O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & Tuning! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

51 mensagens
maurilio_sjc
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Jul 2013, 13:05
Nome Completo: Maurilio Cardoso
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por maurilio_sjc » 21 Set 2016, 11:46

Fala pessoal! Beleza?

Corsa Turbo, vou ser sincero contigo. Não comprei esse suporte.

Mas eu tenho uma dúvida nesse caso: a troca do suporte é necessária tendo em vista que o hard disk que vou colocar é original do Vectra?
No meu entendimento a unica alteração é em relação a fiação que passa a ter os comandos de som, o resto é igual.

Se puder esclarecer...

Valeu!

maurilio_sjc
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Jul 2013, 13:05
Nome Completo: Maurilio Cardoso
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por maurilio_sjc » 26 Set 2016, 21:36

Fala pessoal! Beleza?

Bom... Ainda não fui lá fazer as instalações! :|
Terei uma folguinha no trabalho durante a semana e logo depois posto o resultado da brincadeira!

Valeu!

JoseEVieira
GL Member
GL Member
Mensagens: 122
Registrado em: 29 Out 2014, 19:52
Nome Completo: José Etelvino Vieira
Cidade: Dois vizinhos
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por JoseEVieira » 26 Set 2016, 23:38

Cara instalei um igual no meu a principio nada de adaptações ou interface. So retirei os pinos da disqueteira e funcionou tudo perfeito.
Eu no caso tinha um df762 original.
Se precisar de uma mão é só pedir.

maurilio_sjc
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Jul 2013, 13:05
Nome Completo: Maurilio Cardoso
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por maurilio_sjc » 27 Set 2016, 08:00

Fala pessoal! Beleza?

JoseEVieira, tudo bem?

No meu caso o meu carro não tem os comandos... Estou adaptando. Você também fez assim ou seu Vectra já tinha os comandos?
Só estive pensando numa coisa... Olha a imagem abaixo...

Imagem ilustrativa. Todos os direitos autorais pertencem ao proprietário.
Imagem

Sei que nesse conector que vai atrás do Hard Disk deve haver um fio (azul com vermelhor senão me engano) que é uma espécie de "continuação" da fiação do volante e que vai direto no rádio. Será que meu Vectra tem essa conexão? Como ainda não desmontei estou um pouco preocupado com isso, pois se não tiver ai estou no mato...

Valeu!

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por corsa turbo » 03 Out 2016, 07:37

maurilio_sjc escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal! Beleza?

Corsa Turbo, vou ser sincero contigo. Não comprei esse suporte.

Mas eu tenho uma dúvida nesse caso: a troca do suporte é necessária tendo em vista que o hard disk que vou colocar é original do Vectra?
No meu entendimento a unica alteração é em relação a fiação que passa a ter os comandos de som, o resto é igual.

Se puder esclarecer...

Valeu!


Bom dia... O hard disk , todos usam oruriginal, nunca vi adaptarem de outro carro... a questão é que carros sem hard disk possuem um tipo de suporte das alavancas que não encaixa o hard disk, e carros que possuem o hard disk tem outro suporte no qual o hard disk encaixa (veja no hard disk as travas).
Eu desconheço carro que venha com suporte compativel.
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

maurilio_sjc
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Jul 2013, 13:05
Nome Completo: Maurilio Cardoso
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por maurilio_sjc » 03 Out 2016, 09:57

Fala pessoal! Beleza?

Corsa turbo... Agora entendi
Botei a mão na massa no fds e compreendi oque você escreveu!

Realmente o hard disc não tem encaixe nos vectras que não possuem os comandos de som. Na ocasião, o meu...
Agora tenho de achar esse suporte! Você ou alguém aqui do fórum podem me dizer onde posso encontrar para comprar ou se algum integrante tem?

Até gostaria de anunciar aqui no fórum, mas a realidade é que ainda não tenho os requisitos mínimos para utilizar os classificados.
Pedi para o administrador fundir minhas contas aqui no fórum pois tenho duas (uma gmail e outra hotmail - utilizada para logar através do facebook). Logo, não tenho o minimo de 50 mensagens enviadas.

