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Som & TuningProjeto de Som - Vectra C
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Pedro Josino
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Projeto de Som - Vectra C

por Pedro Josino » 09 Out 2013, 14:35

Amigos,

A fim de trocarmos experiências e conhecimentos, resolvi abrir um tópico a respeito de um projeto sonoro que estou desenvolvendo para o Vectra. Como gosto tópicos detalhados, vamos aos detalhes.

Nos últimos 6 anos venho focado meus projetos sonoros para a área do Som de Qualidade, conhecido também como SQ. É denominado Som de Qualidade todo aquele projeto que visa à reprodução fiel da música, conforme ela é tocada em sua realidade, sem o uso de amplificadores ou equalizadores para exaltar determinadas frequências. Seria uma espécie de categoria anterior ao High Fidelity (Hi-Fi), essa por sua vez é algo totalmente purista, aonde todos os produtos envolvidos são os Hi-End das marcas, contrário do SQ que pode ser feito com equipamentos mais simples, desde que obedeça a determinados conceitos da categoria como o palco sonoro, equilíbrio entre as frequências e outros.

Esse projeto em particular, estou desenvolvendo a cerca de um ano. Venho adquirindo os equipamentos desde Setembro de 2012 e provavelmente entrarei em 2014 sem ter adquirido tudo. Meu objetivo principal é qualidade de áudio, mas também deixarei de uma forma que eu possa dar uma pitada de SPL quando for necessário, mas usando equipamentos SQ.

Originalmente o Vectra já possui alto-falantes bem eficientes para a sua proposta, porém ano passado eu precisei adquirir novos midbass para o kit dianteiro, pois os mesmos vieram a ressecar, adquirindo então o midbass original, mas do modelo novo, com maior imã, o que me proporcionou um som ainda melhor, mais reforçado. Como anteriormente eu já havia testado alguns kits mais simples e me decepcionou o resultado igual ou inferior ao original do carro, resolvi apostar um pouco mais alto e escolhi um kit importado que considero o melhor na sua faixa de preço.
Viso um sistema que não chame atenção, que mantenha a originalidade do carro, sem necessidade de muitas alterações, apesar de estar ciente que para ficar como eu quero, precisarei fazer pequenas alterações, mas que nada irão interferir na originalidade do veículo.

Como o carro originalmente possui dois kits 2 vias, eu irei instalar dois kits 2 vias, mesmo um já sendo suficiente, conforme já testei anteriormente. O substituto do original será o Focal Polyglass 165V30, que já estão guardados em meu armário esperando o momento certo para serem instalados. É um kit de 6,5” com 80W RMS de potência, com sensibilidade de 92db, com frequências de resposta entre 55Hz e 25.000Hz, possuindo um tweeter metálico. Seu crossover permite atenuação do tweeter e seleção do slope, de acordo com o meu gosto pessoal. Será confeccionado um baffle em MDF sob medida para o carro, preservando a porta intacta, pois o baffle será fixado nos furos originais do carro e o midbass será fixado no baffle, mantendo toda a originalidade. O tweeter ficará no local original.
Focal Polyglass 165V30: http://www.focalbrasil.com/?p=426
Baffle: http://carphotos.cardomain.com/ride_ima ... _large.jpg

Para alimentar os dois kits 2 vias, escolhi um amplificador premiado pela EISA em 2010-2011. Comprei usado, mas novinho, funcionando perfeitamente. Trata-se do Mosconi AS 100.4 que fornece 100W RMS em 4ohms por canal, ou 155W RMS em 2ohms por canal ou um bridge de 310W RMS em 4ohms ou 480W RMS em 2ohms, um dos poucos amplificadores que conheço que permite bridge em 2ohms, apesar que não irei utilizá-lo. Atenderá suficientemente a necessidade do kit 2 vias e ainda terei um headroom de 20%, o que deve representar um bom ganho na eficiência sonora.
Mosconi Gladen AS 100.4: http://www.mosconi-system.it/product/as100-4/

Com o objetivo de complementar as baixas frequências, escolhi o subwoofer JL Audio 12W1v2-4. Pretendo utilizar dois deles, mas só possuo um guardado, novo, sem uso. É um subwoofer que possui uma FS de 23.68Hz e a JL Audio recomenda aplicar potências entre 75W RMS e 300W RMS, porém pretendo aplicar um pouco mais, algo entre 400W RMS e 500W RMS, para ter um headroom satisfatório e melhorar seu rendimento em caixa selada. Escolhi utilizar em caixa selada, pois como é um subwoofer grande com 12”, apesar de ter menos SPL , esse tipo de caixa proporciona uma velocidade maior ao alto-falante, por isso escolhi utilizar duas unidades. A litragem recomendada é de 35.4L brutos, totalizando 70.8L. Já saiu o modelo novo mas pretendo utilizar o antigo pois os parâmetros me parecem ser melhores.
JL Audio 12W1v2-4: http://intl.jlaudio.com/12w1v2-4-car-au ... vers-92074

