O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Preparação[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

21 mensagens
  • 1
  • 2
minduim007
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Out 2014, 08:03
Nome Completo: Gabriel Brunialti
Cidade: Itapira
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por minduim007 » 05 Jul 2020, 08:51

Bom dia galera, blz?

Pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês... Tenho um Vectra C (Elegance) 2007, aprontei nele, coloquei uma turbina e só me trouxe alegrias!
Houve a necessidade em colocar uma injeção programável nele devido ao tempo de injeção e ponto, o carro anda liso, bem acertado e tal, o ponto é, meu Ar condicionado não funciona mais por ter interrompido o fio que alimenta a borboleta (e não gostaria de fazer gambiarra de colocar um copo de borboleta adicional só para a injeção original como já ouvi dizer). Tentei de tudo (que tenho ao alcance) para corrigir isso, mesmo assim nada... O Módulo original compartilha todos os sensores, mas os fios que comandam a borboleta foram ligados na nova injeção, como essa injeção também controla pedal eletrônico e Ar eu fiz as ligações, problema é que não liga ao acionar o botão do ar (digital), fiz a ligação do fio que recebe o sinal do ar no chicote que vai para o módulo original, mas ao testar pelo software da injeção ele arma o compressor (gela legal), as ventoinhas, os relés... alguma boa alma poderia me dar uma luz do que fazer rsrsrs?

Alguns detalhes:
Injeção nova controla: Pedal eletrônico, borboleta, ventoinhas (1º e 2º estágio), compartilha sinal de rotação, compartilha sensor de temperatura da água, compartilha o sinal do tps, compartilha sinal da posição do pedal e está recebendo o sinal de pressão do sistema de ar.

Injeção: Injepro S4500

Tópico Movido

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por unBond » 22 Out 2020, 23:06

Eu uso megasquirt, eu tive que fazer um minicircuito pra pegar o sinal de requisição do AC vindo do controle do ar, e tive que usar uma saida pra acionar o relê do ar condicionado. Se quiser eu passo o esquema.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por Almeidão » 23 Out 2020, 08:40

Vai ter que fazer uma ligação direta e sempre usando relê auxiliar para não estragar o botão, estranho que a central nova não controla o ar, por outro lado penso que nem precisa este controle por ele ser turbinado e talvez ele seria desligado quase sempre. Afinal o controle da injeção sobre o ar é aquelas pisadas funda que o ar desliga para ganhar uns cavalinhos a mais, turbinado nem precisa mesmo e poderia influenciar desligando ele sempre que fosse exigido.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por chirola » 24 Out 2020, 12:52

minduim007 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia galera, blz?

Pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês... Tenho um Vectra C (Elegance) 2007, aprontei nele, coloquei uma turbina e só me trouxe alegrias!
Houve a necessidade em colocar uma injeção programável nele devido ao tempo de injeção e ponto, o carro anda liso, bem acertado e tal, o ponto é, meu Ar condicionado não funciona mais por ter interrompido o fio que alimenta a borboleta (e não gostaria de fazer gambiarra de colocar um copo de borboleta adicional só para a injeção original como já ouvi dizer). Tentei de tudo (que tenho ao alcance) para corrigir isso, mesmo assim nada... O Módulo original compartilha todos os sensores, mas os fios que comandam a borboleta foram ligados na nova injeção, como essa injeção também controla pedal eletrônico e Ar eu fiz as ligações, problema é que não liga ao acionar o botão do ar (digital), fiz a ligação do fio que recebe o sinal do ar no chicote que vai para o módulo original, mas ao testar pelo software da injeção ele arma o compressor (gela legal), as ventoinhas, os relés... alguma boa alma poderia me dar uma luz do que fazer rsrsrs?

Alguns detalhes:
Injeção nova controla: Pedal eletrônico, borboleta, ventoinhas (1º e 2º estágio), compartilha sinal de rotação, compartilha sensor de temperatura da água, compartilha o sinal do tps, compartilha sinal da posição do pedal e está recebendo o sinal de pressão do sistema de ar.

