Amigos,
A fim de trocarmos experiências e conhecimentos, resolvi abrir um tópico a respeito de um projeto sonoro que estou desenvolvendo para o Vectra. Como gosto tópicos detalhados, vamos aos detalhes.
Nos últimos 6 anos venho focado meus projetos sonoros para a área do Som de Qualidade, conhecido também como SQ. É denominado Som de Qualidade todo aquele projeto que visa à reprodução fiel da música, conforme ela é tocada em sua realidade, sem o uso de amplificadores ou equalizadores para exaltar determinadas frequências. Seria uma espécie de categoria anterior ao High Fidelity (Hi-Fi), essa por sua vez é algo totalmente purista, aonde todos os produtos envolvidos são os Hi-End das marcas, contrário do SQ que pode ser feito com equipamentos mais simples, desde que obedeça a determinados conceitos da categoria como o palco sonoro, equilíbrio entre as frequências e outros.
Esse projeto em particular, estou desenvolvendo a cerca de um ano. Venho adquirindo os equipamentos desde Setembro de 2012 e provavelmente entrarei em 2014 sem ter adquirido tudo. Meu objetivo principal é qualidade de áudio, mas também deixarei de uma forma que eu possa dar uma pitada de SPL quando for necessário, mas usando equipamentos SQ.
Originalmente o Vectra já possui alto-falantes bem eficientes para a sua proposta, porém ano passado eu precisei adquirir novos midbass para o kit dianteiro, pois os mesmos vieram a ressecar, adquirindo então o midbass original, mas do modelo novo, com maior imã, o que me proporcionou um som ainda melhor, mais reforçado. Como anteriormente eu já havia testado alguns kits mais simples e me decepcionou o resultado igual ou inferior ao original do carro, resolvi apostar um pouco mais alto e escolhi um kit importado que considero o melhor na sua faixa de preço.
Viso um sistema que não chame atenção, que mantenha a originalidade do carro, sem necessidade de muitas alterações, apesar de estar ciente que para ficar como eu quero, precisarei fazer pequenas alterações, mas que nada irão interferir na originalidade do veículo.
Como o carro originalmente possui dois kits 2 vias, eu irei instalar dois kits 2 vias, mesmo um já sendo suficiente, conforme já testei anteriormente. O substituto do original será o Focal Polyglass 165V30, que já estão guardados em meu armário esperando o momento certo para serem instalados. É um kit de 6,5” com 80W RMS de potência, com sensibilidade de 92db, com frequências de resposta entre 55Hz e 25.000Hz, possuindo um tweeter metálico. Seu crossover permite atenuação do tweeter e seleção do slope, de acordo com o meu gosto pessoal. Será confeccionado um baffle em MDF sob medida para o carro, preservando a porta intacta, pois o baffle será fixado nos furos originais do carro e o midbass será fixado no baffle, mantendo toda a originalidade. O tweeter ficará no local original.
Focal Polyglass 165V30:
http://www.focalbrasil.com/?p=426Baffle:
http://carphotos.cardomain.com/ride_ima ... _large.jpgPara alimentar os dois kits 2 vias, escolhi um amplificador premiado pela EISA em 2010-2011. Comprei usado, mas novinho, funcionando perfeitamente. Trata-se do Mosconi AS 100.4 que fornece 100W RMS em 4ohms por canal, ou 155W RMS em 2ohms por canal ou um bridge de 310W RMS em 4ohms ou 480W RMS em 2ohms, um dos poucos amplificadores que conheço que permite bridge em 2ohms, apesar que não irei utilizá-lo. Atenderá suficientemente a necessidade do kit 2 vias e ainda terei um headroom de 20%, o que deve representar um bom ganho na eficiência sonora.
Mosconi Gladen AS 100.4:
http://www.mosconi-system.it/product/as100-4/Com o objetivo de complementar as baixas frequências, escolhi o subwoofer JL Audio 12W1v2-4. Pretendo utilizar dois deles, mas só possuo um guardado, novo, sem uso. É um subwoofer que possui uma FS de 23.68Hz e a JL Audio recomenda aplicar potências entre 75W RMS e 300W RMS, porém pretendo aplicar um pouco mais, algo entre 400W RMS e 500W RMS, para ter um headroom satisfatório e melhorar seu rendimento em caixa selada. Escolhi utilizar em caixa selada, pois como é um subwoofer grande com 12”, apesar de ter menos SPL , esse tipo de caixa proporciona uma velocidade maior ao alto-falante, por isso escolhi utilizar duas unidades. A litragem recomendada é de 35.4L brutos, totalizando 70.8L. Já saiu o modelo novo mas pretendo utilizar o antigo pois os parâmetros me parecem ser melhores.
