O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoMelhora no Desempenho (Arrancadas/Retomadas) Vectra 2.0 8v
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

8 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
marcos_pc
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Abr 2014, 09:22
Nome Completo: Marcos Paulo Cordeiro
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Melhora no Desempenho (Arrancadas/Retomadas) Vectra 2.0 8v

por marcos_pc » 16 Jun 2014, 10:10

Esse é meu primeiro tópico aqui no Clube. Tenho um Vectra CD 2.0 8V 2003 e estou com algumas dúvidas sobre melhorar o desempenho em arrancadas e retomadas em baixas rotações, sem fazer grandes mudanças. Li vários tópicos sobre o assunto, mas achei que as informações estão descentralizadas então resolvi reunir tudo em um único tópico...

Recentemente o motor do meu carro foi retificado inteiro (bloco e cabeçote), eu estou achando o carro meio frouxo nas arrancadas e retomadas em baixa rotação, gostaria de melhorar um pouco o torque. Li bastante aqui no fórum sobre algumas alternativas para ganhar um pouco de potência.

Estou pensando em mexer na programação da central da injeção eletrônica, alguém saberia me dizer se um novo chip reprogramando a central trás algum resultado significativo? Caso a resposta seja positiva, pode indicar alguém confiável que faz esse serviço?
Também estou pensando em colocar velas Iridium. Vale a pena? Se a resposta for positiva, qual o GAP ideal para o Vectra?
Outra solução que considerei é um filtro de ar esportivo, lendo aqui no fórum estou tendencioso a comprar o K&N. Minha dúvida é, compensa investir num filtro desses? Qual o melhor modelo cônico ou estilo original? Tem alguma outra marca mais barata e de qualidade?

A minha intenção é a melhora no desempenho em baixas rotações e arrancadas, mas mantendo o carro o mais próximo possível da originalidade. Essas mudanças vão trazer um resultado satisfatório? Alguém sabe de alguma outra mudança que traga um resultado mais expressivo? Ou é melhor manter o carro original sem nenhuma mudança?

* Não pretendo fazer grandes modificações, e também a grana é curta...

Arker
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 17 Jun 2013, 19:39
Nome Completo: Arthur Borges dos Santos
Cidade: SBC
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Melhora no Desempenho (Arrancadas/Retomadas) Vectra 2.0

por Arker » 19 Jun 2014, 15:59

Amigo, esse motor não é tão "frouxo" quando em bom estado, e como você retificou algo deve ter ein, pode ser dificil, mas será que o motor está em sincronismo correto ?

DarkStein

Re: Melhora no Desempenho (Arrancadas/Retomadas) Vectra 2.0

por DarkStein » 20 Jun 2014, 08:16

Deveria ter pensado nisto no momento da retifica! Só ter dito para teu mecanico dar uma pequena taxa a mais no cabeçote que já iria melhorar UM POUCO o torque.

Agora, POR FAVOR, não caia nesse conto de vigário de filtro K&N e Velas feitas do metal do esqueleto do Wolverine!
Velas Iridium, são apenas mais resistentes que as comuns. O grau da vela é o mesmo, logo não terá ganho algum.
Filtro K&N funciona, desde que o teu motor esteja modificado e precisa admitir maior quantidade de AR que o original.
Chip em carro aspirado? Outra LENDA!

Não tem milagre com aspirado! Ou modifica mecanica ou não terá ganho!

Avatar do usuário
Diego Jose de Paula
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 27 Ago 2013, 16:33
Nome Completo: Diego José de Paula
Cidade: uberaba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Melhora no Desempenho (Arrancadas/Retomadas) Vectra 2.0

por Diego Jose de Paula » 20 Jun 2014, 08:27

Agregando ao tópico, eu fiz a troca do meu filtro original, pelo filtro da Inflow.
E posso dizer que o ganho de torque na marcha lenta foi notório. O preço e abaixo dos K&N.
Segue o site onde fiz a compra (http://www.filtrosinflow.com.br) bastante confiável a compra online com recurso do Pagseguro.

