O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & TuningMontando um som básico.
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

22 mensagens
  • 1
  • 2
JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Montando um som básico.

por JonatasCl » 04 Set 2013, 12:29

Fala galera, blz?

Comprei meu VCD semana passada e em breve postarei fotos para vocês. Desmontei o som do peugeot e vou colocá-lo no Vectra,

Atualmente tenho:

Bomber Upgrade 350w RMS
1x Par de 6x9 Bravox 220wrms
1x Kit 2 vias Bravox 60wrms
Módulo Falcon HS960S
1x Driver 120wrms
Sony CDX 637UI

Não quero colocar o 6x9 para não ter que furar/adaptar o tampão e nem mandar fazer caixa, vocês acham que dará diferença se eu não colocar? Gosto de um som alto com um grave bem legal, colocando tudo menos o 6x9, o que vocês acham? Alguma dica? Ou algum módulo melhor até seus R$ 200,00?

Abs

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Montando um som básico.

por Pedro Josino » 04 Set 2013, 13:45

Eu venderia os 6x9 e colocaria outro kit 2 vias nas portas traseiras, assim completaria o som.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Montando um som básico.

por rgapski » 04 Set 2013, 14:13

Jonatas,

Seu kit bravox é de 5" ou de 6"?

As portas dianteiras tem furos 6" e a traseira 5".
Se teu falante for normal (sem moldura), precisa comprar os adaptadores para encaixar certinho na porta, ou pode até mesmo fazer um baffle (aro) em mdf, que se bem feito, fica melhor que as molduras plasticas.

Som alto, com falantes na porta, fica difícil com os equipamentos que você tem.
Para "falar alto", teria que manter os 6x9. Tirá-las do seu set vai baixar bem o volume, principalmente do médio/agudo.
Mas pra colocar 6x9 tem que fazer uma caixa, aí fica aquele trambolho lá no tampão (eu acho feio), mas o som fica "alto".

Esse sub da bomber é bom! Já tive um e adorei!
Você pode colocar ele em uma caixa lateral de fibra, caso não queira perder portamalas (como se isso fosse problema no vectra, né? rsrsrs). :52:

Esse seu módulo não tem muita potencia para ouvir um som alto com bastante grave.
Mas ainda assim fica bem melhor que o original. Mas com 200 reais não vejo muitos upgrades possíveis aqui.

Só vejo um problema aí... o vectra já não passa muito o grave para dentro da cabine. Pra fora então, quase impossível!
Eu tenho uma caixa com 2 UXP power de 10" empurrados por um corzus HTdigital (1200wrms) e ficou "fraco".
A mesma caixa e módulo já estiveram em um ford ka... no KA o teto mexia e disparava alarmes com metade do volume!
Já no vectra, mal sai pra fora o grave. Dentro ficou legal, mas pra fora é zero.
:6:

Eu faria como pedro falou: coloca kit duas na frente e atras.
Para ouvir dentro do carro fica bom.
O que você tem já da um som legal, dentro de suas limitações.
Se depois você sentir falta de grave ou até mesmo de médio/agudo, você faz um upgrade com essa grana em cima do que precisar.

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Montando um som básico.

por JonatasCl » 04 Set 2013, 14:42

é de 6' cara.

Então, não quero fazer mini trio para sair por ai desfilando pela vizinhança, mas, queria deixa-lo para ouvir com uma qualidade legal ouvindo por fora do carro, com os vidros abaixados e num volume nem tão alto.

Tem gente que não gosta de 6x9, não sei pq, pois não conheço a fundo isso, para mim parece ser bons demais e bem alto, eu só conheço grave e agudo rsrs...

E se eu mandar fazer uma caixa para colocar no tampão com espaço para o par de 6x9 e um espaço para corneta que tenho, ela ajudaria em algo?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Montando um som básico.

por rgapski » 04 Set 2013, 15:33

JonatasCl escreveu:é de 6' cara.

