O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & Tuning[Pesquisa] Converter controle de volante para player Pioneer
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

11 mensagens   •   Página 1 de 1
Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[Pesquisa] Converter controle de volante para player Pioneer

por Ives » 02 Mai 2014, 21:08

Bom galera, o intuito do tópico é fazer uma pesquisa, com o intuito de converter o controle de som do vectra, para funcionar diretamente em players Pioneer com entrada Wired (a fio). Estive buscando algumas informações, e pude ver que o pioneer funciona tal qual a interface de aparelhos originais, o que muda sao os valores das resistencias para cada função.

Entao quem tiver interesse, quiser ajudar em pesquisar e contribuir com informações a respeito, vamos compilar e nos juntar numa tentativa de converter os comandos originais para que funcionem diretamente em aparelhoes Pioneer. Estou aguardando meu player chegar, entao ate lá quero fazer uma boa pesquisa a respeito, para entao tentar implementar.

O que precisamos??

- o esquema original das placas de botoes do volante
- especificação da entrada Wired Pioneer
- Analisar a viabilidade de alterar a placa original para operar em aparelho Pioneer

Caso a terceira opção nao seja viavel, pretendo construir placas novas, e substituir dentro dos controles de volante. A intenção é eliminar a necessidade de interface, pois é necessario puxar fiação de alimentação e tals, assim bastaria pegar o fio do sinal de volante e adaptar em Plug de fone de ouvido estereo.

Entao quem quiser participar ai com alguma informação que tenha, ou ate buscar juntamente, vamos resumir tudo aqui, e depois se der certo aqui, faço um tutorial mastigado pra galera. Ai qualquer player Pioneer q tenha entrada por fio poderá utilizar o volante com alterações de baixo custo, e eliminar maiores detalhes de instalação ou mexer em caixa de fusiveis pra puxar alimentação.

O desafio tá lançado! quem tá dentro??
Imagem

fabriciopessoa
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Abr 2014, 08:47
Nome Completo: Fabricio Nunes
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: [Pesquisa] Converter controle de volante para player Pio

por fabriciopessoa » 06 Mai 2014, 09:08

Estou a procura faz um tempo, assim que chegar em casa posto meu material, assim todo mundo contribui um pouco.

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Pesquisa] Converter controle de volante para player Pio

por Ives » 06 Mai 2014, 17:59

Show de bola....vamos ver se juntos resolvemos de forma mais facil.....quinta pego meu carro ai ja vou estudar os controles do volante original, p ver se daria de alterar p pioneer......vou mandar um email no site da pioneer, vai q tem algum manual pronto p cliente....hj chegou o aparelho entao quero desvendar e instalar.....so nao to c mais pressa q o player q ta no carro ainda funciona, mas quero logo colocar esse pioneer.....
Imagem

Avatar do usuário
mecatronico
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:29
Nome Completo: Plínio Vieira
Cidade: Astorga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [Pesquisa] Converter controle de volante para player Pio

por mecatronico » 06 Mai 2014, 23:30

Ives meu caro, esquema eletrico do volante eu tenho, com valores das resistencias, só me da até sabado para eu achar, pq nesse meio tempo que sumi, foram 4 pcs diferentes que passaram na minha mão, mas com certeza eu tenho os arquivos

abraço!
Imagem

Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Pesquisa] Converter controle de volante para player Pio

por Ives » 07 Mai 2014, 04:19

Opa, sem problema mecatronico....fds acho q vou instalar e ja deixar fiacao ate o harddisk....ai depois qquer coisa trabalho a ideia de fazer essa conversao do controle de som.....
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Pesquisa] Converter controle de volante para player Pio

por Ives » 10 Mai 2014, 21:02

achei uma tabela q seria pro controle pioneer

Imagem

o controle do vectra funciona bem diferente desse....mas pelo q avaliei, seria possivel soldar novos resistores em pontos diferentes e remover outros.....a placa é preparada para outro tipo de controle, tem pontos "sobrando".....mas dai é preciso cortar 1 trilha pra dar certo pelo q andei olhando....

semana q vem vou providenciar resistores avulsos pra testar.....se meu radio funcionar com os valores da tabela acima, ai vou "fatiar" a placa e botar pra funcionar.....vou testar com resistores normais primeiro (componente discreto) e dando certo tento comprar SMD pra soldar na placa....

ouvi rumores q os pioneer 1 Din nao funcionam com interface, entao pode ser q nao funcione pro meu aparelho :S dai nem vou mexer na placa, mas se os testes comprovarem q usa a mesma tabela da Pioneer de resistores, ai me arrisco e faço o processo pra converter a placa
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Pesquisa] Converter controle de volante para player Pio

por Ives » 11 Mai 2014, 07:46

é, vai dar certo :) testei agorinha a pouco.....achei dois resistores dando sopa aqui em casa, um de 1k e outro de 10k.....fui lá e fez as funções de acordo.....o 1k é para o fonte (ligar/desligar/modo), e o 10k a função de faixa anterior..... pra radio dava passo diminuindo 0,1 a cada toque e mantendo pressionado sintonizava automatico a radio anterior.....ai fui pra USB e tive um breve susto....enqto tava na lista de musicas ele nao voltava faixa, ele fazia o "rebobinamento" da musica (x2, x4, x16 e x32)....dai esperei um pouquinho e ele vai pra capa do album da musica atual, ai sim ele voltou a faixa normalmente....entao vai funcionar perfeitamente :)

essa semana soh vou ter q ver onde descolar os resistores SMD.....mas vai dar certo pessoal.....vai ter q romper 1 trilha pelo q avaliei, remover alguns resistores e colocar novos (nos valores acima) em novos locais, para mudar o esquema eletrico interno.....achei incrivel a coincidencia de ja ter aqueles pontos para colocar esses novos resistores, deve ser uma placa meio q universal, para padrao de outra marca, entao da pra converter pra pioneer....

