Preparação***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

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No Fear
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***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por No Fear » 24 Jun 2014, 13:10

Post Atualizado em 13 de Novembro de 2015

GALERA,...

Como é de conhecimento de muitos, possuo, além do meu Ex-Kadett GSi T, igualmente um Vectra CD 2.0 16V.

Porém, este Vectra CD 97, agora ficará oficialmente com meu pai (mas não livre de meus cuidados) e portanto resolvi adquirir um outro Vectra e eis que encontrei o que procurava, depois de mais de 8 meses de busca incessante. Em Abril/2013, mais um VCD de 141 cv´s, porém da última safra (97/98), pois os 98/98 já são os de 136 cv´s.

Agora são 2 GM´s na Garagem...2 Vectras CD e um Ex-Kadett GSi T.

VECTRA CD 2.0 16V SFI 98 (Modelo 2003)

* Motor Ecotec X20XEV 2.0 16V Original 141cv´s Taxa 10,8:1 (preparação aspirada, aproximados 170 cv´s)
* Cor: Prata Escuna
* Cabeçote com Tuchos Hidráulicos Originais com Retrabalho (dutos alargados e polidos, curvas suavizadas,etc by LC Retífica Morumbi)
* Duplo Comando de Válvulas com 243º Cam Duration @ 0.1mm Valve Lift / 208º Cam Duration @ 1mm Valve Lift / 9.5mm MAX Valve Lift / 0.45mm Valve Lift @ TDC
* TBI – Coletor de Admissão e Corpo de Borboleta com 62mm
* Combustível Gasolina
* Sistema de Injeção SFI Motronic 1.5.4 Sequencial Multiponto (Ajuste por Sonda + Sensor de Detonação)
* Suspensão Traseira Independente MultiLink – 3 Braços com SubChassi e Controle das Rodas Via 1 Longitudinal (Arrastado) e 2 Transversais (Inferior e Superior) com Barra Estabilizadora de 17mm de diâmetro
* Suspensão Dianteira Independente McPherson, Braço Transversal e Barra Estabilizadora de 18mm de diâmetro
* Suspensão Dianteira com Sistema DAS (Conceito de Segurança Dinâmica)
* Molas JJ Especiais + Amortecedores Pressurizados a Gás Premium Gold® Monroe
* Rodas Vectra Elite Aro 17, 5x110, Originais GM Off-Set (ET) 39
* Pneus 17” JINYU YU61 215/45
* Freios Dianteiros a Disco Ventilados com 288mm
* Freios Traseiros a Disco Sólido com 286mm
* Fluído Freio DOT 5
* Embreagem Hidráulica
* Câmbio F18 WR=Wide-Ratio
* Tanque 60 Litros e Porta-Malas 500 Litros
* Bancos Dianteiros em Veludo, Motorista com Ajuste de Altura e Ambos com Duplo Ajuste Lombar
* Bancos Traseiros em Veludo Bi-Partidos com Acesso ao Porta-Malas (Com Trava de Acesso para os dois Lados) e descanso para o braço central com acesso ao porta-malas (Com Trava de Acesso)
* Coluna de Direção com Ajuste de Altura em 5 Posições (mesmo equipado com Air-Bag)
* Volante de Couro equipado com 6 Controles do Sistema de Áudio
* Retrovisores Elétricos Externos e Anti-Embaçante (esquentam para dissipar a água e/ou neblina) + Desembaçador Vidro Traseiro Termo-Elétrico
* Travas Elétricas Inteligentes nas 4 Portas + Porta Malas + Tanque (armam automaticamente 3 segundos após acionado a ignição e destravam após desligar a mesma) acionadas por 2 dos 3 Sistemas de Alarme (GM e 2 Sistemas Positron PX).
* Trava-Elétrica do Porta-Malas com Acionamento Elétrico Interno (Abertura) + Abertura Via Controle Remoto do Alarme a Distãncia
* Vidros Elétricos nas 4 Portas, TODOS com Sistema 1 Toque para Subida e Descida e Sistema Anti-Esmagamento.
* Ajuste Elétrico de Altura em 4 Posições dos Faróis Dianteiros de Dupla-Parábola
* Lâmpadas Cool-Blue de 5.000K nos Faróis Baixo e Originais no Farol Alto (
* Farol de Neblina Dianteiro e Traseiro.
* Direção Hidráulica Progressiva (mecanismo que torna o volante mais rígido à medida que a velocidade aumenta)
* Ar-Condicionado Inteligente (desliga o compressor sempre que se exige mais do veículo em plena carga, sendo que o compressor é gerenciado pela ECU Motronic 1.5.4, garantindo potência máxima nestas situações)
* Porta-Luvas Refrigerado Blindado (Geladeirinha) + Porta-Copos na Tampa
* Ar-Quente
* Teto-Solar com Acionamento Elétrico de Fábrica
* Chave com Code (Imobilizador Transpoder)
* Alarme Original GM com Ultra-Som (Com Sistema de Desativamento), Subida de Vidros e Travamento/Destravamento Central das Portas + P. Malas + Tanque + Teto-Solar (fechamento do teto-Solar Elétrico pelo Alarme Original em andamento, visto que não é ligado originalmente de fábrica no Brasil).
* 2 Alarmes Positron Linha Cyber PX 300 (Linha 2013)
* Espelho Retrovisor Interno Eletrocrômico (escurece / clareia automaticamente de acordo com a luz captada dos faróis dos veículos de trás)
* Alarme Sonoro de Advertência de Luzes (Sempre que esquecer as luzes de posição ligadas, ao abrir a porta do motorista, irá soar um alarme informando sobre o esquecimento das luzes ligadas).
* Luz de Teto Dianteira com Temporizador = 2 Luzes de Leitura para Motorista e Passageiro + Luz Central
* Luz de Teto Traseira Individual para Cada Passageiro do banco Traseiro (Toarl de 2) com Acionamento Automático na Abertura + Modo Acionamento Manual
* Pára-Sol Motorista/Passageiro com Espelho e Iluminação Noturna

