O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoQual Vectra é melhor para preparação aspro?
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

9 mensagens   •   Página 1 de 1
gryphem2
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Jun 2022, 09:43
Nome Completo: Eduardo bertoldi
Cidade: São José dos Pinhais
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: Não Disponível

Qual Vectra é melhor para preparação aspro?

por gryphem2 » 14 Jun 2022, 10:16

Seguinte pessoal, eu me chamo Eduardo e tenho 16 anos, obviamente ainda não possuo CNH e não tenho um carro, mas..
Sou apaixonado pelo Vectra e por preparação. E daqui um ano e meio +/- ja posso iniciar auto escola e conseguir a carteira e td mais...
Ja li tudo sobre preparação de Vectra mas ainda estou em duvida em qual Vectra é melhor para preparação aspro mais "pesada",pq quando eu for comprar meu primeiro Vectra vou aproveitar ele original mas dps vou querer mecher em algumas coisinhas, eu gostaria de prevalecer o torque o mais em baixa possivel ent pensei em um Vectra 2.2 8V mas o R/L dele com uma preparação aspro pesada em longo prazo pode geral problemas né? Ent pensei em um 2.0 8V com um R/L menor mas acredito que por natureza ser mais manco vai ser mais difícil de tirar algum rendimento como no 2.2, estou empacado nessa decisão, não quero nenhum 16V pq não seria o ideal para o meu uso, morar em cidade grande com torque em alta e com cambio longo demais seria péssimo pra colocar gasosa no tanque com o preço do combustível,ent busco o maximo de torque em baixa e médias com uma boa aceleração e retomada, estava pensando nas receitas que fiz aqui, se eu pegasse um 2.2 e ele precisasse de retifica iria subir para um (2.4, intake 3", coletor4x2x1,polia regulável, e uma programavel) se fosse um 2.0 seria(pistão com mais taxa, rebaixar cabeçote, intake 2,5", coletor4x2x1, polia regulável, volante do motor aliviado e programavel tmb)
Em questão sobre a injeção programavel eu ainda tmb estou em dúvida em usar ou a programavel ou fazer um chip bem acertado ja que não tem como fazer remap, e tmb em questão a custos não seria o problema pq relativamente barato pro Vectra comparado a outros carros e outras preparações e tmb tem aquela né"não quero saber o preço, quero saber em quantas vezes da pra parcelar" kkkk, turbo ainda é uma opção mas aonde eu moro não tem como legalizar e não quero problemas com isso por mais que o custo-benefício fosse melhor, queria pelo menos passar dos 20kgfm de RODA com uma curva de torque bacana ja seria algo mt bom.
Quem puder me ajudar nessa minha futura escolha ficarei agradecido, tmb se quiserem me dar dicas de receitas melhores para melhorar mais o torque em baixas e médias, isso ja vai me adiantando o quanto de didim eu preciso economizar o maximo até ser "adulto" e começar com as contas kkk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Vectra é melhor para preparação aspro?

por chirola » 15 Jun 2022, 03:33


BRO as vielas dos GM e um ponto fraco , tem que gastar em vielas obrigatório ,um cabeçote tolerado e uma boa opção os balanceiros sofrem desde a época dos Chevette o cabeçote GM tem melhor fluxo que os AP pelo angulo dos dutos , meio difícil ahar comando para tolerado mais tem que ver o comando antes de gasta em cabeçote polia regulável para comando original não da nto resultado e muito pouco no que consegue mexer , descarga 4x2x1 rende melhor em giros do que a 4x1 , cuando começa um projeto não tem fim gastar em uma injeção programável a longo prazo sai mais em conta do que teor chip diversas vezes y permite ter dois mapas um para o dia a dia e outro para modo suicida lembra que deve frear em algum momento checa os upgrae de freios os dos vectra CD 97 tem discos e pinças maiores fixa de marchas seria interessante estudar como adaptar a 6marchas do cruze tiraria melhor proveito da faixa de torque, e mantem os pés no chão tem sonhador que vê carro de 500cv e acha que pode rodar no dia a dia com ISO bem lembrado o importante e a coeva de potência e torque e não um pico de potência em rotações que nunca vai rodar

gryphem2
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Jun 2022, 09:43
Nome Completo: Eduardo bertoldi
Cidade: São José dos Pinhais
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: Não Disponível

