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gustavoceleste
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Suspensão Modificada

por gustavoceleste » 17 Fev 2014, 23:20

Boa noite amigos, coloquei um kit de mola esportiva no meu carro, a altura ficou ideal, mas não gostei do conforto, ouvi dizer que algo sobre amortecedores feitos e molas de outros carros as vezes ficam melhor, alguem sabe se é verdade isso, e qual molas usar para realizar esta preparação de suspensão?

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Leandronik
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Re: Suspensão Modificada

por Leandronik » 18 Fev 2014, 15:01

o Vectra GT já é um tanto mais duro que o normal, com molas esportivas deve ter ficado mto ruim rs...

talvez se vc comprar o conjunto molas, amortecedores e batentes esportivo , você não fique tão insatisfeito com a suspensão. mas no caso do GT sempre vai ser um pouco mais duro mesmo.


edit: "Carro baixo tem que ser firme, se quer moleza, vá de original." gostei da frase kkkkk
Editado pela última vez por Leandronik em 18 Fev 2014, 15:42, em um total de 1 vez.
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rgapski
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Re: Suspensão Modificada

por rgapski » 18 Fev 2014, 15:25

Gustavo,

Não existe carro baixo com conforto do original. Isso é ilusão.
Quem afirma isso tem titica na cabeça.

Esse lance de que mola/amortecedor de outro carro, retrabalhado vai melhorar o conforto é outra besteira.

Veja que isso afeta diretamente a SUA SEGURANÇA. Molas são projetadas para suportar determinadas cargas, e alterar isso sem qualquer critério técnico é jogar contra a própria vida.

Sempre que se baixa um carro, diminui-se o curso da suspensão, o que exige endurecimento para não dar fim-de-curso o tempo todo, com isso, o conforto será reduzido em pról do ganho na diminuição da rolagem da carroceria.

As molas esportivas (cangoorun, red coil, etc) não são nada além de molas mais curtas e rígidas, feitas para baixar o centro de gravidade e diminuir a rolagem (inclinação em curvas).
Contudo, estas molas são fabricadas obedecendo os aspectos técnicos do sistema original, de maneira a conferir segurança na sua utilização.

E vou mais além: carro baixo com suspensão macia não melhora em nada a estabilidade, muito pelo contrário!
Vai raspar à toda em qualquer depressão, vai quicar roda com facilidade, dar fim de curso, etc...

Carro baixo tem que ser firme, se quer moleza, vá de original.

Abs!
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Ricardo Pinto
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Re: Suspensão Modificada

por Ricardo Pinto » 18 Fev 2014, 16:38

rgapski escreveu:Gustavo,

Não existe carro baixo com conforto do original. Isso é ilusão.
Quem afirma isso tem titica na cabeça.

Esse lance de que mola/amortecedor de outro carro, retrabalhado vai melhorar o conforto é outra besteira.

Veja que isso afeta diretamente a SUA SEGURANÇA. Molas são projetadas para suportar determinadas cargas, e alterar isso sem qualquer critério técnico é jogar contra a própria vida.

Sempre que se baixa um carro, diminui-se o curso da suspensão, o que exige endurecimento para não dar fim-de-curso o tempo todo, com isso, o conforto será reduzido em pról do ganho na diminuição da rolagem da carroceria.

As molas esportivas (cangoorun, red coil, etc) não são nada além de molas mais curtas e rígidas, feitas para baixar o centro de gravidade e diminuir a rolagem (inclinação em curvas).
Contudo, estas molas são fabricadas obedecendo os aspectos técnicos do sistema original, de maneira a conferir segurança na sua utilização.

E vou mais além: carro baixo com suspensão macia não melhora em nada a estabilidade, muito pelo contrário!
Vai raspar à toda em qualquer depressão, vai quicar roda com facilidade, dar fim de curso, etc...

Carro baixo tem que ser firme, se quer moleza, vá de original.

Abs!


Meu é baixo e tem conforto...

Tem mesmo que começar esta discussão tudo de novo ?

La vamos nos outra vez...

Quem faz a preparação da suspensão no improviso se ferra mesmo.

Agora quando se "para" para pensar e planejar o que realmente "deve" ser feito é outra coisa

Mola esportiva ou mola encolhida, tem que retrabalhar o telescopio, tem que ter amortecedor mais curto e mais forte etc etc etc

Acho que ja expliquei isto a exaustão em dois topicos distintos, basta fazer a busca no forum, pois renderam uma discussão longa e tensa.

[ ]´s

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Re: Suspensão Modificada

por rgapski » 18 Fev 2014, 17:03

Ricardo Pinto escreveu:Meu é baixo e tem conforto...

Tem mesmo que começar esta discussão tudo de novo ?

La vamos nos outra vez...