Se puderem me ajudar! :(

Valeu!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por Arquiteto » 03 Out 2016, 11:23

ai maurilio da pra adpatar um fixação para o hard disck ao suporte do seu carro

se conseguir um suporte claro fica melhor ... do hard disc pro radio se não for usar som original da

vc criar um chicote para ligar uma interface e usar os controles de som em aparelho que tenham a saida remote

maurilio_sjc
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Jul 2013, 13:05
Nome Completo: Maurilio Cardoso
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por maurilio_sjc » 03 Out 2016, 11:35

Fala pessoal! Beleza?

Arquiteto, sei que é meio complicado querer adaptar algo que não veio de fábrica, ainda mais quando a gente quer instalar um sistema original.

O fato é que estou tentando manter a originalidade do carro. Aqui na minha região apesar de ter várias auto-elétricas, acho que não consigo um lugar que faça o serviço de adaptação. Aproveito pra perguntar se conhecem alguém aqui do Clube que faça e que more em SP.

De fato estou procurando as peças originais pra montar o sistema completo... Tipo assim... Sem soluções alternativas.
O rádio que eu ganhei do meu amigo (fotos no inicio do tópico) suporta os comandos de som via fio segundo o vendedor. Inclusive achei no youtube vídeos de carros mais antigos (até mesmo de outras marcas) que utilizam os comandos.

Bom... Até aqui entendo que preciso do suporte da coluna/seta e do chicote!
Uma dúvida Arquiteto... Sabe informar se originalmente o chicote que sai do Hard Disk vai para algum módulo ou a ligação é direta na fiação do rádio?

Valeu!

maurilio_sjc
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Jul 2013, 13:05
Nome Completo: Maurilio Cardoso
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por maurilio_sjc » 06 Out 2016, 07:50

Fala pessoal! Beleza?

Bom galera, é o seguinte... Infelizmente vou ter de parar o up no Vectra, pois no dia 03/10 recebi a informação da minha demissão no trabalho! Já faz algum tempo que as coisas não andam muito bem aqui em São José dos Campos, porém fui pego de surpresa.

De qualquer forma vou conseguir me manter por uns meses até conseguir alguma coisa e em quanto isso vou tentar fazer alguns bicos por ai. Sei que não tem nada a ver "pato com ganso" mas deixo aqui meu linkedin, caso algum colega aqui do clube saiba de alguma oportunidade de emprego na área de Tecnologia (T.I): https://br.linkedin.com/in/mauriliosjc

Tenho condições de me locomover para outras cidades e outros estados também!

De qualquer forma agora é deixar o Vectra mais na sombra do que na rua! Graças a Deus a manutenção esta em dia e o carro esta lindo!
Vou continuar na busca aqui pelas peças que faltam, mas provavelmente levarei um pouco mais de tempo para atualizar este tópico novamente!

Valeu!

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por corsa turbo » 07 Out 2016, 14:42

Boa tarde.
Força ai, caminho bom vai aparecer..
Se precisar de algo voce fala.
abs
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

maurilio_sjc
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Jul 2013, 13:05
Nome Completo: Maurilio Cardoso
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por maurilio_sjc » 24 Nov 2016, 18:07

Fala galera!

Beleza?

Bom... Como já havia dito a um tempo atrás, agora estou desempregado, porém resolvi terminar de fazer umas coisinhas no meu carro.
Depois de tanto pesquisar e de juntar uma grana extra consegui montar os itens necessários para habilitar os comandos de som no volante do meu Vectra.

Hard disc montado com chicote
Imagem

Som funcionando!
Imagem

Agora para matar a charada, gostaria de uma ajuda de vocês aqui do clube no seguinte:
Como devo proceder com a ligação dos fios no plug do rádio? Como estou montando o sistema como se fosse original de fabrica, entendo que uma interface não é necessária correto? Ou estou enganado?

