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PreparaçãoDuvida - Fazendo motor Flex
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HANK
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Duvida - Fazendo motor Flex

por HANK » 06 Out 2013, 20:46

Pessoal

Queria uma orientação sobre a viabilidade do projeto, o custo, investimento, desvantagens.
Vou explicar minha intenção, é pegar um motor a álcool, aproveitar a taxa de compressão dele e trabalhar com um modulo flex. (se é que isso presta) ou algum outro modulo que leia o combustível no meu tanque e diminua a vazão para compensar.
Exemplo, vamos supor que o bico do motor a álcool injeta 1 (sei lá a quantidade, por isso coloquei apenas "1"), dai eu misturo gasolina com álcool, para não ferrar com o meu motor pois a gasolina com a taxa de compressão do álcool acaba com o motor, meu gerenciador (não sei se é da central, do bico, etc.) lê meu tanque e verifica que esta misturado com gasolina, logo ele tem uma tabela interna que de acordo com aquela proporção de álcool com gasolina ele injeta apenas 0,70. Contudo se eu colocar novamente só álcool ele volta para 1, e se eu colocar só gasolina ele trabalha com apenas 0,50 do que ele injeta normalmente.
Isso é possível, isso existe, não quero um motor flex., pois a taxa de compressão é fraca.
Os valores são hipotéticos
Qual melhor motor para isso, AP carburado ou Injetado ou o 1.8 EFI Kadett ou o 2.0 MPFI Kadett(similar ao Vectra B 2.0), pois serão só esses motores que vou dispor.
PS: Foi possível entender o que eu quero? Qualquer duvida só perguntar que explico melhor.

Abraços
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HANK
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Re: Duvida - Fazendo motor Flex

por HANK » 07 Out 2013, 20:53

Bem

Como ninguém se manifestou ainda, vou facilitar.
Quero que o meu carro rode com 2 tanques, um só para álcool e outro só para gasolina, quero que o meu motor entenda quando eu acionar a bomba de combustível do tanque do álcool e quando eu acionar do tanque a gasolina, quero que tenha um sistema que faça a redução da vazão da gasolina se for necessário, pois não sei o que pode acontecer a longo prazo um motor com taxa para álcool rodar com gasolina.

Abraços
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ricardobecker
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Re: Duvida - Fazendo motor Flex

por ricardobecker » 07 Out 2013, 22:05

Você está querendo reinventar a roda.

Você vai gastar mais na tentativa e erro, além de ficar uma baita gambiarra, que comprar uma central Flex, chicotes, bicos e sensores. E sobre a taxa, é só trocar os pistões que tá resolvido.

Abraços
Ricardo S. Becker
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HANK
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Re: Duvida - Fazendo motor Flex

por HANK » 08 Out 2013, 19:53

ricardobecker escreveu:Você está querendo reinventar a roda.

Você vai gastar mais na tentativa e erro, além de ficar uma baita gambiarra, que comprar uma central Flex, chicotes, bicos e sensores. E sobre a taxa, é só trocar os pistões que tá resolvido.

Abraços

Mas Ricardo

Eu quero um motor que rode tanto no álcool mas na gasolina, porém não quero um carro flex, vamos usar o exemplo do meu Vectra 2.0, ele fazia 8,5 na cidade com o ar e 9 a 10 km/h sem o ar, esse mesmo motor no astra (que é mais leve) e mais moderno, chamado de flexpower faz 9km/l no máximo sem ar, e no álcool não faz nem 7km/h.
Meu Voyage 1.8 carburado fazia média de 8km/l na cidade, eu quero pegar esse motor e obter essa média devido a taxa adequada para rodar com o álcool e depois poder rodar com a gasolina, e para compensar a taxa de compressão elevado irei reduzir a quantidade de gasolina injetada, por meio da bomba de combustível ou outro recurso (nem que use um tanque para o álcool e outro para a gasolina).
Entendeu o que eu estou querendo?

Abraço
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Gusporti
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Re: Duvida - Fazendo motor Flex

por Gusporti » 09 Out 2013, 23:02

Tu quer que o carro tenha o mesmo consumo no alcool que tinha na gasolina?


O consumo do flex é a mesma coisa porque é basicamente o mesmo motor de 1980. Por mais eletronica que se coloque a eficiencia dele muda pouco.
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HANK
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Re: Duvida - Fazendo motor Flex

por HANK » 10 Out 2013, 11:05

Gusporti escreveu:Tu quer que o carro tenha o mesmo consumo no alcool que tinha na gasolina?


O consumo do flex é a mesma coisa porque é basicamente o mesmo motor de 1980. Por mais eletronica que se coloque a eficiencia dele muda pouco.