* Computador de Bordo MID (Display de Informações Múltiplas). Informa Falhas em:
1- Nivel de Óleo no Motor
2- Falta de Óleo no Motor
3- Nível do Líquido de Arrefecimento
4- Pastilhas de Freio
5- Fusível da Luz de Freio
6- Luz de Freio
7- Farol e Lanterna Traseira
8- Nível do Líquido do Lavador
+
01- Consumo Instantâneo
02- Consumo Médio
03- Litros Viagem
04- Velocidade Média
05- Distância de Viagem
06- Autonomia
07- Autonomia abaixo de 50 Km´s
08- Tempo de Viagem
09- Temperatura externa
10- Cronômetro
11- Gelo (a temperaturas abaixo de 3º C Pisca no Mostrador “Temperatura Externa” avisando que poderá haver gelo na pista)

* Kit de Som Original GM (Kit 3 Vias – Woofer, Médio e Tweeter nas Portas Dianteiras e Kit 2 Vias – Woofer e Tweeter nas portas Traseiras de fábrica).
* Pioneer MP3 Player DEH-P8880BT (BlueTooth)
* Insul-Film (Película) em todos os vidros (exceto Pára-Brisa) G5 (5%), chancelado conforme CBT Tonalidade Dourado (de Fora para dentro se vê preto, de dentro pra fora e em dias de sol, levemente dourado).
* Bateria Selada de 70 Ampéres com Liga de Prata Nova com 1 ano de Garantia

Itens de Segurança:

* Suspensão Dianteira com Sistema DAS (Conceito de Segurança Dinâmica – Exemplo: Rodas esquerdas no asfalto [aderente] e direitas no acostamento. Ao Frear a roda direita tende a trava e a escorregar. A esquerda vai segurar o carro. O DAS dá convergência a roda esquerda, puxando o veículo para a direita, e assim, equilibrando as forças).