Basicamente me resta conectar o fio azul e vermelho (esse eu sei onde vai), os fios marrons para habilitar os comandos e tem um fio cinza que não sei para que serve! Como meu carro não tem airbag, os amarelos ficarão inutilizados! Se puderem me ajudar!

Onde devo ligar os fios marrons? Encontrei essa imagem em um post do Arquiteto!
Imagem

Valeu!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por Arquiteto » 24 Nov 2016, 22:28

se for do mid não vai ligar em lugar nenhum pois este radio não tem display ...

maurilio_sjc
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Jul 2013, 13:05
Nome Completo: Maurilio Cardoso
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por maurilio_sjc » 25 Nov 2016, 08:57

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje se for do mid não vai ligar em lugar nenhum pois este radio não tem display ...


Fala pessoal! Beleza?

Então Arquiteto, nesse caso olhando na parte interna do volante vejo que os fios marrons estão conectados nos botões do volante. Logo, acredito que devem ser ligados para que haja sinal. Sei que o fio azul e vermelho vai direto no plug do rádio, mas os demais me geraram dúvidas.

Quando você diz que esse rádio não tem display, você quer dizer oque exatamente?

Valeu!

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por corsa turbo » 25 Nov 2016, 16:22

maurilio_sjc escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje se for do mid não vai ligar em lugar nenhum pois este radio não tem display ...


Fala pessoal! Beleza?



Então Arquiteto, nesse caso olhando na parte interna do volante vejo que os fios marrons estão conectados nos botões do volante. Logo, acredito que devem ser ligados para que haja sinal. Sei que o fio azul e vermelho vai direto no plug do rádio, mas os demais me geraram dúvidas.

Quando você diz que esse rádio não tem display, você quer dizer oque exatamente?

Valeu!



Boa tarde.
Acho que vc esta fazendo confusão... o fio azul e vermelho é o fio de sinal dos botões.. os marrons saem todos no fio azul e vermelho...
se não me engano, alem dos fios do ar bag, saem mais 4 fios. sinal, iluminaçao do controle, outro aterramento e outro buzina.. a de iluminação vc liga junto ao A7
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por diego_ » 25 Nov 2016, 17:16

maurilio_sjc escreveu:Fuente del Mensaje Fala galera!

Beleza?

Bom... Como já havia dito a um tempo atrás, agora estou desempregado, porém resolvi terminar de fazer umas coisinhas no meu carro.
Depois de tanto pesquisar e de juntar uma grana extra consegui montar os itens necessários para habilitar os comandos de som no volante do meu Vectra.

Hard disc montado com chicote
Imagem

Som funcionando!
Imagem

Agora para matar a charada, gostaria de uma ajuda de vocês aqui do clube no seguinte:
Como devo proceder com a ligação dos fios no plug do rádio? Como estou montando o sistema como se fosse original de fabrica, entendo que uma interface não é necessária correto? Ou estou enganado?

Basicamente me resta conectar o fio azul e vermelho (esse eu sei onde vai), os fios marrons para habilitar os comandos e tem um fio cinza que não sei para que serve! Como meu carro não tem airbag, os amarelos ficarão inutilizados! Se puderem me ajudar!

Onde devo ligar os fios marrons? Encontrei essa imagem em um post do Arquiteto!
Imagem

Valeu!


Opa, este rádio é qual modelo? ele tem suporte a bluetooth? como que ficou a questão da iluminação? o tom de amarelo é parecido com o do resto do painel? se for parecido eu vou correr de conseguir um modelo deste e colocar no meu, ai eu texto a questão do MID
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

maurilio_sjc
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Jul 2013, 13:05
Nome Completo: Maurilio Cardoso
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por maurilio_sjc » 26 Nov 2016, 12:16

corsa turbo escreveu:Fuente del Mensaje
maurilio_sjc escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje se for do mid não vai ligar em lugar nenhum pois este radio não tem display ...


Fala pessoal! Beleza?



