O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & TuningAjuda com projeto de som - Vectra B
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

73 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajuda com projeto de som - Vectra B

por chirola » 24 Dez 2019, 12:58

Armando Ferreira escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado Chirola, suas dicas me ajudaram bastante

Acabei comprando o seguinte setup
- Pioneer X7000BR - Novo modelo 2019
- Taramps TS400x4
- Bravox CS60BK - Kit 2 vias
- Bravox Triaxial de 5"

Estou com media receiver e módulo em mãos, na quinta devo receber os falantes e na sexta vou fazer a instalação com uma pessoa de confiança.

Uma dica para os amigos, o X7000BR é o sucessor do X700BR, mesmas funções, e custa mais barato que o modelo anterior.

Pouco há sobre ele nos fórums e Youtube, paguei R$ 450,00 em um distribuidor local

O que destaco:
- modo rede
- saídas RCA hi volt de 4v
- 3 saídas independentes RCA
- equalizador e crossover independente para cada canal
- ajuste individual para cada falante

Sei que o equipamento é simples, mas vou extrair o máximo de qualidade que puder.

Depois posto como foi a instalação, grande abraço!

tudo o equpamento que vc comproe de cualidade e de marcas testadas e reconhesidas .
nao vai ter problema 400w rms e bastante e mais em um carro como o vectra que o isolamento acustico é increivel .
presta atençao ao grosor dos fio para o modulo se nao me engano os de alimentaçao tem que ter pelomenos 10mm e se puder (eu recomendo)coloca um fusivel na alimentaçao do modulo . desliga a bateria para evitar acidentes recomendo nao cortar o plug do som original e sim acoplar o plug novo ao chicote original .
instala os falantes mais do monta os forros de porta depois de ter testado tudo asim vc monta uma vez so .
cuida que os fios nao fiquem rozando em cantos de lata ou coisa similar se for nesesario pode facer uma proteçao ate com camera de bicicleta e fita amarra tudos os fios dentro do painel para que nao fiquem bibrando e facendo barulhos chatos .
o fio amarelo e bermelho do som nao recomendo colocar juntos caso nesesario puxa outro força um para cada um .
sao detalhes que aprendi na tentativa e error .
um detalhe que aconteceu comigo , nao se bem o porque foi que cuando coloque o segundo modulo teve que desligar a antena eletrica ela fazia com que os modulos desligasem e ao desligar ela tudo funciono normal e como nao utilizo radio nao ligo so que perdi aquele charme da antena eletrica que demore um bocado para arrumar rsrsrsrsrsrsr.
forte abraço coloca fotos do projeto para ajudar a galeira
felizes festas

Armando Ferreira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 18 Fev 2017, 09:03
Nome Completo: Armando Ferreira
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 47

Ajuda com projeto de som - Vectra B

por Armando Ferreira » 25 Dez 2019, 19:32

Obrigado pelas dicas Chirola

Apenas uma dúvida, se eu ligar os 2 falantes duas vias em paralelo, eles vão ficar em 2 ohms, a saída em bridge é de 4 ohms, neste caso foge da impedância mínima, ou estou errado?

Eu verifiquei no manual do módulo que ao ligar os falantes individualmente em 4 ohms nas saídas de 2 ohms estéreo, eu terei uma perda, e cada canal vai fornecer 67wrms.

Cada falante dianteiro tem 65wrms, acredito que para som interno vai ficar bom.

Burrice deste vectreiro: somente agora vi que nas portas traseiras também há espaço para um kit de duas vias, vale à pena colocar para uma melhor qualidade e "casamento" de potências dos falantes?

No caso seria um Bravox CS60BK na dianteira e um CS50BK na traseira, cada um com 65wrms.

E nesta meu orçamento vai subindo... rsrs Mas o kit de duas vias traseiro é R$ 80,00 mais caro que o triaxial.

Lembrando que a família é composta por 3 filhos que vão atrás, kkk, 18, 17 e 14 anos, vão me agradecer pelo kit 2 vias atrás.

O que acham amigos? Vou pedir os falantes neste quinta-feira, 26/12

Armando Ferreira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 18 Fev 2017, 09:03
Nome Completo: Armando Ferreira
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 47

Ajuda com projeto de som - Vectra B

por Armando Ferreira » 31 Dez 2019, 10:32

Vamos lá, som instalado, fiquei muito satisfeito, vou deixar as impressões/observações abaixo para ajudar os amigos que precisem de informações, como eu precisei :88:

Equipamentos comprados
- Pioneer X7000BR - Novo modelo 2019
- Taramps TS400x4 - Módulo de Potência
- Bravox CS60BK - Kit 2 vias - 6 polegadas
- Bravox CS50BK - Kit 2 vias - 5 polegadas

