O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & TuningBodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

23 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Malagoli » 08 Set 2015, 09:09

E aí pessoal, tudo bom?!

Como um bom gestor formado na área automotiva, eu estou fazendo um levantamento de grande influência para este meu projeto. Se trata da velha história de viabilidade, já que os custos não são nada baixos e quanto maior a demanda, melhor a oferta (Na teoria de um mercado ideal, é claro, hehe)

Pois bem, eis a questão, destinada aos proprietários de Vectra A (Qualquer modelo, sejam GLS, CD ou GSi):

Quem aqui tem ou já teve o interesse de instalar o Body Kit em seus carros, dos Opel Vectra / Cavalier MK3, 4x4, Turbo e GSi 1988-1994?

Imagem

Mal dispensa apresentações a quem os conhece bem, porém para quem ainda não está familiarizado com o modelo, esse carro tinha de fábrica um kit esportivo bem mais completo que no nosso GSi nacional, composto por:

- Saias laterais com apliques nas 4 portas
- Parachoque dianteiro e traseiro diferenciados
- Aerofólio traseiro igual ao GSi nacional


E outros itens que completavam o kit como faróis de milha, lanternas fumês e as rodas de 16".

O kit era utilizado por todos os Cavaliers da BTCC, com exceção dos modelos pós 1994, e eram um show à parte na minha opinião.

Imagem


Como sou fã de carteirinha dos campeonatos de turismo dos anos 90, e possuo um Vectra A.. não poderia deixar de ter o sonho de ter o carro com um body kit desses, porém como sabemos, o custo de trazer estas peças da Europa deixam a brincadeira inviável para a maioria dos mortais, fora que achá-los até mesmo por lá, não anda sendo uma das tarefas mais fáceis como vim acompanhando nos últimos anos pelos fórums internacionais que tratam sobre o modelo.

Daí de uns meses pra cá, vim formulando a ideia e estudando vários processos de produção para o kit, em Fibra. Como tenho experiência com projetos em 3D, a primeira coisa a fazer foram os templates para construção das peças, e o próximo passo é a criação da matriz, moldes, e por fim, o produto final.

Já estou comprando os materiais e preparando para fazer as matrizes, porém não estou tendo o trabalho de planejar e custear isso tudo para fazer apenas um Kit. A ideia é aperfeiçoá-lo e produzir em pequena escala para comercialização, caso haja interesse do público nacional.

Poderei oferecer Kits completos ou partes avulsas, já preparados para pintura e com fixação através de fita VHB - Apenas as peças de carroceria, é claro. Fabricação dos faróis de milha não é impossível, mas é um capítulo à parte.

Detalhe: Parachoque Dianteiro e Traseiro não necessitam de serem repostos, o kit se trata de apenas um Aplique à estrutura original dos mesmos.

As alterações são meramente estéticas e totalmente reversíveis.


Interessados favor deixar o contato aqui no tópico, pois irei criar uma lista para contactar todo mundo quando a matriz estiver elaborada. Os custos serão levantados e 'rateados' conforme o número de pedidos que possivelmente houver.

Sugestões também são bem vindas...

:88:

maat
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 159
Registrado em: 07 Abr 2013, 06:17
Nome Completo: mateus felipe
Cidade: concordia
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por maat » 11 Set 2015, 11:50

Grande iniciativa !!! Garanto que conseguiria bastante sucesso também na produção do pará-choque Zender do vectra b e o aerofolio irmscher !!! Tenho um amigo que se interessa nesse bodykit falarei com ele !!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
VCD 2.0 16v + 4x1 + Intake inox K&N (diy) + decat + escape 2" + taxa. (curtindo)
Minha garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 928#p55928

Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Malagoli » 13 Set 2015, 18:15

Maat, não é impossível fabricar os kits de Vectra B, porém preciso do carro para fabricar o molde interno das peças primeiro... no caso de Vectra A é fácil, pois posso utilizar meu próprio carro para fazer o molde base e os ajustes finais da peça, pra só aí começar a replicar o item.