Quem faz a preparação da suspensão no improviso se ferra mesmo.

Agora quando se "para" para pensar e planejar o que realmente "deve" ser feito é outra coisa

Mola esportiva ou mola encolhida, tem que retrabalhar o telescopio, tem que ter amortecedor mais curto e mais forte etc etc etc

Acho que ja expliquei isto a exaustão em dois topicos distintos, basta fazer a busca no forum, pois renderam uma discussão longa e tensa.

[ ]´s


Ricardo,

Não me leve à mal parceiro!
O que quis dizer com "conforto" é com relação ao conforto do original.

O que muita gente quer é ver o carro raspando no chão e com aquele "molejo" da suspensão original, o que, convenhamos, é impossível!
Até porque, se isso acontecer, logo rola aquela beijoca entre fundo/frente/traseira do carro com o asfalto no primeiro desnível! :6:

Concordo com você com relação ao rebaixamento, até porque já andei de rebaixado bem montado por um bom tempo e gostei muito, inclusive já pensei em baixar o meu...
Se bem montado é só alegria!

Mas o que chamo atenção aqui é para se ter cuidado com "mexânico" picareta que vem com aquele papinho de "bota mola de gol cortada no meio", "amortecedor de gurgel", "batente de santana", etc... kkkk
E ainda fala "fica igual original"!

Alias, o que mais tem hoje em dia é oficina metida a "overhaulin" fazendo rebaixamento de qualquer jeito e colocando a vida dos outros em risco.
Inclusive perto da minha casa tem uma empresa desse nível... Sai cada coisa de lá que me dá até raiva!
Outro dia vi um rapaz saindo com uma quantum de lá; tenho certeza que na primeira freada ele vai se perder, de tanto que as rodas quicavam...

Eu moro beirando o rodoanel, e não raras as vezes vejo algum rebaixado capotado e, infelizmente, com o motorista dando a mão pra São Pedro...

Abs!
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Re: Suspensão Modificada

por Thiago Menezes » 19 Fev 2014, 13:39

O que o Ricardo não entende é exatamente isso que você disse Raphael. O tópico que ele cita no comentário dele é referente ao que participei do debate também e torno a repetir Ricardo quanto ao seu carro amigo você fez o certo, estudou a viabilidade de rebaixar, usou as peças adequadas e fez o serviço certo, mas olhe para a pergunta do amigo do fórum ele veio trazendo uma questão que é a mais comum que acontece no dia a dia e a resposta tem que ser da forma que o Raphael colocou.

Precisa deixar claro para a pessoa que está com esse pensamento que isso é uma ILUSÃO. Esse lance de corta mola aqui, usa mola de outro carro, usa amortecedor de outro carro esse foi o questionamento feito e não exatamente para falar sobre a forma ''correta'' que você fez entendeu amigo?

Faço todos os dois comentários seus Raphael os meus também, essa é a minha forma de pensar e não podemos deixar de comentar sobre isso pois é um assunto polêmico mais importante.

Abraços.
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Re: Suspensão Modificada

por mdemarquinho » 20 Fev 2014, 07:52

gustavoceleste escreveu:Boa noite amigos, coloquei um kit de mola esportiva no meu carro, a altura ficou ideal, mas não gostei do conforto, ouvi dizer que algo sobre amortecedores feitos e molas de outros carros as vezes ficam melhor, alguem sabe se é verdade isso, e qual molas usar para realizar esta preparação de suspensão?


Parceiro segue algumas considerações:

Cortar molas - nunca faça isso, não é o pior método mas está bem no final da lista, pois os piores são colocar grampo nas molas e o master que é esquentar a mola para encolher, esse método fecha a pau a gambiarra.

Molas de outros carros, é comum a galera fazer isso, por exemplo colocam molas de astra no vectra, agora cá entre nós, por mais que o astra e o vectra possem o mesmo motor, acha que as molas do astra no vectra vão suportar o peso de um sedan grande como o Vetcra? A resposta é não, as molas vão ficar cansadas e podem quebrar a qualquer momento, inclusive no pior momento que é em uma estrada e causar um mega acidente.

Portando, o melhor método é colocar a mola esportiva e perder algo em torno de 20 a 30% em relação ao original, ou mandar preparar por completo em um especialista como o Ricardo fez com seu GSI.

Não sei dizer se o GT é tão duro assim, mas posso dizer que o GTX é, pode ser que os aros 17 ajudam mas andei em um e é praticamente igual ao meu Elite, muito firme, totalmente diferente do meu ex Elegance que eu tinha que era muito mais macio.

Agora um delathe muito importante, qual mola esportiva você colocou, temos molas de qualidade ruim, mediana e as tops que já te digo que são H&R e EiBach. Diga qual molas você colocou que o problema pode ser a qualidade da mola.