Então Arquiteto, nesse caso olhando na parte interna do volante vejo que os fios marrons estão conectados nos botões do volante. Logo, acredito que devem ser ligados para que haja sinal. Sei que o fio azul e vermelho vai direto no plug do rádio, mas os demais me geraram dúvidas.

Quando você diz que esse rádio não tem display, você quer dizer oque exatamente?

Valeu!



Boa tarde.
Acho que vc esta fazendo confusão... o fio azul e vermelho é o fio de sinal dos botões.. os marrons saem todos no fio azul e vermelho...
se não me engano, alem dos fios do ar bag, saem mais 4 fios. sinal, iluminaçao do controle, outro aterramento e outro buzina.. a de iluminação vc liga junto ao A7


Fala pessoal! Beleza?

Corsa Turbo! Poxa... Agradeço o esclarecimento, porém eu não manjo de elétrica. Realmente não parece ser complicado de fazer. Sempre peço os serviços para um profissional de confiança aqui da minha região.

Passando pra ele essas descrições que você me fez e olhando o esquema que o Arquiteto passou, será que ele consegue executar?

Valeu!

maurilio_sjc
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Jul 2013, 13:05
Nome Completo: Maurilio Cardoso
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por maurilio_sjc » 05 Dez 2016, 13:42

corsa turbo escreveu:Fuente del Mensaje
maurilio_sjc escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje se for do mid não vai ligar em lugar nenhum pois este radio não tem display ...


Fala pessoal! Beleza?



Então Arquiteto, nesse caso olhando na parte interna do volante vejo que os fios marrons estão conectados nos botões do volante. Logo, acredito que devem ser ligados para que haja sinal. Sei que o fio azul e vermelho vai direto no plug do rádio, mas os demais me geraram dúvidas.

Quando você diz que esse rádio não tem display, você quer dizer oque exatamente?

Valeu!



Boa tarde.
Acho que vc esta fazendo confusão... o fio azul e vermelho é o fio de sinal dos botões.. os marrons saem todos no fio azul e vermelho...
se não me engano, alem dos fios do ar bag, saem mais 4 fios. sinal, iluminaçao do controle, outro aterramento e outro buzina.. a de iluminação vc liga junto ao A7



Fala pessoal! Beleza?

corsa turbo! Quanto a ligação dos fios, saberia dizer em qual "terminal" do plug do rádio eu poderia conecta-los?
Sei basicamente dos dois fios (sinal e buzina), mas os outros dois não (marrons) que eu acredito que seja oque você mencionou sobre a iluminação no terminal A7 e aterramento. :47:

Poderia me dar uma força?

Valeu!
Editado pela última vez por maurilio_sjc em 05 Dez 2016, 21:08, em um total de 1 vez.

maurilio_sjc
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Jul 2013, 13:05
Nome Completo: Maurilio Cardoso
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por maurilio_sjc » 05 Dez 2016, 16:16

diego_ escreveu:Fuente del Mensaje diego_


Fala pessoal! Beleza?

diego_! Sim, tem Bluetooth e a cor é bem harmônica com as cores do painel (ambar) e deixar um visual bem legal.
O rádio é o do link abaixo. Quanto ao valor é bom dar uma pesquisada pra achar algum mais em conta.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-786155354-radio-cd-original-da-zafiraastra-e-classicnovo-susoambar-_JM

O rádio suporta todas as configurações originais de fábrica!

Valeu!

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por corsa turbo » 05 Dez 2016, 16:46

maurilio_sjc escreveu:Fuente del Mensaje
corsa turbo escreveu:Fuente del Mensaje
maurilio_sjc escreveu:Fuente del Mensaje
Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje se for do mid não vai ligar em lugar nenhum pois este radio não tem display ...


Fala pessoal! Beleza?



Então Arquiteto, nesse caso olhando na parte interna do volante vejo que os fios marrons estão conectados nos botões do volante. Logo, acredito que devem ser ligados para que haja sinal. Sei que o fio azul e vermelho vai direto no plug do rádio, mas os demais me geraram dúvidas.

