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Vectra CVentilador interno: não liga/ falha intermitente... - Vectra C

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Ds09
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Ventilador interno: não liga/ falha intermitente... - Vectra C

por Ds09 » 17 Jan 2015, 14:33

Boa tarde pessoal!
Estou com um vectra elegance 07/08 e de alguns dias pra cá o ventilador interno não quer ligar as vezes. O painel digital acende normalmente e os níveis de velocidade do mostrador também funcionam mas o motor não é acionado. Percebi que o único jeito de fazer ele ligar novamente é desligar o carro ligar apenas a chave pra fazer o painel do carro ligar e ai acionar o botão do ventilador. Feito isso o ventilador volta a ligar mas logo para novamente e tenho que fazer tudo novamente. Alguém ja teve esse problema? O que pode ser? Será que o motor do ventilador que esta com problema ou é algo no painel digital? Por favor alguém pode me ajudar?

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marcelo.souza2
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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por marcelo.souza2 » 17 Jan 2015, 15:23

Eu aposto nas escovas do motor.

Almeidão
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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por Almeidão » 18 Jan 2015, 11:59

Dá uma checada no relê que comanda ele, mais os fusíveis. As vezes só em tirar e recolocar o relê e o fusível já resolve o problema, mas bom mesmo é jogar um DW no local ou outro lubrificante correspondente. Eu prefiro este que comentei
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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por marcelo.souza2 » 18 Jan 2015, 12:02

Almeidão escreveu:Dá uma checada no relê que comanda ele, mais os fusíveis. As vezes só em tirar e recolocar o relê e o fusível já resolve o problema, mas bom mesmo é jogar um DW no local ou outro lubrificante correspondente. Eu prefiro este que comentei

Grande almeidao.
Não seria limpa contatos? wd é lubrificante e lubrificantes são isolantes pode dar problemas elétricos.

Ds09
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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por Ds09 » 18 Jan 2015, 13:39

marcelo.souza2 escreveu:
Almeidão escreveu:Dá uma checada no relê que comanda ele, mais os fusíveis. As vezes só em tirar e recolocar o relê e o fusível já resolve o problema, mas bom mesmo é jogar um DW no local ou outro lubrificante correspondente. Eu prefiro este que comentei

Grande almeidao.
Não seria limpa contatos? wd é lubrificante e lubrificantes são isolantes pode dar problemas elétricos.


Obrigado pela ajuda!

Esse problema ja esta me enchendo, pois toda hora ele não liga e tenho que desligar o carro e fazer o procedimento que descrevi.

Vou tentar passar o limpa contato primeiro e ver se resolve. Depois posto dizendo se deu certo.

Abraço.

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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por marcelo.souza2 » 18 Jan 2015, 14:20

Ds09 escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
Almeidão escreveu:Dá uma checada no relê que comanda ele, mais os fusíveis. As vezes só em tirar e recolocar o relê e o fusível já resolve o problema, mas bom mesmo é jogar um DW no local ou outro lubrificante correspondente. Eu prefiro este que comentei

Grande almeidao.
Não seria limpa contatos? wd é lubrificante e lubrificantes são isolantes pode dar problemas elétricos.


Obrigado pela ajuda!

Esse problema ja esta me enchendo, pois toda hora ele não liga e tenho que desligar o carro e fazer o procedimento que descrevi.

Vou tentar passar o limpa contato primeiro e ver se resolve. Depois posto dizendo se deu certo.

Abraço.

Não sei se pode resolver, mas não custa tentar dar um reset na central. Deixe algumas horas sem a bateria para zerar.

Almeidão
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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por Almeidão » 19 Jan 2015, 08:35

pode usar DW sem medo. Mas quando falo WD, eu quero dizer WD 40 original, nada de óleo spray com outra marca ou até mesmo passar uma camada de graxa quase que transparente nos contatos dos fusíveis e relês. Ainda sobre o WD, pode usar ele nos contatos com o fusível fora, fica melhor que usar diretamente no alojamento, não pelo funcionamento, mas para não borrar tudo de óleo. Este produto seca logo, não fica oleoso. Lembro que ainda não é eterno e que estas partes requer cuidados especiais pelo menos uma vez a cada 2 anos.