No caso de fazer pra Vectra B, tem que ver direitinho quais as peças querem, quantas de cada, e aí eu teria que comprar as peças originais do Vectra B para tirar este contra molde. Dependendo da quantidade de interessados não compensa, por que não cobriria nem o custo inicial de produção dos acessórios.

Assim que começar a fazer as peças do GSi europeu eu irei postar aqui o andamento do projeto. Creio que deva começar a modelagem delas no fim do ano.

:88:

djmts
GL Member
GL Member
Mensagens: 94
Registrado em: 27 Ago 2014, 19:27
Nome Completo: Matheus Tusikas Schutz
Cidade: Iracemápolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por djmts » 16 Set 2015, 16:12

Meu pai é modelador há mais de 30 anos, sempre ajudei e ainda ajudo ele a laminar algumas coisas em fibra.
Se precisar de ajuda sobre a produção e até mesmo ter outra noção de preços e materiais, me avisa Malagoli!!!.

Blz?.
Até!!!.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Malagoli » 19 Set 2015, 12:59

:40:

Muito obrigado! .. Vou precisar de alguns conselhos sim, haha ...

Tenho noção de todos os processos, mas por questão de tempo pra mexer, só devo começar a modelagem de peças do Vectra A no final do ano. Pretendo fazer a matriz das peças usando Clay, Fibra e Poliuretano... vai dar uma bagunça mas deve dar certo, tenho todas as medidas e "templates" em 3D de vários ângulos para auxiliar na modelagem.

Minhas maiores dúvidas não são nem sobre a criação da matriz, mas sim a laminação do primeiro molde e o acabamento das peças em fibra.

Manteremos contato quando isso tudo começar... provavelmente irei mostrando a progressão da coisa aqui no tópico.

Abraço!

:88:


djmts escreveu:Meu pai é modelador há mais de 30 anos, sempre ajudei e ainda ajudo ele a laminar algumas coisas em fibra.
Se precisar de ajuda sobre a produção e até mesmo ter outra noção de preços e materiais, me avisa Malagoli!!!.

Blz?.
Até!!!

Avatar do usuário
Marcelo Marques
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Fev 2014, 08:29
Nome Completo: Marcelo Marques
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Marcelo Marques » 19 Out 2015, 19:35

Excelente idéia. Tenho um Vectra 95 (mod 96) e gostaria muito de deixa-lo mais bonito...é enorme a dificuldade de achar estas peças do referido kit...quando é achada ou é de má qualidade, ou muito cara (normalmente importada).
A iniciativa é bem válida, porém fica a dúvida acerca do valor final ao consumidor.

Avatar do usuário
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Mensagens: 1093
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:46
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Ricardo Pinto » 22 Out 2015, 14:03

Acompanhando...

Projeto é interessante a quem tem um Vectra A e não é um GSI... Seria um "face-lift" interessante.

[ ]´s

Avatar do usuário
diogopena70
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 21 Abr 2014, 09:32
Nome Completo: Diogo Afonso Pena Cardoso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por diogopena70 » 22 Out 2015, 14:11

Eu sabia que tinha mais alguém com a mesma ideia que minha :80:

Estava planejando para fazer algo bem parecido, como tenho uma noção básica do manuseamento de fibra de vidro, a minha ideia era guardar grana e manda importar o kit oem. Chegando aqui eu iria fazer as replicas tendo como base as peças originais, assim, ficariam perfeitos.

Acho MUITO valido a sua ideia, tenho bastante informação guardada sobre esse kit e o que eu puder ajudar estarei aqui a qualquer hora. Se pegar firme, da para fazer algo muito satisfatório.

Se tiver Facebook, me add la que fica melhor para conversamos: https://www.facebook.com/diogopenac

Abraço!
Imagem

Facebook https://www.facebook.com/diogopenac

Vectra A GLS 1995

Augusto Dourado
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Nov 2014, 07:33
Nome Completo: AUGUSTO FERNANDES DOURADO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Augusto Dourado » 22 Out 2015, 14:14

Olá amigo, quando começar a comercializar as peça avisa, pois estou super enteressado nesse kit de spoliers, meu projeto é deixar com a cara do Cavalier 4x4 que vem com esse kit.