Então, não quero fazer mini trio para sair por ai desfilando pela vizinhança, mas, queria deixa-lo para ouvir com uma qualidade legal ouvindo por fora do carro, com os vidros abaixados e num volume nem tão alto.

Tem gente que não gosta de 6x9, não sei pq, pois não conheço a fundo isso, para mim parece ser bons demais e bem alto, eu só conheço grave e agudo rsrs...

E se eu mandar fazer uma caixa para colocar no tampão com espaço para o par de 6x9 e um espaço para corneta que tenho, ela ajudaria em algo?


Se é de 6, já da pra por na porta dianteira.
Só verifique a questão dos aros. (acho que é o mesmo do corsa).

Se você já quer ouvir o som fora do carro, só 6x9 e corneta mesmo, mas vai faltar grave ai. Vai ficar um berreiro danado! rs
Uma coisa que eu jamais faria seria colocar um drive de corneta dentro do carro. Fico imaginando o cara da pamonha vendendo dentro do meu carro... kkkkk
Mas gosto não se discute. Som bom é aquele que te satisfaz, não o que os outros gostam!

Eu não gosto de 6x9 pois acho que são muito "gritonas", prefiro um bom kit duas vias.
Tenho um kit bravox ligado nos bridges de um banda 2.4 (120w rms para cada falante) e fica bem forte sem perder em qualidade.
Mas ai entra novamente aquela questão de gosto pessoal.

Se voce fizer uma caixa para os 6x9 e para a corneta em cima do tampão traseiro, dá pra montar legal e não fura o carro!

Vai um exemplo ai:

Imagem

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Montando um som básico.

por Rafael Gouveia » 04 Set 2013, 15:39

Tbm gosto do som dos 6x9, o ruim é a instalação, fica feio na caixa e no tampão...

Esse ai mostrando o módulo é pedir para ser roubado rsrs

Coloquei 2 kit's duas vias bravox e um sub no meu carro, tinha vontade de colocar um par de 6x9 com aquelas telas bem discretas, mas meu módulo não comporta mais um par de falantes (eu acho) rs
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Montando um som básico.

por Pedro Josino » 04 Set 2013, 20:09

O principal problema que eu vejo em 6x9" é que 99% das vezes é necessário realizar adaptações para instala-los. Vai precisar remover o tampão original ou cortar o mesmo. Em alguns carros, devido ao seu peso, ele cria vibrações que não existiam, deixando o carro com barulho de carro velho, mesmo que seja novo.

O outro ponto que me faz não gostar é que a maioria desses 6x9" são no mínimo triaxiais. A maioria é quadriaxial, pentaxial, decaxial, etc., e isso vai diretamente contra o conceito do Som de Qualidade, categoria que enquadra melhor o meu gosto sonoro, que visa equilíbrio em todas as frequências. Para uma festinha eu os considero ótimos, mas para uso interno não agrada o meu gosto pessoal, acho agudo demais.

O sistema original do Vectra consiste em dois kits duas vias (pelo menos no Vectra C) e eu manteria dessa forma, apenas substituindo os alto-falantes originais por outros melhores e adicionando uma amplificador. Na mala eu colocaria um subwoofer 12". Esse é o sistema que mais me agrada e mantém tudo escondido, original, desviando olhares alheios.

Já tive trio (2x 15" 1.100W RMS, 2x 10" 300W RMS, 2x corneta e 2x super tweeter) na mala do carro, já tive carrocinha (6x 18" 800W RMS, 6x 12" 400W RMS, 4x 10" 300W RMS, 8x drives ti) e apesar dos meus 24 anos, me sinto velho e já tendo pago essa matéria, preferindo nos dias atuais, a qualidade e tranquilidade do som interno.

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Montando um som básico.

por JonatasCl » 05 Set 2013, 10:07

Bom dia pessoal!

Fiz ontem a instalação do kit 2 vias na porta do motorista, não deu para fazer nas duas porque no vectra é trampo demais e to aprendendo a mexer ainda né kkkk.

