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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Arquiteto » 07 Ago 2013, 20:23

blz Anderson ...

meu carro melhorou muito na saida e retomada ...

ganhos em CV, se tive, foram pequenos mas gostei do resultado pela melhora na resposta ...

FelipeOsmar
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por FelipeOsmar » 19 Ago 2013, 08:53

E o resultado do cabeçote roletado? =)

Outra dica minha seria o uso de tbis individuais para cada cilindro.

rafaguedes
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por rafaguedes » 28 Ago 2013, 20:19

Galera, o que posso acrescentar para vocês:

Tenho um VCD 1997 2.0 16v 141cv coloquei o filtro e o carro só fica com um ronco legal não ganha M... nenhuma de cv, fui em uma oficina de preparação e o pessoal me indicou além do filtro fazer o escapamento 4x1 para ganhar no maximo uns 8cv a 10cv. (resumindo não fiz muita grana para poucos cv).

Com o CD já papei Audi 1.8 T

Comprei um VC GLS 2.0 8v 110cv 1997 com 39000km é absurdamente mais lento que o VCD 16v, talves o carro esteja precisando de uma viagem um pouco longa para soltar o motor, mas já estive pensando em chipar o carro. (Rodei 1600km com o CD 16v + uma carretinha viajando em media de 150km/h quando cheguei e retirei a carretinha o VCD ficou um demonio motor soltinho soltinho).

ALGUEM Sabe quantos cv da para ganhar com apenas o CHIP de potencia?

e o que vcs acham deste video:

http://www.youtube.com/watch?v=PEERb9nuiuk
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FelipeOsmar
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por FelipeOsmar » 29 Ago 2013, 09:40

Não existe gastar 10 reais e ganhar 100cv hehe =P

Um chip vai melhorar o funcionamento geral dele dentro do limite do conjunto mecânico e de acordo com o teu modo de dirigir. Um bom chip é feito para o condutor, não algo "genérico" como... "chip para tal modelo de carro" sabe?

Tu tem que dizer pro preparador como tu dirige, como tu troca marcha, tipo de combustível, o que tu gostaria, etc.


Por exemplo, pro pessoal que sempre acelera um pouquinho a mais para trocar de marcha, e por usar bem mais no perímetro urbano, é interessante privilegiar as rotações baixas.

Logo mudando a curva do torque, o carro ficará melhor nas rotações baixas.

Agora em ganho de cv em rotação alta, fazendo um chip só com esse intuito.... o ganho vai ser pífio =)

rafaguedes
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por rafaguedes » 29 Ago 2013, 10:25

O grande problema dos vectra é a retomada antes dos 3000RPM, o meu CD mesmo se arrancar forte desde a primeira marcha é dificil andar junto, porem se for arrancar de segunda e não estiver com o motor cheio o carro não vai. isso que gostaria de corrigir em meus vectras.

Valeu pelas dicas!
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Arquiteto » 29 Ago 2013, 10:58

ricardobecker escreveu:
Arquiteto escreveu:Ricardo,

eu estava ansioso por sua opinião neste topico ...

com base na sua experiencia qual solução mais adequada"plug and play /custo/beneficio"

para ganhar 20cv no 8v e no 16v ...


e uma duvida este detalhe de injeção que vc citou acima não compromete a durabilidade do motor ?

abç


Para ganhar apenas 20cv no 2.0 8v é muito simples, o cabeçote dele tem margem para baixar até 2mm com segurança.
A melhor forma de fazer isso é comprar um cabeçote usado standard, plainar para -2mm, polir os dutos, retirar o ressalto da guia de válvula, trocar retentores e sedes. Terá que ser refeito o chip, para ajustar ignição e alimentação. Com isso o 2.0 8v salta de 110cv para 140~145, vide um cabeçote que eu fiz e o Phillipius, e mediu 145cv com escape original. Investimento de aprox. R$ 1.500 para fazer isso.