- Foram removidos todos os falantes originais do Vectra, modelo Bravox de fábrica
- Nas portas traseiras não tinhas os tweeters de fábrica, os falantes traseiros eram coaxiais
- Foi utilizada a mesma fiação original para os novos falantes
- Foi necessário um aro adaptador para os kits de 6" dianteiros para fixação
- Os falantes traseiros de 5" não precisaram de aro adaptador
- O suporte Bravox dos Tweeters encaixam perfeitamente no suporte original de tweeters do Vectra B, sem adaptações
- Os kits de 2 vias traseiros e dianteiros foram ligados em estéreo, utilizando os 4 canais do módulo de potência
- os tweeters não são ardidos, no crossover do kit foi mantido em 0dB
- os falantes foram ligados em 4 Ohms, ou seja, neste cenário há perda pela impedância e cada canal do módulo fornece 67wrms
- cada falante do kit possui 65wrms, o nível de potência de saída do módulo ficou em 70%
- o módulo foi instalado no lado passageiro dianteiro, removendo o porta luvas, logo acima do módulo original do alarme do Vectra
- o fio terra foi ligado em um parafuso grande que fixa o alarme original
- foi ligado um fio direto à bateria para os 12v, o acesso é fácil, com um respectivo fusível (não vi a amperagem)
- No módulo eu não fiz nenhum corte de frequência, deixei em Full, passando todas as frequências
- o media receiver possui corte de frequências para cada canal, o único que fiz foi em 63Hz, -24dB
- Deixei todas as "perfumarias" do receiver desligadas, SLA, Bass boost etc
- É extremamente fácil controlar todas as funções pelo SmartSync da Pioneer direto do smartphone
- Não liguei o microfone que acompanha o receiver, não encontrei nenhum local no painel para fixá-lo, sem nenhuma intervenção maior, pensei em algum botão não utilizado no painel, mas como uso muito pouco o celular enquanto dirijo, dispensei este mimo.

Impressões:
O kit de 2 vias é ótimo! Principalmente para quem pensa que na portas traseiras vale à pena apenas um triaxial ou coaxial, a diferença é grande, pois o efeito estéreo nas 4 vias é bem visível, ao dirigir também se escuta o som traseiro que dá um efeito bem legal de imersão.
A diferença de preço entre um coaxial Bravox e o kit 2 vias para as portas traseiras é mínima, perto do total gasto, não economize.
Não consigo usar o volume acima de 32 regularmente, fica muito alto, mas foi até 50 sem distorção alguma.
Há uma perda perceptível quando utilizando o Bluetooth, comparando-se com o USB e um MP3 320.

Valor investido:
Receiver - R$ 450,00
Falantes - R$ 360,00
Módulo - R$ 199,00
Instalação, fios e cabos RCA - R$ 215,00
Total R$ 1.224,00

Ficou acima do meu orçamento inicial, mas ficou do meu agrado, som definido, sem distorções, com a excelente acústica do Vectra B, com os vidros fechados, ar ligado, não escuto nada vindo de fora do veículo.

No que eu puder ajudar, estou à diposição :88:

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajuda com projeto de som - Vectra B

por chirola » 31 Dez 2019, 14:31

top . deve ter ficado bem legal . realmente o carro tem uma acustica que suma muito ao projeto .
o preço, normal para um som de cualidade , boa definiçao e equipamento novo de primeira linha parabens .
imagino que coloco um os fios do aterramento e do positivo de um grosor de acorde com a potença do modulo , acredito que para 400rms deve ser entre 8 e 10 mm

o que nenguem aclara e sempre fique pensando , por exemplo os triaxial nao original sao um pouco mais altos iso nao atrapalha tipo asim , pegando na grade do forro de porta o espaço do lado interno da porta etc .

Armando Ferreira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 18 Fev 2017, 09:03
Nome Completo: Armando Ferreira
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 47

Ajuda com projeto de som - Vectra B

por Armando Ferreira » 31 Dez 2019, 17:07

Amigo Chirola,

Sim, ficou com bastante qualidade, hoje eu pude equalizar melhor os falantes, fiz alguns cortes de frequência e ficou muito bom, para o gosto musical que tenho.

É um grave sem muito peso, mas está lá presente na medida certa, sou professor de violão clássico, tenho um estúdio caseiro e o som do Vectra me lembra bem os meus monitores de áudio 2 vias que utilizo em meu computador.

Certamente que para quem gosta de um som mais encorpado nos graves, um sub é necessário, o que não é o meu caso.

Foi utilizada fiação de 2,5mm para a fiação dos falantes, de 1,5mm para o fio remoto e de 10mm para o positivo e terra (negativo).

Na minha opinião, só vale à pena investir mais em falantes de maior qualidade se for feito um tratamento acústico nas portas, mas acredito que neste caso o orçamento iria passar dos 2k... não é para meu bolso no momento.

Mas vou poder curtir minhas playlists dos anos 80 e 90, nacional e internacional, com excelente qualidade!!!

Microguru
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 25 Fev 2015, 16:58
Nome Completo: Vinicius Silva
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Alto Falantes 2 Vias Bravox 6 CS60P + 5 Polegadas CS50P

por Microguru » 16 Mai 2020, 17:44

Prezado, estou pensando em substituir os falantes das portas, meu orçamento está limitado a 300 cloroquinas para esse item.

