Almeidão escreveu:Dá uma checada no relê que comanda ele, mais os fusíveis. As vezes só em tirar e recolocar o relê e o fusível já resolve o problema, mas bom mesmo é jogar um DW no local ou outro lubrificante correspondente. Eu prefiro este que comentei
marcelo.souza2 escreveu:Almeidão escreveu:Dá uma checada no relê que comanda ele, mais os fusíveis. As vezes só em tirar e recolocar o relê e o fusível já resolve o problema, mas bom mesmo é jogar um DW no local ou outro lubrificante correspondente. Eu prefiro este que comentei
Grande almeidao.
Não seria limpa contatos? wd é lubrificante e lubrificantes são isolantes pode dar problemas elétricos.
Ds09 escreveu:marcelo.souza2 escreveu:Almeidão escreveu:Dá uma checada no relê que comanda ele, mais os fusíveis. As vezes só em tirar e recolocar o relê e o fusível já resolve o problema, mas bom mesmo é jogar um DW no local ou outro lubrificante correspondente. Eu prefiro este que comentei
Grande almeidao.
Não seria limpa contatos? wd é lubrificante e lubrificantes são isolantes pode dar problemas elétricos.
Obrigado pela ajuda!
Esse problema ja esta me enchendo, pois toda hora ele não liga e tenho que desligar o carro e fazer o procedimento que descrevi.
Vou tentar passar o limpa contato primeiro e ver se resolve. Depois posto dizendo se deu certo.
Abraço.
Almeidão escreveu:pode usar DW sem medo. Mas quando falo WD, eu quero dizer WD 40 original, nada de óleo spray com outra marca ou até mesmo passar uma camada de graxa quase que transparente nos contatos dos fusíveis e relês. Ainda sobre o WD, pode usar ele nos contatos com o fusível fora, fica melhor que usar diretamente no alojamento, não pelo funcionamento, mas para não borrar tudo de óleo. Este produto seca logo, não fica oleoso. Lembro que ainda não é eterno e que estas partes requer cuidados especiais pelo menos uma vez a cada 2 anos.
Esta é uma opção para começar a descobrir o problema que pode ser outro, se não fizer ou se fizer e não retornar não terá o proximo passo que pode se a resistencia por exemplo.
marcelo.souza2 escreveu:Almeidão escreveu:pode usar DW sem medo. Mas quando falo WD, eu quero dizer WD 40 original, nada de óleo spray com outra marca ou até mesmo passar uma camada de graxa quase que transparente nos contatos dos fusíveis e relês. Ainda sobre o WD, pode usar ele nos contatos com o fusível fora, fica melhor que usar diretamente no alojamento, não pelo funcionamento, mas para não borrar tudo de óleo. Este produto seca logo, não fica oleoso. Lembro que ainda não é eterno e que estas partes requer cuidados especiais pelo menos uma vez a cada 2 anos.
Esta é uma opção para começar a descobrir o problema que pode ser outro, se não fizer ou se fizer e não retornar não terá o proximo passo que pode se a resistencia por exemplo.
almeidao, qual seria a manutenção para o ventilador que vc disse ter de fazer a cada 2 anos?
Abs
ricardopaulob escreveu:Tinha um problema parecido. QUando ligava somente a ignição (com o motor desligado) o ventilador do ar funcionava normalmente, e quando ligava o motor o ventilador parava, mas o visor do AC funcionava normalmente.
Descobri que o problema estava no miolo da chave. Dado o esquema abaixo da ignição
0 (desligado)
I (Painel acesso)
II (motor ligado)
III (aciona motor de arranque).
Normalmente ao ligar o carro, você gira a chave até a posição III, ligar o motor e retornar a posição II. O meu miolo ia para a posição III, ligava o carro e não voltava para a posição II, ficando travado entre a posição III e II. Com isso o ventilador do AC não liga. Resolvi apenas lubrificando o miolo da ignição. Nunca mais tive problemas com isso.
Estou pensando em trocar o miolo, depois de ler os problemas aqui no fórum.
Valeu,
Almeidão escreveu:ricardopaulob escreveu:Tinha um problema parecido. QUando ligava somente a ignição (com o motor desligado) o ventilador do ar funcionava normalmente, e quando ligava o motor o ventilador parava, mas o visor do AC funcionava normalmente.
Descobri que o problema estava no miolo da chave. Dado o esquema abaixo da ignição
0 (desligado)
I (Painel acesso)
II (motor ligado)
III (aciona motor de arranque).
Normalmente ao ligar o carro, você gira a chave até a posição III, ligar o motor e retornar a posição II. O meu miolo ia para a posição III, ligava o carro e não voltava para a posição II, ficando travado entre a posição III e II. Com isso o ventilador do AC não liga. Resolvi apenas lubrificando o miolo da ignição. Nunca mais tive problemas com isso.
Estou pensando em trocar o miolo, depois de ler os problemas aqui no fórum.
Valeu,
È uma grande possibiliade de ser isto também e é fácil de explicar o motivo. Ao ligar a chave o ventilador já funciona, ao dar a partida um relê é acionado para desligar este ventilador, desligar o ar e outras coisas, ao voltar a chave na posição este relê volta a ser acionado e volta a funcionar tudo. Se a chave não voltar na posição correta, fica parte do sistema sem energia, inclusive o ar condicionado.
Sobre a resistencia, não sei informar onde fica no carro novo, no V ectra B fica junto com o ventilador e tem uma tomada por baixo do painel e para arrancar ela, só desmontando em cima e destapando o ventilador, isto no Vectra B.
