PreparaçãoProjeto swap de 8v para 16v
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

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Mateus Luiz
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Projeto swap de 8v para 16v

por Mateus Luiz » 11 Dez 2017, 20:24

E aí, pessoal. Tudo bem?

Uma das coisas que quero fazer é uma preparação aspirada no meu carro.
Não sei se vai se concretizar tão cedo, devido ao fato de ser estudante, e tenho ciência de que o ganho é menor que montando um turbo, e o custo é mais alto. Porém não estou buscando montar nenhum monstro, mas sim um motor numa configuração que gosto e o qual terei prazer em dirigir, levar para pista, pegar algumas serras cheias de curvas e etc.
Meu atual motor é um 2.2 8v (C22NE), atualmente 100% original.
A configuração que eu penso em motar é um misto quente com a parte de baixo original do 2.2, cabeçote 16v coscast e pistões do CD 2.0 16v de 141 cv ou do próprio C20XE. Penso em talvez alterar a litragem para 2.4 usando vira e pistões da S-10 2.4, em vista que o bloco do 2.2 é o mesmo do 2.4. Injeção pretendo usar uma Megasquirt MS2.
Uma dúvida que eu tenho também: As bielas da S-10 2.4 são mais resistentes do que a original do VGLS 2.2? Sei que as medidas são literalmente idênticas. Um amigo meu tem essas bielas e talvez eu consiga um preço interessante por elas.

Mas eu criei o tópico na verdade com o objetivo principal de comparar informações como diâmetro e ângulo dos dutos, válvulas, diferença entre galerias (caso tenham) e outras informações sobre os cabeçotes 16v que sairam nos GM FII. Gostaria de saber sobre essas informações antes de colocar minhas ideias em prática.

Algumas dúvidas que tenho são:
O cabeçote do X20XEV é igual o do X22XEV e do X24XEV (dutos, válvulas, molas, comandos e etc)?
Os KS realmente apresentam problemas em relação à fundição e são realmente "inferiores" aos Coscast?

Por mais que meu objetivo seja um Coscast, não descarto a possibilidade de usar um ECOTEC I ou um KS. O problema não é nem tanto o preço, mas a raridade. Cheguei a ver um Coscast por um preço ótimo a venda lá pra junho desse ano, mas estava sem dinheiro na hora...
Cheguei a ver outro a venda, por quase o dobro do preço, mas parece que também foi vendido e agora que eu realmente estou com o dinheiro não encontro mais nenhum! kkkkkkkk
As diferenças que eu já tenho conhecimento são:
Os cabeçotes de C20XE possuem 135 cfm de fluxo e os ECOTEC I, 125 cfm.
Os cabeçotes de C20XE tem válvulas com ângulos simétricos entre admissão e escape e que o ECOTEC I possui admissão com mesmo ângulos das do calibra, porem as de escape tem um angulo menor no intuito de ganhar torque em baixa.
O diâmetro das válvulas do C20XE são 2mm maiores que a dos X20XEV e as hastes do C20XE tem diâmetro 1mm maior.
que os comandos são diferentes:
C20XE:
1) 252º cam duration @ 0.1mm valve lift
2) 214º cam duration @ 1mm valve lift
3) 9.5mm MAX valve lift
4) 0.5mm valve lift @ TDC
X20XEV:
1) 243º cam duration @ 0.1mm valve lift
2) 208º cam duration @ 1mm valve lift
3) 9.2mm MAX valve lift
4) 0.45mm valve lift @ TDC"

Inclusive o maior motivo de eu querer um coscast são os comandos. A diferença é grande, principalmente da duração, e acho que não compensaria eu comprar um cabeçote de X20XEV e ir atrás dos comandos de C20XE separados, pois são bem caros e o preço ficaria superior ao valor de um Coscast, até.
Caso não consiga um Coscast, pensei em pegar um cabeçote de X20XEV mesmo e ir atrás de algum comando Opel ou aftemarket mais agressivo, de maior graduação e maior lift. Porém não tenho muitas informações sobre outros comandos.

