O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & TuningRESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760 by Allanmsilva ... ver pag 2
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

91 mensagens
allanmsilva
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Mar 2014, 10:45
Nome Completo: Allan Mota e Silva
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por allanmsilva » 18 Abr 2014, 14:39

Para a galera que assim como eu, tem passado raiva para conseguir tocar as musicas no cartão SD com o aparelho CDP-2700 / 2760, não joguem o aparelho fora ainda, pois ele tem solução. Bom, solução mesmo, ele não tem (hehehe), mas aprendi 2 coisas que possam fazer com que melhore a reprodução das mp3s. Consegui rodar as músicas tanto em FAT16, como em FAT32.

Bom, a primeira dica e menos trabalhosa é formatar o SD em FAT32. Mas para a formatação você irá utilizar o aplicativo Minitool Partition Wizard. Ele é um aplicativo gratuito que voê pode achá-lo facilmente pela internet. Baixe-o e faça a instalação. Abra o aplicativo e clique em Minitool Partition Wizard. Aparecerá uma tela com todos os discos instalados no computador (HD, Pen Drives, Sds, etc). Encontre o seu SD e clique nele para selecioná-lo. Clique no botão FORMAT e na janela que irá aparecer selecione FAT32 em “File System” e clique em OK. Agora, no Menu superior, clique em Partition e no menu que se abrirá, vá em Modify e depois e Change Partition Type ID. Abrirá uma janela e logo na primeira opção “please select predefined ID form the list”, encontre a opção 0x0C FAT32 LBA e clique em Yes. Feito isso, clique no botão APPLY que se encontra no canto esquerdo superior do programa. Aguarde até que o programa faça o serviço e pronto, coloque as músicas e faça o teste no aparelho.
Obs.: Essa opção funcionou no meu mini SD Sandisk de 2GB com adaptador SD.

A segunda dica é para quem quer utilizar o cartão formatado em FAT16. A solução também é simples, porém, leva mais tempo do que a primeira. Quando eu utilizei o SD em FAT16, percebi que nem todas as músicas davam aquela picotada no começo, então tentei descobrir o porquê. Ocorre que as músicas para reproduzirem corretamente no aparelho, elas precisam ter um intervalo tanto no início, quanto no fim das músicas. Sendo assim, você precisará recodificar as suas mp3 inserindo os intervalos. Eu utilizei o programa EZ CD Audio Converter. Baixe-o e instale. Abra o programa e clique na opção “Audio Converter”. Arraste as suas músicas para a tela do programa. Selecione a opção para conversão em MP3 (claro). Clique no botão DSP. Na janela que se abrirá, selecione as duas opções de baixo (Adicionar um silêncio no Início e Adicionar um silêncio no fim). No início, coloque o tempo entre 0,5 e 1,0 segundo. Já no fim, deixe um espaço maior entre 4,0 e 5,0 segundos. Feito isso, feche a janela e clique em converter, espere o término e coloque as músicas no SD para testar. Eu ainda não fiz muitos testes, então se alguma música continuar picotando o início, aumente os intervalos e teste novamente.

Bom galera, espero que essas dicas possam ajudar a todos nós que temos este bendito aparelho e, se possível, peço a gentileza de postarem se essas dicas funcionaram com vocês ou não, para que possamos tentar descobrir outras maneiras de melhorar a reprodução das música MP3s. Um abraço,

Allan

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por renatovisk » 19 Abr 2014, 16:40

Gostei dessas dicas, porém só vou conseguir testar no fim do mês, pois meu carro está na oficina consertando um pequeno amassado provindo de um caminhão... :(

Mas uma pergunta: Para a formatação no sistema FAT32 não precisa converter as músicas para adicionar o silêncio? Em FAT32 as músicas não picotam no inicio?

Obrigado pelas dicas... Assim que possivel irei testar e postar o resultado. Abraço!

allanmsilva
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Mar 2014, 10:45
Nome Completo: Allan Mota e Silva
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por allanmsilva » 20 Abr 2014, 14:29

Elas picotam sim, mas é diferente do FAT16, onde a música começa e meio que 1 segundo depois ela picota, certo? No caso do FAT32 ela já picota bem no início e é uma picotada mais curta, tem hora que nem se percebe. Mas assim, geralmente as músicas que baixamos na internet já tem um intervalo no início e fim, então elas não irão picotar. Além disso, você pode até recodificar as suas mp3s, mas no caso de se usar FAT32, basta colocar um intervalo de 0,5 segundo tanto no início quanto no fim que elas não picotarão.
Abraço.

