O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & TuningProjeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

20 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
marcosc3sar
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 20 Ago 2015, 12:10
Nome Completo: MARCOS CÉSAR SANTOS ROSA
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por marcosc3sar » 16 Mai 2016, 18:42

Estou planejando montar um som "premium" no meu Vectra CD (2001), seguindo a "mais ou menos" receita da configuração original de fábrica dos Vectra CDs de 2a geração. Depois de alguma pesquisa, decidi o que quero fazer: colocar um kit de 2 ou 3 vias nas portas dianteiras, um kit de coaxiais nas traseiras e um sub novo no porta-malas.

Desde que comprei o carro - agosto de 2015 -, matuto essa ideia. No entanto, a única coisa que eu consegui fazer até agora foi colocar um tocador de CD usado que eu comprei do amigo do vizinho do primo de um amigo de uma amiga minha (o antigo dono me entregou o carro sem tocador de CD nenhum)

Os altos falantes estão uma droga, chiando mais que caixa de abelha nos volumes mais altos. Porém, no volume "música ambiente", até fica "escutável". O subwoofer do porta-malas não estava funcionando. Cheguei a testar o sub fora do carro, mas ele funcionou "meia boca", então já descartei ele logo. Nessa hora percebi que todo o meu som precisava ser revisado!

Depois de alguma pesquisa, eis o que decidi fazer: colocar um kit de 2 nas portas dianteiras (talvez um de 3 vias, se o $$$ permitir), um kit de coaxiais nas traseiras e um novo woofer no porta-malas, Inclusive, o woofer eu já comprei: um JBL Selenium 8PX (8", 100RMS).

Aí alguém me pergunta: "... e o seu som não vai ter nenhum módulo amplificador? " Eu digo: "...não sei". Já me disseram que vou precisar de pelo menos 1, mas não entendi bem onde ele se encaixa no meu projeto.

Quero ligar tudo isso no tocador de forma individual (dianteiro, traseiro e woofer). Então, estou procurando por tocadores com no mínimo 3 pares de saídas RCA. Bluetotth para streaming de música (vida longa ao Spotify!) é essencial!

Segundo a consulta com alguns conhecidos fora daqui do Clube e alguns outros posts por aqui mesmo, essa seria a melhor configuração para um som interno de alta qualidade e fidelidade. Vou postando por aqui o que estou procurando para que vcs me ajudem nas decisões sobre "o que comprar" para que meu projeto deslanche e fique pronto.
___________________________________________________________________________
➕2001 Chevrolet Vectra CD 2.2 16v +MT +TS +BC
❌2010 Renault Clio Campus 1.0 16v +2p +A/C
❌2006 Chevrolet Celta Life 1.0 VHC +2p

Avatar do usuário
marcosc3sar
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 20 Ago 2015, 12:10
Nome Completo: MARCOS CÉSAR SANTOS ROSA
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por marcosc3sar » 16 Mai 2016, 18:49

Procurando pelo " tocador perfeito", estou tentando escolher entre estes:
1 - Kenwood KMM-BT515HD - http://goo.gl/8DHF6Z
2 - Kenwood KMM-BT312U - http://goo.gl/nqJ3ic
3 - Kenwood KMR-M315BT - http://goo.gl/4sHK6Q
5 - Pioneer DEH-X8780BT - http://goo.gl/nGGqff // http://goo.gl/WQc4zJ
6 - Pioneer Mvh-x568bt - http://goo.gl/H6Hgb4
7 - Alpine UTE-52BT - http://goo.gl/RpDlfC (este é o mais caro... será que vale o investimento?)
___________________________________________________________________________
➕2001 Chevrolet Vectra CD 2.2 16v +MT +TS +BC
❌2010 Renault Clio Campus 1.0 16v +2p +A/C
❌2006 Chevrolet Celta Life 1.0 VHC +2p

Avatar do usuário
marcosc3sar
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 20 Ago 2015, 12:10
Nome Completo: MARCOS CÉSAR SANTOS ROSA
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por marcosc3sar » 16 Mai 2016, 19:00

Apenas para desencargo de consciência, encontrei mais esses 2 modelos da Sony...