Não é pré requisito mas seria bem vindo colocar um conjunto (Molas esportivas e Amortecedores preparados) mas os originais dão conta do recado porque molas esportivas não baixam muito o carro, logo é quase impossível dar final de curso no amortecedor original, mas os amortecedores preparados eles vem com um pouco mais de carga, chuto uns 20% a mais e possuem o curso alterado, diminuído na verdade, mas como eu disse, molas esportivas não vão dar final de curso no amortecedor original.

Eu acredito que seja falta de costume, ande mais com o carro porque carro baixo por menor que seja o rebaixamento, o conforto irá sofrer alterações para pior.

Mas diga qual molas esportivas está usando e logo o pessoal irá dizer as experiências com a marca se é boa ou não, por exemplo em carros populares como Palio as JJ são bem vindas, mas no vectra eu tentei e não prestou, vai de carro para carro.

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Re: Suspensão Modificada

por cueio69 » 21 Fev 2014, 12:08

Eu uso molas red coil e estou bem contente!!!
Baixou legal, mas tem hr q da fim de curso nos amortecedores!!
Estou cotando colocar amortecedores esportivos tbm mas to na duvida!
Down ou Castor?
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Re: Suspensão Modificada

por dennis_suzano » 21 Fev 2014, 13:52

Eu tbem uso red coil e com amortecedores originais em certas
Situação da fim de curso sim.......
Quero um amortecedor top pq com os originais
Os os batentes se foram rapidamente isto pq
Eram genuinos GM .....
Qual marca escolher?
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Re: Suspensão Modificada

por digoleo » 21 Fev 2014, 14:10

Eu uso molas Eibach e amortecedores preparados / encurtados e com 25% mais de carga up/down. Satisfeitíssimo!

Já andei com amortecedores Koni Sport também, mas dava fim de curso com as 19".
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Re: Suspensão Modificada

por Ricardo Pinto » 21 Fev 2014, 16:42

cueio69 escreveu:Eu uso molas red coil e estou bem contente!!!
Baixou legal, mas tem hr q da fim de curso nos amortecedores!!
Estou cotando colocar amortecedores esportivos tbm mas to na duvida!
Down ou Castor?


"SE" vc trabalho os telescópios e ainda da final de curso... isto pode ser a pressão da mola esteja baixa...

Lembre-se não é so o amortecedor que tem que aguentar o tranco a mola também tem que dar a altura para o amortecedor trabalhar...

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Re: Suspensão Modificada

por cueio69 » 22 Fev 2014, 07:42

Ricardo Pinto escreveu:
cueio69 escreveu:Eu uso molas red coil e estou bem contente!!!
Baixou legal, mas tem hr q da fim de curso nos amortecedores!!
Estou cotando colocar amortecedores esportivos tbm mas to na duvida!
Down ou Castor?


"SE" vc trabalho os telescópios e ainda da final de curso... isto pode ser a pressão da mola esteja baixa...

Lembre-se não é so o amortecedor que tem que aguentar o tranco a mola também tem que dar a altura para o amortecedor trabalhar...

[ ]´s


São originais os amortecedores!!!
Por isso to afim de colocar esportivos!!
Mas num sei qual ainda!
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Re: Suspensão Modificada

por Rodrigo-Vectra » 17 Mar 2014, 00:38

dennis_suzano escreveu:Eu tbem uso red coil e com amortecedores originais em certas
Situação da fim de curso sim.......
Quero um amortecedor top pq com os originais
Os os batentes se foram rapidamente isto pq
Eram genuinos GM .....
Qual marca escolher?
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esta rangindo a suspensão?

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Re: Suspensão Modificada

por dennis_suzano » 27 Mar 2014, 21:26

ain estou atraz de um amortecedor top
para andar com as red coil .....
um membro postou um mas perdi o link ....

Last_Warrior
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Re: Suspensão Modificada

por Last_Warrior » 27 Mai 2014, 17:40

dennis_suzano escreveu:ain estou atraz de um amortecedor top
para andar com as red coil .....
um membro postou um mas perdi o link ....

Kyb AGX reguláveis
Kyb Excel G (são mais firmes que os originais, aguentam bem suspensão rebaixada).
Blistein B6 esses acho que são os que tem melhor no mercado.

O resto vai ser algo "mais ou menos", assim como os amortecedores Monroe, Cofap e Nakata que tem no mercado brasileiro, aguentam razoavelmente um original mas, um preparado, sem chance.

O duro é o custo. O blistein é o sonho de consumo (só se for o B6 nesse caso) porém um jogo vai sair nada nada uns 3 mil importado, isso se não for taxado...

O kyb excel G é o mais em conta, melhor custo benefício, apesar de não ter regulagem, aguenta muito mais que qualquer marca nacional.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

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