Esta é uma opção para começar a descobrir o problema que pode ser outro, se não fizer ou se fizer e não retornar não terá o proximo passo que pode se a resistencia por exemplo.
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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por marcelo.souza2 » 19 Jan 2015, 08:47

Almeidão escreveu:pode usar DW sem medo. Mas quando falo WD, eu quero dizer WD 40 original, nada de óleo spray com outra marca ou até mesmo passar uma camada de graxa quase que transparente nos contatos dos fusíveis e relês. Ainda sobre o WD, pode usar ele nos contatos com o fusível fora, fica melhor que usar diretamente no alojamento, não pelo funcionamento, mas para não borrar tudo de óleo. Este produto seca logo, não fica oleoso. Lembro que ainda não é eterno e que estas partes requer cuidados especiais pelo menos uma vez a cada 2 anos.

Esta é uma opção para começar a descobrir o problema que pode ser outro, se não fizer ou se fizer e não retornar não terá o proximo passo que pode se a resistencia por exemplo.


almeidao, qual seria a manutenção para o ventilador que vc disse ter de fazer a cada 2 anos?
Abs

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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por Ds09 » 19 Jan 2015, 09:52

marcelo.souza2 escreveu:
Almeidão escreveu:pode usar DW sem medo. Mas quando falo WD, eu quero dizer WD 40 original, nada de óleo spray com outra marca ou até mesmo passar uma camada de graxa quase que transparente nos contatos dos fusíveis e relês. Ainda sobre o WD, pode usar ele nos contatos com o fusível fora, fica melhor que usar diretamente no alojamento, não pelo funcionamento, mas para não borrar tudo de óleo. Este produto seca logo, não fica oleoso. Lembro que ainda não é eterno e que estas partes requer cuidados especiais pelo menos uma vez a cada 2 anos.

Esta é uma opção para começar a descobrir o problema que pode ser outro, se não fizer ou se fizer e não retornar não terá o proximo passo que pode se a resistencia por exemplo.


almeidao, qual seria a manutenção para o ventilador que vc disse ter de fazer a cada 2 anos?
Abs


Bom dia amigos!
Ontem à tarde passei primeiro o limpa contato e depois depois o wd conforme dito pelo almeidao mas o problema
persiste. Hoje deixarei o carro sem a bateria conforme o Marcelo disse pra tentar ver se a central reprograma. Se mesmo assim não funcionar partirei pra resistência como o almeidao disse. Essa resistência fica próxima ao ventilador? Onde a encontro pra retirar? Alguma dica?
Abraço

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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por ricardopaulob » 19 Jan 2015, 10:29

Tinha um problema parecido. QUando ligava somente a ignição (com o motor desligado) o ventilador do ar funcionava normalmente, e quando ligava o motor o ventilador parava, mas o visor do AC funcionava normalmente.

Descobri que o problema estava no miolo da chave. Dado o esquema abaixo da ignição

0 (desligado)
I (Painel acesso)
II (motor ligado)
III (aciona motor de arranque).

Normalmente ao ligar o carro, você gira a chave até a posição III, ligar o motor e retornar a posição II. O meu miolo ia para a posição III, ligava o carro e não voltava para a posição II, ficando travado entre a posição III e II. Com isso o ventilador do AC não liga. Resolvi apenas lubrificando o miolo da ignição. Nunca mais tive problemas com isso.

Estou pensando em trocar o miolo, depois de ler os problemas aqui no fórum.

Valeu,

Almeidão
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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por Almeidão » 19 Jan 2015, 11:09

ricardopaulob escreveu:Tinha um problema parecido. QUando ligava somente a ignição (com o motor desligado) o ventilador do ar funcionava normalmente, e quando ligava o motor o ventilador parava, mas o visor do AC funcionava normalmente.

