O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoChallenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

48 mensagens
Avatar do usuário
Gusporti
GL Member
GL Member
Mensagens: 64
Registrado em: 23 Abr 2013, 21:10
Nome Completo: Gustavo Bassani
Cidade: Caxias do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Gusporti » 23 Mai 2014, 19:07

Galera é o seguinte.

Resolvi resgatar meu antigo vectra la da empresa pois estavam destruindo ele, recebi uma Captiva v6 em um negocio e vou substitui-la pelo astra de minha mãe.

Mas dai algo aconteceu, eu andei na captiva e escutei o ronco do V6 dela. Fudeu...

Pensa no vectra com seus 1350kg com um motor V6 3.6 com uns 40kg de torque e uns 350cv. Pois bem, é o que estou pensando em fazer rsrs.

Já vi um post aqui sobre um cara querendo colocar mas meio que desistiu por questão de viabilidade financeira.

Como o meu caso é mais por paixão do que qualquer outra coisa valores importam bem menos.

A idéia é a seguinte.

O carro já ta com um cambio F23 com engate rápido, e pelo que vi o conjunto do V6 é BEM leve o conjunto vai ficar BEM bacana, soma isso ao V6 gerenciado por uma megasquirt e o negócio vai ficar lindo rsrs.

Só que eu to totalmente por fora do mundo de GMs além do meu vectra, então antes de dar inicio no projeto preciso coletar algumas informações como por exemplo a medida do fundo do carter até o topo da tampa de valvulas, o desenho/medidas do acoplamento com o cambio para estudar a viabilidade de monta-lo no F23 com ou sem flange, posição dos suportes de fixação do motor, medida da largura do motor para ver se cabe no cofre e por ultimo se ele é injeção direta ou indireta.

O que eu já sei é que ele é mais curto que o L4, entao lateralmente pelomenos ele entra no cofre.

O volante para poder usar com a F23 eu mesmo farei.

O mais importante mesmo é a medida de altura e o acoplamento com o cambio!

Ah e por fim, alguem conhece algum desmanche com um motor desses a venda??
X6M 4.4 Twin Turbo 555cv@6000rpm

A3 2.0T SFI APR Stage 3 489cv@6200rpm 72kgf.m@4400rpm

335i Motorsport Active Autowerke Stage 3 440cv nas rodas.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Thiago Menezes » 23 Mai 2014, 20:30

:40: Não vim dar informações que precisa até porque sou leigo nesse assunto, mas vou acompanhar de perto :40:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Arquiteto » 23 Mai 2014, 20:36

:88:

se eu encontrar uma destas dou um grito aqui ...

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Janderson » 23 Mai 2014, 20:53

Meu Deusss :13: se tu fizer isso mesmo Gustavo, daí é que eu piro o cabeção :55: o primeiro Vectra do mundo 3.6 V6, seria simplesmente magnífico, até me arrisco a dizer mais, tu faria $$$ com esse carro, já pensou em colocar ele lá no Super carros em Gramado e cobrar de quem quiser dar uma voltinha ?, eu pago, eu pago, eu pago, kkkkk...

Só faz uma coisinha Gus, aquela ideia que larguei aqui no fórum num tópico, já pensou, um Vectra V6 todo mexido, porém no visual completamente original, um Challenge bonitão apenas, daí um cara ao lado numa estrada, num sinal , etc..vê e pensa, ah, um Vectra, daí tu só dá uma apertadinha no pedal da alegria :105: vai deixar o resto de cara :102:

Abração chefia :88: se achar alguma Capivara aqui eu te aviso também.
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Janderson » 23 Mai 2014, 20:58

Acheiiiiiiii, agora é contigo Gus, corre que falta 6 dias, e é aqui mesmo no RS, motor V6 com apenas 31 mil kms., não tá tão caro, pensei que fosse mais até, pois a galera as vezes gasta 4 ou 5 mil retificando o mesmo motor do Vectra, tá certo que ainda nisso faltaria gastar mais uns $$ em algumas adaptações, mas acho que não seria muito também...bom sem enrolar, olha aí:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -30-v6-_JM

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por blue label » 23 Mai 2014, 22:18

esse motor 3.0 e uma merda.
o 3.6 eu ainda nao andei.
gustavo. eu tenho a f23 parada. so preciso de tempo. vou ver se consigo passar num braço pra mandar os pontos pra vc.
mas vai demorar um pouco. porem tempo não e problema nesse caso

o bolt pattern e mesmo essencial
se tu acha-se aquele vectra 2.5 v6 daria para ter mais noção dos suportes e tal
mas talvez com fotos do gringos de para ajudar