Avatar do usuário
cruz.thiagolemes
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 19 Fev 2014, 13:29
Nome Completo: Thiago Lemes da Cruz
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por cruz.thiagolemes » 20 Abr 2014, 17:33

Já testei os dois modos, e em 3 cartões diferente, coloco a pasta da musica, coloca as musicas no SD direto e não consigo sucesso.

Se alguem soube outro modo
Vectra GT AT 2.0 8V 2011 140cv Vermelho
Ex: Corolla SEG AT 1.8 16V 09/10 136cv Preto
Punto Sporting Teto 1.8 8V 115cv Preto vesuvio
Palio 1.8R 2006 1.8 8V 115cv Vermelho modena

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por renatovisk » 20 Abr 2014, 19:46

allanmsilva escreveu:Elas picotam sim, mas é diferente do FAT16, onde a música começa e meio que 1 segundo depois ela picota, certo? No caso do FAT32 ela já picota bem no início e é uma picotada mais curta, tem hora que nem se percebe. Mas assim, geralmente as músicas que baixamos na internet já tem um intervalo no início e fim, então elas não irão picotar. Além disso, você pode até recodificar as suas mp3s, mas no caso de se usar FAT32, basta colocar um intervalo de 0,5 segundo tanto no início quanto no fim que elas não picotarão.
Abraço.


No fat 16 é exatamente isso... a música começa e logo dps da uma picotada... Estranho que, apesar do manual dizer que suporte sistema de arquivos FAT32, formatando normalmente pelo windows não consigo reproduzir as músicas em sistema FAT32. Vou ver se utilizando o programa que vc citou, formatando em FAT32 consigo executar, e já de quebra coloco 1s no inicio e no fim de silêncio para ver se resolvo a questão dos picotes.

Assim que tiver a nave devolta, vou testar.

Valeu!

allanmsilva
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Mar 2014, 10:45
Nome Completo: Allan Mota e Silva
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por allanmsilva » 22 Abr 2014, 09:19

Thiago,
No método da FAT32, você tentou formatar o SD com o Minitool Partition Wizard? Além de formatar, você tem que mudar o ID da partição, conforme expliquei acima. A mudança do ID é a parte mais importante. Antes desse método, eu havia tentado formatar o SD pelo Windows e pelo Panasonic SD Formatter e em ambos, o SD ficava travado no som com a mensagem "Lendo SD". Somente com o Minitool P.W que eu obtive sucesso.


cruz.thiagolemes escreveu:Já testei os dois modos, e em 3 cartões diferente, coloco a pasta da musica, coloca as musicas no SD direto e não consigo sucesso.

Se alguem soube outro modo

allanmsilva
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Mar 2014, 10:45
Nome Completo: Allan Mota e Silva
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por allanmsilva » 22 Abr 2014, 09:26

Caro Renato,

Realmente eu também não conseguia tocar as músicas quando formatava o SD em FAT32 pelo Windows. O que me salvou foi o Minitool Partition Wizard. Quando utilizá-lo, não esqueça de alterar o ID da partição como expliquei no primeiro POST. A mudança do ID foi crucial para que eu obtivesse sucesso. E o meu cartão é um micro SD com adaptador. Falo isso pois vi algumas postagens que diziam que somente os cartões SD normais que funcionavam em FAT32 no nosso aparelho. Logo que puder, faça o teste.

Um abraço

renatovisk escreveu:]

No fat 16 é exatamente isso... a música começa e logo dps da uma picotada... Estranho que, apesar do manual dizer que suporte sistema de arquivos FAT32, formatando normalmente pelo windows não consigo reproduzir as músicas em sistema FAT32. Vou ver se utilizando o programa que vc citou, formatando em FAT32 consigo executar, e já de quebra coloco 1s no inicio e no fim de silêncio para ver se resolvo a questão dos picotes.

Assim que tiver a nave devolta, vou testar.