Descobri que o problema estava no miolo da chave. Dado o esquema abaixo da ignição

0 (desligado)
I (Painel acesso)
II (motor ligado)
III (aciona motor de arranque).

Normalmente ao ligar o carro, você gira a chave até a posição III, ligar o motor e retornar a posição II. O meu miolo ia para a posição III, ligava o carro e não voltava para a posição II, ficando travado entre a posição III e II. Com isso o ventilador do AC não liga. Resolvi apenas lubrificando o miolo da ignição. Nunca mais tive problemas com isso.

Estou pensando em trocar o miolo, depois de ler os problemas aqui no fórum.

Valeu,


È uma grande possibiliade de ser isto também e é fácil de explicar o motivo. Ao ligar a chave o ventilador já funciona, ao dar a partida um relê é acionado para desligar este ventilador, desligar o ar e outras coisas, ao voltar a chave na posição este relê volta a ser acionado e volta a funcionar tudo. Se a chave não voltar na posição correta, fica parte do sistema sem energia, inclusive o ar condicionado.

Sobre a resistencia, não sei informar onde fica no carro novo, no V ectra B fica junto com o ventilador e tem uma tomada por baixo do painel e para arrancar ela, só desmontando em cima e destapando o ventilador, isto no Vectra B.

Sobre o que o Marcelo.souza2 pergunta, a limpeza dos contatos as vezes nem é necessário, basta tirar um fusível e recolocar que ele por sí próprio limpa o local, mas se voce colocar um WD nas laminas dele já vai melhorar e muito. Para o Vectra B, isto serve para todas as tomadasm, existem 3 visíveis, uma embaixo da bateria, uma atrás da bateria e outra atrás do hidrovácquo do freio, sem contar engates de vidros etc.

Mesmo conhecendo este problema, tive um caso recente e perdi todas minhas férias para descobrir e sem contar que gastei 2 mil no ar condicionado por isto. É que uma das tomadas eu nunca havia mexido e nem pensava em mexer e bastou tirar ela do local e recolocar e tudo voltou a funcionar, óbvio que eu 2 dias depois tirei tudo e coloquei WD40.
Mesmo cuidando anida esqueci desta e por isto gastei alem do que eu ia gastar, 1.300 a mais e tudo mão de obra minha, e põe mão de obra nisto, 15 dias e no mínimo 3 horas por dia nisto. Veja o final deste tópido que é grande e para quem gosta de ter um carro mais antigo, estes cuidados com os contatos é de prioridade máxima e não é impossivel acontecer em um mais novo, polrque aqui na indusria onde trabalho tem um Fiat Siena com o mesmo problema de desligar o ar.

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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por Ds09 » 19 Jan 2015, 11:59

Almeidão escreveu:
ricardopaulob escreveu:Tinha um problema parecido. QUando ligava somente a ignição (com o motor desligado) o ventilador do ar funcionava normalmente, e quando ligava o motor o ventilador parava, mas o visor do AC funcionava normalmente.

Descobri que o problema estava no miolo da chave. Dado o esquema abaixo da ignição

0 (desligado)
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II (motor ligado)
III (aciona motor de arranque).

Normalmente ao ligar o carro, você gira a chave até a posição III, ligar o motor e retornar a posição II. O meu miolo ia para a posição III, ligava o carro e não voltava para a posição II, ficando travado entre a posição III e II. Com isso o ventilador do AC não liga. Resolvi apenas lubrificando o miolo da ignição. Nunca mais tive problemas com isso.

Estou pensando em trocar o miolo, depois de ler os problemas aqui no fórum.

Valeu,


È uma grande possibiliade de ser isto também e é fácil de explicar o motivo. Ao ligar a chave o ventilador já funciona, ao dar a partida um relê é acionado para desligar este ventilador, desligar o ar e outras coisas, ao voltar a chave na posição este relê volta a ser acionado e volta a funcionar tudo. Se a chave não voltar na posição correta, fica parte do sistema sem energia, inclusive o ar condicionado.