E segue o tópico de nosso amigo rgapski sobre o filtro Inflow.
http://www.filtrosinflow.com.br/

Abraço.
Vectra 97 Gls, vermelho Breton + aro 17" (viewtopic.php?f=70&t=1999)

DarkStein

Re: Melhora no Desempenho (Arrancadas/Retomadas) Vectra 2.0

por DarkStein » 20 Jun 2014, 08:56

Vou "discordar" do caso do Diego.

Seguindo esta lógica, então se eu andar com meu carro SEM filtro, terei um excelente ganho?
Eu entendo como "Falso ganho". O cara vai trocar o filtro dele que esta podre, velho, sujo, entopido, e coloca um K&N ou qualquer filtro mágico... Mas será que este filtro mágico ofereceu melhora, ou o filtro antigo que estava restringindo algo?

A central esta programada para admitir X.
Se entra pouco ar = Mistura RICA = CORRETO
Se tra muito ar = Mistura POBRE? ERRADO! Mistura podre se dá irregularidades na vazão da combustivel
Não existe isto de entrar mais ar em aspirado!

Se for assim, vou pegar uma meia calça da minha mulher, colocar na boca da admissão para avitar que entre alguma particula e VUALÁ! meu Vectra vai ganhar 22,5 cv e Muito torque!

Avatar do usuário
Diego Jose de Paula
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 27 Ago 2013, 16:33
Nome Completo: Diego José de Paula
Cidade: uberaba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Melhora no Desempenho (Arrancadas/Retomadas) Vectra 2.0

por Diego Jose de Paula » 20 Jun 2014, 09:35

DarkStein, me desculpe mais deve ter me interpretado mal.

Em minha experiência, não e nada relativo a pura performance como fez o comentário
meu Vectra vai ganhar 22,5 cv e Muito torque!

Na minha necessidade como era relativo ao ganho de torque em marcha lenta, resolveu meu problema.
E meu filtro de papel era trocada a cada 2 trocas de óleo (10.000 km) :88:

Pode não ser a necessidade no amigo marcos_pc, mas pode auxiliar outros membros que por aqui passarem..
Vectra 97 Gls, vermelho Breton + aro 17" (viewtopic.php?f=70&t=1999)

GustavoFlores
GL Member
GL Member
Mensagens: 143
Registrado em: 06 Jul 2013, 18:26
Nome Completo: F. Gustavo Flôres
Cidade: Chapecó
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Melhora no Desempenho (Arrancadas/Retomadas) Vectra 2.0

por GustavoFlores » 21 Jun 2014, 19:41

Gente fina,

Uma boa forma esta descrita aqui: http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=48&t=434 (o tópico é longo mas vale a leitura).

Neste tópico, tem uma resposta do Ricardo Becker para mim que pode te ajudar e muito.

Um grande Abraço!
F. Gustavo Flôres
{São Judas Tadeu, rogaí por nós}
ex - ASTRA Advantage 2.0 8v 123cv - 2005
ex - VECTRA CD 2.0 16v 141cv - 1997
ex - Civix EX vTEC 1.7 16v 130cv - 2001
Atual - Focus GLX Hatch Sigma OBB3 2013
Deus, me ajude, quero um VECTRA outra vez!

Avatar do usuário
marcos_pc
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Abr 2014, 09:22
Nome Completo: Marcos Paulo Cordeiro
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Melhora no Desempenho (Arrancadas/Retomadas) Vectra 2.0

por marcos_pc » 25 Jun 2014, 13:07

Desculpem a demora pra responder é que eu estava viajando, estou curtindo um pouquinho minhas merecidas férias...
Mas vamos lá. Não é que o carro esteja muito fraco, acho que está dentro do normal para um 2.0 8v, porém eu queria melhorar um pouco o desempenho em baixa rotação. Pensei nessas modificações pelo fato de serem mais fácil e não alterarem a originalidade do carro...
Respondendo a pergunta do amigo que questionou, o motor está em sincronismo perfeito, correia no ponto e etc, está funcionando como um sino.
Criei o fórum mais pra tirar algumas dúvidas sobre as soluções apresentadas acima, como sou leigo no assunto não sei se valem a pena, não quero e nem estou podendo gastar dinheiro atoa rsrsrs...
Aproveito para desde já agradecer a opinião dos amigos.

8 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 125 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 06:13