O amplificador para tocar esses subwoofers ainda não foi definido. Existem diversas boas opções no mercado, que partem de R$ 550,00, porém acredito que esse seja o último item a ser comprado, pois não é minha prioridade. Tudo vai depender da oportunidade que aparecer, um bom amplificador por um bom custo, de preferência um bom e velho classe AB.

O player responsável por reproduzir o áudio já foi escolhido, inclusive já está instalado. Trata-se do Pioneer AVH-X8580BT com o módulo de TV Digital da Pioneer GEX-1550DTV, que permite a mudança dos canais diretamente na tela do DVD. Acho as centrais multimídias muito bonitas e com diversos recursos que não tenho nesse DVD e custando o mesmo preço, mas a central não iria me proporcionar à qualidade que preciso, seria necessário adotar um processador, o que elevaria muito o custo do projeto, por isso resolvi abrir mão da estética e de algumas funções como GPS. Apesar de que já encomendei o cabo para utilizar o GPS do iPhone no DVD, caso um dia eu venha a precisar. Esse DVD possui três pares de saída RCA, sendo frente, traseira e subwoofer, o que me permite regular fader a balance, além dos cortes HPF e LPF dos alto-falantes, deixando o som mais afinado. O equalizador não é importante para mim, pois costumo deixá-lo em FLAT e o LOUD em OFF.
Pioneer AVH-X8580BT: http://www.pioneer.com.br/produtos/auto ... vh-x8580bt
Pioneer GEX-1550DTV: http://www.pioneer-latin.com/pr/produto ... v-509.html

Agora vamos a uma das partes que gera um pouco de polêmica: os cabos. Alguns afirmam que eles podem vir a fazer milagres em um som, outros dizem que são todos iguais. Eu já fiz alguns testes e alguns me proporcionaram ótimas melhorias, já outros não fizeram muita diferença. O ponto X é descobrir até aonde vale a pena gastar com isso. Hoje em dia é muito comum ver pessoas utilizando cabos de aplicação residencial no carro, pois afirmam que os cabos automotivos são limitados, o que até é justificável, pois nem todo mundo está disposto a investir pequenas fortunas no cabo que irá usar no carro, apesar de investirem fortunas em kits e amplificadores. Eu já tenho meu setup idealizado, inclusive alguns já em mãos.

Para RCA eu escolhi o Audison Sonus ST2 450. É um cabo com 2 canais, com 4,5 metros de comprimento e pouca blindagem, porém sua construção e materiais utilizados, permitem um som limpo, livre de qualquer interferência. Vou necessitar de três unidades, porém só adquiri duas usadas, pois esse cabo novo é muito caro. Não achei a terceira unidades com um preço interessante, é questão de tempo até aparecer.
Audison Sonus ST2 450: http://www.relmaudio.com.br/pr_auto_detalhes.php?id=146

Na alimentação a minha escolha foi os cabos da Shok Industries. Entre a bateria e o distribuidor, irei adotar o cabo Reference Pro 1/0AWG que possui 5.285 filamentos de 0,12mm. Do distribuidor aos amplificadores e mega-capacitor, irei adotar o Reference Pro 4AWG com 2.646 filamentos de 0,12mm. Isso irá me proporcionar uma ótima flexibilidade no cabo, permitindo moldá-lo as curvas da carroceria, sem marcar o carpete do carro.
Shok Industries: http://www.ianaconi.com.br/produtos/shok-industries/

Nos alto-falantes irei adotar dois modelos. Entre o amplificador e o crossover do kit e do crossover ao tweeter eu irei utilizar o Chord Carnival Silverscreen que segundo diversos reviews, ele permite uma maior largura do palco, transparência e brilho nos agudos. Para subwoofer e entre o crossover e o midbass, irei adotar o Canare 4S11 que já estão comigo. Esse cabo possui uma performance melhor dos graves. Acredito que essa será uma boa combinação.
Chord Carnival Silverscreen: http://www.chord.co.uk/product/chord-ca ... ker-cable/
Canare 4S11: http://www.canare.com/ProductItemDispla ... tItemID=65