Sobre a resistencia, não sei informar onde fica no carro novo, no V ectra B fica junto com o ventilador e tem uma tomada por baixo do painel e para arrancar ela, só desmontando em cima e destapando o ventilador, isto no Vectra B.

Sobre o que o Marcelo.souza2 pergunta, a limpeza dos contatos as vezes nem é necessário, basta tirar um fusível e recolocar que ele por sí próprio limpa o local, mas se voce colocar um WD nas laminas dele já vai melhorar e muito. Para o Vectra B, isto serve para todas as tomadasm, existem 3 visíveis, uma embaixo da bateria, uma atrás da bateria e outra atrás do hidrovácquo do freio, sem contar engates de vidros etc.

Mesmo conhecendo este problema, tive um caso recente e perdi todas minhas férias para descobrir e sem contar que gastei 2 mil no ar condicionado por isto. É que uma das tomadas eu nunca havia mexido e nem pensava em mexer e bastou tirar ela do local e recolocar e tudo voltou a funcionar, óbvio que eu 2 dias depois tirei tudo e coloquei WD40.
Mesmo cuidando anida esqueci desta e por isto gastei alem do que eu ia gastar, 1.300 a mais e tudo mão de obra minha, e põe mão de obra nisto, 15 dias e no mínimo 3 horas por dia nisto. Veja o final deste tópido que é grande e para quem gosta de ter um carro mais antigo, estes cuidados com os contatos é de prioridade máxima e não é impossivel acontecer em um mais novo, polrque aqui na indusria onde trabalho tem um Fiat Siena com o mesmo problema de desligar o ar.

viewtopic.php?f=45&t=5949


Obrigado pela dica, não tinha pensado na chave mas pode ser, vou lubrifica-la e testar isso também.
Amanhã é feriado aqui na minha cidade e vou aproveitar pra testar tudo que vcs disseram.
Depois aviso se deu resultado.
Valeu!

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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por Ds09 » 21 Jan 2015, 11:27

ricardopaulob escreveu:Tinha um problema parecido. QUando ligava somente a ignição (com o motor desligado) o ventilador do ar funcionava normalmente, e quando ligava o motor o ventilador parava, mas o visor do AC funcionava normalmente.

Descobri que o problema estava no miolo da chave. Dado o esquema abaixo da ignição

0 (desligado)
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II (motor ligado)
III (aciona motor de arranque).

Normalmente ao ligar o carro, você gira a chave até a posição III, ligar o motor e retornar a posição II. O meu miolo ia para a posição III, ligava o carro e não voltava para a posição II, ficando travado entre a posição III e II. Com isso o ventilador do AC não liga. Resolvi apenas lubrificando o miolo da ignição. Nunca mais tive problemas com isso.

Estou pensando em trocar o miolo, depois de ler os problemas aqui no fórum.

Valeu,


Boa tarde Amigos!

Ontem tive mais tempo por ser feriado em minha cidade e conforme as dicas de vcs fui procurar o defeito no ventilador. No meu caso o defeito era no miolo da chave como o descrito pelo colega acima. Fiz a lubrificação do miolo
da chave e a partir dai voltou a funcionar corretamente. Muito obrigado pela ajuda de vocês.

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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por marcelo.souza2 » 21 Jan 2015, 11:34

Ds09 escreveu:
ricardopaulob escreveu:Tinha um problema parecido. QUando ligava somente a ignição (com o motor desligado) o ventilador do ar funcionava normalmente, e quando ligava o motor o ventilador parava, mas o visor do AC funcionava normalmente.

Descobri que o problema estava no miolo da chave. Dado o esquema abaixo da ignição

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Normalmente ao ligar o carro, você gira a chave até a posição III, ligar o motor e retornar a posição II. O meu miolo ia para a posição III, ligava o carro e não voltava para a posição II, ficando travado entre a posição III e II. Com isso o ventilador do AC não liga. Resolvi apenas lubrificando o miolo da ignição. Nunca mais tive problemas com isso.

