O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & TuningBluetooth! !
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

20 mensagens   •   Página 1 de 1
welberk
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 19 Jun 2013, 08:02
Nome Completo: welber cassimano
Cidade: guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Bluetooth! !

por welberk » 09 Set 2013, 16:05

Como se fazer ouvir Quando atende uma ligação pelo som do carro? A pessoa não me escuta, consigo ouvir normalmente mas a pessoa que está lidando não. Tenho que colocar algum microfone externo ou não tem como? Se alguém consegue fazer e poder ajudar fico grato.

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Bluetooth! !

por JonatasCl » 09 Set 2013, 16:13

Sim, pelo que sei telefonia pelo Bluetooth precisa de um microfone auxiliar que normalmente instalam no retrovisor central.

welberk
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 19 Jun 2013, 08:02
Nome Completo: welber cassimano
Cidade: guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Bluetooth! !

por welberk » 09 Set 2013, 17:22

Blz amigo. Sabe dizer se tem como fazer isso no aparelho original?
Abs

Ferle
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Ago 2013, 11:45
Nome Completo: Valnei Ferle
Cidade: Valinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Bluetooth! !

por Ferle » 11 Set 2013, 16:05

Você trocou o cdp 2500 por um cdp 2700? Se fizer isto será preciso colocar um microfone externo. o carro que vem com o som original CDP 2500 não tem esse microfone , nem o chicote do microfone . Então é preciso instalar . Eu fiz essa modificação no meu . Ficou ótimo.Coloquei um microfone fabricado pela IPEC ( com potenciômetro para para ajuste de ganho) , tem um local no teto do Vectra onde vai o microfone original, tirei a tampa e instalei ali, como no original.
Se precisar de ajuda dou detalhes.

welberk
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 19 Jun 2013, 08:02
Nome Completo: welber cassimano
Cidade: guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Bluetooth! !

por welberk » 11 Set 2013, 16:51

O amigo gostaria de mais informações sim. Se puder me ajudar ficarei grato. Abs!

Ferle
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Ago 2013, 11:45
Nome Completo: Valnei Ferle
Cidade: Valinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Bluetooth! !

por Ferle » 11 Set 2013, 21:32

Welberk
Eu não participava deste clube , e não tenho fotos ou tutorial de como fazer , mas vou explicar o que foi feito.

Pra começar , você precisa de um microfone, eu usei o da IPEC, com pré amprificador ( custa de 20 a 25 Reais ) vem numa caixa plástica branca, é só buscar na internet que você logo acha( Microfone profissional para cftv IPEC ).Porque eu escolhi este? porque tem um potenciômetro para ajuste de ganho e você pode ajustar para evitar ruídos no áudio, o meu ficou bem bom, áudio legal sem ruido.
Depois é somente instalar o microfone:
1- Passe o cabo .Use um cabo com um par e malha (pouco menos de 2 metros ). Esse cabo eu passei pela coluna do para-brisa na direita . Pra fazer isto é preciso remover o acabamento da coluna , bem fácil ,comece puxando pela parte de cima e pronto ( mãos limpas, sem uso de ferramentas,sem chave de fenda).
Depois remova o porta luvas , é fácil,são quatro parafusos estrela .Nem comece este trabalho sem a chave , uma única chave vai remover o porta luvas e a gaveta do rádio .
Depois remova a tampa onde vai o microfone original, tem uma grelhinha quadrada , depois das luzes de cortesia.
o cabo sai da abertura central, depois das luzes de cortesia que voce retirou a tampa ,passa por dentro do teto até a coluna ( usando um cabo guia ou passa fio,nunca arame,pra não riscar ou danificar nada), desce por dentro da coluna, isso mesmo dentro da coluna que tem aberturas (ajuda a evitar ruídos) , passa por traz do porta luvas e chega na traseira do rádio .
2- Remova o rádio. Eu fiz um removedor de rádio usando duas alças( de arame) de galão de tinta suvinil. Se precisar posto esse "grande projeto" , e você gasta um minuto para remover o rádio, sem chaves ,espatulas ou réguas.
3- Ligando o cabo no microfone e no rádio.
3.1- o Microfone tem 3 fios- Vermelho(12V) ,Amarelo(Saída de áudio) e preto(comum ou massa).
Acho que não vai conseguir um cabo com malha e com essas 3 cores , então não importa, o meu era Vermelho e branco , então o amarelo virou branco .Liguei :
AMARELO(MICROFONE) -BRANCO(CABO)
VERMELHO(MICROFONE)-VERMELHO(CABO)
PRETO(MICROFONE)- PRETO (MALHA DO CABO)
O motivo de se usar a malha como comum é minimizar os ruídos.
O meu desejo era colocar esse microfone no local do microfone original então eu tirei o microfone de sua caixa e usei somente a plaquinha ai consegui colocar ele no local, com a caixa não havia espaço.Outra coisa que fiz foi remover o microfone da plaquinha e ligá-lo através de uma cabo( 15cm) pra eu poder colocar o microfone bem em cima da grelhinha( abertura para o microfone), você precisa saber soldar ,para esse trabalho.