Injeção: Injepro S4500

cara se no esta no manual entra em contato com a injepro para recivir orientaçao de como ligar o acionamento do ar no modulo s4500, o modulo tem controle de ventoinhas por temperatura e para o ar condicionado , alem de ter nos ajustes complementares a funçao de kik down que desliga o comperessor de ar para ultrapasagens e vc pode programar pela posiçao do TPS .
perguntei para um conhecido e ele falo asim ,
fios brancos (entrada programavel) liga um que nao esteja usando ao botao do ar e programa a entrada .
o presostato liga tambem em uma propria entrada que seria outro fio branco de entrada programavel .
acredito que no menu de configuraçoes deve ter ambas opçoes.
fios cinza saidas de acionamento por sinal negativo e o que vai acionar o compressor , configura a saida e vai la no compressor .
pode configurar lenta por rotaçao e a injeçao corrige solzinha a lenta com o ar ligado .(faz sentido)
em ajustes complementares tem uma opçao para configurar o kick down ppor posiçao de % de TPS .
e acabo a frase com >no manual deveria estar<
escutando falar ate parece facil mais deve ter algum macete , espero que a informaçao tenha ajudado

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por unBond » 24 Out 2020, 23:44

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
minduim007 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia galera, blz?

Pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês... Tenho um Vectra C (Elegance) 2007, aprontei nele, coloquei uma turbina e só me trouxe alegrias!
Houve a necessidade em colocar uma injeção programável nele devido ao tempo de injeção e ponto, o carro anda liso, bem acertado e tal, o ponto é, meu Ar condicionado não funciona mais por ter interrompido o fio que alimenta a borboleta (e não gostaria de fazer gambiarra de colocar um copo de borboleta adicional só para a injeção original como já ouvi dizer). Tentei de tudo (que tenho ao alcance) para corrigir isso, mesmo assim nada... O Módulo original compartilha todos os sensores, mas os fios que comandam a borboleta foram ligados na nova injeção, como essa injeção também controla pedal eletrônico e Ar eu fiz as ligações, problema é que não liga ao acionar o botão do ar (digital), fiz a ligação do fio que recebe o sinal do ar no chicote que vai para o módulo original, mas ao testar pelo software da injeção ele arma o compressor (gela legal), as ventoinhas, os relés... alguma boa alma poderia me dar uma luz do que fazer rsrsrs?

Alguns detalhes:
Injeção nova controla: Pedal eletrônico, borboleta, ventoinhas (1º e 2º estágio), compartilha sinal de rotação, compartilha sensor de temperatura da água, compartilha o sinal do tps, compartilha sinal da posição do pedal e está recebendo o sinal de pressão do sistema de ar.

Injeção: Injepro S4500

cara se no esta no manual entra em contato com a injepro para recivir orientaçao de como ligar o acionamento do ar no modulo s4500, o modulo tem controle de ventoinhas por temperatura e para o ar condicionado , alem de ter nos ajustes complementares a funçao de kik down que desliga o comperessor de ar para ultrapasagens e vc pode programar pela posiçao do TPS .
perguntei para um conhecido e ele falo asim ,
fios brancos (entrada programavel) liga um que nao esteja usando ao botao do ar e programa a entrada .
o presostato liga tambem em uma propria entrada que seria outro fio branco de entrada programavel .
acredito que no menu de configuraçoes deve ter ambas opçoes.
fios cinza saidas de acionamento por sinal negativo e o que vai acionar o compressor , configura a saida e vai la no compressor .
pode configurar lenta por rotaçao e a injeçao corrige solzinha a lenta com o ar ligado .(faz sentido)
em ajustes complementares tem uma opçao para configurar o kick down ppor posiçao de % de TPS .
e acabo a frase com >no manual deveria estar<
escutando falar ate parece facil mais deve ter algum macete , espero que a informaçao tenha ajudado


A questão é que no caso desta bosch 7.9.6 o pressostato é como um sensor PS10, a ecu monitora a pressão do sistema e apartir daí ela entra com estratégias de acionar ou não os ventiladores e compressores.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por chirola » 25 Out 2020, 01:28

unBond escreveu:


A questão é que no caso desta bosch 7.9.6 o pressostato é como um sensor PS10, a ecu monitora a pressão do sistema e apartir daí ela entra com estratégias de acionar ou não os ventiladores e compressores.[/quote]

pelo que entendi ao ligar o presostato na injepro deveria dar uma opcao para programar ele , na bosch o segundo estagio das ventoimnhas acionadas pelo presostato elas ligam a 250 psi pelo que tenho entendido.
qabria que ver as opcoes de configuracao das entradas (fios brancos programaveis) que opcoes da para programar eles. se da a opcao do presostato teria que dar a opcao de escolher um rango de precao ou algo similar.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por chirola » 25 Out 2020, 03:03