Valeu!

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por Paty1521 » 22 Abr 2014, 10:49

ta ai!!

O meu as vezes trava e trava hahhaha bom saber que e esse o problema!!!

:52: :52:
Imagem

Avatar do usuário
cruz.thiagolemes
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 19 Fev 2014, 13:29
Nome Completo: Thiago Lemes da Cruz
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por cruz.thiagolemes » 22 Abr 2014, 18:01

allanmsilva escreveu:Thiago,
No método da FAT32, você tentou formatar o SD com o Minitool Partition Wizard? Além de formatar, você tem que mudar o ID da partição, conforme expliquei acima. A mudança do ID é a parte mais importante. Antes desse método, eu havia tentado formatar o SD pelo Windows e pelo Panasonic SD Formatter e em ambos, o SD ficava travado no som com a mensagem "Lendo SD". Somente com o Minitool P.W que eu obtive sucesso.


cruz.thiagolemes escreveu:Já testei os dois modos, e em 3 cartões diferente, coloco a pasta da musica, coloca as musicas no SD direto e não consigo sucesso.

Se alguem soube outro modo


Sim já formatei com o MPW, e mudei o ID fiz em 3 cartões diferente (256mb, 1gb, 2gb) e não consegui.
Estou usando micro SD com adaptador.

Sempre dá erro :62:
Vectra GT AT 2.0 8V 2011 140cv Vermelho
Ex: Corolla SEG AT 1.8 16V 09/10 136cv Preto
Punto Sporting Teto 1.8 8V 115cv Preto vesuvio
Palio 1.8R 2006 1.8 8V 115cv Vermelho modena

allanmsilva
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Mar 2014, 10:45
Nome Completo: Allan Mota e Silva
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por allanmsilva » 24 Abr 2014, 08:05

Thiago, você poderia dizer quais são as marcas dos seus SDs? Por enquanto, eu testei em dois cartões. Um de 2GB da Sandisk e outro de 1GB da KingMax. Os dois são Micro SDs com adaptador e ambos funcionaram em FAT32 no som do meu carro.
Faça um favor. Insira no seu computador um destes SDs que você formatou em FAT32 e abra o Minitool Partition Wizard. No programa, clique com o botão direito no seu SD e vá em Properties. Na janela que irá se abrir, clique na aba Partition Info e anote as duas primeiras informações. Depois vá na aba File System Info e também anote as 2 primeiras informações. Poste aqui para que eu possa dar uma olhada, ok!?

Avatar do usuário
cruz.thiagolemes
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 19 Fev 2014, 13:29
Nome Completo: Thiago Lemes da Cruz
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por cruz.thiagolemes » 24 Abr 2014, 13:20

allanmsilva escreveu:Thiago, você poderia dizer quais são as marcas dos seus SDs? Por enquanto, eu testei em dois cartões. Um de 2GB da Sandisk e outro de 1GB da KingMax. Os dois são Micro SDs com adaptador e ambos funcionaram em FAT32 no som do meu carro.
Faça um favor. Insira no seu computador um destes SDs que você formatou em FAT32 e abra o Minitool Partition Wizard. No programa, clique com o botão direito no seu SD e vá em Properties. Na janela que irá se abrir, clique na aba Partition Info e anote as duas primeiras informações. Depois vá na aba File System Info e também anote as 2 primeiras informações. Poste aqui para que eu possa dar uma olhada, ok!?


Ola,
Os Sd peguei de alguns celulares velhos que tinha aqui em casa.
SD 256mb (LG)
SD 1GB (Motorola)
SD 2gb Sandisk
Adaptador: Sansung, Sandisk, Motorola


Segue o que está escrito no Sd de 2gb.
Partition Info
Partition Type ID: 0xc
File System: FAT 32
Serial Number: 0xaaa01970
First Physical Sector: 137
Last Physical Sector: 3842047
Total Physical Sector: 1.83GB

File System Info
Numer of Fats: 2
Reseved Sectors: 32
Sectors per FAT: 32
Root 1st Cluster NO.: 2
Vectra GT AT 2.0 8V 2011 140cv Vermelho
Ex: Corolla SEG AT 1.8 16V 09/10 136cv Preto
Punto Sporting Teto 1.8 8V 115cv Preto vesuvio
Palio 1.8R 2006 1.8 8V 115cv Vermelho modena

allanmsilva
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Mar 2014, 10:45
Nome Completo: Allan Mota e Silva
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por allanmsilva » 25 Abr 2014, 09:44

Thiago, ficou faltando a informação de Sectors per Cluster na Aba File System Info. No meu SD consta 8 (4096 bytes) e o seu? E deixa eu te perguntar: Quando você insere o SD, aparece alguma mensagem no som? E quando seu cartão está formatado em FAT16, ele roda as músicas?