1 - Sony MEX-N5050BT - http://glurl.co/l85
2 - Sony MEX--B100BT - http://glurl.co/l87 (os recursos e o visual deste me chamaram muito a atenção)

O colega DionVieira, que demonstrou ter um conhecimento bem completo sobre som automotivo , me sugeriu o Kenwood KMM-BT515HD como a melhor opção.

Alguém mais concorda? Estou aceitos novas sugestões ainda.


Detalhe importante: o limite do $$$ é 1mil reais.
___________________________________________________________________________
➕2001 Chevrolet Vectra CD 2.2 16v +MT +TS +BC
❌2010 Renault Clio Campus 1.0 16v +2p +A/C
❌2006 Chevrolet Celta Life 1.0 VHC +2p

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por DionVieira » 17 Mai 2016, 10:57

marcosc3sar escreveu:Fuente del Mensaje Apenas para desencargo de consciência, encontrei mais esses 2 modelos da Sony...

1 - Sony MEX-N5050BT - http://glurl.co/l85
2 - Sony MEX--B100BT - http://glurl.co/l87 (os recursos e o visual deste me chamaram muito a atenção)

O colega DionVieira, que demonstrou ter um conhecimento bem completo sobre som automotivo , me sugeriu o Kenwood KMM-BT515HD como a melhor opção.

Alguém mais concorda? Estou aceitos novas sugestões ainda.


Detalhe importante: o limite do $$$ é 1mil reais.


O MEX-N5050BT tem saida de 2V, então já desconsiderei, já o MEX-B100BT me impressionou, saída de 5V, isso é quase o mínimo de ganho no amplificador, além de possuir equalizador de 10 bandas. Eu não conheço muito os equipamentos da sony, sei que são muito bons, inclusive todo o som original do Ford Fusion é sony, acredito que pela saída de 5V ele ganhe um belo status de player de alta definição, tem que usar um bom RCA pra ligar ele no módulo e não perder toda essa qualidade, lembrando que eu estou olhando isso por parâmetros, nunca escutei ele pra saber se realmente é melhor que o Kenwood, mas acredito que seja no minimo equivalente.

Aproveita que está verificando player e pesquise os da Clarion, são um custo beneficio fantástico e está no mesmo nível de Kenwood, alguns dizem ser melhor que Pioneer além de ter belos modelos, se achar algum que te agrade manda ai que eu opino. Abraço
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 167
Registrado em: 01 Nov 2014, 19:29
Nome Completo: David Souza de Moura
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por Davidsouzmr » 17 Mai 2016, 19:10

Tem como fazer ligação de kits duas vias e sub com um unico amplificador? Existe player que dispense amplificador pra Sub?

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por DionVieira » 18 Mai 2016, 10:12

Davidsouzmr escreveu:Fuente del Mensaje Tem como fazer ligação de kits duas vias e sub com um unico amplificador? Existe player que dispense amplificador pra Sub?