entao no programa da injepro vc coloca um fio branco <ar condicionad> que seria o do botao
pelas opcoes que da o presostato , seria <sensor de precao> que seria o fio de sinal do presostato
o que vai ligar o compressor vai depender nao sei se o pulso no compressor e negativo ou positivo (alguem da uma ajuda com iso)
se o pulso for negativo o sinal e fio cinza configura como <ar condicionado>
se o pulso for positivo 12v o fio e uma das saidas azul configura como <ar condicionado>
para ligar a ventoinha no primeiro estagio vc manda um pulso ate o rele do primeiro estagio para elas ligar direto com no original
e o esquema seria o mesmo do compressor
se o pulso for negativo o sinal e fio cinza configura como <ar condicionado>
se o pulso for positivo 12v o fio e uma das saidas azul configura como <ar condicionado>
asim teria que ligar o ar e acionar as ventoinhas no 1ro estagio.

teria que investigar como acertar a configuracao das ventoinhas e o presostato vou ver se acho algo , e dificil a maioria de info esta para carros de racha que nao tem ar.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por danrmp » 25 Out 2020, 11:22

Pega um sistema original e compara a tensão de saída do transdutor de pressão com o comportamento das ventoinhas. Depois aplica a logica à injeção programavel.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por chirola » 25 Out 2020, 15:13

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Pega um sistema original e compara a tensão de saída do transdutor de pressão com o comportamento das ventoinhas. Depois aplica a logica à injeção programavel.


o dan vc entende mais de eletrica e to achando que vc ta certo tudo o chicote das ventoinhas e presostatos fica igual a original sem mexer, o unico que vai facer a injepro e o canal entre o botao de ligar o ar e o rele prinsipal do ar condicionado, ja que pelo que vi no diagrama ao ligar o compressor o resto dos reles prsostatos etc, vai ser alimentado a partir desse sinal, o eu to pirando?
e o fio de saida da injepro teria que alimentar o rele prinsipal do ar asim tudo funcionaria como original.
duvida o sinal que ativa o rele prinsipal e postivo ou negativo?

Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por danrmp » 25 Out 2020, 23:11

Sim, mais ou menos por ai.

Só que este esquema não se aplica ao carro do colega.
Vectra C usa transdutor de pressão em vez de pressostato, assim como os B 2.2.
Transdutor fornece um sinal de 0 a 5V de acordo com a pressão da linha de alta.
Dessa forma é possível, via software, fazer todo o controle de segurança e de operação do ar condicionado (falta de fluido refrigerante, pressão excessiva, ligar os estágios do eletroventilador, etc).

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por unBond » 25 Out 2020, 23:53

No caso da 7.9.6 o pressostato não está em série como outros sistemas de AC antigamente operavam, é um sensor independente.
Estou usando esse circuito atualmente:
Imagem

O que tem me incomodado, e que em caso de situação de falta de gás, ou sobrepressão do sistema, o compressor não será desarmado. Talvez a única saída seja criar um módulo à parte para controle do AC, ou colocar o pressostato também na Injeção programável afim de acionar e desacionar relê e ventiladores conforme pressão do sistema.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por chirola » 26 Out 2020, 03:11

Entendeu agora vejo que eu to ficando velho, e a tecnologia nao deixa de evoluir , agora os turbo são prgesivos com solenóides os ar condicionado tem
transdutores,
Informação de programáveis e ar condicionado e nulo não acha muita informação.
Geralmente ante a falta de informação eu tento ir ao seguro ou coisas que já tenha testado mais sempre e bom cuando alguem ensina algo novo agradeço as suas explicações aos poucos vou atualizando , se não acompanho a tecnologia vou ter que concertar carros no museo rsrsrsrsr vlw vou acopoanhar o tópico asim aprendo mais do asunto obrigado por compartir a sua experiência .

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por danrmp » 26 Out 2020, 09:58

unBond escreveu:Fuente del Mensaje O que tem me incomodado, e que em caso de situação de falta de gás, ou sobrepressão do sistema, o compressor não será desarmado. Talvez a única saída seja criar um módulo à parte para controle do AC, ou colocar o pressostato também na Injeção programável afim de acionar e desacionar relê e ventiladores conforme pressão do sistema.


Correto, creio que é a melhor saída. Não entendo dessas injeções, mas quando se diz "proramável" entendo que também é possível configurar uma lógica de acionamento conforme algum valor de entrada.

