O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoTroca do comando de válvulas
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

6 mensagens   •   Página 1 de 1
t_kakoz
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Mai 2014, 20:26
Nome Completo: Thiago Rodrigues Barcelos
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Troca do comando de válvulas

por t_kakoz » 01 Jul 2014, 19:09

Gostaria de saber se é possivel colocar o cabeçote 16v do GSI no meu GLS de 94,sem maiores problemas e o que teria que mudar além do pistão,já que a taxa de compressão é diferente.
Valeu

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca do comando de válvulas

por Last_Warrior » 01 Jul 2014, 19:20

Possível até é... Teria que mudar os pistões, coletores de amissão e escape, além da TBI do 16v, e todas as tubulações da admissão, sistema de injeção todo, já que do 16v é bem diferente, provavelmente alguns sensores no bloco do motor, coletores de escape e catalisador, corpo da termostática e a própria termostática, rolamento esticador da dentada, agora não lembro se a engrenagem do virabrequim da correia dentada é a mesma.

Isso é o que me lembro por alto, e aí vai fácil uns 8 a 10 mil. Acredito que, a menos que vc tenha uma verdadeira relíquia que parece carro 0km, não vale a pena mexer.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

t_kakoz
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Mai 2014, 20:26
Nome Completo: Thiago Rodrigues Barcelos
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do comando de válvulas

por t_kakoz » 01 Jul 2014, 21:56

Pois é,eu andei olhando a ficha técnica do GSI e o GLS e a unica diferença que eu encontrei foi na taxa de compressão,e fico na duvida se não seria só pela 8v a mais.

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca do comando de válvulas

por Last_Warrior » 03 Jul 2014, 00:59

O GSI tem aquela potencia não só pela taxa de compressão mais alta, mas pelo fato de ter 16v com um comando agressivo visando ao ganho de potência mesmo sacrificando a sua distribuição em baixa rotação. Além da injeção ser sequencial também.

Se quiser dar um talento no seu 8v, existem várias receitas e uma delas é fazer um kit com rebaixamento do cabeçote + comando de válvulas mais nervoso + reprogramação da injeção. Você pode até usar um comando "original" da linha GM que é o do Omega 2.0 a álcool, fabricado pela Sambel com o código SB-099, além de uma leve rebaixada e uma reprogramação da injeção para não dar detonação devido ao rebaixamento do cabeçote.

Com isso vai conseguir um carro bem esperto e gastando muito menos que adaptar o 16v. Nesta receita que citei, fica bem barata e se tem um ganho expressivo.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

FelipeOsmar
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Abr 2013, 14:05
Nome Completo: Felipe Osmar Da Rosa Carvalho
Cidade: Poa
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do comando de válvulas

por FelipeOsmar » 16 Jul 2014, 19:49

E se for buscar um cabeçote, que seja coscat e não ks.

Ronaldo Lima
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 08:51
Nome Completo: Ronaldo de Souza Lima Junior
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do comando de válvulas

por Ronaldo Lima » 29 Jul 2014, 18:39

t_kakoz escreveu:Gostaria de saber se é possivel colocar o cabeçote 16v do GSI no meu GLS de 94,sem maiores problemas e o que teria que mudar além do pistão,já que a taxa de compressão é diferente.
Valeu

Amigão, qual é o objetivo do seu projeto? Qual a potencia que você pretende e qual a utilização que você pretende dar ao carro?

De acordo com o projeto, talvez a troca do comando, eliminação de restrições na admissão, rebaixamento do cabeçote, remapeamento da injeção e coletor de exaustão dimensionado podem resolver... Mas cuidado, minhas experiências com comando de válvulas nacionais não são das melhores...
[ ]'s
Ronaldo Lima
_____________________________________________________________
Não há nada mais diferente que dois motores iguais!

6 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 341 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 21:28