No 2.0 16v 20cv você consegue só com remap e um bom intake... se quiser mais pimenta, troque os pistões dele por uns forjados com mais taxa, passe para alcool e remap... 170~180 fácil !

Abraços !!


rafa tai uma receita confiavel pra vc que pegou o topico andando ... :88:

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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Rodrigo-Vectra » 05 Set 2013, 22:30

proximo up do meu vectra é um escape completo feito COLETOR ATÉ O PARACHOQUE!

gyan
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veneno leve 2.2 16v

por gyan » 17 Set 2013, 21:48

pessoal aos entendidos, meu 2.2 16v esta com filtro esportivo k&N in box, sem catalisador e motor novo com 15 mil km, estou pesquisando até agora só sei que devo fazer ângulos nas válvulas, estou querendo sugestões já testadas para o cabeçote não pretendo trocar comandos nada de que impossibilite de usa-lo no dia a dia e não perder a economia na estrada. vou fazer chip com o overspeed após decidir o que fazer, e fazer toda a parte mecânica que é feita por mim mesmo. alem das dicas do cabeçote queria saber se ficaria bom trocar pistões dele pelos do 2.0 16v de 141 cv, se daria para continuar com gasolina andando normal, olhando no antigo forum vi que ficaria com 11.6 de taxa, mas só comentários por cima.
agradeço a quem puder colaborar.
abraço a todos

gyan
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Re: veneno leve 2.2 16v

por gyan » 11 Out 2013, 13:18

ninguem???????

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Re: veneno leve 2.2 16v

por Alcir Andreoni » 11 Out 2013, 13:22

É que você não deu uns up's no tópico para chamar a atenção da turma que entende de mexer em motores... :6:
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Isso deixa marcas profundas!

rgapski
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Re: veneno leve 2.2 16v

por rgapski » 11 Out 2013, 13:50

gyan escreveu:pessoal aos entendidos, meu 2.2 16v esta com filtro esportivo k&N in box, sem catalisador e motor novo com 15 mil km, estou pesquisando até agora só sei que devo fazer ângulos nas válvulas, estou querendo sugestões já testadas para o cabeçote não pretendo trocar comandos nada de que impossibilite de usa-lo no dia a dia e não perder a economia na estrada. vou fazer chip com o overspeed após decidir o que fazer, e fazer toda a parte mecânica que é feita por mim mesmo. alem das dicas do cabeçote queria saber se ficaria bom trocar pistões dele pelos do 2.0 16v de 141 cv, se daria para continuar com gasolina andando normal, olhando no antigo forum vi que ficaria com 11.6 de taxa, mas só comentários por cima.
agradeço a quem puder colaborar.
abraço a todos


Gyan,

Refazer os ângulos das sedes de válvulas não te dará ganho expressivo de potencia, talvez nem dê algum ganho.
O que melhor é a vaporização do combustível.
O ganho obtido com esse trabalho surge justamente em carros com comandos mais bravos, pois essa emulsificação facilita a queima em marcha lenta e baixas rpms, deixando o carro mais gostoso de guiar em baixas rpm.
Eu tive um aspro com comando bem nervoso, o que fazia embaralhar demais até os 2mil rpm, era praticamente impossível de andar em baixa. Depois de retrabalhar as sedes das valvulas, o carro ficou bem mais gostoso de guiar, embora ainda embaralhasse um pouco.
Não notei ganho em números, pois em alta permaneceu praticamente na mesma, mas senti melhoras legais na dirigibilidade, partidas, marcha lenta, etc.

Sobre a troca dos pistões, não sei te dizer, mas me parece que os pistões do 2.2 são maiores que o do 2.0...
Aumentar a taxa vai te dar um ganho legal, mas já que vai mexer em pistões, porque não passa ele para 2.4?
Afinal "there's no replacement for displacement"...
No dia que precisar mexer no meu motor, não penso duas vezes em abrir para 2.4.
Um 2.4, com catalisador, filtro e escape original já da 150 cv, o que seria bem suficiente para mim...