Irei utilizar também alguns acessórios que permitam uma maior segurança e acabamento.
No cabo de alimentação principal, cerca de 15cm após o polo positivo da bateria, irei colocar um porta fusível para proteger o sistema de eventuais curtos. Caso aconteça algum curto elétrico, o fusível rompe e evita um possível incêndio ou até mesmo a queima dos amplificadores. Escolhi o modelo FBWM801-ANL da marca Tsunami. Esse modelo utiliza fusíveis tipo ANL, que tem maiores amperagens. A amperagem correta será a soma dos fusíveis dos amplificadores acrescido de 20%.
Tsunami FBWM801-ANL: http://www.tsunamionline.com/FBWM801-ANL.html

Como não gosto de fazer emendas nos cabos, vou adotar o uso de distribuidores. Irá vir um único cabo da bateria até o porta-malas, que será ligado a esse distribuidor, que permite a saída de mais 4 cabos para outros equipamentos, no meu caso irei utilizar apenas três cabos (um para cada amplificador e o outro para o mega-capacitor). O eleito foi o Connection DBD51 por ser um distribuidor sólido, sem fusíveis.
Connection BDB51: http://www.connection.eu/index.php?link ... &view_f=16

Para proteger o sistema elétrico do carro dos picos de consumo dos amplificadores no momento daquele grave mais forte, além da bateria maior, adotei um Mega Capacitor, que é um equipamento que armazena energia e a libera naqueles picos de consumo, estabilizando o sistema elétrico do carro. Ele ajuda na redução daquelas conhecidas piscadas das luzes quando é reproduzido os graves. Escolhi o Connection SSF 2.5DGT com 2.5 Farad. Alguns fabricantes indicam 1 Farad a cada 500W RMS, outros a cada 1.000W RMS, como meu sistema terá no máximo 1.400W RMS, terei uma folga na capacidade. Alguns entendidos afirmam que os mega capacitores muito grandes possuem uma deficiência pelo fato de serem grandes, descarregando rápido e carregando devagar, o que não é benéfico. Fiquei surpreso pelo peso e tamanho desse equipamento, acredito que ele tenha 2.5 farads reais.
Connection SSF 2.5DGT: http://connection.eu/index.php?q_menu=3 ... ccessories

Para proteger os cabos de possíveis desgastes pela carroceria, irei adotar uma proteção conhecida como malha náutica ou techflex. É uma malha que protege o cabo contra atritos, além de proporcionar uma organização e um melhor acabamento. Para dar o acabamento irei utilizar o espaguete termo retrátil, pois não gosto de usar fita isolante.
Techflex Clean Cut: http://www.techflex.com/prod_ccp.asp
Techflex Heatshrink Tubing: http://www.techflex.com/land_heatshrink.asp

O último e não menos importante item dos principais é a manta acústica. Atualmente as portas dianteiras estão tratadas com manta asfáltica da Vedacit com 1mm de espessura. Na época que realizei esse tratamento (em 2008) era uma coisa boa, porém hoje, com as novas tecnologias, existe coisa melhor, muito mais eficiente. Irei remover essa manta e aplicar uma manta automotiva, desenvolvida especialmente para esse fim. O objetivo desse tratamento é deixar a lata do carro mais rígida, diminuindo as vibrações que causa o cancelamento de determinadas ondas do som. Além disso, devido ao fechamento dos buracos da porta, melhora a acústica da mesma, aumentando a performance do midbass. Então terei o ganho na acústica do midbass, ganho da reprodução das ondas sonoras e redução do ruído externo dentro do carro. Inicialmente irei tratar as portas do carro, seguido do porta-malas e por último o teto, com a adição de um material que reduz o calor dentro do carro. A manta escolhida é da marca russa Standartplast – STP. Nas portas irei utilizar o modelo Silver e no porta-malas e teto o modelo Vizomat. No teto além da Vizomat, irei aplicar a espuma Splen que serve também como isolante térmico.
STP Silver: http://www.ianaconi.com.br/produtos/stp ... co/silver/
STP Vizomat: http://www.ianaconi.com.br/produtos/stp ... o/vizomat/
STP Splen: http://www.ianaconi.com.br/produtos/stp/espumas/splen/

Além disso, irei utilizar outros tipos de espuma e feltro sem betume em determinados locais, com o objetivo de reduzir os ruídos externos dentro do carro sem gastar muito dinheiro.

