O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoCabeçote roletado no Vectra 98
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

94 mensagens
Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Cabeçote roletado no Vectra 98

por valmir » 26 Mai 2016, 07:22

e ai rafaelgrolim conseguiu colocar o cabeçote roletado no vectrao ???

Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Cabeçote roletado no Vectra 98

por valmir » 01 Jun 2016, 21:08

Imagem

Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Cabeçote roletado no Vectra 98

por valmir » 01 Jun 2016, 21:08

coletor de admissao do vectra b 2.2 8v x coletor de admissao do astra vectra flex com cabeçote roletado

Avatar do usuário
Guilherme Calado
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Out 2015, 22:14
Nome Completo: Guilherme Fernando Calado
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Cabeçote roletado no Vectra 98

por Guilherme Calado » 24 Jul 2016, 19:56

valmir escreveu:Fuente del Mensaje bom dia galera, rafael pode colocar o cabeçote completo do roletado que serve perfeito no vectra 2.2 2000 e tirar o que vc tem e colocar o roletado de boas vai funcionar perfeito, terminei de montar o meu vectra que tb é 2.2 8v eu mesmo montei o roletado nele , carro fica melhor sim , mas ja aviso vc so tera ganho bom mesmo fazendo um chip de potencia e uma polia regulavel ai fica top :88: :88:



Boa noite,

Cara, você chegou a passar no dinamômetro depois da modificação para saber quantos manga largas foram acrescentados ???
Primeiro carro :88: , UM VECTRA :63:!!!!

Nosssssaaaaaa :38: !!!!!!!

Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Cabeçote roletado no Vectra 98

por valmir » 06 Ago 2016, 09:13

bom dia guilherme então não cheguei a passar meu carro no dinamômetro , meu carro zuou o quarto cilindro esta dando fuga de compressao vou ter que abrir o motor e arrumar isso, depois que fazer a parte de baixo do motor ai sim faço um acerto mais fino no dinamômetro :88: , vc e de que lugar de SP, eu sou da zona leste , qualquer duvida e so chamar :88:

Avatar do usuário
Guilherme Calado
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Out 2015, 22:14
Nome Completo: Guilherme Fernando Calado
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Cabeçote roletado no Vectra 98

por Guilherme Calado » 06 Ago 2016, 10:20

Bom dia Valmir, eu sou da zona Oeste, jaragua, pode deixar vou chamar sim, queria saber se teve algum aumento considerável de potência pra saber se compensaria trocar o cabeçote ou me ter um caracol do jeito que está...
Primeiro carro :88: , UM VECTRA :63:!!!!

Nosssssaaaaaa :38: !!!!!!!

Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Cabeçote roletado no Vectra 98

por valmir » 06 Ago 2016, 12:54

cara se vc quer ganhar potencia facil indico colocar turbo, agora se quer so um aspiradinho coisa leve com o cabeçote roletado mais um chip de potencia fica legal o carro. :88: , cabeçote roletado deve estar custando uns 1.200 eu acho , vai de cada um ne se quer potencia muita potencia vai de turbo , mas se quiser so um desempenho melhor no carro coloque o cabeçote roletado, meu projeto final quero deixar meu carro com 150 cv aspiradinho basico pra andar na rua de boas.

Avatar do usuário
Guilherme Calado
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Out 2015, 22:14
Nome Completo: Guilherme Fernando Calado
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Cabeçote roletado no Vectra 98

por Guilherme Calado » 06 Ago 2016, 15:54

Eu estava pensando em torno de 230 a uns 250 CV, mas eu andei conversando com colegas e me falaram que um carro turbo vai beber menos do que o aspirado, em contra partida, o aspirado vai me dar potência em qualquer faixa de rotação, que no caso do turbo, vou ter q calcular a turbina para uma determinada faixa de rotação.

Aí é que vem a questão, gastar mais para uma menor potência em qualquer faixa de rotação, ou, gastar menos para uma maior potência para uma faixa específica de rotação ???
Primeiro carro :88: , UM VECTRA :63:!!!!

Nosssssaaaaaa :38: !!!!!!!