O seu carro do jeito que esta (com filtro e escape), quando fizer o chip, já vai vir pelo menos uns 15% a mais de potencia, chegando na casa dos 150 pocotós, isso sem perder em dirigibilidade e torque em baixa.
Talvez aconsiga mais, mas acho que ultrapassar a relação de 70cv/litro exige maiores aprimoramentos, como taxa, comando, o que vai exigir reescalonamento do cambio, pois o cambio do 16v é loooongo que só.
Tentar tirar muita coisa no aspro exige muito $$$.

Outra coisa que parece interessante, é a retirada da arvore de balanceamento.
Dizem que ela "pesa" no motor.
Não sei até onde isso procede, ai tem que esperar a galera das antigas se manifestar.

Agora, se você almeja ultrapassar a barreira dos 170~180cv, parte prum kit turbo básico. Com 0,5 de pressão você já vai conseguir mais que isso.
Com essa pressão, não há tanta necessidade de intercooler, bastando rodar no álcool e deixar bem acertado para não dar falta.
O vectra tem cambio longo, então dá até pra viajar a 120km/h sem encher a turbina.
E ainda continua na vantagem de ter um carro com dirigibilidade próxima da original...

Abs.
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Re: veneno leve 2.2 16v

por Alcir Andreoni » 11 Out 2013, 13:53

rgapski escreveu:
gyan escreveu:pessoal aos entendidos, meu 2.2 16v esta com filtro esportivo k&N in box, sem catalisador e motor novo com 15 mil km, estou pesquisando até agora só sei que devo fazer ângulos nas válvulas, estou querendo sugestões já testadas para o cabeçote não pretendo trocar comandos nada de que impossibilite de usa-lo no dia a dia e não perder a economia na estrada. vou fazer chip com o overspeed após decidir o que fazer, e fazer toda a parte mecânica que é feita por mim mesmo. alem das dicas do cabeçote queria saber se ficaria bom trocar pistões dele pelos do 2.0 16v de 141 cv, se daria para continuar com gasolina andando normal, olhando no antigo forum vi que ficaria com 11.6 de taxa, mas só comentários por cima.
agradeço a quem puder colaborar.
abraço a todos


Gyan,

Refazer os ângulos das sedes de válvulas não te dará ganho expressivo de potencia, talvez nem dê algum ganho.
O que melhor é a vaporização do combustível.
O ganho obtido com esse trabalho surge justamente em carros com comandos mais bravos, pois essa emulsificação facilita a queima em marcha lenta e baixas rpms, deixando o carro mais gostoso de guiar em baixas rpm.
Eu tive um aspro com comando bem nervoso, o que fazia embaralhar demais até os 2mil rpm, era praticamente impossível de andar em baixa. Depois de retrabalhar as sedes das valvulas, o carro ficou bem mais gostoso de guiar, embora ainda embaralhasse um pouco.
Não notei ganho em números, pois em alta permaneceu praticamente na mesma, mas senti melhoras legais na dirigibilidade, partidas, marcha lenta, etc.

Sobre a troca dos pistões, não sei te dizer, mas me parece que os pistões do 2.2 são maiores que o do 2.0...
Aumentar a taxa vai te dar um ganho legal, mas já que vai mexer em pistões, porque não passa ele para 2.4?
Afinal "there's no replacement for displacement"...
No dia que precisar mexer no meu motor, não penso duas vezes em abrir para 2.4.
Um 2.4, com catalisador, filtro e escape original já da 150 cv, o que seria bem suficiente para mim...

O seu carro do jeito que esta (com filtro e escape), quando fizer o chip, já vai vir pelo menos uns 15% a mais de potencia, chegando na casa dos 150 pocotós, isso sem perder em dirigibilidade e torque em baixa.
Talvez aconsiga mais, mas acho que ultrapassar a relação de 70cv/litro exige maiores aprimoramentos, como taxa, comando, o que vai exigir reescalonamento do cambio, pois o cambio do 16v é loooongo que só.
Tentar tirar muita coisa no aspro exige muito $$$.