JL Audio 12W1v2-4:
http://intl.jlaudio.com/12w1v2-4-car-au ... vers-92074O amplificador para tocar esses subwoofers ainda não foi definido. Existem diversas boas opções no mercado, que partem de R$ 550,00, porém acredito que esse seja o último item a ser comprado, pois não é minha prioridade. Tudo vai depender da oportunidade que aparecer, um bom amplificador por um bom custo, de preferência um bom e velho classe AB.
O player responsável por reproduzir o áudio já foi escolhido, inclusive já está instalado. Trata-se do Pioneer AVH-X8580BT com o módulo de TV Digital da Pioneer GEX-1550DTV, que permite a mudança dos canais diretamente na tela do DVD. Acho as centrais multimídias muito bonitas e com diversos recursos que não tenho nesse DVD e custando o mesmo preço, mas a central não iria me proporcionar à qualidade que preciso, seria necessário adotar um processador, o que elevaria muito o custo do projeto, por isso resolvi abrir mão da estética e de algumas funções como GPS. Apesar de que já encomendei o cabo para utilizar o GPS do iPhone no DVD, caso um dia eu venha a precisar. Esse DVD possui três pares de saída RCA, sendo frente, traseira e subwoofer, o que me permite regular fader a balance, além dos cortes HPF e LPF dos alto-falantes, deixando o som mais afinado. O equalizador não é importante para mim, pois costumo deixá-lo em FLAT e o LOUD em OFF.
Pioneer AVH-X8580BT:
http://www.pioneer.com.br/produtos/auto ... vh-x8580btPioneer GEX-1550DTV:
http://www.pioneer-latin.com/pr/produto ... v-509.htmlAgora vamos a uma das partes que gera um pouco de polêmica: os cabos. Alguns afirmam que eles podem vir a fazer milagres em um som, outros dizem que são todos iguais. Eu já fiz alguns testes e alguns me proporcionaram ótimas melhorias, já outros não fizeram muita diferença. O ponto X é descobrir até aonde vale a pena gastar com isso. Hoje em dia é muito comum ver pessoas utilizando cabos de aplicação residencial no carro, pois afirmam que os cabos automotivos são limitados, o que até é justificável, pois nem todo mundo está disposto a investir pequenas fortunas no cabo que irá usar no carro, apesar de investirem fortunas em kits e amplificadores. Eu já tenho meu setup idealizado, inclusive alguns já em mãos.
Para RCA eu escolhi o Audison Sonus ST2 450. É um cabo com 2 canais, com 4,5 metros de comprimento e pouca blindagem, porém sua construção e materiais utilizados, permitem um som limpo, livre de qualquer interferência. Vou necessitar de três unidades, porém só adquiri duas usadas, pois esse cabo novo é muito caro. Não achei a terceira unidades com um preço interessante, é questão de tempo até aparecer.
Audison Sonus ST2 450:
http://www.relmaudio.com.br/pr_auto_detalhes.php?id=146Na alimentação a minha escolha foi os cabos da Shok Industries. Entre a bateria e o distribuidor, irei adotar o cabo Reference Pro 1/0AWG que possui 5.285 filamentos de 0,12mm. Do distribuidor aos amplificadores e mega-capacitor, irei adotar o Reference Pro 4AWG com 2.646 filamentos de 0,12mm. Isso irá me proporcionar uma ótima flexibilidade no cabo, permitindo moldá-lo as curvas da carroceria, sem marcar o carpete do carro.
Shok Industries:
http://www.ianaconi.com.br/produtos/shok-industries/Nos alto-falantes irei adotar dois modelos. Entre o amplificador e o crossover do kit e do crossover ao tweeter eu irei utilizar o Chord Carnival Silverscreen que segundo diversos reviews, ele permite uma maior largura do palco, transparência e brilho nos agudos. Para subwoofer e entre o crossover e o midbass, irei adotar o Canare 4S11 que já estão comigo. Esse cabo possui uma performance melhor dos graves. Acredito que essa será uma boa combinação.
Chord Carnival Silverscreen:
http://www.chord.co.uk/product/chord-ca ... ker-cable/Canare 4S11:
http://www.canare.com/ProductItemDispla ... tItemID=65Irei utilizar também alguns acessórios que permitam uma maior segurança e acabamento.
No cabo de alimentação principal, cerca de 15cm após o polo positivo da bateria, irei colocar um porta fusível para proteger o sistema de eventuais curtos. Caso aconteça algum curto elétrico, o fusível rompe e evita um possível incêndio ou até mesmo a queima dos amplificadores. Escolhi o modelo FBWM801-ANL da marca Tsunami. Esse modelo utiliza fusíveis tipo ANL, que tem maiores amperagens. A amperagem correta será a soma dos fusíveis dos amplificadores acrescido de 20%.