Avatar do usuário
valmir
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Abr 2013, 22:55
Nome Completo: valmir lemes
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Cabeçote roletado no Vectra 98

por valmir » 07 Ago 2016, 20:00

Se vc quer 230 cv então é melhor ir de turbo amigo

MarcosDaniel
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Ago 2016, 18:51
Nome Completo: marcos senter
Cidade: smo
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Cabeçote roletado no Vectra 98

por MarcosDaniel » 15 Ago 2016, 16:51

eu ia de blower

salimnm
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 18 Mai 2015, 09:32
Nome Completo: tulio cammarano rodrigues
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabeçote roletado no Vectra 98

por salimnm » 29 Jun 2017, 07:19

Bom dia pessoal, troquei meu cabeçote por um roletado, meu vectra é um B 2.0 8v, troquei juntas, óleo, filtro novo, aproveitei pra fazer embreagem e coloquei uma nova com atuador novo... Quando acabei de montar o motor ficou bem acelerado, a lenta desregulada mesmo, chequei os fios, os sensores e não encontrei nada errado visivelmente, quando fui checar o nivel do oleo, vi que estava contaminado com água, logo pensei na junta, e olhando fotos das duas (cabeçote novo e antigo) na internet pude ver que há diferenças entre a junta de cabeçote, gostaria de saber se alguém já passou por isso, se poderiam me ajudar a encontrar o problema, estou pensando em abrir de novo e trocar a junta e o óleo de novo.
Vecão B GL 97

Imagem

salimnm
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 18 Mai 2015, 09:32
Nome Completo: tulio cammarano rodrigues
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabeçote roletado no Vectra 98

por salimnm » 03 Jul 2017, 15:17

Pessoal o problema da água no óleo já está resolvido, abri novamente, fiz uma limpeza na face do cabeçote e coloquei uma junta nova, apertei com 25Nm inicialmente, depois mais 3 apertos de 60º e um de 15º (o cabeçote novo é de astra flex) deu tudo certo o motor está show.
Vecão B GL 97

Imagem

Avatar do usuário
vectt5
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 12 Fev 2015, 15:09
Nome Completo: cyal alves
Cidade: sp
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Cabeçote roletado no Vectra 98

por vectt5 » 28 Jul 2017, 12:39

Caros srs.
Todo vectra 16v tem cabeçote roletado?
agradeco

Avatar do usuário
Lucky Tiger
GL Member
GL Member
Mensagens: 110
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:13
Nome Completo: Anderson C.
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabeçote roletado no Vectra 98

por Lucky Tiger » 12 Ago 2017, 10:03

Olá vectt5, cabeçote roletado foi disponibilizado apenas nos motores Fase III 8v (exemplo N20XF - Vectra/Astra acima de 2009).Abraço!
Chevrolet Vectra GLS 2.0 8v 1995 - Bloco FGP + Cabeçote LFVT

Avatar do usuário
vectt5
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 12 Fev 2015, 15:09
Nome Completo: cyal alves
Cidade: sp
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Cabeçote roletado no Vectra 98

por vectt5 » 21 Set 2017, 15:11

Caros srs. tem alguma vantagem em por cabeçote roletado em um vectra 2.2 16v?
agradeco

Avatar do usuário
Lucky Tiger
GL Member
GL Member
Mensagens: 110
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:13
Nome Completo: Anderson C.
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabeçote roletado no Vectra 98

por Lucky Tiger » 24 Set 2017, 06:43

Olá vectt5, a principal vantagem do cabeçote roletado é o menor atrito, pode reduzir o consumo de combustível, ruídos de funcionamento menores e talvez proporcionar um pequeno aumento da potência disponibilizada na roda (reduz perdas por atrito do conjunto).Porém no Brasil infelizmente não foi disponibilizado cabeçote roletado com arquitetura 16v na GM.Abraço!
Chevrolet Vectra GLS 2.0 8v 1995 - Bloco FGP + Cabeçote LFVT

Avatar do usuário
GabrielUberti1
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 24 Dez 2014, 00:08
Nome Completo: Gabriel Uberti
Cidade: Lajeado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Cabeçote roletado no Vectra 98

por GabrielUberti1 » 09 Out 2017, 13:51

ArnaldoRj escreveu:Fuente del Mensaje
GabrielUberti escreveu:
melk escreveu:Teria realmente um consumo melhor o carro passando de 8v para 16v? não seria o cambio longo que faz essa diferença no consumo? :47:



