O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoOpnião de todos sobre melhorar o torque
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

207 mensagens
rodrigo86
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 08 Abr 2013, 11:11
Nome Completo: Rodrigo Tavares
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por rodrigo86 » 09 Mai 2013, 09:03

FelipeOsmar escreveu:Bom, a principal mudança que eu fiz no meu GSI foi um novo sistema de injeção eletrônica.

Para terem uma idéia: normalmente um Vectra GSI tem 150cv no motor e 110cv na roda.

Com a injeção eletrônica nova, hoje o carro tem 140cv na roda.

Uma melhoradinha interessante só pela troca de um sistema de injeção, não?

Usei a MegaSquirt II. Para quem tem outro modelo de Vectra, há a vantagem de economia de combustível - sim, além de tudo.. - porque ela gera o sistema de injeção sequencial. Ou seja, uma boa economia de combustível até os 3000rpm.

Além da Mega II, coloquei no carro volante aliviado, tuchos mecânicos, tbi 7% maior, comandos 272 e polias reguláveis.

Semana que vem vou enquadrar os comandos, fazer um novo mapa para a MegaSquirt e ver o resultado dos números.


O seu é um azul que tem videos no YouTube? Se for eu achei fantastico. To com umas maldades para o GSI tambem, mas tive problemas com a Mega em outro carro e fiquei traumatizado.

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por blue label » 09 Mai 2013, 13:34

a injeção seja ela qual for, não dá 1cv a mais para o carro

quer torque?
2.4 there's no replacement for displaciment

o meu é um 2.2 16v que logo vai ser 2.4
o que eu estou fazendo

comandos x20xer (260-266° com 10,6 de levante)
coletor antigo do x20xev com geometrica variavel, (ainda não vou usar a geometrica variavel)
coletor do x20xer 4x2x1
escape de inox com 2,5" e somente 1 silencioso traseiro, mas devo colocar um abafador
borboleta de marea turbo retrabalhada para 65mm

potencia? ainda não sei, mas estou tentando utilizar o maximo de peças OEM

FelipeOsmar
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Abr 2013, 14:05
Nome Completo: Felipe Osmar Da Rosa Carvalho
Cidade: Poa
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por FelipeOsmar » 16 Mai 2013, 13:58

Blue Label:

Injeção não dá mais cv?

Como que o meu carro tem 140cv na roda? "Bruxaria"?

Não. MegaSquirt II!

Vocês não tem idéia do que é possível modificar com um sistema de injeção decente.......



E respondendo ao amigo Rodrigo86: Sim. É o meu GSI.

Mas ali o carro tava mediocre.... comandos com enquadramento totalmente errado, sem polias regulaveis, sem nada...

Hoje ele está sendo bem acertado com a Mega e os comandos devidamente enquadrados.


Cara.... a Mega II é excelente, mas não é todo mundo que sabe lidar com ela. Se tu tiveres contato com um representante, um camarada que entende, o resultado seria outro. Fora que a Mega tem vários modelos.... tem que usar o adequado ao teu projeto.

Avatar do usuário
ricardobecker
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 23 Abr 2013, 14:26
Nome Completo: Ricardo Saddi Becker
Cidade: Cuiabá - MT
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por ricardobecker » 17 Mai 2013, 00:20

FelipeOsmar escreveu:Blue Label:

Injeção não dá mais cv?

Como que o meu carro tem 140cv na roda? "Bruxaria"?

Não. MegaSquirt II!

Vocês não tem idéia do que é possível modificar com um sistema de injeção decente.......



E respondendo ao amigo Rodrigo86: Sim. É o meu GSI.

Mas ali o carro tava mediocre.... comandos com enquadramento totalmente errado, sem polias regulaveis, sem nada...

Hoje ele está sendo bem acertado com a Mega e os comandos devidamente enquadrados.


Cara.... a Mega II é excelente, mas não é todo mundo que sabe lidar com ela. Se tu tiveres contato com um representante, um camarada que entende, o resultado seria outro. Fora que a Mega tem vários modelos.... tem que usar o adequado ao teu projeto.


Injeção não dá mais cavalos não. O que dá são os parâmetros de acerto dela. Pega sua MSII e coloca os mesmos parâmetros da ECU original e veja o que acontece.

Seu carro tem 140 nas rodas por conta do atraso nos comandos pelas polias, e pelo ajuste disso na MSII.

Quer ganhar torque fácil ? Só aumentar a taxa e reacertar combustível e ignição... !