Seu circuito está certo considerando que a entrada será invertida (5V com AC desligado, 0V com AC ligado).
já a saída, 2k é muito alto para ficar em série com a bobina do relê. Não vai ter corrente suficiente pra atracar os contatos.

Sobre a lógica, eu não encontrei ainda a curva de resposta do transdutor usado no Vectra, mas encontrei um de Ford que creio ser possível trabalhar em cima.

Imagem

Usando as informações do pressostato de 4 vias do Vectra B como base, temos:

- Menos de 29PSI : Sistema sem carga, não aciona compressor
- Mais de 435PSI : Sobrepressão, desligar compressor. Rearme somente abaixo de 275PSI.
- Mais de 285PSI : Ligar eletroventilador segunda velocidade. Desligar abaixo de 215PSI.

Lembrando que nos antigos, a primeira velocidade do eletroventilador sempre fica ligada. Vc pode colocar uma condição que acima de X km/h ela pode ser desligada, devido ao vento na cara do condensador.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por chirola » 26 Out 2020, 13:51

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje
unBond escreveu:Fuente del Mensaje O que tem me incomodado, e que em caso de situação de falta de gás, ou sobrepressão do sistema, o compressor não será desarmado. Talvez a única saída seja criar um módulo à parte para controle do AC, ou colocar o pressostato também na Injeção programável afim de acionar e desacionar relê e ventiladores conforme pressão do sistema.


Correto, creio que é a melhor saída. Não entendo dessas injeções, mas quando se diz "proramável" entendo que também é possível configurar uma lógica de acionamento conforme algum valor de entrada.

Seu circuito está certo considerando que a entrada será invertida (5V com AC desligado, 0V com AC ligado).
já a saída, 2k é muito alto para ficar em série com a bobina do relê. Não vai ter corrente suficiente pra atracar os contatos.

Sobre a lógica, eu não encontrei ainda a curva de resposta do transdutor usado no Vectra, mas encontrei um de Ford que creio ser possível trabalhar em cima.


a injeçao programavel e como se fose um <arduino> , exemplo cv tem a placa com 6 entradas (sensores 5v), 6 saidas sinal ou sensores 5v) e outras 6 saidas 12v continuo (atuadores ou sinal 12v como para armar um rele) .
e pode configurar elas a gosto exemplo entrada 5v-1 >tps , entrada 5v-2>sensor temperatura, etc, saida 12v-1> ventoinha, saida 5v-1 >motor de paso y asim por diante , depois de instalado o chicote vc tem o programa correspondente aonde vc indica que foi ligado em cada saida e entrada , valores de funcionamento de cada sensor etc dependendo do modelo e tecnologia de cada injeçao sao as opçoes que tem para programar cada saida e entrada tem umas que programa por voltagem e tem outras que o mesmo programa transforma a informaçao por exemplo em graus , no caso de algumas que mostram os valores convertidos por exemplo em graus o fbricante indica o sensor compativel para a tabela de converçao , as injepro mais antiga indicabam sensor de temperatura fiat o volks .
as fueltech antigas indicabam TPS do gol , por ter ja preestablecida a tabela de converçao , mais como falei acima teria que dar uma estudada nas injeçoes mais modernas para ver o tipo e opçoes de programaçao para cada sensor, atuador, ou solenoide.
nas fueltech mais velhas o ar condicionado era por presostato (liga ou desliga) e a correçao da lenta podia ser por %de gasolina e avanso da ingniçao , ou podia programar lenta por rotaçao e a injeçao mantinha a lenta controlando o ponto .
as mais modernas tem opçao de motor de paso por um solenoide.

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por unBond » 27 Out 2020, 00:26

Tem outro astra completamente original aqui em casa, vou tentar fazer um log com o opcom e analisar o comportamento do transdutor e dos ventiladores e tensão com o AC. No caso do circuito que uso ele só aterra o relê, não vai carga nele, tem funcionado à uns meses já (meu ar quebrou recentemente mas foi por outro motivo não alheio à este tópico).

Realmente é um assunto praticamente escasso. Injeção programável, carro turbo e ar condicionado.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por chirola » 28 Out 2020, 14:01

oi gente fui atrais de informaçao e nao achei , entao instale no meu pc o programa da injepro series 4000 4500 etc , :9:

Imagem
na tela da para ver as posivilidades de programaçao , e encontri as funçoes ligar ventoinha ao ligar o ar ar (igual a original)
mais no segundo estagio so vejo a chance de ligar ele por temperatura e nao por preçao ou da opçao ligar por preçao mais nao da para colocar rango de preçao ou voltagem , pelo que imagino que atua com presostato . como nos vectra B .
tem tambem opçao de erriqueser a mistura ao armar as ventoinhas , um recurso para ajudar a esfriar as valvulas e cameras no cabeçote .