Melk, essa história de ser mais Econômico o 16v, não é tão simples assim. Além de ter o dobro de válvulas, os motores que saíam originais com cabeçote 16v possuíam uma coisinha inédita na época (apesar de não muito lembrado pelo "povão") que era o Sensor de Fase. Esse sensor (não sei se tu conhece seu funcionamento) indica para a central de injeção o PMS do 1º cilindro do motor, e esta com a informação já sabia também o PMS dos outros 3. Com esta informação, a Central pode fazer outra coisinha inédita na época, a injeção sequencial de combustível. Ou seja, "abre" o bico injetor no tempo exato de admissão de cada cilindro. Pode parecer estranho, mas a injeção dos Vectra's 8v injeta de 2 em 2, mas apenas 1 dos 4 cilindros está admitindo em cada volta do virabrequim. No funcionamento, não faz tanta diferença pois o motor gira muito rápido, e essa gasolina quase não pára, sendo admitida logo depois. mas no consumo, principalmente em trechos longos, a diferença se mostra com mais vigor. Agora sim, alie isso com câmbio longo WR, 16 válvulas (gosta da estrada), etc.

Gabrie. São todos os 8V que injetam de 2 em 2? Isso significa que uma injetada então é desnecessária. Então 50% do combustível injetado vai embora? O pensamento é esse mesmo?



Arnaldo, na verdade tu entendeu um pouco errado o que eu disse. Em um motor de 4 cilindros e 4 tempos, a cada volta completa do virabrequim (que completa os 4 tempos) temos 4 explosões, uma de cada pistão. Em uma moto de 4 tempos e 1 cilindro, a cada volta completa do virabrequim temos apenas 1 explosão, pois o cilindro tem que realizar os 4 tempos sozinhos, e tem que ser um de cada vez. Mas voltando ao Vectra... a disposição do virabrequim faz com que os pistões subam de 2 em 2 ao PMS (ponto morto superior), e um deles vai entrar na fase da admissão nesse momento, nunca os dois. Na injeção MPFI do Vectra, cada vez que os dois pistões sobem ao PMS, ela libera a injeção de 2 injetores (isso é conhecido por injeção semissequencial), mas como somente um cilindro vai entrar na fase de admissão, somente a válvula de admissão daquele cilindro vai se abrir, permitindo a entrada do combustível. A outra vai permanecer fechada, deixando aquele combustível em espera, em cima da válvula, para entrar quando ela se abrir. Esse processo de espera acaba desperdiçando sempre um pouquinho (bem pouquinho mesmo) daquele combustível injetado, o que ao longo do tempo vai fazer com que o consumo médio se eleve mais do que o necessário. Já nos modelos de 16v, a injeção é a SFI (Sequential Fuel Injection ou Injeção de Combustível Sequencial). Essa injeção incorpora um sensor de posição na árvore de comando de válvulas, que vai trabalhar junto com o sensor de posição da árvore de manivelas (vulgo sensor de rotação). Enquanto o sensor de rotação informa a posição do virabrequim para a central, o do comando informa o momento de admissão do 1 cilindro. Assim, a injeção calcula o tempo que os outros pistões vão demorar para chegar ao PMS (com base no sensor de rotação), conseguindo injetar o combustível 1 bico por vez, a cada fase de admissão correta de cada cilindro, sem desperdício, enquanto a MPFI só pode se basear pelo sensor de rotação, nunca sabendo quando o 1 cilindro entra em fase de admissão. Como tu pode imaginar, a central sequencial tem que ser muito mais rápida e precisa que a semissequencial para operar corretamente, por isso era exclusividade não só do Vectra 16v na época, mas entre quase todos os modelos nacionais ela era uma grande e bem vinda novidade.

Por isso lembre, o menor consumo não é um privilégio do cabeçote 16v, pelo contrário. Se incorporassem a injeção SFI nos Vectra B 8v, todos os 8v seriam mais econômicos que os 16v, Qual a lógica de um motor com o dobro de válvulas, que admite muito mais ar, usar menos combustível no funcionamento, se usa o mesmo princípio de injeção indireta? A resposta é: NENHUMA!

Mas essa história do 8v usar a injeção MPFI e o 16V a SFI acabou com a vinda dos motores FLEX. Com eles todos passaram a ter injeção SFI e ainda o sensor de detonação, para controlar o ponto de ignição, mas isso já é texto para outro tópico. Hoje em dia o carro mais básico do mercado tem uma injeção muito mais moderna do que a SFI dos Vectra 16v.