ja vou deixar a fiação prontinha hoje.....ligar ali, e quando conseguir os componentes montar as placas e botar no lugar pra rodar :D ai a solução fica completa.....

a unica coisa q to em duvida agora, eh qual função usar pro botao ↑ .....os demais sao obvios, vol+ vol- src < >....acho q vou usar o ATT (mute) mesmo.....se tivesse o "enter", seria bacana pra poder atender o bluetooth sem tirar as maos do volante, mas nessa tabela nao tem esse botao :S
Imagem

Avatar do usuário
mecatronico
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:29
Nome Completo: Plínio Vieira
Cidade: Astorga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [Pesquisa] Converter controle de volante para player Pio

por mecatronico » 25 Ago 2015, 12:55

ives meu velho, estou resgatando o tópico aqui...

será que conseguiriamos montar um protocolo para controle remoto (IR) assim poderiamos controlar qualquer rádio...

abraço!
Imagem

Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Pesquisa] Converter controle de volante para player Pio

por Ives » 26 Ago 2015, 19:56

Fala Mecatronico....é possivel sim, eu tinha feito dessa forma no passado, montando uma placa eletronica com a ajuda do Rodrigo Bezerra.... é um pouco mais complexo, pra quem conhece de montagem eletronica e programação...era bem legal pois ela tinha função "learning", aprendendo o sinal do controle e associando a cada tecla.......usei dessa forma por um bom tempo com aparelho de marca generica, porém com a troca para um player pioneer, vi que seria mais facil proceder com essa conversao para a entrada Wired....o IR é interessante, porém apresenta algumas falhas, como a obstrução do emissor...instalei no console central, abaixo do encosto de braço, e as vezes com jaqueta, ou o braço dando bobeira, cobria a emissão..... com a entrada Wired fica bem mais funcional.....

nao lembro se esse topico da interface foi trazida pra ca na migração, pois faz um bom tempo que mexi com isso....mas qualquer coisa procura o Rodrigo Bezerra que ele deve ter o material que me passou naquela ocasião para construção da interface
Imagem

Avatar do usuário
mecatronico
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:29
Nome Completo: Plínio Vieira
Cidade: Astorga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [Pesquisa] Converter controle de volante para player Pio

por mecatronico » 26 Ago 2015, 23:22

eu acho que tentei fazer uma dessas com o Bezerra, ou ele fez e mandou para mim (não me lembro direito, depois da depressão algumas coisas eu acabei esquecendo ficando meio perdido) mas não tinha dado muito certo...

qual pionner vc esta usando com w/r? eu tinha um mas era bem antigo e a cor não batia com o painel (vermelho e azul)

aquele visteon que comprei na ccs começou a dar muito problema, o controle do volante ficou doido e ele ficava reiniciando sozinho...

o challenge eu voltei o df 942 nele, estava pensando em colocar um sintonizador FM para usar o SDcard, mas só consigo aproveitar no volante o volume...

um outro bagulho: quando tinha o visteon, eu tinha desabilitado no tech ii as informações do radio no MID, agora que voltei para o df 942, precisava reabilitar, mas os tuizinhos da ccs não sabem como fazer isso, e ainda pro cima querem 150 pila pra tentar fazer isso... será que o raster consegue fazer?
Imagem

Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Pesquisa] Converter controle de volante para player Pio

por Ives » 28 Ago 2015, 19:35

mecatronico escreveu:eu acho que tentei fazer uma dessas com o Bezerra, ou ele fez e mandou para mim (não me lembro direito, depois da depressão algumas coisas eu acabei esquecendo ficando meio perdido) mas não tinha dado muito certo...

qual pionner vc esta usando com w/r? eu tinha um mas era bem antigo e a cor não batia com o painel (vermelho e azul)

aquele visteon que comprei na ccs começou a dar muito problema, o controle do volante ficou doido e ele ficava reiniciando sozinho...

o challenge eu voltei o df 942 nele, estava pensando em colocar um sintonizador FM para usar o SDcard, mas só consigo aproveitar no volante o volume...

um outro bagulho: quando tinha o visteon, eu tinha desabilitado no tech ii as informações do radio no MID, agora que voltei para o df 942, precisava reabilitar, mas os tuizinhos da ccs não sabem como fazer isso, e ainda pro cima querem 150 pila pra tentar fazer isso... será que o raster consegue fazer?


To usando um DVD player modelo 8650, daqueles que a tela eh menor, na frente destacável....funciona perfeitamente com essa adaptação
Imagem

11 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 177 visitantes

Bem-vindo: 18 Abr 2024, 07:24