Dei um jeito naquela moldura e adaptei,cortei o falante original do meio da moldura e prendi o outro falante lá e parafusei, passei o cross e o tweeter pro lugar adequado.

O som está bem legal, a unica coisa que não consegui testar direito é que o falante original da porta direita está estourado, então se aumenta um pouco ele começa a causar peidando no som. Hoje ou amanhã farei a outra porta.

Precisarei trocar de módulo mesmo, decidi que não vou colocar os 6x9 por questão de estética, não quero gastar com caixa e nem mandar fazer outro tampão. Acho que vou seguir a dica do amigo ali em cima, comprar um kit 2 vias e colocar nas portas traseiras também, fica legal porque tem som em toda parte do carro né?

Obrigado e abs.

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Montando um som básico.

por JonatasCl » 05 Set 2013, 23:06

Galera, achei um modulo que estava no carro do meu pai, um Falcon sw240s, mono. Trrei alguma vantagem de instalar ele pro meu sub ao invés do 960s? Deixar o 960 somente estéreo e um somente pro mono... que tal?

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Montando um som básico.

por Rafael Gouveia » 05 Set 2013, 23:17

hs960 são 2 saidas stereo de 50w rms em 4ohms ou 75w em 2ohms e uma saida de 120w rms mono 2ohms ou 100w 4ohms

o sw240s tbm 120w 2ohms e 100w 4ohms, nao sei se pode ligar os dois e ficar com duas saidas de 120rms e ligar um em cada bobina.
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Montando um som básico.

por JonatasCl » 06 Set 2013, 06:35

Então cara, o meu sub é bobina simples!!

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Montando um som básico.

por Rafael Gouveia » 06 Set 2013, 11:28

entao da na mesma usar um ou outro, 960 tem dois canais stereos e o outro só mono.
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Montando um som básico.

por JonatasCl » 11 Set 2013, 14:37

Amigos que entendem um pouco mais, rs...

Meu sub tem 350wrms.

Qual o ideal? Usar um módulo acima dos 350 ou abaixo? Tem algum que me indicam?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Montando um som básico.

por rgapski » 11 Set 2013, 15:17

JonatasCl escreveu:Amigos que entendem um pouco mais, rs...

Meu sub tem 350wrms.

Qual o ideal? Usar um módulo acima dos 350 ou abaixo? Tem algum que me indicam?


Jonatas,

Procure usar um módulo com potencia superior à suportada pelos alto-falantes.
Eu procuro usar módulos com o dobro da potencia dos falantes, ou pelo menos 50%.

Existe uma coisa chamada "reserva de potencia".
Isso é desejável sempre, pois aproveita-se todo o potencial do falante, sem injetar distorções (que são 99% das causas de queima).
Essa pratica é recomendada por todos os fabricantes de falantes.

Quando se usa um módulo de menor ou ainda mesma potencia, aproveita-se pouco potencial do falante, pois exigir a potencia máxima de um amplificador é sinônimo de distorção, por melhor que seja.
A musica tem "picos", e estes picos (transientes) acabam saturando o módulo, que inevitavelmente vai mandar distorção.
Se o módulo tem reserva de potencia, os transientes são melhor reproduzidos, pois não haverá saturação.

Por exemplo, um sub de 400w rms aproveita 400wrms de potencia contínua sem sofrer danos.
Este mesmo sub suporta, sem problemas, o dobro, até o triplo da potencia, desde que em curto período (transiente).

Um sub mais potente, é um sub mais "pesado" para o módulo empurrar, pois a bobina tem maior controle (resistência ao movimento do cone).
Veja que nos parâmetros T/S os subs mais potentes sempre tem sensibilidade menor (87db/w/m), ou seja, fazem menos barulho com a mesma potencia que um sub mais fraco, que costuma ter 92db/w/m. Lembrando que cada 3 dbs significam o dobro do volume.
Exemplo: aplicando 50wrm em sub de 100wrms e um sub de 2000wrms, certamente o de 100 vai tocar mais alto.
Por isso, se engana aquele que compra um sub de 10000000 de Wrms achando que vai tocar mais forte que o de 100...
Tudo depende do casamento entre módulo e subwoofer.

