O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & TuningCentral Aikon Vectra B - instalação, controle de volante, troca de alto falantes e caixa dutada no interior - finalizado
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

12 mensagens   •   Página 1 de 1
achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Central Aikon Vectra B - instalação, controle de volante, troca de alto falantes e caixa dutada no interior - finalizado

por achagas » 03 Mar 2017, 09:50

Bom dia turma, estou repostando este tópico que se perdeu qdo o site teve problemas e aproveitei para atualizar com novas fotos.

Como disse antes, se quiserem colocar no how-to, não tem problema, postei aki porque embora explique algumas coisas, eh mto pouco, só por favor, não fundam agora com outro tópico existente pq ainda não terminei as modificações, peço apenas que me deixem finalizá-lo caso achem necessária a fusão.

Instalei uma central multimidia Aikon 6150 no meu vectra B tomando o cuidado de tentar deixar o painel o mais original possível, ainda estou trabalhando no acabamento mas, já está bem avançado e estou bem satisfeito com o resultado mesmo inacabado.

Existe algum nível de dificuldade no procedimento mas é bem pequeno, com confiança e coragem da pra fazer tranquilo.

primeiro ponto é retirar o radio antigo, seu suporte e o controle do ar-condicionado. O meu é digital, não sei se o analógico é a mesma coisa, por isso, analisem se for o caso. Sem os dois, o espaço ficará assim:
Imagem

Esse espaço é o suficiente para o aparelho 2 din, mas, não para recolocar o controle do ar, então, precisaremos serrar a travessa onde há os 4 rebites de alumínio. observem também que no fundo temos a caixa do ar condicionado, vejam que existe um conector e um suporte onde o rádio antigo ficava afixado. Isso deverá ser modificado dependendo da profundidade do aparelho a ser colocado.

serrada a divisão do painel (não se assustem pq ele contém partes de polímeros e travessas de metal), ele ficará dessa forma:
Imagem
assim temos todo o espaço necessário tanto para a colocação da CM, quanto para a recolocação do controle do ar condicionado.

No meu caso, devido a profundidade da central, tive me modificar a superfície da caixa do ar:
Imagem
verifiquem que removi todo o material que servia de suporte ao rádio antigo mas tive o cuidado de não mexer na parte do parafuso para que a caixa se mantenha devidamente fechada.
observem que a tomada do sensor de temperatura da caixa também foi modificada para não impedir o encaixe do aparelho. com cuidado cortem a parte traseira da tomada e a recoloquem no local.

após as modificações devidas na superfície da caixa, passei para o encaixe do controle do ar condicionado, o que tb foi mto fácil pq originalmente ele tem encaixes no painel para os pinos na parte inferior, com um pouco de cuidado é só puxar as abas para o lado na colocação que se encaixa perfeitamente, depois é só usar os parafusos originais.

Imagem

tudo preparado então parti para a parte da fixação da CM. aproveitei o suporte original retirando apenas a sua parte inferior:
Imagem

depois, encaixei no aparelho medi os locais para os parafusos e fiz os furos fixando no suporte:

Imagem

depois foi só colocar o suporte no seu lugar original que o aparelho se encaixou perfeitamente.
tive de cortar e retirar o porta trecos do cinzeiro para que tudo ficasse encaixado, ficou um espaço aberto bem pequeno entre o cinzeiro e o controle do ar como vcs verificam, resolverei depois e atualizarei o post.
depois coloquei a moldura na CM e comecei a trabalhar no acabamento para tampar os buracos que ficaram nas laterais porque, uma vez que o controle do ar desceu, ficou um espaço ali. sempre tomando o cuidado de deixar o mais original possível, a principio, utilizando restos do material que cortei do próprio painel cheguei a esse resultado:
Imagem
como vemos, o espaço entre a moldura e o controle do ar ficou perfeito, mas, tive de dar atenção pras laterais que precisam ficar mais bem encaixadas e ocupar o espaço vazio na direta que ficou mto grande.
Imagem
na tampa ao lado do cinzeiro, fiz o furo necessário para colocar a porta usb de entrada para espelhamento e compartilhamento de midias da CM.
Imagem
como aquele espaço na direita estava me incomodando, comecei a procurar um meio de preenche-lo e encontrei um carregador de celular veicular usb, de embutir, com as medidas perfeitas para isso e comecei a trabalhar no encaixe e instalação:

Imagem
a instalação dele é super simples e é feita diretamente nos fios do isqueiro do carro, é só fazer as soldas e e isola-las bem com termo retrátil, eis o resultado com ele funcionando:
Imagem
Imagem
como ainda estou trabalhando no acabamento, coloquei com isolante 3M mesmo até resolver por definitivo os encaixes que ainda não estão perfeitos. manterei o post atualizado de acordo com os avanços.