Abraços !
Ricardo S. Becker
Becker Motorsport Brasil

www.beckermotorsport.com.br / www.activeautowerke.com.br

BMW 335i Motorsport Bi-Turbo 530cv by Active Autowerke

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Arquiteto » 17 Mai 2013, 08:19

Ricardo,

eu estava ansioso por sua opinião neste topico ...

com base na sua experiencia qual solução mais adequada"plug and play /custo/beneficio"

para ganhar 20cv no 8v e no 16v ...


e uma duvida este detalhe de injeção que vc citou acima não compromete a durabilidade do motor ?

abç

Avatar do usuário
ricardobecker
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 23 Abr 2013, 14:26
Nome Completo: Ricardo Saddi Becker
Cidade: Cuiabá - MT
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por ricardobecker » 17 Mai 2013, 23:54

Arquiteto escreveu:Ricardo,

eu estava ansioso por sua opinião neste topico ...

com base na sua experiencia qual solução mais adequada"plug and play /custo/beneficio"

para ganhar 20cv no 8v e no 16v ...


e uma duvida este detalhe de injeção que vc citou acima não compromete a durabilidade do motor ?

abç


Para ganhar apenas 20cv no 2.0 8v é muito simples, o cabeçote dele tem margem para baixar até 2mm com segurança.
A melhor forma de fazer isso é comprar um cabeçote usado standard, plainar para -2mm, polir os dutos, retirar o ressalto da guia de válvula, trocar retentores e sedes. Terá que ser refeito o chip, para ajustar ignição e alimentação. Com isso o 2.0 8v salta de 110cv para 140~145, vide um cabeçote que eu fiz e o Phillipius, e mediu 145cv com escape original. Investimento de aprox. R$ 1.500 para fazer isso.

No 2.0 16v 20cv você consegue só com remap e um bom intake... se quiser mais pimenta, troque os pistões dele por uns forjados com mais taxa, passe para alcool e remap... 170~180 fácil !

Abraços !!
Ricardo S. Becker
Becker Motorsport Brasil

www.beckermotorsport.com.br / www.activeautowerke.com.br

BMW 335i Motorsport Bi-Turbo 530cv by Active Autowerke

Imagem

CaioMs
GLS member
GLS member
Mensagens: 500
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:23
Nome Completo: Caio Stockmann
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por CaioMs » 18 Mai 2013, 00:03

Trocando os pistões do 8v e passando pro alcool + chip e escape da um ganho bom tbm? Ou essa receita do cabeçote é mais indicada? :47:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Arquiteto » 18 Mai 2013, 09:42

valeu Ricardo,

estas dicas vão me ajudar a economizar um boa Grana, evitando gastos desnecessario

ao meu objetivo ... 8-)

Avatar do usuário
ricardobecker
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 23 Abr 2013, 14:26
Nome Completo: Ricardo Saddi Becker
Cidade: Cuiabá - MT
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por ricardobecker » 18 Mai 2013, 16:45

CaioMs escreveu:Trocando os pistões do 8v e passando pro alcool + chip e escape da um ganho bom tbm? Ou essa receita do cabeçote é mais indicada? :47:


Tbm dá, mas de qualquer forma você vai ter que tirar o cabeçote fora para pelo menos uma geral nele, e um trabalho de dutos e sede...

Com pistões dá para subir ainda mais a taxa, 13:1 fácil para rodar no álcool... !
Ricardo S. Becker
Becker Motorsport Brasil

www.beckermotorsport.com.br / www.activeautowerke.com.br

BMW 335i Motorsport Bi-Turbo 530cv by Active Autowerke

Imagem

Guilherme Rabelo
GL Member
GL Member
Mensagens: 130
Registrado em: 19 Abr 2013, 16:27
Nome Completo: Guilherme Rabelo Ristuccia
Cidade: Pocos de Caldas
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Guilherme Rabelo » 20 Mai 2013, 16:52

ricardobecker escreveu:
CaioMs escreveu:Trocando os pistões do 8v e passando pro alcool + chip e escape da um ganho bom tbm? Ou essa receita do cabeçote é mais indicada? :47:


Tbm dá, mas de qualquer forma você vai ter que tirar o cabeçote fora para pelo menos uma geral nele, e um trabalho de dutos e sede...

Com pistões dá para subir ainda mais a taxa, 13:1 fácil para rodar no álcool... !


tenho 2 cabeçotes um std e um no carro que nao sei como esta e 2 comandos originais tb 1 no carro e 1 guardado, comprei o cabeçote roletado agora, o que vc indica usar e fazer com esses cabeçotes????
refaça sua assinatura - by Rohde

Guilherme Rabelo
GL Member
GL Member
Mensagens: 130
Registrado em: 19 Abr 2013, 16:27
Nome Completo: Guilherme Rabelo Ristuccia
Cidade: Pocos de Caldas
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Guilherme Rabelo » 31 Mai 2013, 12:28

cabeçote roletado ja chegou........só falta o chip.............
refaça sua assinatura - by Rohde

