras e astras com motor de 140cv. Muitos deles apresentavam perda de potencia quando abastecido com gasolina, muitos deles tiveram cabeçotes trocados enfim, já foi um assunto bastante discutido

É um absurdo, mas práticamente tem que implorar pros caras da css fazerem.

Pegam o numero do chassi e diz que não precisam. Tive de dizer pro mecanico da css qual o numero da atualização, que é a 1069. Meu gt estava com a 1067, mas só quando falei que existia a 1069 ele aceitou que tinha que fazer.

Honestamente no meu não tinha sentido nada de diferente.

Não fiquem otimistas com relação a consumo.


Para saber a versão que está instalada em meu elite somente com o scanner?

Abraços!

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por Edcezar » 28 Dez 2014, 16:18

José Leal escreveu:A grande vantagem dessas injeções híbridas é a facilidade em ser reprogramadas. Basta espetar o scanner com o mapa mais novo e "pau na máquina".

FLP4118, não é caso de recall. Trata-se de uma atualização de software.


renatovisk escreveu:
Edcezar escreveu:Essa atualização foi disponibilizada para os vectras e astras com motor de 140cv. Muitos deles apresentavam perda de potencia quando abastecido com gasolina, muitos deles tiveram cabeçotes trocados enfim, já foi um assunto bastante discutido

É um absurdo, mas práticamente tem que implorar pros caras da css fazerem.

Pegam o numero do chassi e diz que não precisam. Tive de dizer pro mecanico da css qual o numero da atualização, que é a 1069. Meu gt estava com a 1067, mas só quando falei que existia a 1069 ele aceitou que tinha que fazer.

Honestamente no meu não tinha sentido nada de diferente.

Não fiquem otimistas com relação a consumo.


Para saber a versão que está instalada em meu elite somente com o scanner?

Abraços!

Só com tech2. Nesse caso ele ficou ligado a uma central que autorizava a atualização.
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 189
Registrado em: 29 Out 2014, 16:05
Nome Completo: Filipe de Andrade Severiano
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por FLP4118 » 28 Dez 2014, 21:46

José Leal escreveu:A grande vantagem dessas injeções híbridas é a facilidade em ser reprogramadas. Basta espetar o scanner com o mapa mais novo e "pau na máquina".

FLP4118, não é caso de recall. Trata-se de uma atualização de software.


Só não entendo porque todos os carros não precisaram da atualização, o meu por exemplo tem bom desempenho e o consumo dentro da média para um motor 2.0.
Será que não é a diferença das injeções SFI E MPFI?
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Astra Advantage 2p Preto
X Astra Advantage 2p Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por Edcezar » 28 Dez 2014, 22:31

FLP4118 escreveu:
José Leal escreveu:A grande vantagem dessas injeções híbridas é a facilidade em ser reprogramadas. Basta espetar o scanner com o mapa mais novo e "pau na máquina".

FLP4118, não é caso de recall. Trata-se de uma atualização de software.


Só não entendo porque todos os carros não precisaram da atualização, o meu por exemplo tem bom desempenho e o consumo dentro da média para um motor 2.0.
Será que não é a diferença das injeções SFI E MPFI?

Talvez todos precisaram, mas só foram feitos naqueles que reclamaram...

Ou sabiam dela...

Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por renatovisk » 29 Dez 2014, 16:39

Acabei de voltar da css e atualizaram para mim de graça.... estava com a versão 1055 instalada. Atualizaram sem custo nenhum... já aproveitei e ativei o consumo instantâneo do computador de bordo.

Abraços!

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por marcelo.souza2 » 29 Dez 2014, 16:44

renatovisk escreveu:Acabei de voltar da css e atualizaram para mim de graça.... estava com a versão 1055 instalada. Atualizaram sem custo nenhum... já aproveitei e ativei o consumo instantâneo do computador de bordo.

Abraços!


E ai, notou alguma diferença a primeira vista?

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por renatovisk » 29 Dez 2014, 18:00

De primeiro instante... Parece que o carro ficou mais esperto na arrancada. Percebi que ele desenvolveu mais rapidamente quando apertei o pé. Claro pode ser efeito placebo mas na minha opiniao melhorou sim... Consumo não sei dizer pois agora com ecu atualizada e consumo inst no comp bordo marca 1,1 l/h em lenta na gasosa. Antes nao tinha como avaliar.