Então

Eu parto do principio que meu carro 1.8 carburado a álcool fazia 8km/l e o mesmo motor injetado com central eletrônica e o carhaio a quatro flex mal consegue média de 8 na gasolina no álcool se fizer 6 tu tem que agradecer.
Quero uma modificação que mantenha minha média de 8km/l no álcool e uns 9 ou 10 no mínimo com gasolina, pois eu tenho que diminuir a injeção de gasolina nos bicos, dai a taxa compensa a redução do combustível.
Nem que para isso eu tenha que colocar um tanque extra para gasolina de forma a facilitar o sistema, mudo a pressão da bomba de combustível ou a alimentação nos bico para reduzir a injeção de combustível.
Mas preciso saber como fazer e isso e o quanto que tenho que reduzir, vamos supor que ele injete 1 de álcool, se for gasolina eu tenho que reduzir para 0,50 ou 0,75?

Abraços
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Re: Duvida - Fazendo motor Flex

por Almeidão » 14 Out 2013, 16:28

Eu acho que hoje é impossivel voce fazer isto. Ainda bem que lendo ai acima percebi que voce entende do assunto, só quer inventar mesmo. Seria ótimo se voce conseguisse o que penso muitos já tentarom, que seria a mudança de combustível e imediantamente mudando a taxa do mesmo ou usar uma forma de aumentar o oxigenio no momento que ele estivesse na gasolina e diminuir o bico, aliás se fosse assim no alcool sem duvida compensaria andar mesmo aqui na minha cidade onde ele custa 2,50.
Se voce diminuir a taxa e passando ele para alcool a hora que colocar gasolina, precisaria diminuir não só a gasolina mas o ar que ele aspira. Eu acho qu ele ficaria 1.8 com alcool e 1.2 quando gasolina.

Já que sabemos que no pistão do alcool tem um alto relevo e não é tão grande assim, e este alto relevo poderia ser ali no cabeçote perto das valvulas sendo ele móvel para alterar a compressão automático, mas nmão conseguiriamos fazer isto em casa.

Muito dificil esta sua invenção, apesar que não podemos zerar ela por completo, mas que já passou da hora de fazerem um carro que qauando alcool seria realmente alcool e quando gasolina seria gasolina ou na proporção correta auterando a compressão dele e não metendo alcool para dentro para compensar o buracão do pistão deixado por ser ele gasolina.
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HANK
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Re: Duvida - Fazendo motor Flex

por HANK » 14 Out 2013, 20:48

Almeidão escreveu:Eu acho que hoje é impossivel voce fazer isto. Ainda bem que lendo ai acima percebi que voce entende do assunto, só quer inventar mesmo. Seria ótimo se voce conseguisse o que penso muitos já tentarom, que seria a mudança de combustível e imediantamente mudando a taxa do mesmo ou usar uma forma de aumentar o oxigenio no momento que ele estivesse na gasolina e diminuir o bico, aliás se fosse assim no alcool sem duvida compensaria andar mesmo aqui na minha cidade onde ele custa 2,50.
Se voce diminuir a taxa e passando ele para alcool a hora que colocar gasolina, precisaria diminuir não só a gasolina mas o ar que ele aspira. Eu acho qu ele ficaria 1.8 com alcool e 1.2 quando gasolina.

Já que sabemos que no pistão do alcool tem um alto relevo e não é tão grande assim, e este alto relevo poderia ser ali no cabeçote perto das valvulas sendo ele móvel para alterar a compressão automático, mas nmão conseguiriamos fazer isto em casa.

Muito dificil esta sua invenção, apesar que não podemos zerar ela por completo, mas que já passou da hora de fazerem um carro que qauando alcool seria realmente alcool e quando gasolina seria gasolina ou na proporção correta auterando a compressão dele e não metendo alcool para dentro para compensar o buracão do pistão deixado por ser ele gasolina.

Mas me tira uma duvida

E se eu mecher em uma coisa que vc não mencionou ai.
A quantidade de combustível que é injetada. Vamos supor que a mistura normal seja 1 de ar para 1 de combustível (no caso) 1 de ar para 1 de álcool, e se eu fizer essa mesma mistura só que na seguinte proporção 1 de ar para 0,50 de gasolina, assim mesmo que a taxa de compressão seja acima da recomendada para a gasolina, como estarei mando pouco combustível ira compensar, não causando danos e gerando força para mover o pistão.
O que tu me diz disso?
Pois isso é relativamente "fácil" de se obter usando bomba de combustível com pressão reduzida ou controladores de pressão.