Estou pensando em trocar o miolo, depois de ler os problemas aqui no fórum.

Valeu,


Boa tarde Amigos!

Ontem tive mais tempo por ser feriado em minha cidade e conforme as dicas de vcs fui procurar o defeito no ventilador. No meu caso o defeito era no miolo da chave como o descrito pelo colega acima. Fiz a lubrificação do miolo
da chave e a partir dai voltou a funcionar corretamente. Muito obrigado pela ajuda de vocês.

Que bom que resolveu.
Abs

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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por Xande1000 » 01 Fev 2015, 04:37

Ajuda. Meu ar é digital. Vectra Expression. Hoje estava ligado no Automático e desliguei. Porem quando desliguei, só ar desligou, ficou ligado o ventilador.
Daí pra frente o ventilador não desliga mais quando aperto off, só quando desliga o carro.
Ta ficando ligado direto. É só virar a chave e já ta ligado a ventilação. Quando LIGO o ar ele começa a gelar e liga o compressor.
Quando desligo o digital o vento continua.

Alguém sabe o que pode ser?
Não era assim. Era melhor como antes. Ligava o digital ligava tudo a quando desligava, apagava tudo e o vento parava.

Grato.

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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por marcelo.souza2 » 01 Fev 2015, 07:02

Xande1000 escreveu:Ajuda. Meu ar é digital. Vectra Expression. Hoje estava ligado no Automático e desliguei. Porem quando desliguei, só ar desligou, ficou ligado o ventilador.
Daí pra frente o ventilador não desliga mais quando aperto off, só quando desliga o carro.
Ta ficando ligado direto. É só virar a chave e já ta ligado a ventilação. Quando LIGO o ar ele começa a gelar e liga o compressor.
Quando desligo o digital o vento continua.

Alguém sabe o que pode ser?
Não era assim. Era melhor como antes. Ligava o digital ligava tudo a quando desligava, apagava tudo e o vento parava.

Grato.

Tenta dar um reset no ar. Ou deixa o cabo da bateria desligado por um as 6hs.

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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por Xande1000 » 01 Fev 2015, 10:35

Como da reset no ar condado digital??
Vi um tópico que diz para apertar auto + off. É isso?

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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por marcelo.souza2 » 01 Fev 2015, 10:36

Xande1000 escreveu:Como da reset no ar condado digital??
Vi um tópico que diz para apertar auto + off. É isso?

Expliquei ali em cima, deixa o cabo da bateria desligado por 6hs e dará o reset.

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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por Xande1000 » 01 Fev 2015, 11:54

Obrigado. Vou fazer isso de segunda pra terça. Pra ver se resolve.

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Re: Ajuda ventilador interno não ligando as vezes

por Julio Cesar » 02 Fev 2015, 14:25

ricardopaulob escreveu:Tinha um problema parecido. QUando ligava somente a ignição (com o motor desligado) o ventilador do ar funcionava normalmente, e quando ligava o motor o ventilador parava, mas o visor do AC funcionava normalmente.

Descobri que o problema estava no miolo da chave. Dado o esquema abaixo da ignição

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III (aciona motor de arranque).

Normalmente ao ligar o carro, você gira a chave até a posição III, ligar o motor e retornar a posição II. O meu miolo ia para a posição III, ligava o carro e não voltava para a posição II, ficando travado entre a posição III e II. Com isso o ventilador do AC não liga. Resolvi apenas lubrificando o miolo da ignição. Nunca mais tive problemas com isso.

Estou pensando em trocar o miolo, depois de ler os problemas aqui no fórum.

Valeu,
O meu deu o mesmo problema, só que descobri sozinho isso, notei que o miolo da chave estava ficando duro e não estava voltando, lubrifiquei e ficou bom novamente.
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