* Sistema de Freios ABS (Anti-Block System) nas 4 Rodas (Freios a Disco nas 4 Rodas)

* Sistema EBD (Distribuição de Força de Frenagem) Esse sistema faz com que em cada roda seja aplicada uma força de frenagem diferente, conforme a distribuição das forças resultantes aplicadas no sistema carro e pista.

* TC – Controle de Tração. Usa os sensores de rotação do ABS para detectar má aderência das Rodas Dianteiras (de Tração). Se só uma roda patina, o ABS a freia. Assim a tração se transfere a outra. Se as duas rodas patinam, os sensores notam a diferença de rotação em relação às rodas traseiras. Resultado: Corte gradual da injeção de combustível e ignição. Se for preciso, os freios são acionados.

* Air-Bag (Bolsas Infláveis) para Motorista e Passageiro (Vectra, primeiro carro nacional equipado com Air-Bag).

* Cinto de 3 Pontos nos Bancos Dianteiros com Sistema Tensionador (Em caso de colisão o sistema é acionado, puxando o fecho dos cintos para baixo, reduzindo ou eliminando folgas entre o cadarço do cinto e os corpos, desacelerando o corpo de forma mais distribuída, reduzindo a pressão do cadarço, controlado por uma central eletrônica abaixo do Banco e com Luz Espia no Check-Control) + Ajuste de Altura

* Cinto de 3 Pontos para os 3 Ocupantes do Banco Traseiro com 3 Encostos de Cabeça + Ajuste de Altura

* Bancos Dianteiros com Sistema Anti-Mergulho (Evita que os ocupantes escorreguem no assento em colisões ou freadas bruscas).

* Barras de Aço no Interior das 4 portas Anti-Colisão (evita que em acidente lateral as portas invadam a cabine do veículo).

* Estrutura reforçada, absorvedora e dissipadora de Impactos.

* Pedais (Acelerador/Freio/Embreagem) que se desarmam em caso de colisão.

* Trava para as portas-traseiras (impedindo sua abertura pelo lado de dentro) e trava eletrônica dos Vidros Elétricos Traseiros com Função Anti-Esmagamento.

* Destravamento Emergencial Eletrônico das Travas do Tanque + Porta-Malas + 4 Portas em caso de colisão, facilitando a remoção das vítimas.

* Corte de Combustível em caso de colisão, dificultando o risco de incêndio.

* Sistema de Corte de Energia Eletrônico no caso de sobrecarga no acionamento indevido dos Vidros das 4 Portas.

* Espelho Retrovisor Interno Eletrocrômico. (Fornece Escurecimento Automático, reduzindo o ofuscamento por conta dos faróis dos veículos na traseira – Função Noite em vários estágios e toda a vez que a Ré é engatada, mesmo de noite, o retrovisor volta a função DIA, permitindo máxima visualização).

Detalhe ainda é que o carro possui:

A- Todos os Manuais Originais de Fábrica (Manual do Proprietário, Chevrolet Rede Nacional, Chevrolet Road Service, Manual do Sistema de Áudio original, etc.)
B- InfoCard Original de Fábrica (Código VIN – Chassis, Código do Alarme, Código do Imobilizador, Código da Chave e Código do Rádio)
C- Nota Fiscal de Fábrica

ÍNDICE (Basta Clicar nas Descrições Abaixo e Será Direcionado a Página que Consta a Matéria)

01- Descodificando Câmbio F18 WR e Relação de Marchas x Velocidade
02- Rodas GM Aro 17 Vectra Elite ET39 e Pneus JINYU YU61 215/45
03- BIG 2- Redimensionamento dos Cabos Positivos (Alternador => Motor de Partida => Bateria)
04- Carregador de Bateria Expert Charger PR-10 (Flutuador e Reativador)
05- Bateria Nova CRAL CL72VD - 72 Ampéres Certificada Inmetro A2br
06- Kit Amortecedores AC Delco + Molas JJ Especiais (Rebaixadas Esportivas)
07- Voltímetro Expert Charger Modelo T1
08- Frisos com Repetidor de Luz de Posição Led Modelo 2003
09- Pintura das Capas dos Retrovisores e Instalação dos Spoilers Laterais
10- Limpeza e Manutenção (Troca de Peças) do Porta-Malas

Algumas Fotos:

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Valeu! ;)
Editado pela última vez por No Fear em 13 Nov 2015, 09:32, em um total de 13 vezes.
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Alez
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por Alez » 24 Jun 2014, 13:16

Afinal, a furação é 5x100 ou 5x110?