Avatar do usuário
vectt5
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 12 Fev 2015, 15:09
Nome Completo: cyal alves
Cidade: sp
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Cabeçote roletado no Vectra 98

por vectt5 » 19 Out 2017, 13:00

Caro Lucky então não da para por o cabeçote roletado do vectra no 2.2 16v? se desse para por teria que fazer muitas mudanças?
grato

Avatar do usuário
Lucky Tiger
GL Member
GL Member
Mensagens: 110
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:13
Nome Completo: Anderson C.
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabeçote roletado no Vectra 98

por Lucky Tiger » 20 Out 2017, 06:34

Olá vectt5, infelizmente não temos no Brasil cabeçote roletado com 16v (DOHC), foram disponibilizados apenas com 8v (OHC) e acredito que não compensa a troca do seu 16v por um cabeçote 8v pois o investimento seria alto para um retorno baixo (economia e 'potência').

Resumindo: o cabeçote roletado 16V não temos no Brasil, o que os colegas instalaram infelizmente é 8V e não serve no seu Vectra que é 16V.

Na instalação em um Vectra/Astra/Monza/S10 etc que possuem originalmente cabeçote 8v é basicamente retirar um e colocar outro (Vectra A precisa fazer furo do distribuidor no comando e Monza EFI precisa da bucha do distribuidor do Corsa ou fazer o rasgo no comando, Astra B e Vectra B não utilizam distribuidor assim não precisam de nenhuma alteração, apenas é recomendável utilizar a gaiola original devido ás saídas de respiro do motor).

Relembrando, cabeçote roletado apenas 8V. (GM Família II)

Abraço!
Chevrolet Vectra GLS 2.0 8v 1995 - Bloco FGP + Cabeçote LFVT

Avatar do usuário
Mateus Luiz
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Ago 2016, 17:33
Nome Completo: Mateus Luiz Brito Andrade
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Cabeçote roletado no Vectra 98

por Mateus Luiz » 03 Dez 2017, 21:17

Lucky Tiger escreveu:Fuente del Mensaje Olá vectt5, infelizmente não temos no Brasil cabeçote roletado com 16v (DOHC), foram disponibilizados apenas com 8v (OHC) e acredito que não compensa a troca do seu 16v por um cabeçote 8v pois o investimento seria alto para um retorno baixo (economia e 'potência').

Resumindo: o cabeçote roletado 16V não temos no Brasil, o que os colegas instalaram infelizmente é 8V e não serve no seu Vectra que é 16V.

Na instalação em um Vectra/Astra/Monza/S10 etc que possuem originalmente cabeçote 8v é basicamente retirar um e colocar outro (Vectra A precisa fazer furo do distribuidor no comando e Monza EFI precisa da bucha do distribuidor do Corsa ou fazer o rasgo no comando, Astra B e Vectra B não utilizam distribuidor assim não precisam de nenhuma alteração, apenas é recomendável utilizar a gaiola original devido ás saídas de respiro do motor).

Relembrando, cabeçote roletado apenas 8V. (GM Família II)

Abraço!

Cara, aí tem várias informações erradas.
Os cabeçotes 8v, por possuírem apenas um comando, necessitam do uso de balancins, e esses podem ser os convencionais ou os roletados; e é essa a maior diferença entre ambos 8v.
Os 16v, por possuírem dois comandos não necessitam de balancins, então não existe cabeçote 16v GM roletado pelo simples fato de eles não possuírem balancins.
Sobre a troca do cabeçote de 16v para o 8v, é 100% possível sim, porém não compensa (na minha opinião).
Se não me engano, o bloco é o mesmo, porém teria que trocar polias, correias, tensores, pistões e etc.
Na minha visão o fato de não compensar não é nem pelo preço em si, mas mais pelo fato de o 16v ser um cabeçote bem mais moderno que os 8v, em questão de concepção. Eu (pessoalmente) prefiro os 16v.

Aproveitando o tópico, alguém aí teria as informações sobre graduação, Lift, Lobe center, Overlap e etc sobre os comandos originais GM?
Principalmente se existe diferenças entre os comandos dos VB 2.0 8v de 110 cv e dos 2.2 8v de 123 cv.
Também se existe diferença entre os comandos dos 2.0 8v roletados de 140 cv e do 2.4 8v roletado da S-10.
Gostaria de saber principalmente a diferença deles pra ver qual é melhor em alta, em baixa, etc.
Aproveitando que o tópico acabou se estendendo aos 16v também, seria bem interessante saber esses dados do comando dos C20XE e dos X20XEV/etc.
Mateus Luiz - Vectra GLS 1999
Garagem: viewtopic.php?f=70&t=16066
Imagem

94 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 78 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 13:10