O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & TuningRemover som Premium Vectra B
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

10 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
gui_adao
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mar 2015, 08:27
Nome Completo: Guilherme Adão
Cidade: Carapicuiba
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005
Feliz Aniversário

Remover som Premium Vectra B

por gui_adao » 05 Dez 2015, 18:53

Pessoal, tudo bem?
Tenho um vectra elite 2005, e vou trocar o aparelho original por um jvc (pela usb e bluetooth e tb pela maior qualidade sonora), e tb instalar kit 2 vias, modulo e subwoofer.

Desencaixei o aparelho original da gaveta, mas não consegui de forma alguma desencaixar o chicote. Queria deixar ele lá e usar toda fiação nova, para caso algum dia eu volte ao som original. Alguém poderia me ajudar? Tentei empurrando as 3 pequenas travas e puxando ele, porém não veio de jeito nenhum. Fiquei até na dúvida se o chicote não é grudado no som rsrsrs

Pior que mesmo antes de tentar tirar o chicote, fui ligar o som e ele parou de funcionar ¬¬
Provavelmente deve ser o fusível que vai do lado do chicote que queimou, mas preferi não tirar a gaveta de metal que fica em volta do som para não dar mais dor de cabeça ainda

Obrigado!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Remover som Premium Vectra B

por Arquiteto » 05 Dez 2015, 19:40

blz Guidão,

no caso do som original o chicote fica preso no fundo da gaveta mesmo ...

para um som paralelo vc deve tirar a gaveta original e instalar o som novo com o suporte

que vem no aparelho, nesta situação o chicote passar ficar solto mesmo ok

:88:

talvez vc ao ligar o som novo simplesmente não sai som nas cx ... isto e porque

o som premium esta ligado ao amplificador original la porta malas

tinha esquema antigo de um membro ensinando a fazer as ligaçoes

neste caso um som da sony ... talvez seja util a vc ...

Imagem

as observações do esquema ... (como falei não sou o autor)

Fios conetor amplificador original...


F1-marron e amarelo(LIGADO NO LARANJA)
E1-azul(LIGADO NO AZUL DO 1º CONJUNTO)
E2-branco(LIGADO NO BRANCO DO1º CONJUNTO)
E3-marron e azul(LIGADO NO VERDE)
E4-marron e branco(LIGADO NO VERDE)
E5-outro branco(LIGADO NO BRANCO DO 2º CONJUNTO)
E6-verde e preto(LIGADO NO VERDE E PRETO DO 2º CONJUNTO)
E7-marron e verde(LIGADO TAMBÉM NO LARANJA)

Sobraram também 2 conjuntos de fios que vem do chicote e certamente ligam a estes aí de cima(aí está a dúvida) e são eles:

1º conjunto: fio laranja+fio azul+fio branco (ESTE É O CANAL DO LADO DIREITO NÃO AMPLIFICADO,OU SEJA ENTRA NO AMPLIFICADOR E VOLTA PRO FALANTES POR OUTROS FIOS)

2º conjunto: fio verde+fio branco+fio verde e preto(ESTE É O CANAL DO LADO ESQUERDO NÃO AMPLIFICADO,OU SEJA ENTRA NO AMPLIFICADOR E VOLTA PRO FALANTES POR OUTROS FIOS)

OS OUTROS FIOS DO PLUG ESTÃO LIGADO PELAS CORES CORRESPONDENTES!

Lembrando que estes são somente uma parte dos fios do amplificador,exatamente os que vem do rádio(não amplificados) e retornam por outros fios amplificando o som para os falantes(que não sei quais são).
- Tem algum jeito de aproveitar o módulo original e controlar o sub pela função do radio? Segundo o manual é um módulo 8 canais, ainda nao tive tempo de desmontar a caixa selada e ver a cara do módulo pra ver se dá pra puxar uma fiação extra direto do radio.

Sim, o módulo original você irá aproveitar, MAAASS não poderá controlar o sub pela função sub do novo rádio sony.
Este módulo recebe 4 canais (RLRR, FLFR) pré-amplificados do toca-fitas e os transforma em 8 canais, sendo:
2 canais para porta FL (1 para tweter e outro para falante)
2 canais para porta FR (idem anterior)
1 canal para porta RL (tweter e falante ficam em paralelo e o tweter é filtrado por um capacitor para passar somente high-frequency)
1 canal para porta RR (idem)
2 canais para o sub (o próprio módulo já trata o som pra só passar baixa frequencia)

Desta forma, fica impossível você controlar o sub pelo rádio. Mas você pode instalar outro módulo, lançar 1 cabo RCA para ele e criar um novo sub, ou usar a caixa e o falante no novo módulo, deixando as duas saídas do SUB isoladas, também sem problema, pois, novamente, se não há carga não há corrente não há consumo não há aquecimento não há frigideira e não frita nada...


mais informaçoes que estavam no topico antigo ...