Sobre o que o Marcelo.souza2 pergunta, a limpeza dos contatos as vezes nem é necessário, basta tirar um fusível e recolocar que ele por sí próprio limpa o local, mas se voce colocar um WD nas laminas dele já vai melhorar e muito. Para o Vectra B, isto serve para todas as tomadasm, existem 3 visíveis, uma embaixo da bateria, uma atrás da bateria e outra atrás do hidrovácquo do freio, sem contar engates de vidros etc.
Mesmo conhecendo este problema, tive um caso recente e perdi todas minhas férias para descobrir e sem contar que gastei 2 mil no ar condicionado por isto. É que uma das tomadas eu nunca havia mexido e nem pensava em mexer e bastou tirar ela do local e recolocar e tudo voltou a funcionar, óbvio que eu 2 dias depois tirei tudo e coloquei WD40.
Mesmo cuidando anida esqueci desta e por isto gastei alem do que eu ia gastar, 1.300 a mais e tudo mão de obra minha, e põe mão de obra nisto, 15 dias e no mínimo 3 horas por dia nisto. Veja o final deste tópido que é grande e para quem gosta de ter um carro mais antigo, estes cuidados com os contatos é de prioridade máxima e não é impossivel acontecer em um mais novo, polrque aqui na indusria onde trabalho tem um Fiat Siena com o mesmo problema de desligar o ar.
viewtopic.php?f=45&t=5949
ricardopaulob escreveu:Tinha um problema parecido. QUando ligava somente a ignição (com o motor desligado) o ventilador do ar funcionava normalmente, e quando ligava o motor o ventilador parava, mas o visor do AC funcionava normalmente.
Descobri que o problema estava no miolo da chave. Dado o esquema abaixo da ignição
0 (desligado)
I (Painel acesso)
II (motor ligado)
III (aciona motor de arranque).
Normalmente ao ligar o carro, você gira a chave até a posição III, ligar o motor e retornar a posição II. O meu miolo ia para a posição III, ligava o carro e não voltava para a posição II, ficando travado entre a posição III e II. Com isso o ventilador do AC não liga. Resolvi apenas lubrificando o miolo da ignição. Nunca mais tive problemas com isso.
Estou pensando em trocar o miolo, depois de ler os problemas aqui no fórum.
Valeu,
Ds09 escreveu:ricardopaulob escreveu:Tinha um problema parecido. QUando ligava somente a ignição (com o motor desligado) o ventilador do ar funcionava normalmente, e quando ligava o motor o ventilador parava, mas o visor do AC funcionava normalmente.
Descobri que o problema estava no miolo da chave. Dado o esquema abaixo da ignição
0 (desligado)
I (Painel acesso)
II (motor ligado)
III (aciona motor de arranque).
Normalmente ao ligar o carro, você gira a chave até a posição III, ligar o motor e retornar a posição II. O meu miolo ia para a posição III, ligava o carro e não voltava para a posição II, ficando travado entre a posição III e II. Com isso o ventilador do AC não liga. Resolvi apenas lubrificando o miolo da ignição. Nunca mais tive problemas com isso.
Estou pensando em trocar o miolo, depois de ler os problemas aqui no fórum.
Valeu,
Boa tarde Amigos!
Ontem tive mais tempo por ser feriado em minha cidade e conforme as dicas de vcs fui procurar o defeito no ventilador. No meu caso o defeito era no miolo da chave como o descrito pelo colega acima. Fiz a lubrificação do miolo
da chave e a partir dai voltou a funcionar corretamente. Muito obrigado pela ajuda de vocês.
Xande1000 escreveu:Ajuda. Meu ar é digital. Vectra Expression. Hoje estava ligado no Automático e desliguei. Porem quando desliguei, só ar desligou, ficou ligado o ventilador.
Daí pra frente o ventilador não desliga mais quando aperto off, só quando desliga o carro.
Ta ficando ligado direto. É só virar a chave e já ta ligado a ventilação. Quando LIGO o ar ele começa a gelar e liga o compressor.
Quando desligo o digital o vento continua.
Alguém sabe o que pode ser?
Não era assim. Era melhor como antes. Ligava o digital ligava tudo a quando desligava, apagava tudo e o vento parava.
Grato.
Xande1000 escreveu:Como da reset no ar condado digital??
Vi um tópico que diz para apertar auto + off. É isso?
O meu deu o mesmo problema, só que descobri sozinho isso, notei que o miolo da chave estava ficando duro e não estava voltando, lubrifiquei e ficou bom novamente.ricardopaulob escreveu:Tinha um problema parecido. QUando ligava somente a ignição (com o motor desligado) o ventilador do ar funcionava normalmente, e quando ligava o motor o ventilador parava, mas o visor do AC funcionava normalmente.
Descobri que o problema estava no miolo da chave. Dado o esquema abaixo da ignição
0 (desligado)
I (Painel acesso)
II (motor ligado)
III (aciona motor de arranque).
Normalmente ao ligar o carro, você gira a chave até a posição III, ligar o motor e retornar a posição II. O meu miolo ia para a posição III, ligava o carro e não voltava para a posição II, ficando travado entre a posição III e II. Com isso o ventilador do AC não liga. Resolvi apenas lubrificando o miolo da ignição. Nunca mais tive problemas com isso.
Estou pensando em trocar o miolo, depois de ler os problemas aqui no fórum.
Valeu,
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