O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoTurbinar Vectra C Elegance Automatico
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

7 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Iarochinski
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Jun 2024, 02:02
Nome Completo: Flávio Adriano Leite Iarochinski
Cidade: Passo Fundo
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2011
Idade: 29

Turbinar Vectra C Elegance Automatico

por Iarochinski » 18 Nov 2024, 02:29

Bem vindos

Possuo um Vectra 2011 Elegance 2.0 Automático.
125mil km originais.

Antes que me indiquem pesquisar no fórum, já procurei no tópico de índice de preparação e não encontrei nenhuma menção ou respostas sobre minhas dúvidas. (Turbo com câmbio automático).

Pesquisei sobre algumas maneiras de deixar ele mais potente, mas nada muito forte. No máximo 200cv (180cv já ficaria top).

Busquei na internet vários kits plug n play, mas possuo algumas dúvidas.

A ideia seria uma turbina 4248 roletada com monofluxo e refluxo. Igual ou parecida com essa: https://www.spaturbo.com.br/turbina--42 ... jgQAvD_BwE

O motivo de ser roletada é apenas pela durabilidade, mas caso tenham dicas sobre outras turbinas, aceito a indicação.

O kit turbo pronto para instalação seria esse: https://www.spaturbo.com.br/kit-turbo-g ... oumAnxQncm

O sistema vai trabalhar em 0.4~0.6 de pressão.

Sobre a instalação, meu pai tem uma oficina mecânica em Vargem Grande Paulista (trabalha mais com caminhões turbo diesel), então vou fazer tudo isso na oficina dele e sozinho (ele não quer me ajudar nesse aprimoramento porque acha irresponsável kkkkkk o que é cômico vindo de um cara que teve um Maverick V8 na adolescência e vivia apostando racha. Segundo minha avó)

Não pretendo mexer na central eletrônica, pois gosto dos recursos originais (cruise control, computador de bordo, etc). Para terem ideia, nem no rádio original mexi, tenho vários cartões sd de 2gb para ouvir minhas músicas kkkk.

Mas vamos lá!

A ideia seria apenas instalar o turbo, colocar um clamper para bypass a pressão positiva, andar apenas no alcool e colocar um interruptor de injeção no reservatório de partido a frio com gasolina apenas para ligar nos dias frios e vida que segue

Vi vários projetos que deram certo, mas fiquei em dúvida em apenas uma questão:

CAMBIO AUTOMATICO!

Por ter o famoso Af20 Aw5040 (muito bom, diga-se de passagem), andei dando uma pesquisada que esse cambio é recomendado para apenas 200 n.m de torque.

Então aos entendedores de plantão tenho algumas perguntas antes de investir:

1. O cambio aguentaria essa potência/torque extra? Manual do cambio: https://pt.scribd.com/document/36818209 ... W50-40-pdf

2. Vi alguns videos recomendando trocar apenas o conversor de torque que ja resolve, mas me deparei com essa explicação: https://youtu.be/EI9aUFNDzXY?si=xhhRql7-xBmduLe3

Alguem ja viu trocar conversor de torque e se dá certo?

3. Caso o cambio fique sobrecarregado, existe alguma forma de ganhar essa potência em alta, sem mexer tanto no torque?

4. (Caso a resposta da dúvida 1 seja negativa) Não queria colocar câmbio manual, até por que a ideia é manter o conforto que o vectra possui. Existe algum cambio compatível com o Vectra que possuo que aguente essa potência/torque extra? Tipo, de onix turbo ou omega?