Guilherme Rabelo
GL Member
GL Member
Mensagens: 130
Registrado em: 19 Abr 2013, 16:27
Nome Completo: Guilherme Rabelo Ristuccia
Cidade: Pocos de Caldas
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Guilherme Rabelo » 18 Jun 2013, 14:57

dia 22 encosto o carro p/ fazer o motor e trocar o cabeçote, ja vou montar com as velas de iridiun e o filtro de ar esportivo......depois encostar pra chipar
refaça sua assinatura - by Rohde

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Arquiteto » 18 Jun 2013, 15:03

Guilherme Rabelo escreveu:dia 22 encosto o carro p/ fazer o motor e trocar o cabeçote, ja vou montar com as velas de iridiun e o filtro de ar esportivo......depois encostar pra chipar


ansioso pelo resultado mode on

Guilherme Rabelo
GL Member
GL Member
Mensagens: 130
Registrado em: 19 Abr 2013, 16:27
Nome Completo: Guilherme Rabelo Ristuccia
Cidade: Pocos de Caldas
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Guilherme Rabelo » 18 Jun 2013, 15:34

Arquiteto acho que o chip nao vai dar tempo antes do encontro aqui em Poços...........depois disso tudo pintura geral nele..........comprei ele muito zuado.........aos poucos do deixando ele novo
refaça sua assinatura - by Rohde

Tercyo Maia
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 192
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:33
Nome Completo: Tercyo Alves Maia
Cidade: Crato
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Tercyo Maia » 04 Jul 2013, 19:32

Guilherme Rabelo escreveu:Arquiteto acho que o chip nao vai dar tempo antes do encontro aqui em Poços...........depois disso tudo pintura geral nele..........comprei ele muito zuado.........aos poucos do deixando ele novo

E ai Guilherme qual foi o resultado do cabeçote roletado?

Gerson Hatschbach
GL Member
GL Member
Mensagens: 115
Registrado em: 08 Abr 2013, 20:16
Nome Completo: Gerson Hatschbach
Cidade: Restinga seca
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Gerson Hatschbach » 04 Jul 2013, 20:32

Arquiteto escreveu:no VCD,

ja uso esta receitinha basica ... a diferença fica por conta do filtro que e K&N

garantia de saidas e retomadas melhoradas ...

na linha Aspro basica vc ainda poderia implementar...

polia regulavel $

comando retrabalhado $$

escape dimensionado $$$

refazer o chip depois de tudo $

Arquiteto, explica pro leigo aqui, como funciona esse esquema da polia regulavel e o comando retrabalhado???? como se modifica isso? da pra modofica partindo do original????

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Arquiteto » 04 Jul 2013, 21:47

a polia não vc teria de comprar ...

ja o comando sim da pra trabalhar a partir do seu mesmo ...

se quizer ler mais sobre o assunto segue link do forum dos mozeiros com este assunto

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=6039

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=4&t=5478

AndersonSergio
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Jul 2013, 16:00
Nome Completo: Anderson Sérgio Gonçalves dos Santos
Cidade: Guanhães
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por AndersonSergio » 06 Ago 2013, 13:03

Arquiteto escreveu:no VCD,

ja uso esta receitinha basica ... a diferença fica por conta do filtro que e K&N

garantia de saidas e retomadas melhoradas ...

na linha Aspro basica vc ainda poderia implementar...

polia regulavel $

comando retrabalhado $$

escape dimensionado $$$

refazer o chip depois de tudo $


Arquiteto, bom d+++? me da um toque, voce usa chip e filtro em um vcd ne? eu to querendo uns cavalos amais no meu 96/97 de 141 c na baixa, certo? so com o filtro e com o chip a o que de ganho ? se colocar so o filtro ajuda?

Avatar do usuário
vinicius-ctba
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Jul 2013, 08:02
Nome Completo: vinicius brizida
Cidade: curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por vinicius-ctba » 07 Ago 2013, 10:46

Tenho um vectra 2.0 16v com cabeçote rebaixado chipado no àlcool coletor 4x1 e redimencionado até o final do carro sem catalizador e filtro esportivo, e na verdade o carro só ficou melhor acima de 5500 rpm porque ele perdia a força o resto ficou um pouco melhor o gasto que tive com tudo isso dava para colocar um turbo que vinha + cv por $$ ....

PedroPoppinger
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 302
Registrado em: 17 Jun 2013, 17:10
Nome Completo: Pedro Augusto Bruno da Silva
Cidade: Santa Rita do Sapucaí
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por PedroPoppinger » 07 Ago 2013, 11:03

No final das contas, tudo isso aí vai gerar mais pocotós pro vectra, mas e o consumo, continua o mesmo? Outra duvida... trocar só o coletor por um 4x1, vai mudar alguma coisa na potência do carro?
Imagem

207 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 97 visitantes

Bem-vindo: 23 Abr 2024, 12:36