Tsunami FBWM801-ANL:
http://www.tsunamionline.com/FBWM801-ANL.htmlComo não gosto de fazer emendas nos cabos, vou adotar o uso de distribuidores. Irá vir um único cabo da bateria até o porta-malas, que será ligado a esse distribuidor, que permite a saída de mais 4 cabos para outros equipamentos, no meu caso irei utilizar apenas três cabos (um para cada amplificador e o outro para o mega-capacitor). O eleito foi o Connection DBD51 por ser um distribuidor sólido, sem fusíveis.
Connection BDB51:
http://www.connection.eu/index.php?link ... &view_f=16Para proteger o sistema elétrico do carro dos picos de consumo dos amplificadores no momento daquele grave mais forte, além da bateria maior, adotei um Mega Capacitor, que é um equipamento que armazena energia e a libera naqueles picos de consumo, estabilizando o sistema elétrico do carro. Ele ajuda na redução daquelas conhecidas piscadas das luzes quando é reproduzido os graves. Escolhi o Connection SSF 2.5DGT com 2.5 Farad. Alguns fabricantes indicam 1 Farad a cada 500W RMS, outros a cada 1.000W RMS, como meu sistema terá no máximo 1.400W RMS, terei uma folga na capacidade. Alguns entendidos afirmam que os mega capacitores muito grandes possuem uma deficiência pelo fato de serem grandes, descarregando rápido e carregando devagar, o que não é benéfico. Fiquei surpreso pelo peso e tamanho desse equipamento, acredito que ele tenha 2.5 farads reais.
Connection SSF 2.5DGT:
http://connection.eu/index.php?q_menu=3 ... ccessoriesPara proteger os cabos de possíveis desgastes pela carroceria, irei adotar uma proteção conhecida como malha náutica ou techflex. É uma malha que protege o cabo contra atritos, além de proporcionar uma organização e um melhor acabamento. Para dar o acabamento irei utilizar o espaguete termo retrátil, pois não gosto de usar fita isolante.
Techflex Clean Cut:
http://www.techflex.com/prod_ccp.aspTechflex Heatshrink Tubing:
http://www.techflex.com/land_heatshrink.aspO último e não menos importante item dos principais é a manta acústica. Atualmente as portas dianteiras estão tratadas com manta asfáltica da Vedacit com 1mm de espessura. Na época que realizei esse tratamento (em 2008) era uma coisa boa, porém hoje, com as novas tecnologias, existe coisa melhor, muito mais eficiente. Irei remover essa manta e aplicar uma manta automotiva, desenvolvida especialmente para esse fim. O objetivo desse tratamento é deixar a lata do carro mais rígida, diminuindo as vibrações que causa o cancelamento de determinadas ondas do som. Além disso, devido ao fechamento dos buracos da porta, melhora a acústica da mesma, aumentando a performance do midbass. Então terei o ganho na acústica do midbass, ganho da reprodução das ondas sonoras e redução do ruído externo dentro do carro. Inicialmente irei tratar as portas do carro, seguido do porta-malas e por último o teto, com a adição de um material que reduz o calor dentro do carro. A manta escolhida é da marca russa Standartplast – STP. Nas portas irei utilizar o modelo Silver e no porta-malas e teto o modelo Vizomat. No teto além da Vizomat, irei aplicar a espuma Splen que serve também como isolante térmico.
STP Silver:
http://www.ianaconi.com.br/produtos/stp ... co/silver/STP Vizomat:
http://www.ianaconi.com.br/produtos/stp ... o/vizomat/STP Splen:
http://www.ianaconi.com.br/produtos/stp/espumas/splen/Além disso, irei utilizar outros tipos de espuma e feltro sem betume em determinados locais, com o objetivo de reduzir os ruídos externos dentro do carro sem gastar muito dinheiro.
É um projeto com muitos detalhes, mas pequeno. Não irei ficar realizando testes comparativos com cabos ou equipamentos, como muitos conhecidos realizam, em busca de um sistema melhor. Sei que tenho bons equipamentos em mãos, não são os melhores, mas o que eu busco não é ter o melhor som e sim um som bom que me agrade e atenda as minhas expectativas e como já conheço os equipamentos, acredito que terei o resultado que busco.
Assim como os equipamentos demandam muito dinheiro, a instalação também demandará por isso o grande espaço desde o início do projeto até a sua conclusão. Penso inclusive em executar a instalação por etapas, primeiro os kits e depois os subs, é uma possibilidade, tudo vai depender do valor que será cobrado. De todos os itens citados anteriormente, o único que realmente eu perco quando trocar o carro será o tratamento acústico, todo o resto é perfeitamente compatível com qualquer outro carro, por isso não tenho receio em investir em bons equipamentos, pois não pretendo vender o carro com o som, a não ser que o comprador pague por ele.
À medida que as coisas forem acontecendo, irei adicionando o conteúdo ao tópico, com fotos e relatos. Vamos debater e trocar experiências.
Um abraço a todos.