3.2- Ligando o microfone no rádio .É preciso chegar nos conectores do rádio.
É preciso remover a gaveta do ´radio ,soltar o parafuso do fundo, mesma chave usada para remover a gaveta, afastar as travas da gaveta , com cuidado, e sacar fora .
Com o conector na mão você vai ter de ligar :
- Fio amarelo ( meu caso branco por causa do cabo usado) na posição 35 do conector ( entrada + microfone).
-Fio Vermelho na posição 7 do conector ( tem o desenho de uma antena), ele somente liga quando você liga o rádio, é usado para antena elétrica ou para amplificador de antena.
- A Malha do cabo (comum) deve ser ligado posição 36 (entrada - do microfone) e também na posição 4(comum,terra).
O rádio anterior CDP 2500 não tinha microfone , então o conector , não tem esses pinos instalados , eu tinha esses pinos e coloquei no conector. Se você não tem deve encontrar com o pessoal que instala som.

A grande dica. Antes de reinstalar o rádio definitivamente , você pode , com o rádio fora , conectar o cabo diretamente no rádio e testar o serviço feito ajustar o ganho do microfone .

Tudo feito é somente reinstalar o rádio, porta luvas , proteção ou acabamento da coluna etc.

a placa do microfone , no meu caso ficou no local onde vai o original, pelo que vi o original é fixo na própria tampa , eu fixei na parte de cima no forro do teto com silicone neutro e na tampa somente o microfone , que eu retirei e liguei com um cabinho,cuidado , a plaquinha esta fora da caixa original , então eu a isolei com fita isolante, fixei e colei no forro do teto e não na lata , pois os componente estão para fora. è um trabalho artesanal.

Nota : não use silicone normal , em conectores e placas eletrônicas, pois ele contém acido acético e pode oxidar componentes , conectores e cabos, use apenas o Silicone Neutro.


Você precisa de uma habilidade com eletricidade para fazer esse trabalho , ou pode pedir a seu instalador de confiança pra fazer . Não é trabalho pra ser mau feito , os cabos devem ser bem instalados , conectados , soldados, isolados, fixados no carro .

Se tiver dúvidas eu posso ajudar.

welberk
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 19 Jun 2013, 08:02
Nome Completo: welber cassimano
Cidade: guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Bluetooth! !

por welberk » 12 Set 2013, 11:23

Amigo fico agradecido pelas dicas! Tenho alguma noção sim e acho que da pra fazer. Vou me arriscar por aqui e depois posto os resultados ou possiveis dúvidas. Grato por enquanto.

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Bluetooth! !

por marcelo.souza2 » 13 Dez 2014, 15:23

E ai, alguem fez este processo de instalar o microfone? deu certo?
Abs

Avatar do usuário
vecinho
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Dez 2014, 13:14
Nome Completo: Elvecio Santos
Cidade: Valinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Bluetooth! !

por vecinho » 17 Dez 2014, 13:17

Boa tarde,comprei o microfone,vou fazer a instalação hj,depois posto o resultado.

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Bluetooth! !

por marcelo.souza2 » 17 Dez 2014, 13:24

vecinho escreveu:Boa tarde,comprei o microfone,vou fazer a instalação hj,depois posto o resultado.


Qual mic comprou?