Avatar do usuário
Gusporti
GL Member
GL Member
Mensagens: 64
Registrado em: 23 Abr 2013, 21:10
Nome Completo: Gustavo Bassani
Cidade: Caxias do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Gusporti » 23 Mai 2014, 22:34

To com receio de que ninguem tenha feito por não ser possivel rsrs.
X6M 4.4 Twin Turbo 555cv@6000rpm

A3 2.0T SFI APR Stage 3 489cv@6200rpm 72kgf.m@4400rpm

335i Motorsport Active Autowerke Stage 3 440cv nas rodas.

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Bruno Cesário » 24 Mai 2014, 00:26

Por um instante achei que fosse despenar a Captiva só pra colocar o motor no Vectra. kkkk
:52:

Avatar do usuário
GIOVANNIRNP
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 24 Abr 2013, 12:03
Nome Completo: Giovanni Roberto Nery Pimentel
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 45

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por GIOVANNIRNP » 24 Mai 2014, 09:12

Bruno Cesário escreveu:Por um instante achei que fosse depenar a Captiva só pra colocar o motor no Vectra. kkkk


x2 :38: :38: :38:
2009 ELITE 2.0 140cv PRATA TOP FULL/2010 STILO 1.8 8V PRETO
2006 ELITE 2.4 150cv PRETO TOP FULL
1997 CD2.0 141cv VERMELHO
2001 GLS2.2 123cv PRETO
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=31&t=423
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Thiago Menezes » 24 Mai 2014, 09:45

Bruno Cesário escreveu:Por um instante achei que fosse despenar a Captiva só pra colocar o motor no Vectra. kkkk


Eu também pensei nisso no primeiro momento hahahahahaah :38:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Last_Warrior » 24 Mai 2014, 17:18

Vai usar a transmissão mecânica? Aí complica um pouco, vai ter que encomendar então o módulo de injeção e os chicotes do Holden Commodore a partir da versão VZ manual com Alloytec que é o mesmo motor da Captiva só que manual, lógico, com os seus respectivos chicotes... Ou então usa o conjunto todo da captiva incluindo o câmbio automático e seus respectivos chicotes, aí fica bem mais fácil.

Observar se não existiu também a versão com injeção direta da Captiva, caso queira usar essa configuração, a lista de modificações são ainda maiores, porque terá que fazer uma tubulação especial devido a altíssima pressão do sistema de alimentação (próximo a 300psi!!!)

O mais fácil seria o 3.6 com injeção indireta, e transplantar o conjunto motor e câmbio e chicotes com injeção tudo no Vectra.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Gusporti
GL Member
GL Member
Mensagens: 64
Registrado em: 23 Abr 2013, 21:10
Nome Completo: Gustavo Bassani
Cidade: Caxias do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Gusporti » 24 Mai 2014, 17:56

Manual sempre!

Injeção vai ser a mega e chicote faço eu barbadinha!

Imagem
Imagem
Imagem


O lance é o seguinte.

A flange do cambio é completamente diferente, acho que não aproveita nenhum furo. Logo terei que fazer uma placa para prender. Até ai sem problema.

O maior problema mora na posição do suporte esquerdo. Esse motor é fixado exatamente igual o meu a3, com o suporte em cima e a raquete em baixo do motor.

Logo precisarei fazer uma peça que prenda no motor ali em cima, suba até a raquete original e desça até o suporte do motor L4, também sem problemas, porém preciso de um motor aqui cmg para poder fazer!

Legal é que vai funcionar tudo inclusive o CB haha.

Ainda em busca de um motor!
X6M 4.4 Twin Turbo 555cv@6000rpm

A3 2.0T SFI APR Stage 3 489cv@6200rpm 72kgf.m@4400rpm

335i Motorsport Active Autowerke Stage 3 440cv nas rodas.

Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 263
Registrado em: 16 Abr 2013, 16:10
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Cidade: Rolândia
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Forster » 24 Mai 2014, 18:01

O som do V6 sempre é bacana...mexe com que gosta de carro...