Abraços
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Re: Duvida - Fazendo motor Flex

por davicola » 22 Out 2013, 00:18

Olha, eu posso quase que afirmar que o que vc esta pensando em fazer não é possível. E a central nao lê seu tanque, le depois da queima de combustivel, e instantaneamente faz as devidas correcoes. Pra fazer o que vc esta pensando, de dois tanques, só com dois motores diferentes.

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Re: Duvida - Fazendo motor Flex

por Rafael Gouveia » 22 Out 2013, 00:38

Caraca, aqui em SP está 1,65 ltr do alcool e 2,69 gasolina no posto que abasteço
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Re: Duvida - Fazendo motor Flex

por HANK » 24 Out 2013, 20:57

Rafael Gouveia escreveu:Caraca, aqui em SP está 1,65 ltr do alcool e 2,69 gasolina no posto que abasteço

Então

O Álcool ta 1,99 a 2.09 e a gasolina ta 2.98 a 3.09
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Re: Duvida - Fazendo motor Flex

por FelipeOsmar » 25 Out 2013, 22:14

O carro flex já faz isso.

Tu mistura alcool e gasolina no tanque.... Os bicos vão injetar uma quantidade de combustível de acordo com o ar.

Digamos que primeiramente foi "alcool na medida da gasolina".... bom... a sonda lambda vai fazer uma leitura dos gases.... o sensor da temperatura do motor... e daí calcula se a mistura foi "rica" ou "pobre"...e corrige no próximo ciclo.

E assim continua......

Carro flex é um problema: colocam uma taxa mínima para funcionar o alcool... e normalmente isso é o máximo da taxa de compressão da gasolina.


Não dá pra ter uma alta taxa de compressão e rodar na gasolina.... porque a explosão é muito calorifica/energética... vai ser uma pressão bem grande.. E se injetar menos combustível.... a queima vai ser pobre.. muito ar... temperatura muito alta.... problemas.

Portanto, quer economia?

Calcule o valor da gasolina e do alcool.

1 litro de gasolina tem a mesma energia/rendimento que 1,3alguma coisa de alcool.

Logo, se por exemplo o teu carro faz 10km com 1 litro de gasolina... vai precisar de 1,3algo litros de etanol para ter o mesmo rendimento.

Tem que calcular. Vale a pena? Beleza.

Então roda no alcool com um motor com taxa de compressão ALTA. Se o preço de 1,3 litros de etanol tiver um preço inferior ou igual a 1 litro da nossa "alcolina"... tá valendo.

E de brinde tu recebe alguns cvs extras por causa das propriedades do etanol na sua explosão =)



OBS: módulo flex de injeção? Fuja para as colinas!


Se o teu carro não tem um sistema sequencial de injeção - e isso faz muita diferença - usar uma injeção com esse sistema é uma boa opção.

HANK
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Re: Duvida - Fazendo motor Flex

por HANK » 27 Out 2013, 18:56

FelipeOsmar escreveu:O carro flex já faz isso.

Tu mistura alcool e gasolina no tanque.... Os bicos vão injetar uma quantidade de combustível de acordo com o ar.

Digamos que primeiramente foi "alcool na medida da gasolina".... bom... a sonda lambda vai fazer uma leitura dos gases.... o sensor da temperatura do motor... e daí calcula se a mistura foi "rica" ou "pobre"...e corrige no próximo ciclo.

E assim continua......

Carro flex é um problema: colocam uma taxa mínima para funcionar o alcool... e normalmente isso é o máximo da taxa de compressão da gasolina.


Não dá pra ter uma alta taxa de compressão e rodar na gasolina.... porque a explosão é muito calorifica/energética... vai ser uma pressão bem grande.. E se injetar menos combustível.... a queima vai ser pobre.. muito ar... temperatura muito alta.... problemas.

Portanto, quer economia?

Calcule o valor da gasolina e do alcool.

1 litro de gasolina tem a mesma energia/rendimento que 1,3alguma coisa de alcool.

Logo, se por exemplo o teu carro faz 10km com 1 litro de gasolina... vai precisar de 1,3algo litros de etanol para ter o mesmo rendimento.

Tem que calcular. Vale a pena? Beleza.

Então roda no alcool com um motor com taxa de compressão ALTA. Se o preço de 1,3 litros de etanol tiver um preço inferior ou igual a 1 litro da nossa "alcolina"... tá valendo.

E de brinde tu recebe alguns cvs extras por causa das propriedades do etanol na sua explosão =)



OBS: módulo flex de injeção? Fuja para as colinas!


Se o teu carro não tem um sistema sequencial de injeção - e isso faz muita diferença - usar uma injeção com esse sistema é uma boa opção.

Certo
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