Abraços!

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por José Leal » 01 Jan 2015, 07:58

FLP4118 escreveu:Só não entendo porque todos os carros não precisaram da atualização, o meu por exemplo tem bom desempenho e o consumo dentro da média para um motor 2.0.
Será que não é a diferença das injeções SFI E MPFI?

Na verdade, quando a GM lançou o motor de 140CV, tinha um "problema" (entre aspas mesmo) no cabeçote, que a central de IE identificava como batida de pino, daí atrasava absurdamente o ponto, matando o rendimento do motor.
Num primeiro momento, o pessoal tava trocando o cabeçote, mas depois conseguiram contornar a situação com os mapas atualizados.
Os motores 16V já possuem mapas bem definidos, por isso não precisam de atualização. Mas tem como mexer no mapa de ignição deles. São 3 mapas.

Explicando: nos primeiros 2.0 16V de 141CV, devida a taxa de compressão de 10,5:1, dependendo da gasolina, o motor batia pino. A IE atrasava o ponto e broxava o motor. Exagerando na descrição, os mapas eram "ninja" (o mais avançado), "civil" (meio termo) e "geriátrico" (bem atrasado). Então o pessoal da concessionária mudava o mapa de ninja para civil e caso continuasse batendo pino, mudava para o geriátrico.
Nos motores 2.0 de 136CV e 2.2 16V de 138/127CV, além da diminuição da taxa de compressão (baixou para 9,6:1), mexeu tb no mapa de ignição. Agora eram "geriátrico", "manco" e "broxa". Quer dizer, pegaram o mapa mais atrasado do motor de 141CV e colocaram como o mais avançado. E criou outros 2 ainda mais atrasados ainda.
Por aí, vc pode entender que o motor 2.4 16V deve usar o mapa de ignição bem parecido (talvez até mais atrasado) com o do 2.2 16V, quando abastecido com gasolina. Por isso ele NUNCA vai bater pino. E seguindo essa linha de raciocínio, pode-se entender que colocando o mapa de ignição dos 2.0 de 141CV no motor 2.2 16V de 138CV, deve vir bem mais potência que esse declarado.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por Arquiteto » 01 Jan 2015, 10:33

Se vcs procurarem as especificacoes dos vectras opel vao ver que 2.2 16v

La rendem 10 cavalhos a mais ...acredito q pra nos colocaram um mapeamento

Geriatric top full .. afinal nossa gasolina sempre foi das "mais batizadas" e juntando ao medo da GM

Ter de consertar motores dentro da garantia ... acabamos sendo premiados

:23:

Avatar do usuário
FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 189
Registrado em: 29 Out 2014, 16:05
Nome Completo: Filipe de Andrade Severiano
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por FLP4118 » 03 Jan 2015, 22:08

José Leal escreveu:
FLP4118 escreveu:Só não entendo porque todos os carros não precisaram da atualização, o meu por exemplo tem bom desempenho e o consumo dentro da média para um motor 2.0.
Será que não é a diferença das injeções SFI E MPFI?

Na verdade, quando a GM lançou o motor de 140CV, tinha um "problema" (entre aspas mesmo) no cabeçote, que a central de IE identificava como batida de pino, daí atrasava absurdamente o ponto, matando o rendimento do motor.
Num primeiro momento, o pessoal tava trocando o cabeçote, mas depois conseguiram contornar a situação com os mapas atualizados.
Os motores 16V já possuem mapas bem definidos, por isso não precisam de atualização. Mas tem como mexer no mapa de ignição deles. São 3 mapas.

Explicando: nos primeiros 2.0 16V de 141CV, devida a taxa de compressão de 10,5:1, dependendo da gasolina, o motor batia pino. A IE atrasava o ponto e broxava o motor. Exagerando na descrição, os mapas eram "ninja" (o mais avançado), "civil" (meio termo) e "geriátrico" (bem atrasado). Então o pessoal da concessionária mudava o mapa de ninja para civil e caso continuasse batendo pino, mudava para o geriátrico.
Nos motores 2.0 de 136CV e 2.2 16V de 138/127CV, além da diminuição da taxa de compressão (baixou para 9,6:1), mexeu tb no mapa de ignição. Agora eram "geriátrico", "manco" e "broxa". Quer dizer, pegaram o mapa mais atrasado do motor de 141CV e colocaram como o mais avançado. E criou outros 2 ainda mais atrasados ainda.
Por aí, vc pode entender que o motor 2.4 16V deve usar o mapa de ignição bem parecido (talvez até mais atrasado) com o do 2.2 16V, quando abastecido com gasolina. Por isso ele NUNCA vai bater pino. E seguindo essa linha de raciocínio, pode-se entender que colocando o mapa de ignição dos 2.0 de 141CV no motor 2.2 16V de 138CV, deve vir bem mais potência que esse declarado.