Ninguém me dá certeza dessa informação.

paulosergioo
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por paulosergioo » 24 Jun 2014, 13:30

Vectra CD .... *-*

Saudades do meu!! rsrs...
______________________________
Atual: Vectra CD SFI 2.0 16v 1997/1997
Kadett GL 2.0 MPFI 1997/1998
Kadett SL/e 1.8 Carburado 1989/1989(Reformando)

EX: Kadett GL 2.0 MPFI 1997/1998

No Fear
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por No Fear » 24 Jun 2014, 14:01

Alez,

Esta dúvida paira a muito tempo. Eu Sigo esta tabela e nunca tive problemas, conforme abaixo:

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Por via das dúvidas, segui a seguinte informação:

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A furação é medida do diâmetro do círculo imaginário que passa pelo centro dos furos. A medida da furação é identificada com o número de porcas ou parafusos e o diâmetro da furação.

Por exemplo: um padrão 4 x 100 indica 4 furos com 100 milímetros de diâmetro. Uma medida de 5 x 110 refere-se a uma roda de 5 furos com o diâmetro da furação de 110 milímetros.

Daí o que fiz? Realizei a medição, conforme abaixo (maneira bem simples), partindo do centro dos parafusos:

Imagem

Obs: A imagem acima é ilustrativa, de minha autoria, no que tange a medição, pois apenas demonstrei acima uma forma de realizar a medição. Ainda não havia posicionado devidamente o aparelho, que deu, após ajuste 110mm.

Enfim, já fiz este procedimento com a roda fora do cubo e deu exatamente 110mm, utilizando um Calibre Digital.

Enfim, foi o dado que apurei pessoalmente.

Valeu! 8-)
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Thiago Menezes
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por Thiago Menezes » 24 Jun 2014, 14:03

Alez escreveu:Afinal, a furação é 5x100 ou 5x110?

Ninguém me dá certeza dessa informação.


5x110 :88:
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Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

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No Fear
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***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por No Fear » 24 Jun 2014, 14:23

DESCODIFICANDO O CÂMBIO DO VCD 2.0 16V:

Existem várias versões, dados confusos e muita especulação em torno do câmbio da linha GM, incluindo do Vectra.
A fim de elucidar a questão com dados completos e verídicos, venho usufruir dos dados do meu câmbio como exemplo e tornar público como descodificar o câmbio do seu Vectra e desvendar este mistério.

Bom, por se tratar de GM, facilita e muito, pois ela codifica seus câmbios com alguns caracteres (alfanuméricos) e que dizem simplesmente TUDO do câmbio.

Sigam abaixo a explicação Ilustrada e Bom Divertimento.

F18
I 126 7 2
0689
W 394


1 = Qual a Fábrica que confeccionou o Câmbio: (I – Isuzu - uma das mais antigas montadoras de automóveis da cidade de Tóquio-Japão)
2 = Tipo de Transmissão: F18
3 = Número de dias por ano: 126 significa q em 1997 o Câmbio foi fabricado em 07 de Maio - Contabilize de 01/01/1997 a 07/05/1997 = 126 dias
4 = Dígito Final do Ano: 1997
5 = Turno de produção: 2 - Tarde (1 = Turno da Manhã, 2 = Turno da Tarde)
6 = Número de Série: 0689
7 = Tradução de Saída (Relação do Diferencial): 3,94:1
8 = Tipo (C = CR, W = WR) CR=Close-Ratio / WR=Wide-Ratio: WR

Relações das Marchas do meu Câmbio:

1º Marcha: 3,58:1
2º Marcha: 1,87:1
3º Marcha: 1,22:1
4º Marcha: 0,91:1
5º Marcha: 0,74:1
Obs: Segui a Tabela Acima da OPEL, Câmbio Modelo F18+ WR, porém a quinta do F18.