Você reparou que no conector original do carro saí fio comum, singelo... os fios do conector Bxx...
Então, esses cabos "viram" coaxial no chicote há 1 palmo de distância. Ou seja, é só descascar um pouquinho só a proteção do chicote que você já irá achar o que estou falando.
Lá no módulo também é a mesma coisa. Ele chega uns 10cm antes de virar cabo e entrar no conector, ele era um coaxial.
O que você pode fazer, é tentar soldar o plugue RCA direto nesse cabo coaxial, mas sinceramente, não sei de onde o sistema está tirando tanto ruido eletromagnético.

Perguntas frequentes:
- Não tem problema deixar desconectado as saidas amplificadas (conector B)? O player da sony nao vai fritar? Isso é mito???

Absolutamente não. Pode deixar desligadas que não frita... Você vai usar as Pré-Amp do Sony (RCA). O amplificador do sony vai adorar.. vai ficar paradão, vai fazer merda nenhuma dentro do rádio... ganha salário (alimentação) pra não trabalhar... eita vida boa!
Você vai fazer o seguinte: As saídas do Sony amplificadas ficaram desligadas. Se não há carga (alto-falante), não há corrente (o ckt fica aberto), então não há problema algum... Problema teria se a impedância mínima fosse 4ohms e você ligasse um falante de 2ohms por exemplo, a corrente seria o dobro, daí frita...
mvmc.sp escreveu:

- Gostaria de não alterar nada no chicote original, ja sei que posso utilizar os 4 rcas RLRR / FLFR, entretanto a ligação do toca-fica é com negativo comum para lado esquerdo/direito e o rca tem individual para frente/tras, posso ligar os 2 negativos de cada lado juntos nesse comum?

Sim, os negativos sãem do mesmo lugar da placa! É tudo referência 0v, GND, terra ou como queiram chamar.
Se você seguir um pouco os cabos do chicote do Vectra você verá que esses cabos que sãem do conector como cabos singelos comuns, viram cabos coaxias e tem uma emenda original no chicote. Você pode soldar os conectores RCA ali mesmo. Ou então, em lojas é vendido esse conector macho (o carro tem a fêmea). Daí você solda os conectores RCA nesse rabicho que comprou e conecta no carro. Pronto, 100% original o chicote preservadíssimo do carro.
- Tem algum jeito de aproveitar o módulo original e controlar o sub pela função do radio? Segundo o manual é um módulo 8 canais, ainda nao tive tempo de desmontar a caixa selada e ver a cara do módulo pra ver se dá pra puxar uma fiação extra direto do radio.

Sim, o módulo original você irá aproveitar, MAAASS não poderá controlar o sub pela função sub do novo rádio sony.
Este módulo recebe 4 canais (RLRR, FLFR) pré-amplificados do toca-fitas e os transforma em 8 canais, sendo:
2 canais para porta FL (1 para tweter e outro para falante)
2 canais para porta FR (idem anterior)
1 canal para porta RL (tweter e falante ficam em paralelo e o tweter é filtrado por um capacitor para passar somente high-frequency)
1 canal para porta RR (idem)
2 canais para o sub (o próprio módulo já trata o som pra só passar baixa frequencia)

Desta forma, fica impossível você controlar o sub pelo rádio. Mas você pode instalar outro módulo, lançar 1 cabo RCA para ele e criar um novo sub, ou usar a caixa e o falante no novo módulo, deixando as duas saídas do SUB isoladas, também sem problema, pois, novamente, se não há carga não há corrente não há consumo não há aquecimento não há frigideira e não frita nada...
Fiz a mesma pergunta pra alguns colegas que instalaram DVD ...
“como vc resolveu a ligação do amplificador original com o novo aparelho?

passou um par de cabos RCA ate o porta malas ? pode me dar mais detalhes ...

olha a resposta que obtive ...

Nesse caso eu liguei direto na amplicada do DVD msm .
A desvantagem é que o DVD no volume 8 já tá alto o volume , pois estou saturando o amplificador , e tem um pequeno chiadinho , algo imperceptivel ,só se ficar analizando msm.

