Arquiteto escreveu:e outra coisa que vai acontecer no caso do turbo, ele so vai atuar a partir de uma certa velocidade certo
ou seja ao carro vai sair lento e ter retomadas lentas do mesmo jeito no transito urbano travado,
que e o que incomoda o Bruno
Arquiteto,
Não me leve a mal, mas vou ter que discordar de você nesse ponto.
O turbo atua não só em determinada rotação, mas sim pela carga que é imposta ao motor.
Ou seja, o que faz o turbo pressurizar é o fluxo dos gases, não a RPM, diferentemente do blower, que é influenciado diretamente pela RPM.
Num carro turbo, voce pode andar a 4mil rpm, que se não afundar o pé (abrir a borboleta), não vem pressão positiva; por outro lado, dependendo do tipo de turbina, você pode afundar o pé já em 1.300 rpm e ter pressão.
A questão do turbo demorar pra entrar (conhecido como lag) depende do tipo de turbina utilizada.
Em geral, uma turbina pequena, em um motor grande como o do vectra, pode começar a pressurizar já em 1.300~1.500 rpm. A desvantagem da turbina pequena é que ela limitará o fluxo de ar em alta rpm.
Cito aqui o exemplo dos turbos originais de fabrica. O 1.8T da VW, por exemplo, usa uma turbina "pequena", ou seja, o objetivo do turbo é melhorar os baixos e medios regimes.
Quem já andou de passat 1.8T sabe que o bixo pega bem cedo, dando impressão de que se tem um motor com o dobro da cilindrada.
Agora, se você utilizar uma turbina grande, ela não vai encher em baixa rpm, pois o fluxo dos gases ainda não será suficiente para tirar a turbina da inércia e pressurizar, mas em alta o motor vai respirar muito melhor, o que irá gerar uma curva mais abrupta de potencia e torque nas altas rpm.
Esse é outro tipo de preparação, que visa mais potencia em altas rpm's, a famosa "estilingada".
Por isso é muito importante conversar direitinho com o preparador.
E tem mais: tem muito preparador que não monta o carro como o cliente quer, mas sim como ele acha que fica bom.
Por isso que é bom entender um pouco do assunto.
Outras coisas também influenciam o comportamento do carro, como o tipo de coletor/turbina, valvulas de alivio e prioridade, acerto, etc...
Abs!