O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoColetor 4x1 Sugestões.
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

12 mensagens   •   Página 1 de 1
Lucas Almeida
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2013, 10:33
Nome Completo: Lucas almeida
Cidade: Nova iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Coletor 4x1 Sugestões.

por Lucas Almeida » 02 Jul 2013, 10:39

Olá bom dia , Estou querendo por um coletor 4x1 no meu vectra , Porem vou te que faze umas pequenas adaptações como tira o catalisador correto ? e Troca o abafador final por um esportivo .
Ai que vem o problema , Moro no rio de janeiro e todas oficinas ou auto peças que vende o coletor e fazem esses serviços são tudo em são paulo .
Criei o tópico para saber se alguem sabe o endereço de alguma auto peças que vende esse coletor aqui no rj , e faça o serviço de confiança , Desde ja agradeço :D

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Coletor 4x1 Sugestões.

por rgapski » 02 Jul 2013, 11:16

Lucas Almeida escreveu:Olá bom dia , Estou querendo por um coletor 4x1 no meu vectra , Porem vou te que faze umas pequenas adaptações como tira o catalisador correto ? e Troca o abafador final por um esportivo .
Ai que vem o problema , Moro no rio de janeiro e todas oficinas ou auto peças que vende o coletor e fazem esses serviços são tudo em são paulo .
Criei o tópico para saber se alguem sabe o endereço de alguma auto peças que vende esse coletor aqui no rj , e faça o serviço de confiança , Desde ja agradeço :D


Lucas,

Há tempos atrás, quando tinha um kadett 2.2, coloquei um 4x1 do GIBA (http://www.giba.com.br/).
Não sei se ainda mantem o padrão, mas na época era muito bem feito e o preço também foi bom.
Acho que eles enviam por correio.

O kadett que tive não serve de parâmetro sobre os ganhos em cima de um motor original, pois o meu usava comando mais bravo, cabeçote retrabalhado, mas posso te dizer que só depois do coletor + escape o carro passou a respirar.
Rodei um tempo com o sistema de escape original + chip, pois não queria muito barulho.
Porém, o sistema original restringe muito, e o carro não tinha folego na faixa de 4 para 8k rpm.
Depois do coletor e o restante sem restrição, o ponteiro simplesmente despencava para a faixa vermelha.
Assim que eu instalei o coletor + escape, tive uma perda de torque em baixa muito grande.
Então tive que refazer o chip, o que resolveu a falta de torque, além de ter ganhado por volta de 2s no 0-100.
O carro virou outro depois do escape. Mas era bem barulhento. Não teria novamente.

Só trocar o escape, sem melhor a admissão e sem remapear o chip, é jogar dinheiro fora.
Fora que se não trocar o comando, o ganho de potencia vai ficar no máximo em 10%, o que na minha opinião não vale o investimento.
Se quer melhorar o carro, invista em Cabeçote trabalhado + Comando + Escape + Admissão + Chip, pois só assim o bicho fica realmente bom!

Ou ainda, parte para um kit turbo básico, que tem reversão mais fácil que a preparação aspro.
O custo, no final das contas, deve ficar quase o mesmo.

Na minha experiencia com preparado aspro concluo que gastei tanto quanto (senão mais) que um kit turbo básico.
E o pior: não creio que tenha obtido mais potencia do que teria com o kit turbo.
Fora que o vectra, se for 2.2 ou 2.4, não gosta de RPM alto, o que inviabiliza uma preparação aspro decente.
Não é nem pela relação R/L ruim, mas também pelo sistema de lubrificação, que não tem muita eficiencia acima de 7k rpm.

Pro fim, a ultima dica que te dou é: não faça chip em lugar que não utilize dinamômetro.
Só no dinamômetro e com emulador em tempo real da pra acertar bem a curva de torque de forma a manter uma boa dirigibilidade.
Eu tinha feito um chip uma vez com um cara que acertava carro na rua e foi a pior coisa que fiz. Não havia meio do carro ficar "liso".
Só resolveu quando coloquei o bicho em cima do dinamômetro.

Abs
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Lucas Almeida
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2013, 10:33
Nome Completo: Lucas almeida
Cidade: Nova iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Coletor 4x1 Sugestões.

por Lucas Almeida » 02 Jul 2013, 15:21

Obrigado rgapski , Eu não queria ganhar muita potencia nem fazer grandes alterações só queria um ronco mais interessante e tira o coletor original pois queima a junta todo Mês , mais vou ve se acho profissionais que façam um serviço bom aqui no rio de janeiro e vejo oque sai com custo e beneficio melhor .

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Coletor 4x1 Sugestões.

por rgapski » 02 Jul 2013, 15:49

Lucas Almeida escreveu:Obrigado rgapski , Eu não queria ganhar muita potencia nem fazer grandes alterações só queria um ronco mais interessante e tira o coletor original pois queima a junta todo Mês , mais vou ve se acho profissionais que façam um serviço bom aqui no rio de janeiro e vejo oque sai com custo e beneficio melhor .


Lucas,

Seu coletor não esta empenado não??
Essa junta só queima se tiver alguma folga.
Se estiver, manda em uma retífica que eles dão jeito.
Se não quiser retificar, compra um original que deve sair mais barato que esses 4x1 focado em performance.