É um projeto com muitos detalhes, mas pequeno. Não irei ficar realizando testes comparativos com cabos ou equipamentos, como muitos conhecidos realizam, em busca de um sistema melhor. Sei que tenho bons equipamentos em mãos, não são os melhores, mas o que eu busco não é ter o melhor som e sim um som bom que me agrade e atenda as minhas expectativas e como já conheço os equipamentos, acredito que terei o resultado que busco.

Assim como os equipamentos demandam muito dinheiro, a instalação também demandará por isso o grande espaço desde o início do projeto até a sua conclusão. Penso inclusive em executar a instalação por etapas, primeiro os kits e depois os subs, é uma possibilidade, tudo vai depender do valor que será cobrado. De todos os itens citados anteriormente, o único que realmente eu perco quando trocar o carro será o tratamento acústico, todo o resto é perfeitamente compatível com qualquer outro carro, por isso não tenho receio em investir em bons equipamentos, pois não pretendo vender o carro com o som, a não ser que o comprador pague por ele.

À medida que as coisas forem acontecendo, irei adicionando o conteúdo ao tópico, com fotos e relatos. Vamos debater e trocar experiências.

Um abraço a todos.

Pedro Josino
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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Pedro Josino » 09 Out 2013, 14:36

Reservado para fotos.

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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Alcir Andreoni » 09 Out 2013, 14:43

Lá vem pergunta...

Onde você pretende instalar os subs? Caixa MDF ou fibra?
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Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Pedro Josino » 09 Out 2013, 18:33

Alcir Andreoni escreveu:Lá vem pergunta...

Onde você pretende instalar os subs? Caixa MDF ou fibra?


Os subwoofers eu pretendo instalar da forma mais comum mesmo, no fundo do porta-malas em uma caixa de MDF.

Não existe diferença entre qualidade do som nas caixas em MDF ou fibra, ambas possuem a mesma qualidade. A vantagem que eu vejo na caixa de MDF é que eu consigo construir uma caixa para dois subwoofers de uma forma que ambos tenham exatamente a mesma litragem, garantindo uma resposta igual aos dois.

O único ponto negativo da caixa em fibra é acertar a litragem correta. Como essa caixa é feita de acordo com a forma do carro, existem casos aonde um lado possa ficar com um litro a mais que o outro, e só é possível descobrir essa diferença enchendo a caixa com água e calculando. E para evitar fibrações e até distorções do subwoofer, a caixa precisa ser bem feita, com a fibra bem espessa. Já a caixa de MDF é mais fácil, basta algumas fórmulas e uma trena que a litragem é encontrada.

O tamanho da caixa e o duto (no caso da dutada) são os fatores que determinam a frequência da caixa. Com isso podemos ter um grave mais seco, ou aquele sub-grave mais presente, que é exatamente o que eu vislumbro.

Se eu fosse utilizar apenas um subwoofer, eu iria de caixa lateral, pois em carros sedan ela propaga melhor o som, mas como vou usar dois subwoofers, irei optar pelo método mais tradicional mesmo, mesmo que isso implique em um maior trabalho em conseguir bons graves.

Exemplo de caixa lateral:
Imagem

Exemplo de como irei usar (esse é a minha antiga caixa com um 13W1v2 dutado):
Imagem

Exemplo do tratamento acústico do porta malas:
Imagem

Pude comprovar no carro de um amigo uma melhora nas respostas do grave com o porta-malas com o tratamento acústico, especialmente em carro sedan, aonde é importante o tratamento das laterais, o que diminui a vibração da lata e o grave fica "preso" dentro do carro.

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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Alcir Andreoni » 09 Out 2013, 19:39

Show!

Valeu pela aula... :88:
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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Pedro Josino » 09 Out 2013, 20:17

Alcir Andreoni escreveu:Show!

Valeu pela aula... :88:


O objetivo do tópico é debater técnicas, teorias, o que funciona e o que é mito.

Assim todos podemos construir uma boa base de conhecimento, juntos.

Abraço.

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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Alcir Andreoni » 09 Out 2013, 20:58

No meu caso não é só debater ideias, estou aprendendo e muito.

Não sou o tipo de cara que fica fazendo projetos de som, etc. Primeiro que a patroa não deixa :62: e segundo nunca tenho tempo, diga-se dinheiro, para fazer up's que eu gostaria no carro.

Então fico olhando e absorvendo conhecimento de pessoas que entendem. Um dia isso pode ser útil...
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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Pedro Josino » 09 Out 2013, 23:28

Alcir Andreoni escreveu:No meu caso não é só debater ideias, estou aprendendo e muito.