Para o seu sub, um bom módulo, por exemplo, é aquele digital da corzus, o HT600, que fornece 600wrms e tem baixo consumo de bateria.
Seu subwoofer é muito bom. Tem boa sensibilidade (precisa de pouca potencia pra tocar alto) e boa durabilidade.
Se você colocar um módulo desse, seu grave certamente vai ficar forte e preciso, não aquele grave "cagado" que costumamos ouvir por ai...

Olha só o meu caso... tenho um módulo de 120wrms por canal para tocar um kit duas vias de 50wrms.
O kit toca alto, forte e nunca passou nem perto de distorcer... e teve gente (estalador de som) que falou pra mim que eu ia fritar o kit...
Já esta tocando assim há 3 anos... fora que o som ficou mais "real", não sei explicar, mas ficou mais gostoso de ouvir do que quando usava o módulo com a potencia igual do kit.
Meus subs tbm usam módulo com quase o dobro de potencia e estão 100%...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Montando um som básico.

por Rafael Gouveia » 11 Set 2013, 16:13

rgapski eu estava olhando um SUB da JL Audio de 300rms e o fabricante recomenda um amplificador de no minimo 75w e máximo de 300w rms se mandar mais que isso perde a garantia do sub...

Concordo em mandar mais potência do que o falante tem, mas o dobro acho demais...

Por exemplo, eu uso um sub de 350rms no meu carro e mando 500rms para ele, jamais mandaria 700rms para essse sub.
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Montando um som básico.

por rgapski » 11 Set 2013, 16:54

Rafael Gouveia escreveu:rgapski eu estava olhando um SUB da JL Audio de 300rms e o fabricante recomenda um amplificador de no minimo 75w e máximo de 300w rms se mandar mais que isso perde a garantia do sub...

Concordo em mandar mais potência do que o falante tem, mas o dobro acho demais...

Por exemplo, eu uso um sub de 350rms no meu carro e mando 500rms para ele, jamais mandaria 700rms para essse sub.


Rafa,

Interessante vc falar dessa recomendação da JL...
Certa vez conversei com um cara que trabalha com isso (parte de desenvolvimento e tal) e ele me falou que as marcas TOP mentem a potencia dos módulo para baixo, ou seja, consideram o pico de potencia sem saturar o sinal, entrar em clip ou coisa do gênero. Com distorção aceitável, chegam a fornecer quase o dobro da potencia!
As marcas nacionais, por sua vez, mediam a potencia levando em consideração o limite do módulo com um pouquinho de THD (0,5 ~ 1%), Clipping, saturação, etc...

Uma vez experimentei um módulo RF que tinha supostos 35wrms por canal que, sem duvida nenhuma, tocava o dobro de um banda 4.8 que eu tinha... e o banda informava um valor rms bem, mas bem mais alto...
Ambos os módulos estavam regulados para casar com a voltagem de saída do RCA... não preciso nem falar que me decepcionei legal, ne? rs

Se voce pegar seu JL, espetar um módulo RF ou alpine, ligar uma boa HU nisso tudo e socar o volume, é bom ter no máximo 300wrms.

Eu vi um fusion certa vez, com tudo alpine. Coisa de primeira.
No volume máximo a musica tocava forte, sem nada de distorção, coisa que nunca vi com equipamento nacional... o que é uma pena!

Eu nunca tive condições de ter um módulo "top", mas dos nacionais que tive, acredito que nenhum dê a potencia alegada.
Eu duvido que meu HT1000 da corzus de os 1200wrms prometidos tocando música... talvez de os 1200w com uma resistência na saída e uma senoidal de 60hz aplicada na entrada.
O módulo empurra forte, mas percebo que esta bem longe de forçar os subs... Inclusive quando tocava um só, não percebi excesso de potencia.