E estou achando que essa segunda opção compensa mais, também.

Se alguém aqui que tiver mais conhecimento sobre e quiser compartilhar, agradecerei muito!

Ah, e conforme for comprando as peças e montando, vou postando todo o progresso e fotos do processo.

Abraços.
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Projeto swap de 8v para 16v

por valmir » 13 Dez 2017, 10:37

bom amigo depende de qtos cavalos vc deseja alcançar , qual sua meta ? motor aspirado e mais complicado tirar cavalaria , se vc quer cavalaria alta vai de turbo mas se quiser um aspirado de uns 150 a 170 cv prepara o seu 8v mesmo.

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Projeto swap de 8v para 16v

por Mateus Luiz » 13 Dez 2017, 13:44

Creio que 170 cv no 8v aspirado, principalmente usando o cabeçote com balancins comuns, seja uma tarefa não muito fácil.
De qualquer jeito quero um carro que renda bem em alta, e devido ao fluxo mais limitado de um 8v seria difícil montar um motor mais girador.
Pra se ter uma ideia, conseguir um fluxo de 110 cfm em um 8v GM não é algo tão fácil sendo que um 16v já vem de fábrica com algo entre 125 e 135 cfm.
Abs.
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Projeto swap de 8v para 16v

por alexbrigido » 04 Jan 2018, 11:06

Mateus, bom dia!

Como ficou o seu projeto? Conseguiu finalizar parceiro? Estou iniciando um projeto semelhante em um Vectra GT e gostaria de compartilhar informações.

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Projeto swap de 8v para 16v

por Mateus Luiz » 15 Jan 2018, 15:02

Tudo bem, Alex? Meu projeto nem começou ainda! kkkkkk
Ainda estou um pouco em dúvida se devo prosseguir mesmo com o 16v, mas acho que é o que vou fazer mesmo. É um projeto pra longa data, vai demorar um pouco para ser concluído.
Atualmente o que estou fazendo é negociando um cabeçote coscast de C20XE, mas ainda não fechei negócio justamente pela dúvida.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 09 Out 2018, 14:32, em um total de 1 vez.
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Projeto swap de 8v para 16v

por alexbrigido » 19 Fev 2018, 16:02

Legal... o meu também vai demorar. No momento estou em busca de uma preparadora de cabeçote que faça um bom serviço. Estou com o coscast, mas precisa de banho químico, preenchimento (está com 135,5mm e acredito que o original seja 135,63mm) e um retrabalho nos dutos para aumentar o CFM.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 09 Out 2018, 14:34, em um total de 1 vez.
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Projeto swap de 8v para 16v

por Mateus Luiz » 20 Fev 2018, 21:08

Pro meu projeto comprei um cabeçote KS recém retificado, com válvulas, molas pratos e todo o resto novo, só os tuchos que não estão tão bons e é bem provável que vou ter que troca-los. Foi feito 3 ângulos de válvula nele e equalização de dutos e pretendo motar com ele assim mesmo, com o cabeçote original, no geral.
Comprei por se tratar de ser uma peça de procedência, de um preparador de confiança.
Agora é correr atrás de outras peças necessárias pro projeto.

Conversando com um amigo aqui, decidi que seria mais vantagem montar um 2.4 do que fazer o swap no meu motor.
Sei que a altura do bloco do 2.2 pro 2.4 é o mesmo, e que a diferença no bloco se dá só pelo diâmetro, mas fazer uma retífica pra aumentar em 1,5mm seria um rombo, acho que compensa mais comprar um bloco de 2.4 ou de 2.2 que já tenha recebido alguma retífica.
Não tenho certeza absoluta se meu carro é std, até porque ele já é beem rodado, mas como tenho contato com o último dono (fora meu pai), que teve o carro por bastante tempo, vou perguntar pra ele e ver se ele sabe de algo, sem a necessidade de eu desmontar o motor, por enquanto, pra ver se realmente compensa pegar outro bloco.

Outra coisa que gostaria de saber é se as bielas da S10 2.4 possuem resistência maior comparado as originais do 2.2 8v, porque sei que o comprimento é o mesmo.