Excelentes perguntas David, os dois casos são possíveis sim, ligar subwoofer e kit 2 vias podem ser feitos facilmente em módulos de 4 canais, onde os kits utilizam 2 canais e o subwoofer utiliza 2 canais em bridge (sempre fique atento a ligação em bridge porque normalmente sua impedância minima é mais alta que a ligação comum).
Outra forma é ligar em um módulo de 2 canais utilizando um sistema chamado tri-mode, esse sistema usa crossovers Alchemyway para separar as frequências que devem ser bem divididas. A vantagem desse sistema é que reduz a quantidade de cabos e facilita muito a instalação e será UM POUCO mais em conta que ter um amplificador dedicado ao subwoofer ou um amplificador de 4 canais, entretanto em outros aspectos ela dificilmente ira compensar, pois os crossovers não são tão em conta, 3 deles em geral custam o preço de um amplificador Soundigital de 300 watts RMS que seria mais interessante, os crossovers tem limitação de potencia, então não são adequadas pra instalação tipo SPL, mas para Hi-Fi serão suficientes em geral, e por fim você não terá nenhum controle dedicado ao subwoofer como controle de filtro passa baixa e filtro passa alta, ganho do subwoofer, entre outros, então em geral compensa mais comprar um módulo de 4 canais, ou melhor ainda um dedicado ao subwoofer (digital, mono que em geral aceita impedâncias bem menores que um sistema em bridge, além de ter controles específicos para subwoofer).
Vou deixar um video da BRS Sound falando sobre tri-mode: https://youtu.be/1RpiMAN1Owg

Sobre o Player é uma informação que muita gente desconhece, mas é possivel sim ligar um subwoofer de potencia considerável diretamente em alguns modelos de player, eu particularmente só conheço essa função em players Pioneer, não sei se existem em outros, MAS NÃO SÃO TODOS OS PIONEER QUE POSSUEM TAL FUNÇÃO, deve verificar antes de comprar se ele possui essa função, a ligação é feita conforme a imagem abaixo descreve, assim o canal traseiro será transformado em um canal mono. No manual de instalação dos Pioneer que possuem esse modo de operação ele apresenta essa nota:
Imagem
A ligação dos modelos atuais é muito eficiente, pois permite utilizar woofers/subwoofers de até 70 watts RMS em 2ohms, isso é uma potencia excelente e pode ser usada em alto falantes de baixa potencia e alta sensibilidade (é excelente para tocar subwoofers ou woofers até 150 watts, mas acredito ser bem eficiente até 200 watts, sempre em 2 ohms), o problema é que é muito difícil encontrar no mercado de som automotivo subwoofers ou woofers nessa faixa de potencia e ainda com apenas 2 ohms, a dica que eu dou pra essa instalação é que é muito mais fácil encontrar em lojas de eletrônica woofers e subwoofers que se adequem a projetos de baixa potencia você vai encontrar mais facilmente alto falantes de 6 a 8 polegadas com 50 watts RMS em 4 ohms, 2 deles ligados em paralelo terão 100 watts em 2 ohms casando muito bem com a amplificação do player, além disso alto falantes de baixa potencia em geral já são mais sensíveis e possuem excelente desempenho, em minha casa possuo um aparelho de som da sony dos anos 90 que tem "apenas" 15 watts por caixa, o woofer deve ter entre 10 e 12 watts, ou seja, não chega a 25 watts de grave, e mesmo assim, toca MUITO bem e com MUITA definição, isso pq os alto falantes são muito leves e muito sensíveis, além da excelente acústica da caixa de som, muita gente se preocupa apenas com potencia e esquece de outros parâmetros tão ou mais importantes que a potencia. Esses alto falantes em geral são de celulose (papel) isso é uma vantagem, os melhores kits 2 vias também são de papel, pois é leve e muito rígido, mas é delicado, então se fizer uma caixa para o carro com esses alto falantes deve protege-los muito bem com tela e grade para não serem perfurados ou rasgados, cuidado também com coisas atrás do player, despejando tanta potencia ele aquece muito a parte traseira da carcaça, podendo derreter plásticos e cabos atrás dele e causando curtos-circuito, então deve ter certeza que a traseira estará livre, acredito que esse som teria um excelente grave de altíssima definição.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 167
Registrado em: 01 Nov 2014, 19:29
Nome Completo: David Souza de Moura
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por Davidsouzmr » 18 Mai 2016, 20:51