Outra coisa que parece interessante, é a retirada da arvore de balanceamento.
Dizem que ela "pesa" no motor.
Não sei até onde isso procede, ai tem que esperar a galera das antigas se manifestar.

Agora, se você almeja ultrapassar a barreira dos 170~180cv, parte prum kit turbo básico. Com 0,5 de pressão você já vai conseguir mais que isso.
Com essa pressão, não há tanta necessidade de intercooler, bastando rodar no álcool e deixar bem acertado para não dar falta.
O vectra tem cambio longo, então dá até pra viajar a 120km/h sem encher a turbina.
E ainda continua na vantagem de ter um carro com dirigibilidade próxima da original...

Abs.

Tinha certeza de que a resposta viria com você!
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Re: veneno leve 2.2 16v

por Arquiteto » 11 Out 2013, 17:06

tem um topico inteiro ja com este assunto estou transferindo pra lá

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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Arquiteto » 11 Out 2013, 17:12

Arquiteto escreveu:
ricardobecker escreveu:
Arquiteto escreveu:Ricardo,

eu estava ansioso por sua opinião neste topico ...

com base na sua experiencia qual solução mais adequada"plug and play /custo/beneficio"

para ganhar 20cv no 8v e no 16v ...


e uma duvida este detalhe de injeção que vc citou acima não compromete a durabilidade do motor ?

abç


Para ganhar apenas 20cv no 2.0 8v é muito simples, o cabeçote dele tem margem para baixar até 2mm com segurança.
A melhor forma de fazer isso é comprar um cabeçote usado standard, plainar para -2mm, polir os dutos, retirar o ressalto da guia de válvula, trocar retentores e sedes. Terá que ser refeito o chip, para ajustar ignição e alimentação. Com isso o 2.0 8v salta de 110cv para 140~145, vide um cabeçote que eu fiz e o Phillipius, e mediu 145cv com escape original. Investimento de aprox. R$ 1.500 para fazer isso.

No 2.0 16v 20cv você consegue só com remap e um bom intake... se quiser mais pimenta, troque os pistões dele por uns forjados com mais taxa, passe para alcool e remap... 170~180 fácil !

Abraços !!


rafa tai uma receita confiavel pra vc que pegou o topico andando ... :88:


ai Gyan procurando no lugar certo vc acha muita informação ...

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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por GustavoFlores » 13 Nov 2013, 21:15

ricardobecker escreveu:
Para ganhar apenas 20cv no 2.0 8v é muito simples, o cabeçote dele tem margem para baixar até 2mm com segurança.
A melhor forma de fazer isso é comprar um cabeçote usado standard, plainar para -2mm, polir os dutos, retirar o ressalto da guia de válvula, trocar retentores e sedes. Terá que ser refeito o chip, para ajustar ignição e alimentação. Com isso o 2.0 8v salta de 110cv para 140~145, vide um cabeçote que eu fiz e o Phillipius, e mediu 145cv com escape original. Investimento de aprox. R$ 1.500 para fazer isso.



Boa noite Ricardo,

E se usasse o mesmo tempero em um 2.2 8v, daria para chegar nos 160/170cv? Com um rebaixo de 2mm no cabeçote, só rodando no alcool para aguentar a taxa?

Abraço!
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por ricardobecker » 14 Nov 2013, 23:50

GustavoFlores escreveu:
ricardobecker escreveu:
Para ganhar apenas 20cv no 2.0 8v é muito simples, o cabeçote dele tem margem para baixar até 2mm com segurança.
A melhor forma de fazer isso é comprar um cabeçote usado standard, plainar para -2mm, polir os dutos, retirar o ressalto da guia de válvula, trocar retentores e sedes. Terá que ser refeito o chip, para ajustar ignição e alimentação. Com isso o 2.0 8v salta de 110cv para 140~145, vide um cabeçote que eu fiz e o Phillipius, e mediu 145cv com escape original. Investimento de aprox. R$ 1.500 para fazer isso.