A altura do meu cabeçote, se não me engano, também está em 135,5mm, mas como pretendo montar aspirado vou deixar assim mesmo, só tomar um certo cuidado com a taxa de compressão, mas como a ideia é justamente montar um motor mais taxado pra montar aspirado no etanol, talvez venha ser útil o cabeçote mais baixo.

Depois tiro fotos do cabeçote e mando aqui, mas é provável que demore um pouco pra montar. Vai ser um projeto a longo prazo.
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Projeto swap de 8v para 16v

por corsa turbo » 01 Mar 2018, 10:03

Bom dia.
motor 2.4 tem virabrequim com curos diferente (maior)...
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Projeto swap de 8v para 16v

por alexbrigido » 05 Mar 2018, 09:11

Não sei dizer se as da S10 são mais resistentes. Se forem, melhor. Mas como você não está com pressa, poderia colocar uma forjada também ou então colocar as do GSI/Calibra em um bloco 2.0 mesmo.

No meu caso, comprei as bielas SPA Turbo 1000 cv. Ainda vou comprar os pistões. Quero montar aspirado mesmo, porém forjado. E quando eu enjoar, coloco um turbo heheheheh.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 09 Out 2018, 14:37, em um total de 1 vez.
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Projeto swap de 8v para 16v

por Mateus Luiz » 11 Mar 2018, 14:56

Pois é, ainda estou pensando na possibilidade de usar bielas forjadas. Acho que usar as do C20XE talvez não role tanto pelo fato de piorar o R/L que já não é tão bom com as bielas mais longas. Pistões penso usar os originais mesmo porque creio que já dê uma taxa bem interessante pra rodar com etanol e porque acho que pela configuração que pretendo usar não há a necessidade de pistões forjados, mas as bielas forjadas seriam beem interessantes sim pro meu objetivo.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 09 Out 2018, 14:39, em um total de 1 vez.
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Projeto swap de 8v para 16v

por chirola » 09 Out 2018, 13:17

tudo depende do uso que vai dar forjado e montado com mais folga e cuando frio faz um barulho meio chato, comando nao vai muito pela duraçao do levante vai mais pelo cruse que ele tem e a altura, as vielas 8v nao sao mais fortes que as do 16v o 8v gira menos e elas absobem menos vibraçoes, vc pode modificar o cruse dos comandos admiçao e escape com um jogo de polias regulaveis, tirar masa facilita a subida de giro mas sacrifica torke em baixa as veces fica incomodo para o dia a dia.
se seu carro vai ter 200cv nao adianta comprar vielas para 1000cv elas tem mais masa pesan mais e vc procura aliviar peso, cuidado com aliviar de mais o volante pode ganhar em giro mais perder em tork, se coloca um comando mais girador obrigatorio roprogramar e colocar bicos para suprir a nesecidade, cuidado com a embreagem epreçao de oleo, se montar tudo certo nao incomoda mais nao da para mesquinhar em peças e mao de obra. se vc procura algo bom nao e barato boa sorte

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Projeto swap de 8v para 16v

por Mateus Luiz » 09 Out 2018, 16:25

chirola escreveu:Fuente del Mensaje tudo depende do uso que vai dar forjado e montado com mais folga e cuando frio faz um barulho meio chato, comando nao vai muito pela duraçao do levante vai mais pelo cruse que ele tem e a altura, as vielas 8v nao sao mais fortes que as do 16v o 8v gira menos e elas absobem menos vibraçoes, vc pode modificar o cruse dos comandos admiçao e escape com um jogo de polias regulaveis, tirar masa facilita a subida de giro mas sacrifica torke em baixa as veces fica incomodo para o dia a dia.se seu carro vai ter 200cv nao adianta comprar vielas para 1000cv elas tem mais masa pesan mais e vc procura aliviar peso, cuidado com aliviar de mais o volante pode ganhar em giro mais perder em tork, se coloca um comando mais girador obrigatorio roprogramar e colocar bicos para suprir a nesecidade, cuidado com a embreagem epreçao de oleo, se montar tudo certo nao incomoda mais nao da para mesquinhar em peças e mao de obra. se vc procura algo bom nao e barato boa sorte