Caraca Dion, Que aula!!!! haha, pretendo montar um som interno pro meu VB... aproveitar que um dos falantes da frente queimou, e chegar logo com os kits duas vias... outro problema que acho que terei no meu projeto que vem mais da falta de conhecimento... é justamente como dimensionar o GRAVE, quero um grave gostoso, que toque bem e dê aquele ~soco~ quando aumentar o volume... mas nao quero VIDRO TREMENDO e nada disso, e não faço a menor ideia se um Sub de 10 polegadas com potencia RMS de uns 200 é demais... ou se eu devo procurar Sub com menos de 100. Saca? Tem alguma experiencia nesse tipo de som? E quanto a LITRAGEM da caixa pro sub? o fabricante fornece esse tipo de informação?

Avatar do usuário
marcosc3sar
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 20 Ago 2015, 12:10
Nome Completo: MARCOS CÉSAR SANTOS ROSA
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por marcosc3sar » 18 Mai 2016, 22:39

DionVieira escreveu:Fuente del Mensaje
marcosc3sar escreveu:Fuente del Mensaje Apenas para desencargo de consciência, encontrei mais esses 2 modelos da Sony...

1 - Sony MEX-N5050BT - http://glurl.co/l85
2 - Sony MEX--B100BT - http://glurl.co/l87 (os recursos e o visual deste me chamaram muito a atenção)

O colega DionVieira, que demonstrou ter um conhecimento bem completo sobre som automotivo , me sugeriu o Kenwood KMM-BT515HD como a melhor opção.

Alguém mais concorda? Estou aceitos novas sugestões ainda.


Detalhe importante: o limite do $$$ é 1mil reais.


O MEX-N5050BT tem saida de 2V, então já desconsiderei, já o MEX-B100BT me impressionou, saída de 5V, isso é quase o mínimo de ganho no amplificador, além de possuir equalizador de 10 bandas. Eu não conheço muito os equipamentos da sony, sei que são muito bons, inclusive todo o som original do Ford Fusion é sony, acredito que pela saída de 5V ele ganhe um belo status de player de alta definição, tem que usar um bom RCA pra ligar ele no módulo e não perder toda essa qualidade, lembrando que eu estou olhando isso por parâmetros, nunca escutei ele pra saber se realmente é melhor que o Kenwood, mas acredito que seja no minimo equivalente.

Aproveita que está verificando player e pesquise os da Clarion, são um custo beneficio fantástico e está no mesmo nível de Kenwood, alguns dizem ser melhor que Pioneer além de ter belos modelos, se achar algum que te agrade manda ai que eu opino. Abraço


Vc falou em Clarion... Encontrei apenas um modelo, à altura do Sony MEX-B100BT:

Clarion Cz702 - http://goo.gl/k3P0Cg

O que vc acha dele? Até agora, estou optando pelo Sony MEX-B100BT...
___________________________________________________________________________
➕2001 Chevrolet Vectra CD 2.2 16v +MT +TS +BC
❌2010 Renault Clio Campus 1.0 16v +2p +A/C
❌2006 Chevrolet Celta Life 1.0 VHC +2p

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por DionVieira » 19 Mai 2016, 10:22

Davidsouzmr escreveu:Fuente del Mensaje Caraca Dion, Que aula!!!! haha, pretendo montar um som interno pro meu VB... aproveitar que um dos falantes da frente queimou, e chegar logo com os kits duas vias... outro problema que acho que terei no meu projeto que vem mais da falta de conhecimento... é justamente como dimensionar o GRAVE, quero um grave gostoso, que toque bem e dê aquele ~soco~ quando aumentar o volume... mas nao quero VIDRO TREMENDO e nada disso, e não faço a menor ideia se um Sub de 10 polegadas com potencia RMS de uns 200 é demais... ou se eu devo procurar Sub com menos de 100. Saca? Tem alguma experiencia nesse tipo de som? E quanto a LITRAGEM da caixa pro sub? o fabricante fornece esse tipo de informação?