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por renatovisk » 29 Abr 2014, 19:46

Bom... hj peguei meu vectrão denovo (Graças a Deus) e já fui logo fazendo a parada do SD. Deu tudo certinho.

Formatei como FAT 32 usando a partition ID passada e por garantia converti as mp3 colocando 2s de silencio no inicio e fim, coloquei pra rodar no carro, belezinha, leu normal, sem picotes, excelente!!

Valeu a dica !!!

lukasdeejay
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Mai 2014, 14:36
Nome Completo: Luiz Henrique Soares
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por lukasdeejay » 09 Mai 2014, 14:44

Tb não consegui fazer funcionar, fiz todo o processo como nosso amigo allan mencionou e nada, fica uns 2 minutos lendo o sd e da erro, fiz o teste no micro sd de 2gb com adaptador. Semana que vem vai estar chegando 2 SD's que comprei no mercado livre, comprei 2 de marcas diferente já pra não ter erro, vamos ver se direto no SD sem o adaptador vai funcionar. Semana que vem posto se deu certo. Abraço a todos. :88:

lukasdeejay
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Mai 2014, 14:36
Nome Completo: Luiz Henrique Soares
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por lukasdeejay » 13 Mai 2014, 13:55

Boa tarde Galera, chegou o SD, formatando pelo Windows continuou dando erro no sd, fazendo pelo esquema do nosso amigo Allan deu certo, o SD comprei no mercado livre, não sei se pode ser postando o link do anuncio, mas quem quiser mande PM que mando o link. Abraço. :6:

Sir Zapdos
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Mai 2014, 22:53
Nome Completo: Marcos Vinicius Dias
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por Sir Zapdos » 21 Mai 2014, 16:17

O meu aparelho ficava no eterno "LENDO SD", testei com cartões da Samsung e SanDisk, além de um micro Kingston com adaptador, fazendo a formatação pelo windows de todas as maneiras, além de usar a maneira sugerida pelo allanmsilva, agora fiz o pedido do cartão sugerido pelo lukasdeejay, assim que chegar faço o teste e passo o resultado para os demais. Percebi também que a minha entrada auxiliar não está conseguindo reproduzir nenhum dispositivo, testei iPod, alguns modelos de celulares, além de outros modelos de cabo, mais nenhum reproduziu, alguém passou por problema semelhante?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por Arquiteto » 21 Mai 2014, 18:18

estou de queixo caida, quando comprei o elite , peguei o cartão de 2GB, usado que estava parado aqui

limpei o conteudo nem formatei nem nada , transferias musicas e nunca deu estes problemas

estou achando que sou e muito sortudo ... :52:

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por mdemarquinho » 21 Mai 2014, 20:05

O meu começa a musica e depois de um ou 2 segundos ele picota, achei que era problema do cartão, quase joguei fora rs.

Vou tentar ver se arrumo isso rs.

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 11:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por Julio Cesar » 27 Mai 2014, 07:59

Eu tenho um SD 1gb da scandisk e depois q formatei pelo windows mesmo, funcionou sem problemas.
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 01 Fev 2014, 19:34
Nome Completo: Julio Viol
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: RESOLVENDO PROBLEMAS COM CARTÃO SD - CDP-2700 / 2760

por Julinho Viol » 27 Jun 2014, 07:57

Galera, fugindo um pouco do assunto sobre o cartão SD, mas não quis abrir um outro tópico somente pra isso, aquela opção ignit on/off, se eu deixar em ON o rádio deveria ligar ao girar a chave do carro e desligar ao desligar o carro correto?

Deixei o meu em ON e não fez nada disso

91 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 67 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 12:39