Vai ser carro civil ou pra rodar em autódromo?
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

Avatar do usuário
melk
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 13 Dez 2013, 08:05
Nome Completo: melkzedek dias de farias
Cidade: Indaial
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por melk » 24 Mai 2014, 20:06

Parabéns pelo projeto gusporti. Esse não brinca quando o lance e potência vamo aprende a receita quando tiver $$$$$ vo tenta também..

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Last_Warrior » 25 Mai 2014, 02:15

Beleza, mas o seu problema em usar manual não vai ser adaptar o câmbio, mas fazer a parte da injeção funcionar... Porque, se não me engano, o PCM não funciona o motor se o câmbio não estiver no lugar. Ou estou errado?

Se eu estiver certo, vc vai ter que achar um ECM desse motor 3.6 com seus respectivos chicotes, e esse motor nessa configuração de câmbio manual só existe no Holden Commodore da austrália, até onde sei. Porque todos os Holden Commodore que vieram para o Brasil como Omega CD são automáticos.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
melk
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 13 Dez 2013, 08:05
Nome Completo: melkzedek dias de farias
Cidade: Indaial
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por melk » 25 Mai 2014, 11:12

Last_Warrior escreveu:Beleza, mas o seu problema em usar manual não vai ser adaptar o câmbio, mas fazer a parte da injeção funcionar... Porque, se não me engano, o PCM não funciona o motor se o câmbio não estiver no lugar. Ou estou errado?

Se eu estiver certo, vc vai ter que achar um ECM desse motor 3.6 com seus respectivos chicotes, e esse motor nessa configuração de câmbio manual só existe no Holden Commodore da austrália, até onde sei. Porque todos os Holden Commodore que vieram para o Brasil como Omega CD são automáticos.

Ele vai utilizar a megasquirt uma injeção programável.

Avatar do usuário
Gusporti
GL Member
GL Member
Mensagens: 64
Registrado em: 23 Abr 2013, 21:10
Nome Completo: Gustavo Bassani
Cidade: Caxias do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Gusporti » 25 Mai 2014, 13:14

Sim vou usar a mega, acho que ele não tinha entendido.

Enfim, para isso terei que refazer todo o chicote do carro pois quero o ar digital funcionando. Eu já tenho um chicote da minha mega antiga, mas ela compartilhava o conector do chicote original. Mas isso é fiaçao simples, todos os sinais são analógicos.

Vou falar com meu mecanico essa semana pra gente avaliar a situação pois pra ir além do estagio atual vou precisar de um motor em mãos para descobrir a ordem de ignição para fazer o wasted spark nas bobinas independentes, medir se a variação do comando se da com sinal positivo ou negativo e ver se o tbi é eletronico ou de cabo.

Como não vou usar os knock sensors o resto é tudo basicão. Tps, map, rpm, ignição, mat e temperatura do motor.
X6M 4.4 Twin Turbo 555cv@6000rpm

A3 2.0T SFI APR Stage 3 489cv@6200rpm 72kgf.m@4400rpm

335i Motorsport Active Autowerke Stage 3 440cv nas rodas.

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Bruno Cesário » 25 Mai 2014, 14:30

Esse Vectra é o mesmo aspirado junto aos videos do A3 ? Se for, quem levou melhor com o Azera numa pista de arrancada ?

Vou ficar espiando esse tópico pra ver o que vai dar. rsrsrs
:52:

Avatar do usuário
Gusporti
GL Member
GL Member
Mensagens: 64
Registrado em: 23 Abr 2013, 21:10
Nome Completo: Gustavo Bassani
Cidade: Caxias do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Gusporti » 25 Mai 2014, 20:23

É. No video o vectra levou por 1 carro. Mas no dia os melhores tempos foram de 14.5 pro vectra e 15.4 pro azeera.
X6M 4.4 Twin Turbo 555cv@6000rpm

A3 2.0T SFI APR Stage 3 489cv@6200rpm 72kgf.m@4400rpm

335i Motorsport Active Autowerke Stage 3 440cv nas rodas.

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Challenge 2002 + V6 3.6 Captiva = ?

por Bruno Cesário » 25 Mai 2014, 20:29

Orra...apesar do peso do Azera e cambio aut, o bicho tem mais 240cv contra os 138cv ORIGINAIS do Vectra, Vectra tá andando forte. Foi feito o que ? Vi nos comentários lá no Youtob@ que era turbo.
:52:

48 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 317 visitantes

Bem-vindo: 26 Abr 2024, 16:08