Eu ia escrever um texto muito longo mais achei melhor simplificar, vamo lá, um unico kit 2 vias vai ter algo entre 60 e 75 watts, SE for usar direto no player como o sistema sitado antes, então você vai ter 22 watts no kit e 70 pra subwoofer EM 2 OHMS (isso é muito importante, pois em geral se ligar em 4 ohms a potencia cairá à metade), como eu disse acredito que um único subwoofer com cerca de 100 watts e 2 ohms é praticamente impossível, então a melhor opção é encontrar 2 subwoofers com cerca de 50 watts em 4 ohms, possivelmente achara com 8 polegadas, 2 de 8" é mais área de cone que 1 de 10" é quase o mesmo que 1 de 12" e montar em caixa selada de preferencia, isso já ira gerar um grave muito bom.

Agora se puder ir um pouco além e usar um amplificador, a melhor opção é um amplificador de 4 canais que possa alimentar o kit com potencia de sobra e cerca de 200 watts pra grave,
Recomendaria 2 com excelente desempenho:
Soundigital SD400.4D (cerca de R$200,00)
Audiophonic HP4000 (cerca de R$400,00), o audiophonic é mais definido.
Nesse caso existem muitos modelos de subwoofer ou woofer de 10" com 200 watts em 4 ohms que irão te atender bem, use nesse caso a caixa tipo selada especificada pelo fabricante.
Recomendações de woofer ou subwoofer para esses módulos:
1 subwoofer Audiophonic S1-10 s4 10" 200 watts em 4 ohms (cerca de R$300,00)
1 subwoofer Mtx RT10-04 10" 250 watts em 4 ohms (cerca de R$320)
2 woofers Jbl Selenium 10cv5 10" 100 watts em 8 ohms (cerca de R$130,00) - 2 em paralelo para ter 200 watts RMS em 4 ohms
2 woofers Jbl Selenium 8px 8" 100 watts em 8 ohms (cerca de R$100,00) - 2 em paralelo para ter 200 watts RMS em 4 ohms

Existe ainda uma opção mais simples e ideal para quem quer graves de baixa potencia mas de ótima qualidade com excelente custo beneficio que são as caixas prontas, ativas ou passivas, como não tem um nome vou deixar 2 anúncios de modelos da Audiophonic que são as unicas que vi com um preço justo e que parecem ser de excelente qualidade. Acredito que pra você elas seriam até mais interessantes, pois já vem com as especificações perfeitas por serem da própria fabricante, além de não ter que gastar com caixa que se for de boa qualidade não é barato, Custo beneficio dificílimo de superar.
Modelo ativo - Audiophonic ASB-8: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680848633-caixa-amplificada-ativa-audiophonic-235w-rms-c-subwoofer-8-_JM
Modelo passivo - Audiophonic PSB-8: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680308746-caixa-dutada-8-com-subwoofer-2-ohm-235w-rms-audiophonic-_JM
Editado pela última vez por DionVieira em 19 Mai 2016, 13:09, em um total de 1 vez.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por DionVieira » 19 Mai 2016, 10:37

marcosc3sar escreveu:Fuente del Mensaje
Vc falou em Clarion... Encontrei apenas um modelo, à altura do Sony MEX-B100BT:

Clarion Cz702 - http://goo.gl/k3P0Cg

O que vc acha dele? Até agora, estou optando pelo Sony MEX-B100BT...


Apesar de dizerem que o Clarion tem um processador de áudio melhor acredito que nesse caso o sony seja mais interessante, a saída pré amplificada de 5 volts é igual, mas o Sony tem equalizador de 10 bandas enquanto o clarion apenas 5 bandas, além do preço do Clarion ser muito salgado. Sony parece mais interessante.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por Thiago Menezes » 19 Mai 2016, 13:24

O Dion passou bastante informação importante, porém gostaria de complementar dizendo que não adianta gastar uma boa grana com equipamentos e esquecer da instalação como um todo do som, digo cabos RCA's de qualidade com blindagem, cabos paralelos, cabos de alimentação da bateria principalmente em cobre, uma boa instalação sem emendas e utilização de terminais vai fazer grande diferença na qualidade sonora. A acústica também vai ajudar, utilizando um bom tratamento de qualidade nas portas e a qualidade da madeira utilizada na fabricação da caixa.

