ricardo.baptista escreveu:Boa noite.
Estou pensando em turbinar meu GLS 99 2.2 8V. Já li alguns tópicos sobre o assunto, mas não achei nada tão básico quanto estou pensando.
Só quero uma melhorada nas arrancadas e ultrapassagens. Penso em só encher a turbina a partir de 4000 rpm.
Gostaria de saber se os bicos originais teriam a vazão necessária e se a IE faria a correção pela lambda...
Lembrando que só quero melhorar as ultrapassagens na estrada e, as vezes, uma esticada em retomada...
Desde já agradeço o auxílio.
Ricardo,
Já temos alguns tópicos por aqui referente à este assunto.
Todavia, antes de qualquer coisa, faça uma boa revisão no seu carro, como limpeza de bicos/tbi, medição a compressão, descarbonização, troca de velas, cabos, etc.
As vezes a falta de potencia esta por aqui e você não precisa gastar tubos de dinheiro pra ficar satisfeito com o carro.
A preparação turbo exige muitas mudanças, dentre elas esta o aumento da vazão e pressão do combustível, entre outras melhorias que se fazem necessárias para que o carro se torne confiável, minimizando o risco de quebras.
Os bicos originais dão conta, no máximo, da alimentação na fase aspirada (enquanto não há pressão de turbo).
Para isso, é necessário a instalação de uma bancada de bicos auxiliares ou a instalação de bicos de alta vazão.
A IE não faz uma correção grande pela sonda, ainda mais quando se fala em turbo, que em determinados casos, demanda o dobro do combustível que teria na fase aspirada.
Inobstante esses detalhes, ainda tem uma profunda revisão no motor e o acerto, que é crucial para uma boa preparação.
Instalar o turbo é fácil. O difícil é deixar o carro bem regulado e confiável.
Para deixar "liso", o melhor é instalar uma injeção programável e fazer um acerto em cima de um dinamômetro (o que custa um bom dinheiro).
Fuja de "kits básicos", procure um bom preparador e não tenha pressa.
Turbo bem instalado custa caro e demanda muito trabalho.
Se você só quer deixar o carro um pouco mais esperto, um aumento da taxa de compressão, da vazão do escape e admissão e troca do combustível pelo etanol já dão um bom resultado.
Contudo, se seu motor estiver bom (dentro dos parâmetros), pode gastar muito dinheiro para pouco resultado.
Abs!