Sobre barulho mais encorpado, troque só o abafador final por um de inox.
Fica um ronco filé, nunca mais precisa se preocupar com escape furado, e não muda uma virgula na dirigibilidade do carro!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Lucas Almeida
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2013, 10:33
Nome Completo: Lucas almeida
Cidade: Nova iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Coletor 4x1 Sugestões.

por Lucas Almeida » 03 Jul 2013, 18:14

Seu coletor não esta empenado não??
Essa junta só queima se tiver alguma folga.
Se estiver, manda em uma retífica que eles dão jeito.
Se não quiser retificar, compra um original que deve sair mais barato que esses 4x1 focado em performance.

Sobre barulho mais encorpado, troque só o abafador final por um de inox.
Fica um ronco filé, nunca mais precisa se preocupar com escape furado, e não muda uma virgula na dirigibilidade do carro!

Abs!



Não sei te dizer se ta empenado só sei que queima a junta todo Mês , Estou pondo de inox de aluminio e nenhuma aguenta
obs : é a junta de 4 furos .

Eu realmente me interessei pelo coletor 4x1 ia por ele é um abafador final tirando catalisador , Presenciei um serviço desse em um astra quando morava no sul e achei muito interessante , e por está me estressando com o coletor original achei uma ótima opção , mas ja desmontei e levei o coletor para ve se há algum impeno , Ja o abafador eu vi um simples esportivo , Teria um link de algum desse de inox que voce comentou ? Abraços .

matheusfael
GL Member
GL Member
Mensagens: 51
Registrado em: 05 Fev 2016, 21:19
Nome Completo: rafael martins de oliveira
Cidade: pirquara
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Coletor 4x1 Sugestões.

por matheusfael » 22 Fev 2016, 15:38

houvi falar que colocando o coletor de escape 4x1 e tirando o catalisador o carro ganha 20 cvs a mais

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Coletor 4x1 Sugestões.

por corsa turbo » 22 Fev 2016, 20:53

matheusfael escreveu:houvi falar que colocando o coletor de escape 4x1 e tirando o catalisador o carro ganha 20 cvs a mais


Boa noite, desculpa o mal jeito, mas vc ouviu falar de pessoas não gabaritadas.
Como citado acima "Só trocar o escape, sem melhor a admissão e sem remapear o chip, é jogar dinheiro fora.
Fora que se não trocar o comando, o ganho de potencia vai ficar no máximo em 10%, o que na minha opinião não vale o investimento."
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Guilherme Calado
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Out 2015, 22:14
Nome Completo: Guilherme Fernando Calado
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Coletor 4x1 Sugestões.

por Guilherme Calado » 24 Jul 2016, 16:53

corsa turbo escreveu:Fuente del Mensaje
matheusfael escreveu:houvi falar que colocando o coletor de escape 4x1 e tirando o catalisador o carro ganha 20 cvs a mais


Boa noite, desculpa o mal jeito, mas vc ouviu falar de pessoas não gabaritadas.
Como citado acima "Só trocar o escape, sem melhor a admissão e sem remapear o chip, é jogar dinheiro fora.
Fora que se não trocar o comando, o ganho de potencia vai ficar no máximo em 10%, o que na minha opinião não vale o investimento."


Boa tarde,

Eu tenho um Vectra GLS 2.2 1999 manual, tirei o abafador intermediário, coloquei um cano direto no lugar e coloquei um JK no final, sem tirar mais nada, sem fazer comando e sem fazer remap, o ronco ficou animal, não ficou ensurdecedor a ponto de eu não aguentar em velocidades constantes e nem ficou baixo. Sinto que o carro gira um pouco mais, esticando um pouco mais as marchas, mas, em baixa rotações, perdi torque.

Levando em consideração que o meu abafador original entupiu e eu tinha que trocar-lo gastando 250 reais, já fiz essa troca por 300, eu acho que valeu a pena.

Vocês tem alguma dica sobre qual comando seria melhor colocar, especificando marca e modelo ???
Primeiro carro :88: , UM VECTRA :63:!!!!

Nosssssaaaaaa :38: !!!!!!!

Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Coletor 4x1 Sugestões.

por valmir » 22 Ago 2016, 06:20

em carro aspro vc não vai ganhar 20 cv so trocando coletor pelo 4x1 e tirando o catalisador , quem te falou isso falou besteira, carro aspirado para vc ganhar 5 a 10 cv nao e nada facil, e realmente para vc sentir alguma melhoria com o 4x1 tem que ter algum comando melhor polia regulavel um cabeçote melhorado :88:

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Coletor 4x1 Sugestões.

por blue label » 24 Ago 2016, 15:39

Caros,

não lido tudo acima, mas vão aqui meus 2cents

eu uso no meu vectra 4x2x1 e é original ainda

procurem como base o modelo do motor X20XER

se conseguir fazer um coletor como desses será muito bom, bem diferente dos 4x1 que temos por ai

Avatar do usuário
Guilherme Calado
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Out 2015, 22:14
Nome Completo: Guilherme Fernando Calado
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Coletor 4x1 Sugestões.

por Guilherme Calado » 24 Ago 2016, 23:56

blue label escreveu:Fuente del Mensaje Caros,

não lido tudo acima, mas vão aqui meus 2cents

eu uso no meu vectra 4x2x1 e é original ainda

procurem como base o modelo do motor X20XER

se conseguir fazer um coletor como desses será muito bom, bem diferente dos 4x1 que temos por ai


Meu amigo, vc tem alguma foto ou se possível, um vídeo no YouTube para ouvirmos o som ??? Kkkkkkkkk
Primeiro carro :88: , UM VECTRA :63:!!!!

Nosssssaaaaaa :38: !!!!!!!

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Coletor 4x1 Sugestões.

por blue label » 14 Set 2016, 13:03

coletor e esse da foto

Imagem

Imagem


depois faço um video e envio

12 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 83 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 03:29