Além dos amplificadores indicados pelo Dion eu recomendo também um que está me fazendo feliz da vida é o DAT AB.

Aqui no link abaixo está tudo que usei no meu som e o que gastei, talvez ajude em alguma base para você:

viewtopic.php?f=31&t=9900&start=40

Aqui um vídeo que postei no youtube para o pessoal aqui do clube que me pediram a qualidade da gravação não ta tão boa, mas da para ter uma noção de como ficou:

https://www.youtube.com/watch?v=b-1tPEmDUA0

https://www.youtube.com/watch?v=VKyebpj9M4M

Projetinho básico de som SQ que montei em casa inclusive tem todo o tratamento que fiz.

Forte Abraço!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por DionVieira » 19 Mai 2016, 14:09

Bem lembrado Thiago, eles são muito importantes, mas deve-se ponderar sempre o custo de cabeamento e tratamento conforme a qualidade do som que se espera alcançar, sempre é possivel começar com produtos de boa qualidade e ir melhorando para equipamentos hi-end.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Avatar do usuário
marcosc3sar
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 20 Ago 2015, 12:10
Nome Completo: MARCOS CÉSAR SANTOS ROSA
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por marcosc3sar » 20 Mai 2016, 16:10

Ok. Player comprado! Meu Sony MEX-XB100BT deve chegar nos próximos dias.

Agora vms para os alto falantes. Para as portas dianteiras, as seguintes opções me interessaram:

1 - Kit Audiophonic Par 6 Pol 200w + Kit 2 Vias 6 Pol 120w: http://glurl.co/lCt (esse kit já inclue os altos falantes para as portas traseiras!)
2 - Kit 2 Vias 6 Pol 520wmax C/ Crossover Sony Xplod Xs-gtx1622s: http://glurl.co/lCu
3 - Kit 2 Vias Rockford Fosgate R152-s (5 Pols. / 80w Rms): http://glurl.co/lCv
4- Jbl Cs760c Kit 2 Vias 6 Polegadas 150w: http://glurl.co/lC8
5- Kit 2 Vias Rockford Fosgate Punch P1652-s: http://glurl.co/lCB

Agora pergunto: qual a melhor opção?

Lembrando que eu quero um som interno, com qualidade e definição,
Editado pela última vez por marcosc3sar em 22 Jun 2016, 13:03, em um total de 1 vez.
___________________________________________________________________________
➕2001 Chevrolet Vectra CD 2.2 16v +MT +TS +BC
❌2010 Renault Clio Campus 1.0 16v +2p +A/C
❌2006 Chevrolet Celta Life 1.0 VHC +2p

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por DionVieira » 20 Mai 2016, 20:30

Se não puder gastar muito a melhor coisa é primeiro comprar um bom kit e depois um bom coaxial ou outro kit, fica a seu critério, eu acho que essas opções já não são as melhores, da uma olhada nessas:

Kit Audiophonic KS 6.2 - acha por 359 no ML e ainda ganha um excelente cabo RCA audiophonic, uma coisa a menos pra gastar (eu uso os dois kits o ks 6.1 que comprei ano passado e o ks 6.2 que instalei essa semana e agora o 6.1 foi pra traseira, te digo que compensa muito, tweeter de seda com um imã muito pesado, midbass com cone de papel que é muito mais leve e definido que o PEI, entre outros, palco sonoro fantástico)

Kit herts HKS 165.3 - cerca de 445 reais no ML (o thiago usa herts, esse é um modelo de entrada mas deve manter as qualidades do renome da herts, o thiago talvez possa indicar melhor pois eu nunca escutei)

Kit Ground zero Iridium GZIC 650x - 570 reais no ML, mesmo caso da herts, kit de entrada de uma marca com renome internacional, marcas seríssimas e especialistas no segmento

Kit Focal Auditor R165s2 - 499 no ML, claro que não podia faltar a maior referencia mundial de som automotivo, a focal tem sua linha de baixo custo que esta mais acessível.