boa sorte para todos os que quiserem se aventurar.
Editado pela última vez por achagas em 01 Ago 2017, 16:40, em um total de 7 vezes.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Central Aikon Vectra B - Repostagem de tópico perdido - novas fotos

por Arquiteto » 03 Mar 2017, 16:45

obrigado achagas por disponibilizar e replubicar o material

:88:

depois tente upar as fotos acessando por este link

http://imagem.clubedovectra.com.br/

acho q ja esta funcionando de novo

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Central Aikon Vectra B - Repostagem de tópico perdido - novas fotos

por achagas » 03 Mar 2017, 17:21

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje obrigado achagas por disponibilizar e replubicar o material

:88:

depois tente upar as fotos acessando por este link

http://imagem.clubedovectra.com.br/

acho q ja esta funcionando de novo


Valeu Arquiteto, vou verificar amanhã e se conseguir atualizo as fotos e te dou um retorno. Gde abs!
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Central Aikon Vectra B - Repostagem de tópico perdido - novas fotos UPADAS NO SITE

por achagas » 19 Mai 2017, 20:41

Caros, boa noite. Finalmente consegui tempo para fazer a instalação dos controles de voltante para a CM e estão funcionando perfeitamente em todas as configurações que fiz, liga, desliga, aumenta e baixa o volume, passa todas as funções, muda canais de TV, estações de rádio, atende ligações, entra na tela de fazer chamadas, a unica coisa q ainda não consegui programar é a chamada do GPS. O video abaixo demonstra:
https://www.youtube.com/watch?v=q1kS4L4_2YY
agora só falta partir para a possibilidade de funcionamento dos botões do retrovisor, caso consiga, atualizo com novo vídeo.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Central Aikon Vectra B - instalação no painel e controle de volante funcionando

por achagas » 23 Mai 2017, 19:25

pessoal na postagem acima coloquei o video dos controles de som funcionando, aqui eu posto a foto com as configurações dos botões.

Imagem

como vcs verificam eles configuraram em 200 omns, o radio também aceita 10 e 20 omns mas, se eu configurar os mesmos botões com graduação diferente, ele apaga a função anterior.
observem tb que na parte superior da tela existe duas indicações: AD1 e AD2
quando eu faço a configuração, não importando a graduação em omns, só o que faz a leitura é o AD1, todas são gravadas nele. Não encontrei jeito de acessar o AD2. acredito seja por entrada de pino diferente no radio.

vou continuar tentando, mas se alguem souber e puder contribuir agradeço, vai me poupar bastante trabalho.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Central Aikon Vectra B - instalação no painel, controle de volante funcionando e troca de alto falantes!

por achagas » 18 Jul 2017, 21:48

boa noite pessoal, não tenho tido muito tempo para dar continuidade aos ups por excesso de trabalho e pq outras coisas no próprio vectra me pediram atenção, mas, consegui trocar os leds do volante, graças a um amigo do face, descobri que é muito simples, basta trocar os originais pelos brancos de três milímetros, ficou show!!!!!
Imagem
agora só falta ter tempo para trocar os leds dos botões e diminuir a luz dos pedais que ficou muito forte.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Central Aikon Vectra B - instalação no painel, controle de volante funcionando e troca de alto falantes!

por achagas » 18 Jul 2017, 22:09

como se problema pra brasileiro não fosse pouco, andando sozinho no carro tocou enjoy the silence do depeche mode na CM, me empolguei e abri o som, resultado: os falantes originais não aguentaram :11: !!!!!! Estouraram o dianteiro direito e o esquerdo traseiro :13: .... fiquei bem chateado, mas fazer o q? sabia q não ia durar muito, então parti pro abraço e pras aquisições:

pra porta dianteira:
Imagem
Imagem

kit 2 vias harlan jbl/selenium 6 " 120wrms com crossover passivo para os twitters
vai dar um pouquinho de trabalho porque vou ter de desmontar os originais para usar a carcaça e afastar a bobina do vidro. depois posto como vou fazer

pra porta traseira (ja comecei a instalaçao):
Imagem
Imagem

kit 2 vias harlan jbl/selenium 5" 120wrms com crossover passivo para os twitters
já instalei um lado e refiz as furações da porta pra não ter de usar adaptadores já que o vidro não pega na bobina.
amanha, se eu chegar antes de escurecer eu instalo o outro.

