O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoComo melhorar desempenho para ultrapassagens???
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

11 mensagens   •   Página 1 de 1
ricardo.baptista
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 26 Jun 2013, 08:25
Nome Completo: ricardo baptista netto
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Como melhorar desempenho para ultrapassagens???

por ricardo.baptista » 21 Abr 2014, 23:06

Boa noite.

Estou pensando em turbinar meu GLS 99 2.2 8V. Já li alguns tópicos sobre o assunto, mas não achei nada tão básico quanto estou pensando.
Só quero uma melhorada nas arrancadas e ultrapassagens. Penso em só encher a turbina a partir de 4000 rpm.
Gostaria de saber se os bicos originais teriam a vazão necessária e se a IE faria a correção pela lambda...
Lembrando que só quero melhorar as ultrapassagens na estrada e, as vezes, uma esticada em retomada...
Desde já agradeço o auxílio.
Att.

Ricardo Baptista
Vectra GLS 2.2 8V. 98/99
CEL: (21) 96418-4806

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Como melhorar desempenho para ultrapassagens???

por rgapski » 22 Abr 2014, 09:01

ricardo.baptista escreveu:Boa noite.

Estou pensando em turbinar meu GLS 99 2.2 8V. Já li alguns tópicos sobre o assunto, mas não achei nada tão básico quanto estou pensando.
Só quero uma melhorada nas arrancadas e ultrapassagens. Penso em só encher a turbina a partir de 4000 rpm.
Gostaria de saber se os bicos originais teriam a vazão necessária e se a IE faria a correção pela lambda...
Lembrando que só quero melhorar as ultrapassagens na estrada e, as vezes, uma esticada em retomada...
Desde já agradeço o auxílio.


Ricardo,

Já temos alguns tópicos por aqui referente à este assunto.

Todavia, antes de qualquer coisa, faça uma boa revisão no seu carro, como limpeza de bicos/tbi, medição a compressão, descarbonização, troca de velas, cabos, etc.
As vezes a falta de potencia esta por aqui e você não precisa gastar tubos de dinheiro pra ficar satisfeito com o carro.

A preparação turbo exige muitas mudanças, dentre elas esta o aumento da vazão e pressão do combustível, entre outras melhorias que se fazem necessárias para que o carro se torne confiável, minimizando o risco de quebras.

Os bicos originais dão conta, no máximo, da alimentação na fase aspirada (enquanto não há pressão de turbo).
Para isso, é necessário a instalação de uma bancada de bicos auxiliares ou a instalação de bicos de alta vazão.

A IE não faz uma correção grande pela sonda, ainda mais quando se fala em turbo, que em determinados casos, demanda o dobro do combustível que teria na fase aspirada.

Inobstante esses detalhes, ainda tem uma profunda revisão no motor e o acerto, que é crucial para uma boa preparação.
Instalar o turbo é fácil. O difícil é deixar o carro bem regulado e confiável.
Para deixar "liso", o melhor é instalar uma injeção programável e fazer um acerto em cima de um dinamômetro (o que custa um bom dinheiro).

Fuja de "kits básicos", procure um bom preparador e não tenha pressa.
Turbo bem instalado custa caro e demanda muito trabalho.

Se você só quer deixar o carro um pouco mais esperto, um aumento da taxa de compressão, da vazão do escape e admissão e troca do combustível pelo etanol já dão um bom resultado.
Contudo, se seu motor estiver bom (dentro dos parâmetros), pode gastar muito dinheiro para pouco resultado.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Como melhorar desempenho para ultrapassagens???

por Kaduskate » 22 Abr 2014, 21:47

cara seu carro deve estar com algum problema...

A quanto tempo vc esta com o carro? ja vete algum outro carro 2.2? ja andou em carro turbo para sentir a necessidade de fazer essa modificação?

Cara meu carro é o mesmo do seu, porem ano 00 cara meu carro tem GNV rodas 17 e ontem eu voltando de viajem com 4 pessoas no carro fiz boas ultrapassagens, nao tive oke reclamar.

Faça limpezas do sistema, TBI principalmente, vejas as velas, filtro de ar, isso influencia muito.

meu carro tava meio estranho eu limpei o sensor de rotação, cara o carro melhorou bastante.
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 263
Registrado em: 16 Abr 2013, 16:10
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Cidade: Rolândia
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Como melhorar desempenho para ultrapassagens???

por Forster » 23 Abr 2014, 16:41

Caramba...a partir das 4000 RPM???
Não sei acho que ai é muito alto. A faixa torque do 2.2 8V aparece lá pelos 2.8 ~ 3k.

