O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & TuningProblemas com módulo
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

12 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com módulo

por Williams » 15 Nov 2013, 21:42

Olá pessoal, estou precisando de uma ajuda, sou meio novo no fórum. Então meio que já me apresento.

Sou Cláudio Williams, de Santa Maria - RS, proprietário de um Vectra GLS 2.0 96/97 à 3 meses, 3 meses de apenas felicidades é claro.

Meu problema com o módulo é o seguinte, eu tenho um Voyager 2400W 4ch (sim, é marca diabo), e toco com ele um par de 6x9 Roadstar 120 RMS cada e um Explosond 10' 600 RMS, a principio, tranquilamente. O meu problema é que eu resolvi colocar 2 auto-falante de 12' Street Spyder 700W cada (tem 175 RMS, se não me engano), e o módulo não tá tocando, quando coloco os 2 de 12' em bridge, é só começar o grave e eu aumentar um pouco o volume e o módulo corta, apenas um auto-falante ele toca normal. O que eu to achando que é problema de impedância, ou algo do gênero porque auto-falante bobina dupla ele só toca simples, se ligar as duas o efeito é o mesmo, começa o grave e o módulo corta.

O modulo em si é fraco, acredito eu, mas por via de regra ele teria que tocar, ia distorcer se não aguentasse, mas ia tocar. Na caixa dele diz que ele tem:

50 RMS por canal à 4 ohms
90 RMS por canal à 2 ohms
150 RMS em bridge À 4 ohms

Então queria saber como casar elas, porque eu inverti fio, coloquei de um jeito e outro de tudo que é modo e o resultado é sempre o mesmo, ou pode ser o módulo que não vale nada? E não vale mesmo, isso eu sei, mas pra tocar já serve.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Problemas com módulo

por Pedro Josino » 15 Nov 2013, 22:38

Provavelmente é porque seus subwoofers são bobina simples de 4ohms, então quando você liga em paralelo, a impedância cai para 2ohms, fazendo com que o módulo entre em proteção.

Ou você deixa apenas um subwoofer, ou vai ligar em série e elevar a impedância para 8ohms, mas em vez de mandar 150W RMS em 4ohms, deve mandar apenas 75W RMS em 8ohms.

Se não for trocar de módulo, eu desistiria dos dois subwoofers.

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problemas com módulo

por Williams » 16 Nov 2013, 22:55

Trocar o módulo por enquanto eu não cogito, quero um som pra dentro do carro, não precisa ter muita potência. 2 de 12' é apenas pra tremer a carcaça do carro mesmo. Então pra dar "certo" eu preciso procurar 2 auto-falantes de 2 ohms e ligar eles em série pra ter os 4 ohms e extrair toda a potência do módulo, certo? Não deve ser difícil encontrar, eu acho, menos mal que o problema não é o módulo.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Problemas com módulo

por Pedro Josino » 17 Nov 2013, 01:21

Você pode procurar por dois subwoofers bobina simples de 8ohms, esses dois ligados em série caem para 4ohms. Se você conseguir dois subwoofers com bobina simples de 2ohms, precisará ligá-los em série para resultar em 4ohms, se ligar em paralelo cai para 1ohm. Também pode ser dois subwoofers bobina dupla de 4ohms.

Na verdade potência não tem haver com som externo. No seu caso você pode até queimar o equipamento por falta de potência, distorção harmônica é o vilão das bobinas, quando você ouvir a distorção é pq o falante já está reclamando há bastante tempo. O ideal é ter 20% de potência RMS a mais que os falantes.

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problemas com módulo

por Williams » 18 Nov 2013, 20:56

Pedro Josino escreveu:Você pode procurar por dois subwoofers bobina simples de 8ohms, esses dois ligados em série caem para 4ohms. Se você conseguir dois subwoofers com bobina simples de 2ohms, precisará ligá-los em série para resultar em 4ohms, se ligar em paralelo cai para 1ohm. Também pode ser dois subwoofers bobina dupla de 4ohms.

