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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por rgapski » 29 Abr 2013, 10:57

Guilherme,

Eu tenho velas de iridium (NGK) e filtro in-flow no meu Challenge.
Não tem diferença em desempenho.

O que mudou foi:
1) Consumo parece que melhorou. Subiu de 10.3 para 10.8 de média. Não dá pra ter certeza.
2) Motor frio. A resposta do motor frio e partidas é nitidamente melhor.
3) Ruído. Depois do inflow, meu Challenge faz um ronco mais esportivo. Nada demais, mas é mais barulhento.

e o melhor de tudo:
4) Com o inflow não preciso ficar trocando o filtro de ar toda hora, pois ele é lavável. Faço lavagem do bicho a cada 5mil km.
5) As velas iridium duram pelo menos o dobro das convencionais e da pra trabalhar com um GAP maior. As minhas estão em 1,2mm. Acho que isso que dá diferença na queima, principalmente na fase fria.

Abs!
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Rodrigo-Vectra » 29 Abr 2013, 12:01

Arquiteto escreveu:eu acho que ta bom sim so pra retificar/retestar o meu paguei 600,00 com a mão de obra ...


agora uma questão para quem esta acompanhado o topico...

e possivel colocar um roletado em um 16v 2.2? ainda auto

quanto ao chip e filtro vai sentir alguma diferença sim ...na saida e nas retomadas

no meu auto eu senti sim ...

realmente na vela e imperceptivel ...



dá mas acho que é retroceder! eu meso quero dar um up no cabeçote. to esperando de 29 cv a 40 cv de ganho!

José Leal
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por José Leal » 29 Abr 2013, 12:05

Arquiteto escreveu:(...)e possivel colocar um roletado em um 16v 2.2? ainda auto(...)


No 16V não compensa. O roletado é 8V.

A eficiência do 16V é disparado melhor que o 8V. Mas se vc ainda quiser mexer com isso, terá que trocar além dos coletores, a central de IE, pois a do 16V vai ficar dando erro pelo menos do sensor de fase.
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Last_Warrior » 29 Abr 2013, 12:16

O negócio é que o roletado 8v envolve um ganho bem palpável e com baixo custo, e poucas modificações...

Lógico que colocar 16v talvez seja até melhor, porém como foi dito vai ter que usar toda a injeção do 16v também, aí começam todos os inconvenientes de grandes modificações, tempo gasto, dinheiro gasto e tudo mais, coisa que seria muito mais simples com o roletado.

Bem, não estou dizendo que é mau negócio o 16v, só estou dizendo que tem que modificar muita coisa no carro, inclusive suspensão dianteira, entendem?

Vou instalar o roletado no meu Omega 2.2 e conto pra vcs o resultado, pra quem estiver na dúvida.
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por José Leal » 29 Abr 2013, 12:46

Na minha resposta anterior, esqueci de citar o Arquiteto. A resposta foi para ele.

Sobre colocar 16V no Omega, acho que nem precisa trocar a central de IE. Mas não usará todos os recursos que o cabeçote 16V oferece. Mas terá um grave problema: a faixa de torque máximo vai lá para cima. Isso, em um motor de torque "baixo (2.2)" em um carro pesado igual ao Omega, é um casamento ruim.
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Guilherme Rabelo » 29 Abr 2013, 14:24

vou levantar uma grana p/ comprar o cabeçote tb, mas fiquei com uma duvida, qual junta do cabeçote usar???
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por rgapski » 29 Abr 2013, 14:51

O José Leal falou tudo acerca do cabeçote 16v: o torque vai lá pra cima.
Nos 2.2 16v, se não me engano, a faixa de torque máximo é nas 4mil rpm! E o corte, se me lembro, é por volta dos 6,5k rpm.
Os 8v, apesar de ter menos torque, vem entre 2.5 e 3k rpm, o que é uma baita diferença em termos práticos.

Se no vectra, que é um pouco mais leve, o 16v já é "xoxo" em baixa, imagina num omega? :47:
Porém, um leve trabalho num 16v deve obter muito mais resultado que um 8v.
Poderíamos contornar a questão com um cambio mais curto, só que ai já fugimos de uma regra básica: $ x benefício.