Qual Vectra é melhor para preparação aspro?

por gryphem2 » 15 Jun 2022, 06:38

Eu não vou querer mecher em cabeçote e comando pq qualquer mechida leva os picos la pra cima,como eu quero em baixa não seria o ideal, e tmb pq é caro kkk(uma prep mais leve no começo ja está de bom tamanho e talvez conforme o tempo eu pense nisso, aliás sera meu primeiro carro e não vou querer problemas quero aproveitar os momentos , e acho que cambio de cruze 6 marchas é extremamente caro e difícil de achar, eu acredito que o cambio curto(f18CR ou F23) do Vectra ja esteja de bom tamanho e em questão de upgrade de freio,sim eu irei fazer mas não vai ser tão nescessário pq acredito que oq eu falei não chegue mais que uns 120 CV de RODA e uns 23 KGFM ent não vai ser tanta potencia, oq quero fazer tmb é um upgrade de suspensão, mesmo que a do Vectra seja boa quero deixar ela mais rígida ent ja se vai mais uns 3K em uma suspensão boazinha

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Vectra é melhor para preparação aspro?

por Almeidão » 15 Jun 2022, 13:34

Mexer em comando destes carros é complicado porque não temos a certeza que um paralelo seja bom como um original, pior ainda quando se necessita um original, tem que ter sorte para achar eu eu não achei um letra H, isto virou elefante branco, tenho 2 Letra H original usados e um da taranto novo, doido pra fazer um dindim neles.
Já sobre as caixas é bem complicado isto e saber qual escolher, F18, F18R, F23 etc, o meu é F18 acho ela bem alongada e para o Vectra B o qual eu tenho um 2.0 8V e não faria nunca, mas acho que só uma turbininha daria um UP nele no qual se sentiria que foi feito algo de verdade, caso contrário teriam uns cavalinhos a mais e sem muita necessidade, isto pelo peso dele. Talvez umas mudanças menores poderia melhorar no Vectra C que tem uma carroceria mais leve, bem eu suponho ser mais leve. Já no sentido rebaixar, sou totamente contra no meu carro, se você perguntar minha resposta é rápida: Muito bonito, acho um carro rebaixado estacionado com rodas esterçadas uma coisa linda demais, mas eles não vivem estacionados. Um detdalhe rebaixar um carro diminui a vida útil das peças em mais de 50%, talvez algumas buchas, menos ainda e tudo isto para ser admirado quando estacionado. Meu sobrinho tem um Golf supensão Ar, ele para e deixa ele quase no chão, dentro do meu HD interno já fico vendo aquelas buchas sendo destruidas sem que ele esteja andando akakakaak. Sim, volto a dizer lindo demais.

Está ai a dica que eu poderia lhe dar sobre um UP no motor, por ser mais leve acho que o Vectra C iria aceitar melhor qualquer mexida mais simples.
Imagem

gryphem2
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Jun 2022, 09:43
Nome Completo: Eduardo bertoldi
Cidade: São José dos Pinhais
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: Não Disponível

Qual Vectra é melhor para preparação aspro?

por gryphem2 » 15 Jun 2022, 15:06

Não pretendo colocar turbo, pq aqui no Paraná não tem como legalizar, poderia tentar a sorte e andar fora da lei msm kkk mas como não tenho nenhum pingo de sorte eu não quero arriscar, gosto mais do Vectra B, e a suspensão não irei rebaixar, mas vou preparar ela(molas e amortecedores com menos curso e mais carga) pra ser mais firme em curvas, e sobre o comando ele vai ser original o quanto melhor o torque vir em baixa melhor ent por isso não mecherei em comando

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Vectra é melhor para preparação aspro?

por chirola » 15 Jun 2022, 20:10

para quem gosta de carro com preparacao aqui é bem comum filtro, escape e chip funciona muito bem e o carro fica confiavel acho a melhor opcao pelo seu relato .
suspencao so caundo tever o carro vc vai ver o que faz falta por exemplo a frente mais dura ou a traseira mais dura ou o carro tudo travado , so andando no carro vai descubrir nao tem receita vai depender de como vc dirige .
no geral o pessoal gosta de filtro conico pelo fluxo mais ele fica la com o ar quente que vem do radiador , a solucao utilizada por aqui e um filtro da K&N bem legal ele funciona como um intake com filtro e vc consegue ter o fluxo do filtro conico e puxar ar fresco da frente do carro pode ate aproveitar a tomada de ar original do carro , o modelo é K&N APOLLO
Imagem
nao e dos mais em conta mais acho melhor por tomar ar de fora do cogre em carros turbo com pouco espaco tambem e uma opcao bem pratica