Então, atualmente já defini melhor como vai ser feito. Vou aproveitar a resposta pra atualizar o projeto:

A ideia do 2.4 já foi descartada. Conversando com alguns amigos cheguei a conclusão que não vale o investimento e que também, devido ao curso muito grande, RL baixo e VMPs muito altas, não valeria a pena de qualquer jeito. Vou manter o 2.2 mesmo. E só vou manter o 2.2 porque já é 2.2, porque o próprio 2.2 já tem o curso relativamente grande também e uma RL fora do ideal, porem são menos ruins que do 2.4.

Virabrequim e bielas vão ser originais. Pistões vão ser do monza álcool ou do astra flex com as cavas para 16v usinadas. Uma loucura que pensei em fazer é usar pistão de Civic Si, que tem o mesmo diâmetro e mesma altura de compressão dos pistões GM 2.0/2.2, e pra usar só é necessário abrir a bucha da biela em 1mm. O porém é justamente a questão do volume do dome. Teria que buretar o meu cabeçote, ver tamanho da junta e medir o dome do pistão certinho pra ter certeza de que a taxa de compressão não subiria a ponto de ficar algo absurdo, algo superior a 13,0:1 de taxa, porque segundo relatos, no próprio 2.0 já taxou bastante, então a tendência pro 2.2 é taxar ainda mais.
Fica uma imagem aqui, só a título de curiosidade mesmo, de um 2.0 com pistão de K20:

Imagem

Já tenho o cabeçote, e acabei comprando ele por impulso porque acabou aparecendo esse em bom estado por um preço razoável perto dos que estavam anunciados na internet, e o fato de eu estar com dinheiro na hora acabou resultando nisso... kkkkkkkkkkkkk
Mas uma coisa que me decepcionou um pouco foi o fato de ele não estar com as válvulas originais. Ele está com válvulas com uma piscina com o objetivo de destaxar, porque o dono anterior tinha o objetivo de montar turbo, e as válvulas de escape também não são as arrefecidas a sódio. Mas foram feitos os três ângulos nas válvulas.
Mas no geral o cabeçote está muito bom. Não tem nenhum ponto de ferrugem e inclusive recebeu banho químico. Vão algumas fotos dele:

Imagem

Imagem
Fotos do dia que eu peguei o cabeçote. A tampa estava realmente bem suja! kkkk


Imagem

Ah, o cabeçote eu comprei de um preparador de Londrina. Ele tinha montado esse cabeçote pra montar no motor dele, mas por conta de uma cirurgia que teve que fazer ele acabou vendendo.
Sobre as válvulas, ele disse que montou com essas por serem mais leves que as originais, mas outra preocupação minha é sobre o volume das piscinas das válvulas. A das válvulas de escape estão todas bem coerentes, mas das 8v de admissão reparei que 3 estão com a piscina visivelmente diferente. Ele me afirmou que isso não vai ser um problema, e que pode ser corrigido com equalização de câmaras, mas tenho minhas dúvidas se talvez não seja uma "gambiarra" tentar arrumar por equalização de câmaras válvulas com piscinas diferentes.
Na verdade pretendo desmontar todo o cabeçote e checar peça por peça, pesar válvula por válvula, buretar todas as câmaras e ver se está tudo realmente dentro dos conformes antes de realmente montar no meu motor.

Também fiz uma lista das coisas que vou precisar pra montar esse cabeçote no meu motor:

*O que já tenho:
- Cabeçote completo;
-Coletor de admissão.

*O que ainda vou precisar comprar:
- Pistões com cavas pra 16v;
- Polia virabrequim 16v nacional;
- Polias comandos;
- Suporte dos roletes da correia;
- Kit correia dentada do c20xe;
- Carcaça da termostatica e termostática;
- Tampa do sensor de fase e sensor de fase;
- Suporte do alternador do C20XE;
- TBI;
- Flauta;
- Dosador;
- Coletor de escape.