Abs!
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Celio Jr... » 29 Abr 2013, 16:40

Guilherme Rabelo escreveu:as velas de iridum chegaram, comprei direto do distribuidor p/ nao ter perigo de comprar vela falsa


Passa o contato pra gente??? :13:
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Rodrigo-Vectra » 29 Abr 2013, 16:45

Last_Warrior escreveu:O negócio é que o roletado 8v envolve um ganho bem palpável e com baixo custo, e poucas modificações...

Lógico que colocar 16v talvez seja até melhor, porém como foi dito vai ter que usar toda a injeção do 16v também, aí começam todos os inconvenientes de grandes modificações, tempo gasto, dinheiro gasto e tudo mais, coisa que seria muito mais simples com o roletado.

Bem, não estou dizendo que é mau negócio o 16v, só estou dizendo que tem que modificar muita coisa no carro, inclusive suspensão dianteira, entendem?

Vou instalar o roletado no meu Omega 2.2 e conto pra vcs o resultado, pra quem estiver na dúvida.



cara nao precisa mudar suspensão por causa do cabeçote nao!!!! só coletores que mudaria , a injeção é quase certo que nao daria muita azia nao, pois dependendo é facil fazer funfar tudo!

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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Last_Warrior » 29 Abr 2013, 19:07

Rodrigo-Vectra escreveu:cara nao precisa mudar suspensão por causa do cabeçote nao!!!! só coletores que mudaria , a injeção é quase certo que nao daria muita azia nao, pois dependendo é facil fazer funfar tudo!

Acho que pelo cabeçote 16v ser mais pesado, mudam as molas dianteiras do 8v pro 16v ou estou enganado? Foi isso que me referi...
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Rodrigo-Vectra » 29 Abr 2013, 19:31

Last_Warrior escreveu:
Rodrigo-Vectra escreveu:cara nao precisa mudar suspensão por causa do cabeçote nao!!!! só coletores que mudaria , a injeção é quase certo que nao daria muita azia nao, pois dependendo é facil fazer funfar tudo!

Acho que pelo cabeçote 16v ser mais pesado, mudam as molas dianteiras do 8v pro 16v ou estou enganado? Foi isso que me referi...


ha mudança que é mais por conta da transmissão .... pois as molas do 8v são diferente dos 16v que são diferentes 16v automaticos!

oque muda é a transmissão. e a mola , a GM fez diversas configurações ai nao dah pra analisar a grosso modo nao muda por cabeçote nao!

o cabeçote é aluminio e pesa uns 5 kg , ele montado pesa menos que 10 kg,

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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Arquiteto » 29 Abr 2013, 19:52

rgapski escreveu:O José Leal falou tudo acerca do cabeçote 16v: o torque vai lá pra cima.
Nos 2.2 16v, se não me engano, a faixa de torque máximo é nas 4mil rpm! E o corte, se me lembro, é por volta dos 6,5k rpm.
Os 8v, apesar de ter menos torque, vem entre 2.5 e 3k rpm, o que é uma baita diferença em termos práticos.

Se no vectra, que é um pouco mais leve, o 16v já é "xoxo" em baixa, imagina num omega? :47:
Porém, um leve trabalho num 16v deve obter muito mais resultado que um 8v.
Poderíamos contornar a questão com um cambio mais curto, só que ai já fugimos de uma regra básica: $ x benefício.

Abs!




obrigado leal vc foi no ponto, vou ter de continuar como meus pequenos e singelos artificios

para melhorar a saida do 16v ...

e como o rgapski falou da ate medo jogar o torque do omega la pra cima ... no vectra ja e ruim


o certo e que o que faz falta mesmo no nosso 2.2 16v gm e o comando com abertura variavel ...

que infelizmente ficou pra outra geração, pra melhorar a resposta do motor em diversas situaçoes ...