Conforme Tabela abaixo o Vectra B com Motor X20XEV possui o Câmbio F18 com Diferencial 3,94 Wide-Ratio (WR) Código Alpha GS.

Imagem

Abaixo, de posse de todos os dados em mãos, fiz a simulação de Velocidade Máxima de Cada Marcha e do Veículo em 5ª com as Rodas e Pneus Atuais. O resultado:

Imagem

O Velocímetro marca até 260, porém ele vai até 271,36 Km/h! Mais algums informações desvendadas.

Obs: Aqueles que possuem dúvidas, basta entrarem em contato que descodifico o seu câmbio sem problema algum.

Valeu! 8-)
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por Arquiteto » 24 Jun 2014, 15:48

Alez escreveu:Afinal, a furação é 5x100 ou 5x110?

Ninguém me dá certeza dessa informação.


pô Alez sempre foi 5x 110 ...

e a primeira vez que vejo sua pergunta :76:
Garagem:CD 03,Challenge02, Elite11"face lift", Tops full
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?t=20
HOW TO :
viewtopic.php?f=49&t=555
NACIONAL 2017 IMPERDIVEL!!
viewtopic.php?f=82&t=15651

Luiz Antunes
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por Luiz Antunes » 24 Jun 2014, 21:37

A medida esta sendo feita erada com o paquímetro , não é de centro do parafuso para outro .

Sua medida deu 102 mm , vc mediu errado do primeiro para o terceiro .

Vc tem que traçar um DIAMETRO no centro dos 5 parafusos e medir esse diâmetro !!!

Ai vai dar os 110 mm !!! Que é o numero 11 do paquímetro !!

E não 10 cm ( 100 mm ) , e mais 2 tracinhos de 1 mm = 102 mm

No Fear
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por No Fear » 24 Jun 2014, 22:12

Luiz,

Repetindo o que descrevi acima logo abaixo da imagem do Paquímetro:

" Obs: A imagem acima é ilustrativa, de minha autoria, no que tange a medição, pois apenas demonstrei acima uma forma de realizar a medição. Ainda não havia posicionado devidamente o aparelho, que deu, após ajuste 110mm. "

Resumindo, já havia avisado sobre isto.

Quanto a forma de medição, existem outras duas imagens que deixam claro a forma correta de medição. Já no que tange ao valor de medição, caso haja alguma dúvida:

110mm = 11cm

O correto seria pegar o centro de uma linha imaginária (que passa SIM pelo centro do furo) e traçar uma linha reta até a outra extremidade (totalmente vertical e/ou horizontal) até a mesma linha imaginária e não na diagonal.

A imagem deu a entender que seria de um furo ao outro, mas na verdade, é como esta imagem que postei:

Imagem

Perceba nesta imagem que ele pega o linha imaginária que passa AO CENTRO DE UM FURO (ou centro do parafuso como quiser) e traça uma reta (que deve ser totalmente horizontal e/ou vertical) e que terminal "não" exatamente no centro de outro furo e/ou parafuso, por conta da disposição da quantidade de furos (5) e o espaçamento (medida) entre eles.

Se a reta traçada for na diagonal, obviamente a distãncia entre os furos será obtida de forma incorreta. Mas como disse acima eu AVISEI sobre a imagem que postei. A intenção era somente demonstrar onde realizar a medição, mesmo com a roda no lugar, ou seja, apenas ilustrar de uma forma "real", mas nas imagens ilustrativas (desenho) não há sombra de dúvidas sobre a medição (2 Imagens Inclusive), fora a parte descrita.

Por via das dúvidas, amanhã posto aqui uma outra imagem "real" da mesma forma da ilustrativa para evitar "enganos" de intrepretação.