Avatar do usuário
vecinho
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Dez 2014, 13:14
Nome Completo: Elvecio Santos
Cidade: Valinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Bluetooth! !

por vecinho » 17 Dez 2014, 21:45

Boa noite,deu tudo certo,queria agradecer ao amigo Ferle pelo excelente tutorial,comprei exatamente o microfone que ele indicou.

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Bluetooth! !

por marcelo.souza2 » 17 Dez 2014, 21:48

vecinho escreveu:Boa noite,deu tudo certo,queria agradecer ao amigo Ferle pelo excelente tutorial,comprei exatamente o microfone que ele indicou.

Bacana poderia dizer onde comprou?foi fácil instalar?

Avatar do usuário
vecinho
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Dez 2014, 13:14
Nome Completo: Elvecio Santos
Cidade: Valinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Bluetooth! !

por vecinho » 18 Dez 2014, 07:50

Bom dia,eu comprei em uma loja que vende equipamentos d segurança aqui em Campinas,mas no ML vc encontra fácil,a instalação foi simples,é só seguir o tutorial do nosso amigo,n tem erro.

Avatar do usuário
vecinho
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Dez 2014, 13:14
Nome Completo: Elvecio Santos
Cidade: Valinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Bluetooth! !

por vecinho » 18 Dez 2014, 07:55

O mais difícil é tirar o som,sem nenhum dispositivo é complicado,mais se vc tiver algum esquema é tranquilo...

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Bluetooth! !

por marcelo.souza2 » 18 Dez 2014, 08:00

vecinho escreveu:O mais difícil é tirar o som,sem nenhum dispositivo é complicado,mais se vc tiver algum esquema é tranquilo...


Você tirou com que? disseram que montaram um esquema mas ninguem explicou como e o cara parece que sumiu.

Avatar do usuário
vecinho
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Dez 2014, 13:14
Nome Completo: Elvecio Santos
Cidade: Valinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Bluetooth! !

por vecinho » 18 Dez 2014, 11:19

Olá,fiz com eletrodo de 2,5 mm,dobrei em forma de U e fiz um pequeno corte nas estremidades,para segurar a trava,aí é só puxar,precisa de 2 peças.

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Bluetooth! !

por marcelo.souza2 » 18 Dez 2014, 13:17

vecinho escreveu:Olá,fiz com eletrodo de 2,5 mm,dobrei em forma de U e fiz um pequeno corte nas estremidades,para segurar a trava,aí é só puxar,precisa de 2 peças.


Tem trava? do lado de dentro do radio? estes cortes tem de ficar do lado de dentro (virado para o radio) ou do lado de fora?
abs

Avatar do usuário
vecinho
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 17 Dez 2014, 13:14
Nome Completo: Elvecio Santos
Cidade: Valinhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Bluetooth! !

por vecinho » 18 Dez 2014, 17:28

marcelo.souza2 escreveu:
vecinho escreveu:Olá,fiz com eletrodo de 2,5 mm,dobrei em forma de U e fiz um pequeno corte nas estremidades,para segurar a trava,aí é só puxar,precisa de 2 peças.


Tem trava? do lado de dentro do radio? estes cortes tem de ficar do lado de dentro (virado para o radio) ou do lado de fora?
abs
Sim,do lado de dentro,se vc quiser deixe seu email que eu te envio fotos.

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Bluetooth! !

por marcelo.souza2 » 18 Dez 2014, 17:39

vecinho escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
vecinho escreveu:Olá,fiz com eletrodo de 2,5 mm,dobrei em forma de U e fiz um pequeno corte nas estremidades,para segurar a trava,aí é só puxar,precisa de 2 peças.


Tem trava? do lado de dentro do radio? estes cortes tem de ficar do lado de dentro (virado para o radio) ou do lado de fora?
abs
Sim,do lado de dentro,se vc quiser deixe seu email que eu te envio fotos.


OK, Mandei por MP

Avatar do usuário
Edson GTX
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 11 Mai 2015, 17:50
Nome Completo: Edson Reis Viana
Cidade: Ribeirão das Neves
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Bluetooth! !

por Edson GTX » 09 Jul 2015, 20:08

Alguém sabe me informar se todos os GTX 2007 já vem com Bluetooth instalado e assim é só comprar o som do 2010 ou também tem que comprar o Bluetooth?

20 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Coutinhogomes e 139 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 02:36