Desde já agradeço se puderem me ajudar.
Vectra Elegance Automático 2.0 2011 Prata

Avatar do usuário
Iarochinski
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Jun 2024, 02:02
Nome Completo: Flávio Adriano Leite Iarochinski
Cidade: Passo Fundo
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2011
Idade: 29

Turbinar Vectra C Elegance Automatico

por Iarochinski » 18 Nov 2024, 08:02

Iarochinski escreveu: O kit turbo pronto para instalação seria esse: https://www.spaturbo.com.br/kit-turbo-g ... oumAnxQncm


O kit turbo vai ser esse, agora q vi q o da SPA q mencionei é 16v.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... urbina-_JM
Vectra Elegance Automático 2.0 2011 Prata

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3513
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Turbinar Vectra C Elegance Automatico

por chirola » 19 Nov 2024, 14:04

Iarochinski escreveu:Fuente del Mensaje CAMBIO AUTOMATICO!

Por ter o famoso Af20 Aw5040 (muito bom, diga-se de passagem), andei dando uma pesquisada que esse cambio é recomendado para apenas 200 n.m de torque.

cambio automatico e complicado ne , o seu carro ja tem de fabrica cuase200nm de torque e o cambio ta ali cuase no recomendado .
se turbinar ultrapassa facil o recomendado para o cambio .
cuando vc fala em 180\200 cv fala em roda ou motor?
seu carro em teoria sai de fabrica com uns 140cv e com um remap no etanol tira facil uns 16 cv da mecanica original .
tem que ver o custo veneficio , as vielas GM tem fama e eu afirmo que são fracas ,
não sei com que vc vai alimentar um 50% a mais de potencia , calculo que os bicos do 2.4 ate poderia alimentar facil uns 180\200 cv teria que ver a vazão dos bicos e no site da fueltech tem uma calculadora de bicos vs potencia para ver ate aonde conseguem alimentar com uma margem de 10\20% para correção da injeção .
trocar o conversor de torque ate poderia ajudar mais tem que ver se as enbreagens tem preção suficiente .
eu acho que muita coisa depende de como vc dirige se for pra dar pau a caixa não aguenta .
turbina roletada e bom pq pega preção mais rapido .
mais tudo vai depender do projeto .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8626
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Turbinar Vectra C Elegance Automatico

por Almeidão » 19 Nov 2024, 16:33

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Iarochinski escreveu:Fuente del Mensaje CAMBIO AUTOMATICO!

Por ter o famoso Af20 Aw5040 (muito bom, diga-se de passagem), andei dando uma pesquisada que esse cambio é recomendado para apenas 200 n.m de torque.

cambio automatico e complicado ne , o seu carro ja tem de fabrica cuase200nm de torque e o cambio ta ali cuase no recomendado .
se turbinar ultrapassa facil o recomendado para o cambio .
cuando vc fala em 180\200 cv fala em roda ou motor?
seu carro em teoria sai de fabrica com uns 140cv e com um remap no etanol tira facil uns 16 cv da mecanica original .
tem que ver o custo veneficio , as vielas GM tem fama e eu afirmo que são fracas ,
não sei com que vc vai alimentar um 50% a mais de potencia , calculo que os bicos do 2.4 ate poderia alimentar facil uns 180\200 cv teria que ver a vazão dos bicos e no site da fueltech tem uma calculadora de bicos vs potencia para ver ate aonde conseguem alimentar com uma margem de 10\20% para correção da injeção .
trocar o conversor de torque ate poderia ajudar mais tem que ver se as enbreagens tem preção suficiente .
eu acho que muita coisa depende de como vc dirige se for pra dar pau a caixa não aguenta .
turbina roletada e bom pq pega preção mais rapido .
mais tudo vai depender do projeto .


Eu diria que é desnecessário e não irresponsável porque uma turbina te dá muita pressão inicial e a caixa não lhe dá muito na final, mas neste caso se consegue trocar umas engrenagens e assim mais uns trabalhos. Sim, pode dar errado, mas se não fizerem nada quando jovens nunca terão histórias para contar e assim ficar calado ouvindo histórias dos outros e aindo prefiro me arrepender de ter feito algo errado do que me arrepender de nunca ter feito nada. Já ouvi esta frase em agum lugar kakakkak.