E isso é o que eu consigo lembrar de cabeça. Pelo que me lembro também, talvez tenha que reposicionar os suportes da DH.

Porém como falei, o projeto vai andar devagar.

Próximo upgrade a ser feito é montar uma injeção programável no carro, com o motor original mesmo e já fazer um acerto na gasolina, incialmente. Depois pretendo trocar bomba e bicos e fazer um acerto do motor original no álcool.
Também já comprei a injeção. É uma Ms1 montada dentro do case original da Bosh Motronic e feita pra encaixar no chicote original do carro. Inclusive comprei do Seiti, aqui do Fórum, e estava no 2.2 8v turbo dele.
Quando comprei a injeção dele, ele tinha retirado o conector pra usar na Ms2 que ele montou no carro dele, por isso acabei comprando também um módulo original pra ser usado como doador do conector. Procurei apenas o conector ou um módulo queimado com conector bom, mas sei lá se o pessoal quando já tira um módulo queimado joga fora direto, porque procurei, procurei e não achei nenhum. Achei um módulo baratinho bom e acabei comprando esse mesmo, e o pior é que vai dar até um pouco de dó de desmontar, porque o módulo tá realmente bom e o vendedor deu até garantia... kkkkk

Imagem

Objetivo é montar no início do ano que vem, porque final do ano agora meu pai pretende viajar com a família e quer ir no meu carro, que é maior, e acho que o tempo não vai ser suficiente pra colocar a Mega e fazer um acerto decente. Também vou precisar de uma bobina com driver integrado, e pretendo usar a bobina "redonda" 4 pinos dos Corsa.
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Projeto swap de 8v para 16v

por chirola » 10 Out 2018, 17:05

realmente a pisina da valvula pode alterar a taxa nese pistao, mais vc ta facendo com calma (o que eu acho melhor). se vc vai desmontar o cabeçote mesmo da uma conferida na preçao das molas das valvulas para segurar o giro a mais.
se for colocar uma polia nova no birabrequim coloca uma dumper boa para ajudar a absorver as vibraçoes porque acredito que o eijo balanceador vai ser retirado.
bomba de oleo coloca nova ou de alto fluxo no posivel falo por experiencia (ja me deu desgraça uma bomba que supostamente tava boa e a prçao tava dentro dos limites mais mesmo asim deu sorpresa)eu calculo 10 psi cada 1000 giros aprox.
cuando for montar se toma a molestia de ecualizar os pesos das vielas e pistoes (eu faso iso com uma balancinha digital ajuda a disminuir vibraçoes)peso as vielas e igualo o peso delas para que fiquem igual que a mais leve o mesmo faso com os pistoes e por ultimo faso com os pinos de pistaocuanto menos vibraçao menos perigo de entortar as vielas. se tever tempo e disposiçao vc pode polir as vielas para tirar rebarbas da fundiçao (ou forja)iso melhora um pouco o aguante delas pke elimina pontos de exeso de calor localizado.
acredito que os comandos originais do c20xe reencuadrados devem dar um giro legal.
para os pistao nao sabria decir mais leva em consideraçao a altura da saia saias muito compridas tem mais arrasto olha os pistoes volks e compara com os audi vai ver a diferença, e o peso cuanto mais parelho o peso do pistao e a viela melhor disminui a forsa centrifuga e facilita a subida de giro .
se a injeçao programavel permite daria para colocar bobinas individuai como a do marea e eliminaria os cabos de vela sei la foi uma ideia.
gosto de compartir as coisas que aprendi porque muito do comentei me custo uma par de reaais em tentativas falidas e peças quebradas e nao e divertido estar embalado na estrada e ver aquela bola de fumasa branca tomar conta de tudo.
fico bacana a reprogramavel dentro da carcaça da motronic uma coisa menos para ficar adaptando soporte. o seu prjeto ta indo legal parabens .
peço um favor a vc nao esquesa redimencionar os freios para segurar a potença extra ja teve gente conhecida que nao deu muita importancia e ja nao esta entre nois.

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