Minhas considerações são que, primeiro potência de kit 2 vias de 6,5 polegadas será de no máximo 80 watts rms, a maioria possui de 60w a 70w, isso não é tão importante, como eu já disse, segundo eu acredito que o custo benefício do audiophonic seja superior pois emprega materiais e tecnologia que somente kits um pouco mais avançados de outras marcas mais famosas como as que eu citei empregam, mas acho que isso deve ser julgado por quem vai comprar, pesquise, pergunte, veja vídeos, se puder escute, tem comparativos no canal da brs sound no youtube, procura la comparativo entre tweeters, se informe e avalie essas opções que te dei, eu como disse comprei o audiophonic ks 6.2 por não ter encontrado nada com essas características por menos de 600 reais, e ele custa metade disso, mas essa é minha opinião.

Enviado de meu MZ607 usando Tapatalk
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Avatar do usuário
Dalmo Gurian
Member
Member
Mensagens: 40
Registrado em: 04 Mai 2015, 08:04
Nome Completo: Dalmo Gurian
Cidade: Jales
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por Dalmo Gurian » 08 Jun 2016, 21:14

Em primeiro lugar quero parabenizar o nosso amigo DionVieira por compartilhar conosco seus conhecimentos. Gostei muito das suas dicas, e encaixa perfeito no que eu quero montar no meu carro. O aparelho escolhi o pioneer 8780bt, um kit 2 vias audiophonic ks 6.2, 2 coaxiais nas portas traseiras, e caixa dutada pronta da audiophonic. Queria saber se eu posso aproveitar um módulo novinho que eu tenho guardado, é um Stetson th 4100. Será que dá para usar nesse projeto ?

Avatar do usuário
marcosc3sar
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 20 Ago 2015, 12:10
Nome Completo: MARCOS CÉSAR SANTOS ROSA
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por marcosc3sar » 22 Jun 2016, 13:01

Finamente descobri o que Vectra tinha de som instalado!

- Twitters originais GM na frente
- Alto Falantes Bravox 6" 50w (portas dianteiras)
- Altos Falantes Blaupunkt 5" 40 ou 50w (portas traseiras)
- Módulo Amplificador Original GM, Modelo 93282029.

Não conseguimos (eu e o instalador) identificar os modelos exatos de cada item, exceto pelo módulo.

Vou tentar ligar os altos falantes ao módulo original novamente com um instalador mais experiente.

Já vi aqui no fórum, inclusive que já levantaram todos os fios, baseados no chicote original do próprio modulo.

O tocador Sony MEX-XB100BT
Imagem

As Portas dianteiras, durante a revisão de toda a fiação do som (que estava uma bagunça)
Imagem

O Módulo Amplificador original (retirado)
Imagem

Imagem

O Sub Bomber UpGrade, 200w RMS (semi-novo, 3 meses de uso)
Imagem

O módulo SoundDigital SD 250 2D (exclusivo do Sub)
Imagem
___________________________________________________________________________
➕2001 Chevrolet Vectra CD 2.2 16v +MT +TS +BC
❌2010 Renault Clio Campus 1.0 16v +2p +A/C
❌2006 Chevrolet Celta Life 1.0 VHC +2p

Avatar do usuário
DionVieira
Organizador
Organizador
Mensagens: 208
Registrado em: 01 Ago 2014, 15:12
Nome Completo: Dioncleis Fermino Vieira
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por DionVieira » 05 Jul 2016, 07:56