Quando você diz que esse rádio não tem display, você quer dizer oque exatamente?

Valeu!



Boa tarde.
Acho que vc esta fazendo confusão... o fio azul e vermelho é o fio de sinal dos botões.. os marrons saem todos no fio azul e vermelho...
se não me engano, alem dos fios do ar bag, saem mais 4 fios. sinal, iluminaçao do controle, outro aterramento e outro buzina.. a de iluminação vc liga junto ao A7



Fala pessoal! Beleza?

corsa turbo! Quanto a ligação dos fios, saberia dizer em qual "terminal" do plug do rádio eu poderia conecta-los?
Sei basicamente dos dois fios (sinal e buzina), mas os outros dois não (marrons) que eu acredito que seja oque você mencionou sobre a iluminação no terminal A7 e aterramento. :47:

Poderia me dar uma força?

Imagem

Valeu!




boa tarde.
Ta errado ai..
cinza é o iluminação (ligar no saida para antena eletrica do radio (pino A7)
marrom é terra, pode ligar junto ao terra do radio
o marrom com branco é o da buzina)
e o outro está correto
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

maurilio_sjc
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Jul 2013, 13:05
Nome Completo: Maurilio Cardoso
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

! Instalar rádio GM e volante com comandos de som Vectra B !

por maurilio_sjc » 06 Dez 2016, 09:02

Boa tarde.
Acho que vc esta fazendo confusão... o fio azul e vermelho é o fio de sinal dos botões.. os marrons saem todos no fio azul e vermelho...
se não me engano, alem dos fios do ar bag, saem mais 4 fios. sinal, iluminaçao do controle, outro aterramento e outro buzina.. a de iluminação vc liga junto ao A7


Fala pessoal! Beleza?

Bom... Depois de pesquisar e de receber varias orientações resolvi eu mesmo fazer a instalação e por fim agora tenho os comandos de som! Muito bom! Agradeço a todos que me ajudaram aqui no fórum, mas em especial ao corsa turbo que me passou as instruções de como fazer as ligações necessárias.

Antes de mais nada preciso informar que a instalação que fiz no meu carro reflete o "sistema original GM", ou seja, como se ele tivesse saído de fábrica com os comandos de som no volante. Logo, não é necessário o uso de interface nesse caso.

Vou deixar aqui resumidamente o passo a passo do que fiz para fazer as ligações! Espero que seja útil a quem pretende usar rádio original GM. Também ressalto que meu carro não tem airbag.

# PEÇAS:
- Volante 4 pontas com comando de som (com ou sem airbag)
- Suporte da seta/coluna de direção (GM 026051171)
- Hard Disc (GM 09152056)
- Chicote do Hard Disc
- Rádio padrão GM

# MATERIAL PARA INSTALAÇÃO:
- Ferramentas (alicate, chaves etc)
- Fio elétrico com bitola de 1 mm (ou de configuração que achar conveniente... rsrs)
- Espaguete termo retrátil de 3 mm (ou de configuração que achar conveniente... rsrs)
- Conector FIC padrão ISO fêmea (esse será usado apenas para retirar o terminal metálico onde o fio se prende)
- Fita anti chama

# LIGAÇÕES ELÉTRICAS:
- No caso do volante possuir airbag mantenha as conexões (fios amarelos), já no caso de não possuir isole os fios.
- Conecte o fio marrom e branco no fio de mesma cor já existente (buzina)
- Conecte o fio marrom no aterramento do rádio (eu fiz uma solda)
- Faça uma extensão do fio azul com vermelho, coloque o terminal metálico e conecte na posição A5
- Faça uma extensão do fio cinza e conecte-o juntamente com fio da antena na posição A7 (eu fiz uma solda para unir os dois fios)

Referência do esquema de ligação dos fios
Imagem

Chicote
Imagem

Iluminação
Imagem

Conector do rádio
Imagem

Resultado final
Imagem

Caso tenha algo a mais para complementar me informem pra eu adicionar no tópico!

Valeu galera!

51 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 105 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 09:12