Não sou o tipo de cara que fica fazendo projetos de som, etc. Primeiro que a patroa não deixa :62: e segundo nunca tenho tempo, diga-se dinheiro, para fazer up's que eu gostaria no carro.

Então fico olhando e absorvendo conhecimento de pessoas que entendem. Um dia isso pode ser útil...


Existe muita coisa que achamos que é fácil mas basta se aprofundar um pouco que percebemos como não era tão fácil hehe..

A maior parte das coisas que eu quero, tento planejar, pois a grana é curta e tenho que fazer por etapas. Quando fui com muita sede ao pote, gastei pouco, montei logo e ficou igual ao som original do carro, na verdade melhorou uns 5%, o que não justificou nenhum pouco o investimento, por isso tenho que planejar..

Faço um projeto para ter algo em mente e definir um orçamento, ou se eu tenho um orçamento, me organizo para me manter dentro dele. Mas som é igual a obra, você planeja gastar X e no final gastou X + Y hehe..

As patroas sempre implicam com esses nossos hobbys né? A vantagem que eu tenho, é que compro muita coisa pra ajudar os meus amigos que querem um som e não conhecem, então acabo negociando nos fóruns ou importando pra eles e sempre estou recebendo coisa que não é minha, fica mais fácil de enrolar hahaha..

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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Alcir Andreoni » 10 Out 2013, 06:56

Pedro,

Conforme você for evoluindo no projeto, peço que vá atualizando o tópico, pois estou muito interessado em ver o resultado final. :88:
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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Pedro Josino » 10 Out 2013, 14:24

Alcir Andreoni escreveu:Pedro,

Conforme você for evoluindo no projeto, peço que vá atualizando o tópico, pois estou muito interessado em ver o resultado final. :88:


Vai demorar um pouco, ainda estou em fase de aquisição de equipamentos.

Mas vou colocando as fotos sim. No fim de semana eu vou bater as fotos dos itens que eu já tenho.

Irei adicionar inclusive as fotos da instalação. O Vectra C é muito ruim para colocar um som melhor, pois não há espaço para passar um novo fio para dentro da porta, o fio original é muito fino, deve suportar no máximo uns 30W RMS, então é necessário uma adaptação técnica :6: para passar o fio para dentro da porta. Um outro colega já colocou a foto da alternativa, mas quero ver se coloco as fotos do processo todo.

Inclusive vou tentar comprar uma câmera boa pra registrar todos os passos. A instalação será feita quando eu tiver de férias, assim posso acompanhar tudo.

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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Alcir Andreoni » 10 Out 2013, 18:18

Pedro Josino escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Pedro,

Conforme você for evoluindo no projeto, peço que vá atualizando o tópico, pois estou muito interessado em ver o resultado final. :88:


Vai demorar um pouco, ainda estou em fase de aquisição de equipamentos.

Mas vou colocando as fotos sim. No fim de semana eu vou bater as fotos dos itens que eu já tenho.

Irei adicionar inclusive as fotos da instalação. O Vectra C é muito ruim para colocar um som melhor, pois não há espaço para passar um novo fio para dentro da porta, o fio original é muito fino, deve suportar no máximo uns 30W RMS, então é necessário uma adaptação técnica :6: para passar o fio para dentro da porta. Um outro colega já colocou a foto da alternativa, mas quero ver se coloco as fotos do processo todo.

Inclusive vou tentar comprar uma câmera boa pra registrar todos os passos. A instalação será feita quando eu tiver de férias, assim posso acompanhar tudo.

:88: :88:
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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Leonam » 15 Out 2013, 22:06

Acompanhando!!!

Tem tudo pra ficar ótimo

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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Pedro Josino » 18 Out 2013, 00:30

Leonam escreveu:Acompanhando!!!

Tem tudo pra ficar ótimo


Vamos torcer! Pena ainda faltar muita coisa para poder iniciar a montagem.

Mas estou pensando em adquirir os cabos e as mantas e instalar logo, depois coloco os subwoofers.

A parte do stereo está praticamente toda aqui, faltando apenas os fios e as mantas para tratar a porta. Vou ver se no próximo mês eu importo as mantas, ou se consigo um preço bom para comprar aqui.

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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Leonam » 18 Out 2013, 23:30

O jander esta vendendo manta tambem, so nao sei o valor.

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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Pedro Josino » 19 Out 2013, 15:34

Leonam escreveu:O jander esta vendendo manta tambem, so nao sei o valor.