Agora para usar o amplificador original , teria que tentar usar as RCA do DVD / MP3 , mas dá um estalo enorme quando liga ou troca de estação , eu acho que deve ser por causa que as saidas dos pioneer mais novos são 4V , e o esse amplificador de receber um sinal pré amplificador de tensão menor , algo como 2V .



:88:

Avatar do usuário
gui_adao
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mar 2015, 08:27
Nome Completo: Guilherme Adão
Cidade: Carapicuiba
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005
Feliz Aniversário

Re: Remover som Premium Vectra B

por gui_adao » 06 Dez 2015, 12:50

Arquiteto, muito obrigado pelas informações! Esse tutorial não tinha visto antes.
Então, hoje tirei a gaveta do som. O problema dele não estar funcionando realmente era o fusível que queimou.
O cabo de energia do módulo já vi que vai ser problema passar para o porta malas, acho que vou largar na mão de algum profissional mesmo rsrs. Mas vou fazer de tudo pra deixar toda fiação original no lugar e puxar fios novos, aí quando quiser deixar ele original de novo, só trocar o aparelho. Nem no modulo original e na caixa do sub vou mexer. Cresci apreciando o rds desse som, gosto pra caramba dele, mas Bluetooth e usb são mandatários rsrs.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Remover som Premium Vectra B

por Arquiteto » 06 Dez 2015, 20:31

blz gui adao

estas informações por enquanto so existem aqui no meu bau ...

eu tambem tenho este dilema aqui no vcd

:88:

RogerMiguel
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 01 Nov 2016, 10:22
Nome Completo: Roger Miguel de Moura
Cidade: Chapecó
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Remover som Premium Vectra B

por RogerMiguel » 02 Nov 2016, 17:23

Olá,tenho um V CD ano 00,quero trocar o som dele,e a minha dúvida é como faço pra achar os fios dos auto falantes? Já fiz aquele esquema da pilha e nada...
Um cara me disse que talvez seja pq os fios dos autofalantes vá até a disqueteira no porta malas,e não direto no painel. O que eu faço nessa situação?desde já agradeço!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Remover som Premium Vectra B

por Arquiteto » 02 Nov 2016, 19:24

RogerMiguel escreveu:Fuente del Mensaje Olá,tenho um V CD ano 00,quero trocar o som dele,e a minha dúvida é como faço pra achar os fios dos auto falantes? Já fiz aquele esquema da pilha e nada...
Um cara me disse que talvez seja pq os fios dos autofalantes vá até a disqueteira no porta malas,e não direto no painel. O que eu faço nessa situação?desde já agradeço!


vai para o modulo que fica atras do subwoofer ...de la segue para os falantes

RogerMiguel
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 01 Nov 2016, 10:22
Nome Completo: Roger Miguel de Moura
Cidade: Chapecó
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Remover som Premium Vectra B

por RogerMiguel » 02 Nov 2016, 23:17

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje
RogerMiguel escreveu:Fuente del Mensaje Olá,tenho um V CD ano 00,quero trocar o som dele,e a minha dúvida é como faço pra achar os fios dos auto falantes? Já fiz aquele esquema da pilha e nada...
Um cara me disse que talvez seja pq os fios dos autofalantes vá até a disqueteira no porta malas,e não direto no painel. O que eu faço nessa situação?desde já agradeço!


vai para o modulo que fica atras do subwoofer ...de la segue para os falantes[/
Desculpa a ignorância hahaha,e que não entendo muito da parte elétrica
Então eu teria que conectar os fios do rádio no módulo,certo? Só preciso saber quais são,alguém sabe me dizer as cores deles?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Remover som Premium Vectra B

por Arquiteto » 03 Nov 2016, 12:16

os fios do radio ja estão conectados no modulo via chicote do som original

pra saber as cores vc deve olhar a correlação pino/fio no manual do seu som original

RogerMiguel
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 01 Nov 2016, 10:22
Nome Completo: Roger Miguel de Moura
Cidade: Chapecó
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Remover som Premium Vectra B

por RogerMiguel » 05 Dez 2016, 23:03

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje os fios do radio ja estão conectados no modulo via chicote do som original

pra saber as cores vc deve olhar a correlação pino/fio no manual do seu som original

Não achei módulo nenhum no porta malas ...
Vou fazer a afiação dos autos falantes toda nova,até pq os fios originais já estava com mau contato.
Mesmo assim obrigado pelas dicas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Remover som Premium Vectra B

por Arquiteto » 06 Dez 2016, 21:18

o modulo esta atras da cx do subwoffer ....

10 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 262 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 22:36