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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Rodrigo-Vectra » 29 Abr 2013, 20:04

Arquiteto escreveu:
rgapski escreveu:O José Leal falou tudo acerca do cabeçote 16v: o torque vai lá pra cima.
Nos 2.2 16v, se não me engano, a faixa de torque máximo é nas 4mil rpm! E o corte, se me lembro, é por volta dos 6,5k rpm.
Os 8v, apesar de ter menos torque, vem entre 2.5 e 3k rpm, o que é uma baita diferença em termos práticos.

Se no vectra, que é um pouco mais leve, o 16v já é "xoxo" em baixa, imagina num omega? :47:
Porém, um leve trabalho num 16v deve obter muito mais resultado que um 8v.
Poderíamos contornar a questão com um cambio mais curto, só que ai já fugimos de uma regra básica: $ x benefício.

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obrigado leal vc foi no ponto, vou ter de continuar como meus pequenos e singelos artificios

para melhorar a saida do 16v ...

e como o rgapski falou da ate medo jogar o torque do omega la pra cima ... no vectra ja e ruim


o certo e que o que faz falta mesmo no nosso 2.2 16v gm e o comando com abertura variavel ...

que infelizmente ficou pra outra geração, pra melhorar a resposta do motor em diversas situaçoes ...



arquiteto , em breve terei esse coletor!!!!

e quer melhorar http://www.youtube.com/watch?v=1YIliz1Oxb4 , em media o ganho é 25%! falei com eles e pro nosso 2.2 16v o custo é 1200 cabeçote desmontado na mão deles! 2 dias de serviço! em breve farei! ai te digo devo beirar os 200 cv!!!
Editado pela última vez por Rodrigo-Vectra em 29 Abr 2013, 20:16, em um total de 1 vez.

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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Arquiteto » 29 Abr 2013, 20:07

opa!

rodrigo isto promete ...

vou acompanhar atentamente suas novidades aqui ...

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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Rodrigo-Vectra » 29 Abr 2013, 20:43

Arquiteto escreveu:opa!

rodrigo isto promete ...

vou acompanhar atentamente suas novidades aqui ...



meu caro atualizei ai , de uma olhada!!! olha , 200 cv aspirado deve vir uns 24 a 28 kg ..... eu se chegar a 215 - 250 cv aspirado . EU PARO depois só faço up se for V6 entao vou fazer oque for possivel e se naoooo chegar a nada disso entro pro turbo e faço 400 cv!!

entao fica de olho!!!!! mas de uma olhada no video!

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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Last_Warrior » 29 Abr 2013, 20:50

Ops, foi mal, falei besteira sobre as molas então...

Mas de qualquer forma acho que mesmo no Vectra só compensa colocar um 16v se estiver meio que a parte da injeção "na mão" em relação ao $$...

As opções são muitas, cabe escolher de acordo com o bolso e a paciência de cada um!
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Arquiteto » 29 Abr 2013, 21:22

vc tambem vai ter de mandar os coletores ... né

Guilherme Rabelo
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Guilherme Rabelo » 30 Abr 2013, 16:50

Pessoal estou com mais uma duvida, coletor de escap dimensionado, como instalar, tenho que tirar aquela malha (flexivel)
do escap????, é parafusado? soldado?
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Arquiteto » 30 Abr 2013, 17:57

no caso o instalar e o de menos o problema e fabricar, ...

em franca tem um lugar que parece dar conta do recado ...

fabricar e instalar ...

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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Rodrigo-Vectra » 30 Abr 2013, 19:07

Arquiteto escreveu:vc tambem vai ter de mandar os coletores ... né

vou sim mas só irei fazer isso quando tiver o coletor de admissão VARIAVEL , E VOU TER !!!!


Guilherme Rabelo escreveu:Pessoal estou com mais uma duvida, coletor de escap dimensionado, como instalar, tenho que tirar aquela malha (flexivel)
do escap????, é parafusado? soldado?


parafusado e se o seu é 8v tem diversas opções ai é conversar com o fabricante!

Arquiteto escreveu:no caso o instalar e o de menos o problema e fabricar, ...

em franca tem um lugar que parece dar conta do recado ...

fabricar e instalar ...



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