Valeu! 8-)
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Luiz Antunes
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por Luiz Antunes » 24 Jun 2014, 22:47

Tá OK Rafael ,

é que o paquímetro na foto ( sem ler o texto todo ) induz ao erro , mas esta correto da maneira que vc descreveu embaixo .
Abs

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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por No Fear » 24 Jun 2014, 22:59

Tranquilo Luiz,

Amanhã posto outra imagem idêntica a da ilustração para evitar interpretação errônea por parte dos membros.

Valeu! 8-)
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por No Fear » 25 Jun 2014, 12:42

Luiz,

Conforme prometido e resolvendo a questão...

Quanto a forma de medição, existem outras duas imagens que deixam claro a forma correta de medição. Já no que tange ao valor de medição, caso haja alguma dúvida:

110mm = 11cm

O correto seria pegar o centro de uma linha imaginária (que passa SIM pelo centro do furo) e traçar uma linha reta até a outra extremidade (totalmente vertical e/ou horizontal) até a mesma linha imaginária e não na diagonal.

A imagem deu a entender que seria de um furo ao outro, mas na verdade, é como esta imagem que postei:

Imagem

Perceba nesta imagem que ele pega o linha imaginária que passa AO CENTRO DE UM FURO (ou centro do parafuso como quiser) e traça uma reta (que deve ser totalmente horizontal e/ou vertical) e que terminal "não" exatamente no centro de outro furo e/ou parafuso, por conta da disposição da quantidade de furos (5) e o espaçamento (medida) entre eles.

Se a reta traçada for na diagonal, obviamente a distãncia entre os furos será obtida de forma incorreta. Mas como disse acima eu AVISEI sobre a imagem que postei. A intenção era somente demonstrar onde realizar a medição, mesmo com a roda no lugar, ou seja, apenas ilustrar de uma forma "real", mas nas imagens ilustrativas (desenho) não há sombra de dúvidas sobre a medição (2 Imagens Inclusive), fora a parte descrita.

Nova Imagem:

Imagem

Perceba que nesta imagem fiz a medição exatamente como na imagem ilustrativa acima e bateu exatos 11cm, ou 110mm de espaçamento entre os furos. (realizando a medição pela linha imaginária entre o centro dos furos e/ou parafusos)

Valeu! 8-)
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por No Fear » 25 Jun 2014, 13:05

Prosseguindo nas alterações...

Uma destas Modificações ocorreu nas Rodas e Pneus.

As rodas originais eram estas (Aro 15 6J ET49 com pneus 195/65)

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Troquei as Rodas Originais pelas do Vectra Elite, Aro 17, 5 Furos (110mm), Off-Set 39 (ET), Originais GM (não são réplicas), conforme foto abaixo:

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E para Calçar as Rodas, embora a grande maioria utilize Pneu de largura 205, fui além e após vários testes, cheguei a uma medida que não "raspa" em local algum na caixa de roda (seja dianteira ou traseira), muito menos em qualquer componente da suspensão: 215mm de largura.

Adquiri então Pneus 17” JINYU YU61 215/45 conforme foto abaixo:

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Traduzindo:

Size (Tamanho) = 215/45 R17
LI e SS (Velocidade Suportada pelo Pneus e Código) = 91XL W = Código G / Código W / Km/h + 270 Km/h
Overall Dia (Peso Global) = 626 Kg
Section Width (Largura da Seção) = 233mm
Rim Width (Largura do Aro) = 7J
Groove Depth (Profundidade do Sulco) = 8,2mm
Max. Load (Carga Máxima) = 615 kg

A Brincadeira ficou assim:

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E vem mais por aí...

Valeu! ;)
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Alez
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por Alez » 25 Jun 2014, 14:56

Porque não o perfil 205/45 no pneu ''17?