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Vectra é melhor para preparação aspro?

por Almeidão » 15 Jun 2022, 20:54

A estabilidade que o Vectra B tem não acredito que possa melhorar mexendo nas molas, mas se você for sensivel ao volante vai andar bem com ele antes de mexer e depois mexer e tirar suas conclusões. Uma coisa que voce deve fazer é dar uma geral como estou fazendo que é trocar todas as buchas deles e olha que são muitas e com certeza isto vai colocar ele bem mais firme no chão. Só as de borracha são 12 ali atrás sendo 8 envolvidas na estabilidade dele e as 4 hidrálicas e dependendo do ano não acredito que possa ter uma boa. Lá na frente tem mais um punhado. Fica tranquilo, vais se divertir porque será divertido kakakka.
Voltando aqui no rebaixamento, não é para você, mas para todo mundo, eu sou muito mais alterar a carroceria que mexer em suspensão, exemplo aumentar o para lamas dando a impressão que ele é rebaixado.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Vectra é melhor para preparação aspro?

por chirola » 16 Jun 2022, 02:41

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A estabilidade que o Vectra B tem não acredito que possa melhorar mexendo nas molas

Se quiser a suspensão mais dura coloca os amortecedores da moroe kakakkakakaka ai sim o carro fica firminho e não perde originalidade ,
Concordo para a época o vectra era uma nave par os dias de hoje continua com bom desempenho só faltaria uns cavalinhos a mais e VC sabe quem procura acha e no vectra não e difícil achar uns pocitos a mais gastando pouco.
O meu é um 16v e o do torque em alta é relativo tem torque a partir de 2500 giros acostuma a tempo não uso a quinta marcha no dia a dia dificilmente paso dos 100/110km a quinta marcha em ESA velocidade vôo em um giro perto dos 2mil se rodar em quinta acaba gastando mais

Jonathan_.
GL Member
GL Member
Mensagens: 55
Registrado em: 06 Jul 2013, 09:59
Nome Completo: Jonathan Andrioli
Cidade: Barão
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Qual Vectra é melhor para preparação aspro?

por Jonathan_. » 20 Set 2022, 19:04

Se quer o maximo de torque em baixa vai de 2.4 8v no alcool.
Receitinha basica pro vectra b:
Vectra 2.2 8v
Abre o bloco pra 2.4
Pistão flex 2.4 (s10, vectra c)
Virabrequim do 2.4
Cabeçote roletado
Admissão de plastico
Coletor 4x2x1 (tem que ver se é bem feito, se não, não compensa)
Injeção vai de cada um: remap da original, programavel...

Ou vai de 2.2 8v com pistão do monza alcool (é mais taxado que o flex) com cabeçote roletado e coletor de plastico.

Ambos se bem montado fica originalzinho e esperto.

Volante pode usar o do monza/kadett carburado que é mais leve. Questão de peso de volante o que notei mais no meu é que perdeu freio motor (AP, mas a ideia inicial era um GM). O motor gira mais solto, ele mantem mais o giro, tira o pé mais cedo pra diminuir a velocidade. Na pratica muda mais o modo de condução do que um ganho "real". Tirei 2.5kg só, mas achei interessante. Tambem vai de cada um.

Quanto ao r/l alto, com cabeçote 16v ele pode ser bem vindo. Mais curso tende a dar um melhor enchimento de cilindro. Mas tem suas limitâncias em questão de vibração/quebra/ovalização. Tudo depende do que se deseja. Quanto se quer girar, ou melhor, até onde vale a pena girar.
Eu particularmente gosto de torque pro dia a dia.

E outra, se for girar muito usa cambio curto. Se não, fica manco de baixa e com velocidade final desnecessária. Não vai andar a 250km/h na rua.

Agora se for girar menos e focar em torque aí sim, pode usar um cambio mais longo. O torque compensa a diferença e fica mais econômico.
No matter what you drive, drive fast.

9 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 76 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 05:29