Fiko no aguardo do início das vendas

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Avatar do usuário
jucelio
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Jan 2014, 01:04
Nome Completo: Jucelio Lopes
Cidade: Carapicuiba
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por jucelio » 22 Out 2015, 14:16

Excelente!!!
Vectra CD 1994 mod 1995 C20NE 8v

Jansen Bispo
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Abr 2013, 21:23
Nome Completo: Jansen Bispo
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Jansen Bispo » 22 Out 2015, 14:18

Tenho interesse, mas como disseram acima, depende do custo final do kit.
Os meus parachoques precisam mesmo de uma melhora visual, talvez, seja a oportunidade perfeita!

Parabéns pela iniciativa.
JANSEN BISPO
Vectra GSi '94
Rio Claro/SP

lourival.costa
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Ago 2015, 22:00
Nome Completo: lourival costa silva
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por lourival.costa » 22 Out 2015, 23:18

gostaria tb desse kit e queria dar uma sugestão pq tb nao faz aquela régua que os super twiters perto do para brisas.

Avatar do usuário
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Mensagens: 1093
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:46
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Ricardo Pinto » 23 Out 2015, 15:07

lourival.costa escreveu:gostaria tb desse kit e queria dar uma sugestão pq tb nao faz aquela régua que os super twiters perto do para brisas.


Marcio China ja tem a peça pronta assim como as colunas, eu ja comprei com ele as duas peças e o acabamento e a qualidade das peças são muito boas... So procurar ele aqui no forum

[ ]´s

o4kl3y
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Nov 2015, 08:41
Nome Completo: Felipe Dias Alvarenga
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por o4kl3y » 23 Nov 2015, 14:45

boa tarde !

show de bola, muito boa a iniciativa.

Augusto Dourado
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Nov 2014, 07:33
Nome Completo: AUGUSTO FERNANDES DOURADO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Augusto Dourado » 14 Dez 2015, 17:35

Alguma posição do kit spoiler???

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Augusto Dourado
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Nov 2014, 07:33
Nome Completo: AUGUSTO FERNANDES DOURADO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Augusto Dourado » 03 Fev 2016, 11:38

Alguma novidade???

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Malagoli » 01 Jul 2016, 21:17

:28:

:11:

:38:

Demorou, mas comecei, kkk

Hoje comprei os materiais para começar a confecção da minha primeira matriz. Vai ser trabalho pra meses, com o pouco tempo que tenho para mexer (Fins de semana basicamente), fora que tenho que criar peças, pra depois fazer um molde, pra depois produzir.. pensa num trabalho gigante, se fosse só replicar seria muito mais fácil.

Assim que tiver alguma coisa pra mostrar eu posto aqui..


:102:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Arquiteto » 01 Jul 2016, 21:41

blz Rafael

vc e um cara persistem isto e garatia de bons resultados

vamos acompanhar

:88:

Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Malagoli » 02 Jul 2016, 22:21

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje blz Rafael
vc e um cara persistem isto e garatia de bons resultados
vamos acompanhar
:88:


Grande Leo, obrigado! Já era algo que eu vinha planejando a muito, muito tempo... desta vez não tem como dar errado, vai pra frente sim, de um jeito ou de outro.. custe o que custar!


Vamos lá, entendendo o processo inicial por partes.

O método que estou usando para criar a matriz das peças está sendo em espuma poliéster. Primeiramente eu cogitei o Clay (Argila industrial), porém deixei de lado pelo custo, já que demandaria ferramentas específicas para trabalhar, além do custo da própria obra prima. A espuma políester é muito fácil de ser trabalhada e versátil como o clay, mas podendo ser serrada, cortada, lixada, colada, pintada... praticamente dá pra fazer de tudo com essa coisa com ferramentas caseiras e insumos bem baratos!