Boa noite Ricardo,

E se usasse o mesmo tempero em um 2.2 8v, daria para chegar nos 160/170cv? Com um rebaixo de 2mm no cabeçote, só rodando no alcool para aguentar a taxa?

Abraço!


Fala Gustavo !

Para essa potência você vai precisar de mais pimenta, só taxa não chega.

Para esse target, 170cv, eu já mudaria um pouco a estratégia. Faria um rebaixamento moderado do cabeçote ( preciso calcular quanto ) e trocaria os pistões por um jogo de pistões forjados taxados, para chegar em uma taxa de 13. Também usaria um comando mais graduado, e um coletor 4x1 com saída e tubulação em 2,5". Além disso você vai precisar de bicos maiores. Você vai ter um ótimo torque em baixa por conta da taxa e ponto, e em média e alta vai respirar muito.

Tive um setup parecido com isso em um 2.0 8v, eu tinha tudo isso aí e mais bielas forjadas, volante de motor aliviado, embreagem multi disco, bicos maiores, enfim... ! :)

Abraços !
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por ricardobecker » 14 Nov 2013, 23:54

GustavoFlores escreveu:Boa noite Ricardo,

E se usasse o mesmo tempero em um 2.2 8v, daria para chegar nos 160/170cv? Com um rebaixo de 2mm no cabeçote, só rodando no alcool para aguentar a taxa?

Abraço!

Ah sim, no cabeçote pode considerar um trabalho de fluxo e "port matching" ( igualar os dutos de saida do cabeçote com os de entrada do coletor). Isso vai ajudar, e para niveis maiores de potência, será fundamental.
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por Last_Warrior » 16 Dez 2013, 20:55

ricardobecker escreveu:
GustavoFlores escreveu:Boa noite Ricardo,

E se usasse o mesmo tempero em um 2.2 8v, daria para chegar nos 160/170cv? Com um rebaixo de 2mm no cabeçote, só rodando no alcool para aguentar a taxa?

Abraço!

Ah sim, no cabeçote pode considerar um trabalho de fluxo e "port matching" ( igualar os dutos de saida do cabeçote com os de entrada do coletor). Isso vai ajudar, e para niveis maiores de potência, será fundamental.

Será que com o comando do Omega 2.0álcool pra fechar o pacote não fica ainda melhor? Apesar que o torque dele vem tarde (4mil rpm) mas pra acelerar fica muito bom!
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por ricardobecker » 17 Dez 2013, 12:11

Last_Warrior escreveu:
ricardobecker escreveu:
GustavoFlores escreveu:Boa noite Ricardo,

E se usasse o mesmo tempero em um 2.2 8v, daria para chegar nos 160/170cv? Com um rebaixo de 2mm no cabeçote, só rodando no alcool para aguentar a taxa?

Abraço!

Ah sim, no cabeçote pode considerar um trabalho de fluxo e "port matching" ( igualar os dutos de saida do cabeçote com os de entrada do coletor). Isso vai ajudar, e para niveis maiores de potência, será fundamental.

Será que com o comando do Omega 2.0álcool pra fechar o pacote não fica ainda melhor? Apesar que o torque dele vem tarde (4mil rpm) mas pra acelerar fica muito bom!


Qual a graduação desse comando ? Geralmente carros mais pesados tem comandos menos bravos, para entregar torque mais cedo.
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leandro.anselmo
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Re: Opnião de todos sobre melhorar o torque

por leandro.anselmo » 17 Dez 2013, 14:37

Achei esta matéria na Best Cars bem interessante!

A tabela resume o que queremos saber... aspirar ou turbinar?

http://bestcars.uol.com.br/cp-vec8v.htm
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