e claro que já q to mexendo, vamos pro grave:
Imagem
Imagem

acabei de fazer um projeto para dois subwoofers de 8" na tampa traseira, com isolamento na parte superior do porta malas. Como já tenho cilindro de gas de 18mts3 não posso me dar ao luxo de perder mais espaço no porta malas. Ainda estou escolhendo os subs pra jogar em modo bridge LPF do amplificador.

ia pegar um taramps 400x4 mas depois que vi o video abaixo, mudei de ideia e parti pro jbl.
https://www.youtube.com/watch?v=gKHUFT8Vu6s

acho que acabo até o fim de semana. posto os resultados.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Central Aikon Vectra B - instalação no painel, controle de volante funcionando e troca de alto falantes!

por achagas » 19 Jul 2017, 19:10

boa noite pessoal, posto abaixo as alterações necessárias para instalar o alto falante jbl de 6" na porta dianteira do vectra:

corte a carcaça do antigo mantendo a integridade da parte externa e circunferência
Imagem
Imagem

depois, com araldite 10min, cole o alto falante à carcaça antiga. cuidado para não deixar cair araldite no falante. tape qq imperfeição no corte para não passar ar ou ter vibrações
Imagem

depois cole a parte dos conectores antigos e solde uma ponte com pernas de diodo, registor ou qq pedaço de metal rigido de boa condução
Imagem

1 hr depois, faça uma boa qtdd de durepox e coloque na parte de tras do falante, junto à carcaça colada. isso fixará melhor e tapará qq buraco que tenha restado.
Imagem

no final ele ficará dessa forma, com o tamanho certo para instalção nos furos originais e sem bater nos vidros.
Imagem

depois de instalados, esse foi o resultado SEM os subwoofers
https://www.youtube.com/watch?v=UE1Si71gNfg
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Central Aikon Vectra B - instalação no painel, controle de volante funcionando e troca de alto falantes!

por achagas » 26 Jul 2017, 20:00

Boa noite pessoal, passei o fim de semana preparando um desenho de caixa que à principio será dutada, mas que posso passar para selada durante os testes. Fiz em um formato que cabe seguramente sobre o tampo traseiro sem bater no vidro, mas que também posso retirar de lá e colocar no porta malas se e quando eu quiser:

como a grana ta curta, peguei um par de Bomber Slim de 200wrms (depois troco pelo slim da jbl)
Imagem
deixei o tampo dos falantes em 25º e a largura pega praticamente toda a extensão do tampo traseiro

são lados independentes com profundidade de 41cm, coloquei a saida dos dutos ao lado do falante para testes de captação de onda com calculo de litragem, e variações de 25 cm dentro do caixa. também testarei com a dutagem abaixo do falante com 10cm acima do centro.
Imagem

na parte de tras colocarei os bornes de fiação, para a conexão no aplificador.
Imagem

escolhi esse designe porque o angulo dos falantes ficam atrás dos encostos de cabeça e não atrapalha a visão. Estou terminando o acabamento da caixa. vou atualizando.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Central Aikon Vectra B - instalação no painel, controle de volante funcionando e troca de alto falantes!

por achagas » 27 Jul 2017, 14:04

Boa tarde pessoal, aproveitei que nada fiz hj e dei continuidade do projeto da caixa, após os testes, optei pelo desempenho dela dutada mesmo, abaixo seguem os videos para visualização;

https://www.youtube.com/watch?v=bbMJptdQQGA
https://www.youtube.com/watch?v=9-_NKshOaIo
agora é só acabar com dois vazamentos que encontrei e fazer o acabamento.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Central Aikon Vectra B - instalação no painel, controle de volante funcionando e troca de alto falantes!

por achagas » 28 Jul 2017, 18:37

Boa noite, atualizando o topico, finalizei a caixa tirando todas as passagens de ar, isolando as saídas inferiores e deixando apenas a dutagem superior, forrei a caixa com manta acrilica e fiz a forração externa com o mesmo material do teto e que farei o tampo.

saidas isoladas
Imagem

forração interna com manta acrilica
Imagem

forração externa e montada
Imagem
Imagem
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Central Aikon Vectra B - instalação, controle de volante, troca de alto falantes e caixa dutada no interior - finalizado

por achagas » 01 Ago 2017, 16:49

Bem pessoal, termino o tópico com a finalização do projeto de som. Terminada a caixa dutada no tampo traseiro que complementou bem o som dando uma qualidade excepcional. Só alterarei qdo tiver saco para mexer no acabamento da Central, mas, acho que só ano q vem.

https://www.youtube.com/watch?v=azQtNpTy9dI
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

12 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 117 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 18:36