Tudo depende da velocidade que você quer andar né.
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

figueiro
GL Member
GL Member
Mensagens: 109
Registrado em: 11 Ago 2013, 10:37
Nome Completo: Deivid Antoni Figueiro
Cidade: Fazenda Rio Grande
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Como melhorar desempenho para ultrapassagens???

por figueiro » 23 Abr 2014, 19:36

Também estou querendo realizar uma melhora nas ultrapassagens, e comprei um kit nitro. :6:
Só falta instalar. :105:

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Como melhorar desempenho para ultrapassagens???

por Alez » 23 Abr 2014, 20:25

Hoje o mecânico fez o ajuste com o scanner no meu carro e que diferença que deu viu.

O principal que estava errado era o avanço da injeção e deu mistura rica.

Vai ver pode ser isso no seu!

Antes de sair gastando passe o scanner no seu carro.

ricardo.baptista
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 26 Jun 2013, 08:25
Nome Completo: ricardo baptista netto
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Como melhorar desempenho para ultrapassagens???

por ricardo.baptista » 24 Abr 2014, 07:04

Para melhorar as informações sobre o carro...

O motor foi trocado por um parcial zero km em janeiro/2014 .
Cabeçote "fatiado" neste período, era standart e foi para a primeira medida. Refeito sedes e assentamento de válvulas.
Feito troca dos sensores de rotação e lambda, limpeza da TBI, bicos, troca de bomba d'agua, etc. tudo no mesmo período.
Resumindo de motor nada a fazer...

Como citei na mensagem inicial, só sinto necessidade de "encher" o motor um pouco mais rápido em algumas ocasiões, como ultrapassagens de carreta na estrada e numa retomada num semáforo por exemplo...

Também por este motivo citei que os tópicos encontrados não atendiam a minha expectativa, pois a sua grande maioria fala de competições e track day, o que não é o meu caso.

Estava pensando em rodar com pouca pressão e somente em regime mais alto (3500 a 4000 rpm), enchendo a turbina somente em caso de necessidade, forçada por uma redução de marchas, por exemplo, e não numa "cutucada" qualquer. Tendo em vista que é o eu único carro e tem duas crianças aqui em casa para alimentar, não quero exagerar na velocidade nem virar sócio do posto de gasolina.

Quando citei um kit básico, pensei na turbina com baixíssima pressão, bicos do astra flex para melhorar um pouco a vazão quando necessário e verificar se a lambda pode administrar isto., tanto em alta quanto em baixa para não ocasionar a mistura rica...

Relembrando que não seria por mais de um minuto cada "arrancada" dessa.

Agradeço a todos pelas sugestões e opiniões até o momento, mas ainda não é esta a informação de que necessito.
Att.

Ricardo Baptista
Vectra GLS 2.2 8V. 98/99
CEL: (21) 96418-4806

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Como melhorar desempenho para ultrapassagens???

por Ives » 24 Abr 2014, 10:06

sinceramente, acho que nao vale o investimento....se vc quer pouco aumento de potencia, vc vai trabalhar com turbinas menores, e essas enchem mais rapido....o investimento é mto grande pra um retorno pequeno..... ou faz pra ter um carro forte, ou trabalha ele aspirado mesmo......melhorar filtros, coletor de escapamento 4x1, CHIP....acho q vc vai encontrar o resultado q espera, sem modificar tanto o carro.....pq turbina nao é soh largar ela ali e pronto, pra ter o controle adequado e continuar com o carro operando lisinho, vai precisar trabalhar a eletronica, e tudo isso vai encarecendo.....pra ter um uso tao esporadico, nao creio que justifica o investimento....fora q tem q fazer todo o processo de legalização, q no aspirado nao é necessario
Imagem

Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 263
Registrado em: 16 Abr 2013, 16:10
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Cidade: Rolândia
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Como melhorar desempenho para ultrapassagens???

por Forster » 24 Abr 2014, 15:08

Lembro do Ricardo Becker aqui do fórum quando no outro forum ele tinha Vectra e deu várias dicas lá..pode ser que daqui apouco ele apareça pra dar umas idéias.

Se não me engano ele tinha trocado pouca coisa sem turbinar e o carro ficou outra coisa.
Pode ser o caminho como o Ives bem lembrou
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

Avatar do usuário
Xander
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Dez 2013, 20:58
Nome Completo: Alexandre Luis Marangoni
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Como melhorar desempenho para ultrapassagens???

por Xander » 10 Mai 2014, 17:40

meu vectra, mesmo que o teu, ficou bem mais esperto com a troca da sonda lambda de um fio, pela do vectra flex com as devidas adaptações elétricas.
lógico que não dá para comparar com um turbo, mas vc já pode ter um carro um pouco mais esperto enquanto estuda as opções e acha um preparador bom.

jonas36
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 24 Abr 2014, 23:27
Nome Completo: jonas alves
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Como melhorar desempenho para ultrapassagens???

por jonas36 » 10 Mai 2014, 17:52

Se o meu fosse um pouco mais esperto eu já estava contente!pois ta meio lerdão,demora pra desenvolver,vou levar no mecânico pra ver se pode ser sujeira nos bicos,válvula ou bomba de gasolina... eu acho que está fora do ponto... :22:

11 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 68 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 20:10