Eu estou na dúvida entre a STP e a Dynamat.

No porta malas devo usar a STP Vizomat por parecer mais com as mantas originais do carro, mas nas portas estou pensando em pegar a Dynamat Xtreme. Tenho um amigo que importou e o vendedor despachou a manta em um envelope, não pagou imposto, saiu bem em conta, estou pensando em arriscar.

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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Demostenes » 19 Out 2013, 21:29

Beleza amigo..

Também venho tentando montar um SQ com um pouco mais de SPL..

Realmente demanda muita pesquisa e tempo$$ hehe... Mas com certeza vale a pena.

Estou com o mesmo dilema a respeito da fiação... Por onde passar nas portas...

Vou acompanhando

um forte abraço
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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Pedro Josino » 20 Out 2013, 02:35

O maior obstáculo na execução do projeto, depois do financeiro, com certeza é passar a fiação nova para dentro da porta.

A única solução que eu vejo até o presente momento é comprar aquelas borrachas que parecem um conduite, furar a lataria (passando tinta e verniz na lata, para não enferrujar) e usar essa borracha para vedar e passar os fios por dentro.

No outro sistema que eu tinha instalado, eu usei conduite apenas, mas nesse eu irei comprar as borrachas para ficar o mais original possível. Não gosto muito de adaptações e as poucas que tiverem que ser feitas, vou procurar seguir o padrão original, para não desvirtuar muito a originalidade do carro.

Acho que com os dois JL Audio eu terei um bom SPL. Deixarei a configuração flat e provavelmente terei que abaixar o ganho dos subwoofers pois devem ficar bem forte. Eu só quero que eles desçam bem, quero sentir eles tocando bonito lá nos 20/25Hz. Nunca consegui esse resultado em caixa dutada, por isso irei apostar na caixa selada.

Confesso que todo dia olho para os equipamentos e bate aquela vontade de montar logo, mas a pressa é inimiga da perfeição e quero que a instalação fique digna de um sistema high fidelity.

O que tem pensado para o seu set?

Um abraço!

Demostenes
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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Demostenes » 20 Out 2013, 07:10

Tenho pensado seriamente se furo as portas... Mas aí teria que levar numa oficina para retirar as portas e fazer um tratamento sério nos furos, pois moro na praia e um furo é um paraíso para a ferrugem aqui.

Já tenho instalado um kit 2 vias da JL modelo C3-650 nas portas dianteiras já tratadas e com baffles de madeira. Um kit coaxial da JL também modelo C2-525x atrás com o tratamento nas portas.
Parte stéreo alimentada por módulo Alpine MRP-F300.
E um sub JL modelo 12W0v3 empurrado por Alpine MRP-M500.

A HU é um Alpine CDE-HD149BT que instalei a poucas semanas..Ainda estou me entendendo com o aparelho e suas regulagens..

Falta a parte de cabeamento dos falantes e quem sabe uns RCA's melhores... Por hora estou com os da Technoise linha TZ.

aos poucos vamos melhorando e acertando o set...
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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Pedro Josino » 21 Out 2013, 09:42

O furo da minha porta eu fiz na loja do som mesmo.

O cara tinha as ferramentas para retirar o pino da porta, retirou a porta e colocou em cima de uma bancada. Nesse bancada ele furou, lixou a parte do metal exposto, aplicou um prime, depois aplicou a tinta e por último o verniz. Levou uns dois dias cada porta, pois além disso ele limpou tudo dentro para o tratamento com as mantas, fixou o baffle, midbass e já deixou a fiação pronta. Enquanto isso, ele adiantou as outras partes, na época, como a moldura do dvd, a caixa no porta malas, etc.. Na época fiquei uma semana sem carro, deixei na segunda e peguei no sábado..

Em relação ao seu som, belos equipamentos.. Já ouvi esse kit da JL e gostei, o que não me agradou foi o modelo anterior ao seu sub, o 12W0v2, eu achei bem mono nota, descia pouco e tal.. Não ouvi o v3, mas deve ter melhorado.. A JL só regrediu no upgrade da linha W1, o v2 era maravilhoso, já o v3 perdeu em subgrave e um pouco da musicalidade..

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Re: Projeto de Som - Vectra C

por Bruno Cesário » 21 Out 2013, 10:39

Já escolheu os subs ? Se não...pegue DD, nunca ouvi subwoofer melhor que eles...já tive 4 DDs, 2 deles eram de 8 polegadas e batiam mais que 4 bravox EDX, Pionner, E2k, etc.
:52:

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