Imagem
tem opçao de configurar (fio branco ) presostato,
(fio cinza) sinal 12v para armar o compressor caso seja nesesario
e nao ta na foto mais tem (fio azul) saida sinal negativo 5amper para armar reles , e pode ser configurado como ar condicionado

Imagem
achei configuraçao de correçao por ar condicionado enrriquesendo a mistura
e a chance de programar o desligamento do compressor por porcentagem de tps (similar a original)

agora nao achei opçao de ligar ventoinhas variaçao de preçao , elas ligam o segundo estagio a uma preçao fixa, no caso do presostato do vectra B 250psi no cano de alta
nao achei opçao de desligar o compressor por falta de preçao entao acho a melhor saida ligar o presostato do vectra B em serie como vinha original no modelo , presostato de alta e baixa .
pelomenos na injepro seria a opçao mais segura para evitar desastres.
abria que studar outras programaveis para ver se tem mais opçoes

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por unBond » 28 Out 2020, 21:31

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi gente fui atrais de informaçao e nao achei , entao instale no meu pc o programa da injepro series 4000 4500 etc , :9:

Imagem
na tela da para ver as posivilidades de programaçao , e encontri as funçoes ligar ventoinha ao ligar o ar ar (igual a original)
mais no segundo estagio so vejo a chance de ligar ele por temperatura e nao por preçao ou da opçao ligar por preçao mais nao da para colocar rango de preçao ou voltagem , pelo que imagino que atua com presostato . como nos vectra B .
tem tambem opçao de erriqueser a mistura ao armar as ventoinhas , um recurso para ajudar a esfriar as valvulas e cameras no cabeçote .

Tem alguma parte que configura a tabela de pressão do pressostato vs quando acionar o compressor?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por chirola » 29 Out 2020, 20:56

unBond escreveu:Fuente del Mensaje Tem alguma parte que configura a tabela de pressão do pressostato vs quando acionar o compressor?


Imagem
bom olhando o programa e as opcoes que da para escolher e tentando usar a imaginacao, marque com setas azul
uma indica sensor de precao e da opcao de indicar que tipo de sensor , no caso seria <PS10> e tem como colocar a precao e a voltagem mais fixa precao 1 e precao 2
so que o confuso e que embaixo diz < fio amarelo/vermelñho ar condicionado e da a opcao de acendente ou decrecente , dando a entender que faz algum tipo de leitur o que nao achei e como configurar o que seria acendente ou decrecente ou como relacionar iso com a leitura do sensor de precao PS10 , confuso vou continuar invectigando , ou ver se baixo o programa de outra injecao para ver as opcoes que da .

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por unBond » 30 Out 2020, 15:00

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
unBond escreveu:Fuente del Mensaje Tem alguma parte que configura a tabela de pressão do pressostato vs quando acionar o compressor?


Imagem
bom olhando o programa e as opcoes que da para escolher e tentando usar a imaginacao, marque com setas azul
uma indica sensor de precao e da opcao de indicar que tipo de sensor , no caso seria <PS10> e tem como colocar a precao e a voltagem mais fixa precao 1 e precao 2
so que o confuso e que embaixo diz < fio amarelo/vermelñho ar condicionado e da a opcao de acendente ou decrecente , dando a entender que faz algum tipo de leitur o que nao achei e como configurar o que seria acendente ou decrecente ou como relacionar iso com a leitura do sensor de precao PS10 , confuso vou continuar invectigando , ou ver se baixo o programa de outra injecao para ver as opcoes que da .


parece ser pra pressostato do padrão antigo (analógico), como explicado acima. entre em contato com a injepro.

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

[VECTRA C] - Injeção programável x Ar condicionado

por unBond » 19 Set 2022, 14:14

Pra quem usa ECU programável e quer manter a funcionalidade do sistema original infelizmente o jeito é construir um módulo para controle do sistema de arrefecimento/AC ou retirar o transdutor e partir pra um pressostato analógico, como a dica da fueltech

https://cdn.shopify.com/s/files/1/0013/ ... 1642192163

21 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 89 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 10:01