Confesso também que nesta parte de resistencias de peças e torks a qual tenho adimiração pelo Chirola, eu sou bem leigo para lhe ajudar, mas estuda isto que ele diz porque ele sabe muito sobre este assunto.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3513
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Turbinar Vectra C Elegance Automatico

por chirola » 20 Nov 2024, 13:48

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Confesso também que nesta parte de resistencias de peças e torks a qual tenho adimiração pelo Chirola, eu sou bem leigo para lhe ajudar, mas estuda isto que ele diz porque ele sabe muito sobre este assunto.

o conversor de torke é na verdade uma embreagem , so que ela não tem molas no plato pra fazer pressão ela trabalha de forma centrifuga com pressão hidraulica , e ao igual do que a embreagem convencional tem um llimite de torke que consegue segurar , em carros manual vc troca a embreagem por outro composto com mais atrito ou coloca um plato com mais pressao , nos automaticos coloca um conversor de torke por outro com maior pressão .
no cambio manual fica limitado pelo que conseguem segurar as engrenagens e o diferencial , no cambio automatico as embreagens de cada marcha acopla por pressão hidraulica pode aumentar a pressão mais ficaria limitado pelas engrenagens e o diferencial .
o problema real não e tanto a mecanica em si ate pq se não for cupim da pra andar de boa , mais quem coloca uma turbina mente se fala que vai andar de boa kakakakakak, e sabendo que com um parafuso a pressão aumenta fala serio vai ser so levar pau de alguem pra ir la e apertar o parafuso kakakakkakaka
cara tinha uns cambios que dava no vectra mais alguns e dificil de achar
e ja faz tempo que não mexo em nada se não me engano um era o da Lumina e cavalier , e se não me engano tem um cambio da volvo que da cero no vectra
o da lumina acho que era 3 marchas pra frente mais a re , e tinha algum volvo 3 marchas mais a re .
tinha que fazer uma gambiarrinha pra dar certo , um cara tinha feito acho que tinha trocado a placa eletronica do cambio pela do vectra para comunicar com a central era algo relativamente facil .
o site da fueltech paa calcular o tamanho s dos bicos e esse
https://fueltech.com.br/pages/calculo-d ... h1aCUeSW29
lembrando que tem que ver a vazão dos bicos e a impedancia deles pra não queimar a saida da ECU do carro .
bicos do tamanho correto para a potencia e um clamper para enganar o sensor map funciona , so que perde a correção por MAP pq o clamper manda uma senhal fixa para a central para enganar ela e não detetar a pressão positiva no coletor .
tem que tomar cuidado e calcular bem o retorno de oleo da turbina o oleo retorna para o carter por gravedade e se não ficar com uma decida boa acumula oleo na turbina e o a turbina carbiniza e fica fumando .
fora isso so as bielas que eu acho fracas nos motores gm , sabendo dos detalhes e so bola pra frente .
os camarada falava na epoca que para saber o limite real das peças so tinha um jeito , so vai descubrir o limite cuando a peça de pau akkakakakkakaa
Iarochinski escreveu:Fuente del Mensaje CAMBIO AUTOMATICO!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10654
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Turbinar Vectra C Elegance Automatico

por Arquiteto » 25 Nov 2024, 21:11

up grade ninja ... acompanhando aqui

keliton
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 647
Registrado em: 05 Abr 2013, 17:47
Nome Completo: Keliton santos oliveira
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Turbinar Vectra C Elegance Automatico

por keliton » 25 Nov 2024, 21:27

Ficarei acompanhando, pois tambem tenho esta curiosodade sobre turbo nos automaticos.
Minha Garagem viewtopic.php?f=70&t=7785&p=102688#p102688
Atual: Vectra CD 2004 2.2 16V At. Top Full
Ex Vectra GLS 1998 TOP ( Ainda na Saudade)

Imagem

7 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes

Bem-vindo: 07 Dez 2024, 15:16