Na verdade potência não tem haver com som externo. No seu caso você pode até queimar o equipamento por falta de potência, distorção harmônica é o vilão das bobinas, quando você ouvir a distorção é pq o falante já está reclamando há bastante tempo. O ideal é ter 20% de potência RMS a mais que os falantes.


Falando em queimar falantes, eu acho que o meu deu algum problema, minha dúvida é se é no módulo ou no falante. O problema agora é o seguinte, o módulo tá entrando em proteção ao dar um grave. Exemplo, estou escutando uma música Rock, num trecho onde somente tem voz e um som suave de fundo. No momento que o baterista vai toca a bateria que vai da uma batida grave o modulo corta antes dela. E fica em proteção. Isso só acontece por causa do Sub, se desligar ele, deixar só os 6x9, fica tudo normal, já chequei fiação, tudo ok. Ele tocava normal e começou a fazer isso.

Alguém tem uma ideia? Já tá me dando uma vontade de tocar tudo no chão e botar fogo... @:

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Problemas com módulo

por Pedro Josino » 18 Nov 2013, 22:39

Pode ser a impedância caindo, ou falta de bateria (pouca bateria mesmo ou fio fino).

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problemas com módulo

por Williams » 18 Nov 2013, 23:28

Pedro Josino escreveu:Pode ser a impedância caindo, ou falta de bateria (pouca bateria mesmo ou fio fino).


Mas como? Funcionava normal antes, podia arregaçar o grave, volume que tocava normal. Bateria tá boa, zero desconfianças dela. Impedância caindo é complicado, não tem muita chance de acontecer de uma hora pra outra, ou tem? Fio fino também não é.

É um mistério.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Problemas com módulo

por Pedro Josino » 18 Nov 2013, 23:58

Na verdade a impedância altera com o calor. Quanto mais quente a bobina, menor a impedância. Por isso até da pra usar um alto-falante com a impedância menor do que a do amplificador, mas quando o "cacete" começa, para logo logo..

Você não está usando os dois subs? Se deixar só um, não resolve?

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problemas com módulo

por Williams » 19 Nov 2013, 11:35

Pedro Josino escreveu:Na verdade a impedância altera com o calor. Quanto mais quente a bobina, menor a impedância. Por isso até da pra usar um alto-falante com a impedância menor do que a do amplificador, mas quando o "cacete" começa, para logo logo..

Você não está usando os dois subs? Se deixar só um, não resolve?


Não estou usando apenas um Explosond 600 RMS, acho que não tem haver com o calor, porque acontece quando eu ligo o rádio depois de horas desligado, e já corta na primeira frequência grave que a música tiver D:

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Problemas com módulo

por Pedro Josino » 19 Nov 2013, 21:56

Esse subwoofer é bobina simples ou dupla?

Se vc antes estava usando os dois subwoofers com impedância abaixo do recomendada e agora ele continua em proteção, pode haver um curto.

O ideal é procurar um profissional mesmo.

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problemas com módulo

por Williams » 24 Nov 2013, 22:49

Pedro Josino escreveu:Esse subwoofer é bobina simples ou dupla?

Se vc antes estava usando os dois subwoofers com impedância abaixo do recomendada e agora ele continua em proteção, pode haver um curto.

O ideal é procurar um profissional mesmo.


Resolvido o problema, o problema era no Subwoofer, troquei ele por 2 de 12 de 150 RMS e ficou funcionando perfeitamente. Só ao usar meu Subwoofer de 10' no meu som residencial que pude perceber que ele está roncando e distorcendo muito, ou seja, foi pro espaço a bobina, só fiquei intrigado por esse modo de defesa do módulo de entrar em proteção por causa da distorção, ou sei lá o porque...

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Problemas com módulo

por Pedro Josino » 26 Nov 2013, 14:27

Li um artigo uma vez falando sobre bobina e abordava exatamente esse assunto, quando a bobina era danificada, alterava alguns parâmetros, dentre os quais a impedância, podendo fazer com que ela ficasse mais baixa. Vai ver era isso, nunca vi ao vivo um caso desse, normalmente ele queima logo.. Rsrs..

12 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 84 visitantes

Bem-vindo: 18 Abr 2024, 19:00