Esse módulo que indiquei pro Jonatas eu já vi tocando na configuração que ele tem (bomber upgrade) e não vi nada demais, nada que fosse possível torrar o sub. Se ele regular direitinho, mal não faz...
O que a galera faz é socar ganho no módulo... ai já viu... Clip + Wrms = bobina frita... rs

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Montando um som básico.

por JonatasCl » 12 Set 2013, 11:46

Confesso que me assustei ao falar de um amplificador com o dobro de potência, mas, faz sentido isso que você falou Raphael.

Sinceramente, não tenho nenhum conhecimento técnico sobre o assunto, meu sub no falcon 960 e no Peugeot 206, fazia o carro tremer e dava um grave legal, já no Vectra, acredito que por ser um porta malas gigante não tem potência suficiente para tanto, mas, quando tirei o sub do peugeot, um amigo pegou minha caixa e testou em um Taramps T400.

Sinceramente, achei que meu sub fosse estourar ali, eu NUNCA, NUNCA mesmo, vi meu sub bater daquele jeito, fiquei assustado, pois parecia que tinha invocado 2 tornados de 15 polegadas nele. Dai que cheguei a conclusão de que meu sub ainda está NOVINHO, pois nunca trabalhou nem perto do que pode trabalhar. Agora quero trocar meu módulo urgente para poder usufruir um pouco mais desse sub e ter um grave legal, que dê para ouvir e não só sentir.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Montando um som básico.

por rgapski » 12 Set 2013, 11:51

JonatasCl escreveu:Confesso que me assustei ao falar de um amplificador com o dobro de potência, mas, faz sentido isso que você falou Raphael.

Sinceramente, não tenho nenhum conhecimento técnico sobre o assunto, meu sub no falcon 960 e no Peugeot 206, fazia o carro tremer e dava um grave legal, já no Vectra, acredito que por ser um porta malas gigante não tem potência suficiente para tanto, mas, quando tirei o sub do peugeot, um amigo pegou minha caixa e testou em um Taramps T400.

Sinceramente, achei que meu sub fosse estourar ali, eu NUNCA, NUNCA mesmo, vi meu sub bater daquele jeito, fiquei assustado, pois parecia que tinha invocado 2 tornados de 15 polegadas nele. Dai que cheguei a conclusão de que meu sub ainda está NOVINHO, pois nunca trabalhou nem perto do que pode trabalhar. Agora quero trocar meu módulo urgente para poder usufruir um pouco mais desse sub e ter um grave legal, que dê para ouvir e não só sentir.


Jonatas,

Um sub bem alimentado, realmente parece tocar horrores... rs
Um taramps T400 (400wrms, suponho) deve empurrar bem o seu upgrade!
Antes de comprar o digital, eu usava um mosfetzinho da corzus, com 200wrms no uxp... quando troquei o módulo, o som melhorou uns 400%... rs

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Montando um som básico.

por JonatasCl » 12 Set 2013, 11:57

Verificando nas especificações do Mercado Livre, mostra assim:

- Número de Canais - 01
- Classe de Operação - (D)
- Potência Máxima @ 12,6VDC - 2 OHMS - 400 WRMS
- Crossover:
HPF - Ajustável de 50hz a 5khz (12db/8ª)
LPF - Fixo em 120hz (12db/8ª)


Tem dois modelos desse módulo, um de 4x100wrms e outro de 1x400wrms.
Acho que vou tirar a corneta, ou jogar pro porta malas, pois não da um som legal para dentro do carro. Ligar o kit 2 vias no módulo é uma opção?

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Montando um som básico.

por JonatasCl » 14 Set 2013, 08:47

Acho que vou tirar a corneta, ou jogar pro porta malas, pois não da um som legal para dentro do carro. Ligar o kit 2 vias no módulo é uma opção?

22 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 119 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 11:35