Alguém de vocês á utilizou? Sabem se são melhores que os originais? Meu carro atualmente está com os 6" e 5" do Vectra Elite 2008.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ajuda com projeto de som - Vectra B

por Ju_Bueno » 18 Mai 2020, 09:13


(Mensagem trazida para tópico já existente sobre o assunto)

Mais acima e na página anterior há comentários desse auto falante.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajuda com projeto de som - Vectra B

por chirola » 18 Mai 2020, 15:45

Microguru escreveu:Fuente del Mensaje Prezado, estou pensando em substituir os falantes das portas, meu orçamento está limitado a 300 cloroquinas para esse item.

Alguém de vocês á utilizou? Sabem se são melhores que os originais? Meu carro atualmente está com os 6" e 5" do Vectra Elite 2008.

meu amigo pode postar a sua ideia ou marca e modelo dos falante que pensa colocar para tentar ajudar vc

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ajuda com projeto de som - Vectra B

por Ju_Bueno » 19 Mai 2020, 09:48

Bravox CS60BK e CS50BK - estavam no título do tópico novo que ele criou, mas como já tem esse existente eu movi pra cá e fica valendo o título do mais velho.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Microguru
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 25 Fev 2015, 16:58
Nome Completo: Vinicius Silva
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Ajuda com projeto de som - Vectra B

por Microguru » 19 Mai 2020, 13:28

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje (Mensagem trazida para tópico já existente sobre o assunto)


Opa valeu demais, eu tinha feito uma busca mas acho que não coloquei os termos corretos. Obrigado.

Igor Roberto
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 04 Abr 2020, 18:19
Nome Completo: Igor Roberto de Sousa Silveira
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 32

Ajuda com projeto de som - Vectra B

por Igor Roberto » 20 Jun 2020, 19:45

Armando Ferreira escreveu:Fuente del Mensaje Amigo Chirola,

Sim, ficou com bastante qualidade, hoje eu pude equalizar melhor os falantes, fiz alguns cortes de frequência e ficou muito bom, para o gosto musical que tenho.

É um grave sem muito peso, mas está lá presente na medida certa, sou professor de violão clássico, tenho um estúdio caseiro e o som do Vectra me lembra bem os meus monitores de áudio 2 vias que utilizo em meu computador.

Certamente que para quem gosta de um som mais encorpado nos graves, um sub é necessário, o que não é o meu caso.

Foi utilizada fiação de 2,5mm para a fiação dos falantes, de 1,5mm para o fio remoto e de 10mm para o positivo e terra (negativo).

Na minha opinião, só vale à pena investir mais em falantes de maior qualidade se for feito um tratamento acústico nas portas, mas acredito que neste caso o orçamento iria passar dos 2k... não é para meu bolso no momento.

Mas vou poder curtir minhas playlists dos anos 80 e 90, nacional e internacional, com excelente qualidade!!!


Sabe me falar como foi passado a fiação para os auto falantes das portas? Pq tem as tomadas nas portas

Avatar do usuário
lucasdemelo
GL Member
GL Member
Mensagens: 85
Registrado em: 25 Dez 2017, 01:52
Nome Completo: LUCAS DE MELO MARTINS
Cidade: SÃO SEB. DO PARAÍSO
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 28

Ajuda com projeto de som - Vectra B

por lucasdemelo » 24 Jul 2020, 12:08

Ideia: coloquem umas fotos do som instalado, do processo de instalação e etc. Acho que ajudaria demais quem for dar um up no som futuramente, como é o meu caso rs. Amanhã vou colocar uma caixa trio com sub 12" Pioneer Champions Series 400w, tweeter e corneta Selenium, com módulo Soundigital Evo ii 800.4, e os próximos passos serão trocar os alto falantes das portas (triaxiais da Pioneer) por Kits 2 vias e uma fonte JFA.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajuda com projeto de som - Vectra B

por chirola » 24 Jul 2020, 14:35

lucasdemelo escreveu:Fuente del Mensaje Ideia: coloquem umas fotos do som instalado, do processo de instalação e etc. Acho que ajudaria demais quem for dar um up no som futuramente, como é o meu caso rs. Amanhã vou colocar uma caixa trio com sub 12" Pioneer Champions Series 400w, tweeter e corneta Selenium, com módulo Soundigital Evo ii 800.4, e os próximos passos serão trocar os alto falantes das portas (triaxiais da Pioneer) por Kits 2 vias e uma fonte JFA.


oi eu tenho instalado na mala um brabox bobina dupla com a mesma potenca que o cara preta uma corneta jbl e um *twit da selenium com um modulo de 600w hurricane para o sub e um somdigital para o resto os falantes internos tocam com o som sem amplificacao , a coisa e que o carro tem uma vedacao acustica do caseta o que abafa muito o som da mala , para nao me incomodar pase um fio de 12mm e coloque uma bateria extra na mala

nao poso falar em valore ja que pegue o trio no brik e os modulos ja tinha de projetos anteriores. a futuro a ideia e facer uma caixa instalada na lateral da mala na posicao que era instalada a do sub do som premium , a caixa incomoda e tira uma grao parte da mala acredito que ate o som fique melhor colocando ela no lado do portamalas

73 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 113 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 11:28