No Fear
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***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por No Fear » 25 Jun 2014, 15:13

Alez,

A escolha de um pneu de largura 215mm partiu de minhas necessidades atuais, sendo elas:

1- Usar um jogo de pneus na minha atual suspensão rebaixada (Molas JJ especiais) que não "raspasse" em nenhum componente interno, seja borda do pára-lama, caixa de roda ou qualquer componente da suspensão, com o máximo de largura possível.

2- Com a maior área de contato, o aro 17 (no caso o pneu 215) apresenta maior limite de aderência, permitindo que as curvas sejam feitas em maior velocidade.

3- A Absorção de Impactos é maior nas Rodas 17 do que com as Rodas 15, portanto o veículo se torna mais confortável e igualmente agride menos os componentes da suspensão e monobloco.

4- Rodas de aro 17 (pneus 215) são mais agressivas na condução, privilegiando quem gosta de andar mais rápido, em percursos sinuosos. No piso seco as rodas maiores são indicadas para quem gosta de - e sabe - andar mais esportivamente.

5- Os pneus com uma largura de seção maior (no meu caso o 215) distribuem o peso do veículo sobre uma área maior, aumentando a tração, especialmente sob aceleração pesada. A área de contato maior desses pneus permitem a conversão eficiente de torque para o asfalto, além de diminuir a distância de frenagem. Por esse motivo, a maioria dos carros de corrida usa pneus de seção larga. A largura maior também permite que o pneu distribua o calor de forma mais uniforme ao longo da superfície de borracha, aumentando a vida do pneu.

6- O peso do veículo sobre o penu também é favorável, uma vez que ele é distribuido de melhor forma por uma superfície mais "larga", o qual força menos a banda de rodagem.

Porém, há algumas desvantagens como:

A- Aquaplanagem em velocidade inferior ao de veículos com banda mais estreita (na chuva, tem de ficar esperto)

B- Aumento de consumo, visto que a área de contato é maior. (no meu caso foi uma diferença irrisória)

C- Curvas. Os pneus mais largos (aliados ao Aro 17 que utilizo), seguram mais o veículo, porém merecem atenção ao "desgarre", pq geralmente a progressividade do "deslize" é pouco progressiva em atenção a uma Roda Aro 15 com pneus mais estreito.

Enfim, para minha real necessidade atual, muito mais vantagens que desvantagens!

Valeu! 8-)
Editado pela última vez por No Fear em 25 Jun 2014, 17:57, em um total de 1 vez.
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por TENORIO » 25 Jun 2014, 15:28

Estou me sentindo um verdadeiro aluno... :38: :9: :17:

Eita galera boa !!! É isso ai meus amigos, dividindo os conhecimentos com a galera !!! :88:
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paulosergioo
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por paulosergioo » 25 Jun 2014, 15:52

Tenório, só lembrando que conheço o Rafael(no fear) a um tempo do kadetteiros, então ele ainda muito oq postar!!!! acompanho os tópicos dele diariamente!!! :38: :38: :38: :38: :38: :38:
______________________________
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por Julinho Viol » 25 Jun 2014, 16:16

Quando começarem a ler as bíblias que o NF posta ai sim vão conhecer ele, kkkkkkkkkkkkkkkk

No Fear
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por No Fear » 25 Jun 2014, 18:11

TENORIO escreveu:Estou me sentindo um verdadeiro aluno... :38: :9: :17:

Eita galera boa !!! É isso ai meus amigos, dividindo os conhecimentos com a galera !!! :88:


Tenório,

Bem vindo a Sala de Aula. Sente-se ao meu lado, pq somos TODOS alunos.

Valeu! 8-)
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No Fear
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Re: ***VECTRA CD ECOTEC 2.0 16V ASP*** by No Fear®

por No Fear » 25 Jun 2014, 18:12

paulosergioo escreveu:Tenório, só lembrando que conheço o Rafael(no fear) a um tempo do kadetteiros, então ele ainda muito oq postar!!!! acompanho os tópicos dele diariamente!!! :38: :38: :38: :38: :38: :38:


Paulo,

Vai se preperando pq realmente tenho muito a postar ainda do VCD.

Valeu! 8-)
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