Isso explica alguns motores de 140cv baterem pino depois de uso prolongado de gasolina.
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Astra Advantage 2p Preto
X Astra Advantage 2p Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

Avatar do usuário
Rafael Rodrigues
GL Member
GL Member
Mensagens: 98
Registrado em: 17 Jun 2015, 07:26
Nome Completo: Rafael Zerbinatto Rodrigues
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por Rafael Rodrigues » 23 Jul 2015, 09:38

Para os 2008/2009 2.0 8V existe alguma atualização também?

Avatar do usuário
ALEMAO13
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Ago 2015, 22:58
Nome Completo: fabiano v. h.
Cidade: maravilha
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por ALEMAO13 » 08 Set 2015, 20:49

o meu gt 2011 pensa num carro amarado com gasolina e media ruim, no alcool 10.2 andando bem to achando bom, mas com gasolina andando menos e fazendo 11.3 ta fraco

flpsccp
GL Member
GL Member
Mensagens: 141
Registrado em: 02 Jun 2015, 22:10
Nome Completo: Felipe Bandeira
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por flpsccp » 09 Set 2015, 07:19

Será q se eu levar na CSS eles atualiza pra eu?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Avatar do usuário
MatheusMattosRp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:20
Nome Completo: matheus mattos da silva
Cidade: ribeirao preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: [VECTRA C] Atualização da ECU

por MatheusMattosRp » 09 Set 2015, 09:34

no meu caso eu fiz uma "atualização " fora da CSS, foi mais um upgrade no software !

rendeu 13 cv ! :52:

o consumo melhorou em torno de 10% andando com muita suavidade em baixas rotações!

agora se socar o pé ele esta mais beberrão que antes!

creio que deve ter aumentada minimamente a curva de torque, por isso ficou mais econômico em baixa!


Obrigado
ImagemImagem
Vectra GLS 97 2.0 8v - Atual
Vectra Elite NE 2010 2.0 8v + chip = 153cv - VENDIDO
Vectra GLS 94 2.0 8v - Ex

viewtopic.php?f=70&t=10594

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Thiago Menezes » 16 Nov 2015, 14:40

Tópico fundido por se tratar do mesmo assunto!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

cláudio.assunção
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Dez 2015, 13:27
Nome Completo: Claudio Assuncao Barcellos
Cidade: Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por cláudio.assunção » 11 Dez 2015, 11:22

Bom Dia confrades..
Adquiri meu Vectra GT 09/10 manual há 30 dias aproximadamente. Percebi que o Giro do motor não passava dos 5.200/5300(aprox.). Procurando na internet, encontrei de tudo: remover o inSP do painel, passar um Scanner e eliminar o erro, desligar e religar a central... Todas essas alternativas eu tentei, só que pouco tempo depois o motor voltava a cortar o giro... Ontem levei o carro na Concessionaria JORLAN(onde o mesmo foi adquirido). Atualizei o software para a versão 1067(a versão que estava era a 1054). Tudo funcionando normalmente agora.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por Arquiteto » 11 Dez 2015, 11:26

blz claudio

de quebra talvez ate o consumo melhore

:88:

cláudio.assunção
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Dez 2015, 13:27
Nome Completo: Claudio Assuncao Barcellos
Cidade: Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Atualização de ECU dos motores 140 Cv

por cláudio.assunção » 11 Dez 2015, 11:39

O que gostaria de deixar registrado aqui é que nenhum mecanico nem ninguem na concessionaria sabia desse problema no motor de 140cv... Queriam substituir a Sonda Lambda inicialmente, tive que bater o pé e autorizar por minha conta a atualização do Software. E não quiseram fazer de graça, tive que pagar 148 dilmas...

113 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: marcio 123 e 207 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 10:52