Dalmo Gurian escreveu:Fuente del Mensaje Em primeiro lugar quero parabenizar o nosso amigo DionVieira por compartilhar conosco seus conhecimentos. Gostei muito das suas dicas, e encaixa perfeito no que eu quero montar no meu carro. O aparelho escolhi o pioneer 8780bt, um kit 2 vias audiophonic ks 6.2, 2 coaxiais nas portas traseiras, e caixa dutada pronta da audiophonic. Queria saber se eu posso aproveitar um módulo novinho que eu tenho guardado, é um Stetson th 4100. Será que dá para usar nesse projeto ?


Cara, obrigado mesmo, eu não conheço muito, mas cada dia é um aprendizado e acho que trocar informações e experiencias sempre irão somar a todos, desculpe a demora em responder mas é que as coisas andaram corridas nas ultimas semanas e infelizmente não consegui entrar no fórum, agora vou tentar me manter atualizado, sobre seu módulo eu acredito que possa usar sem maiores problemas, não achei muitas informações sobre ele e nem sei se o que achei é verdade, mas se for ele deve ser capaz de lhe entregar um resultado muito bom, não deve tirar todo o desempenho dos alto falantes mas com certeza sera melhor que ligar no radio, desde que essas informações procedam, ele esteja em bom estado de funcionamento e a instalação seja bem feita, qualquer duvida estamos ai, vlw amigo.
Imagem
VECTRA EXPRESSION 2.0 8V MAN. 128 CV 2007

Avatar do usuário
Dalmo Gurian
Member
Member
Mensagens: 40
Registrado em: 04 Mai 2015, 08:04
Nome Completo: Dalmo Gurian
Cidade: Jales
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por Dalmo Gurian » 07 Jul 2016, 21:32

Tranquilo cara. Brigadão pelo retorno, se precisar volto a perguntar. Abraço.

Avatar do usuário
marcosc3sar
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 20 Ago 2015, 12:10
Nome Completo: MARCOS CÉSAR SANTOS ROSA
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por marcosc3sar » 11 Ago 2016, 23:09

O módulo SoundDigital não aguentou o trampo com o sub e precisou se substituído...

Era música ter um pouquinho mais de grave, o sub cortava. Aumentou a mais o volume um pouco, o sub cortava.

Banda Audioparts 2.4D, 4 canais, 400w
Imagem

Agora os graves estão batendo duuuuro, sem cortes!

______

✅ 2001 Chevrolet Vectra CD 2.2 16v +MT +TS +BC
✘ 2010 Renault Clio Campus 1.0 16v +2p +A/C
✘ 2006 Chevrolet Celta Life 1.0 VHC +2p
___________________________________________________________________________
➕2001 Chevrolet Vectra CD 2.2 16v +MT +TS +BC
❌2010 Renault Clio Campus 1.0 16v +2p +A/C
❌2006 Chevrolet Celta Life 1.0 VHC +2p

Avatar do usuário
rafaelmartinazzo
GL Member
GL Member
Mensagens: 74
Registrado em: 19 Out 2015, 14:46
Nome Completo: Rafael Luiz Martinazzo
Cidade: Cascavel
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Projeto de som no meu Vectra CD [VECTRA B] [SOM INTERNO]

por rafaelmartinazzo » 06 Dez 2016, 20:27

Reativando, afinal foi instalado qual modelo de alto-falante? ficou bom o som?
Estou pra montar um projeto similar no meu Vectra A, com quatro alto-falantes que ainda não decidi qual comprar, aparelho de som eu já tenho um Sony bem similar ao seu, Subwoofer e módulo já tenho também... gostaria que me ajudassem se possível!
Desde já agradeço
Simplesmente "Vectra"
2016 - atual Vectra CD 1994
Minha garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14829

20 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: stanraphael e 380 visitantes

Bem-vindo: 28 Abr 2024, 07:16