Como a primeira matriz está sendo totalmente custeada por mim apenas, não estou podendo usar do que há de melhor no mercado. Por exemplo, a própria espuma, em blocos, costuma valer em torno dos R$10,00 um reles pedaço de 7x13x20 cm. Claro que é de primeira linha, como densidade e dimensões exatas, o que facilita e melhora a consistência do objeto, mas pra uma só pessoa bancando, além dos outros materiais, é inviável.. só de espuma eu gastaria em torno de R$200,00 fácil fácil no molde de um parachoque. Assim, estou usado a espuma líquida, comprada em fábricas de resina, em litros. R$40,00 do produto me rende quase toda a espuma necessária para construir o mesmo objeto.

Imagem

Imagem

Pra fazer um teste desse material, eu preparei um pouquinho de poliéster e parti pra execução uma ideia que eu tive a muito tempo de "como restaurar o logo SFI do intake dos C20XE" (esse trampo está em andamento, depois vou postar um tutorial pra quem quiser se arriscar, rs), segue umas etapas que dão pra ver como a espuma é criada e trabalhada:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O processo acima não tem nada haver com a criação de peça .. mas dá pra ver a versatilidade do material. No caso, eu a utilizei para isolar a marca SFI do restante da peça, para que pudesse realizar a pintura com perfeito acabamento. Não deu certo a pintura, mas o material funcionou muito bem, kkkk .. eu acabei colocando fita crepe isolando a peça antes de aplicar o poliéster.. 'inchou' tudo de fita em volta, e eu não consegui nivelar o lixamento como gostaria.

Imagem

Melhorou, mas dá pra ficar perfeito.. farei o processo correto amanhã, aí sim vai ficar bom.


Voltando à construção da peça, agente precisa antes construir uma armação, um 'esqueleto', que servirá tanto de referência para onde colocar os blocos de espuma, quanto para limites de lixamento, proporções e acabamento.. estas guias tem gente que faz o desenho à mão, mas no meu caso, como domino várias técnicas de modelagem 3D, o desenho sai direto do CAD ou 3Ds Max, com base nos modelos que eu crio:

Imagem

Imagem

Imagem

Quando impresso, as peças geradas pelo programa ficam semelhantes à aqueles dinossauros que tinha em revista lá pelo meado dos anos 90 (Quem não colecionava isso? rs):

Imagem

Após impresso em papel, tenho que transferir esse esqueleto para uma manta de PVC (Espuma de PVC) .. que é vendida no metro, e custa quase R$150,00 a folha. Outro material "nobre" que não posso arcar sozinho no momento. Meus templates terão que ser feitos ou de madeira ou papelão.. irei testar e ver qual fica melhor.

Finalizando o molde em poliéster, ele recebe acabamento em massa poliéster (Filler), primer, verniz e polimento. + R$ 200,00 de materiais envolvidos aí, no mínimo... nessa parte não tem como economizar, pois tem que ser perfeitamente executada.

Mais atualizações amanhã ... Irei começar a trabalhar no parachoque dianteiro, já que os testes hoje me deram total confiança para prosseguir.

:88:


P.S.: Assim que finalizar o molde do parachoque dianteiro, creio que o produto irá chamar mais a atenção das pessoas para esse tipo de trabalho. Mas deixo claro que não tenho condições financeiras para bancar tudo isso sozinho, só o parachoque dianteiro eu consigo, mas teremos que levantar fundos em grupo caso queiram ter o kit a preço mais acessível também... depois venho cobrar R$ 3.000,00 de um kit completo que montei sozinho, e ainda tenho absoluta certeza que vai vir gente choramingando e reclamando o valor pedido... querem apostar quanto? rs



Abraço pessoal!

Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

BodyKit Cavalier MK3 GSi p/ VECTRA A - Interessados?

por Malagoli » 03 Jul 2016, 10:11

Mais novidades! Acabo de conseguir uma parceria no projeto com um amigo aqui de BH (Sabará).

Ele trabalha com sucatas de leilão e está fornecendo dois parachoques de Vectra A para criação dos moldes já em cima da própria peça.. ou seja, MUITO melhor pra agilizar a criação das matrizes e moldes.

Assim sendo, só volto a atualizar os procedimentos na semana que vem, pois não vale a pena gastar material agora sendo que ainda não estou com estes parachoques em mãos.

:88:

23 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 95 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 11:27