O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoDo aspirado ao turbo - com fotos
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

16 mensagens   •   Página 1 de 1
Ronaldo Lima
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 08:51
Nome Completo: Ronaldo de Souza Lima Junior
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Do aspirado ao turbo - com fotos

por Ronaldo Lima » 29 Jul 2014, 09:44

Bom dia a todos.

Tenho um Vectra B, 1997, GL, o motor original era um C20NE... Fiz uma preparação aspirada nele quando o motor estava com 100.000km... Já no início pude perceber o diferencial da qualidade do ferro fundido (FoFo) da GM... Com 100.000km o motor precisou só refazer o brunimento, pois as paredes da camisa estavam, praticamente, intactas... Rodei feliz com meu asiradão, atropelando os A3 turbos, T prata e vermelho por onde passava... Lógico que não estou considerando os preparados, só os originais de 150 e 180 CVs... Isso durou mais de 180.000km... Isso mesmo, vou repetir... 180.000km... Estou destacando pois não conheço nenhum outro motor que tenha rodado isso com uma preparação ASPRO na qual o motor girasse até 8.000rpm... E pode apostar que eu fiz isso até o último dia de vida desse valente motor... Que Deus o tenha (rsrsrsrsrsrs)... Nasceu valente, explodiu valente... Como todo o material do Vectra Clube sumiu (pelo menos temporariamente) aos poucos vou achando o material e postando aqui. Vou descrever uma parte da preparação ASPRO e depois posto o avanço da funilaria e da preparação turbo.

Abraço para todos...

Ronaldo Lima
Editado pela última vez por Ronaldo Lima em 29 Jul 2014, 20:37, em um total de 1 vez.
[ ]'s
Ronaldo Lima
_____________________________________________________________
Não há nada mais diferente que dois motores iguais!

Ronaldo Lima
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 08:51
Nome Completo: Ronaldo de Souza Lima Junior
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Do aspirado ao turbo

por Ronaldo Lima » 29 Jul 2014, 13:20

Preparação aspirada do Vectra:
1- Base: Motor C20NE, foi refeito o brunimento e até agora, PASMEM, não tem nem 0,2 mm de degrau no PMS!!!!!!!!!;
2- Escape: tubo galvanizado a fogo, 2.1/2" x 2 abafadores JK (e mesmo assim grita muito forte) - Aranha Escapamentos;
3- Coletor: Dimensionado 4x1 - 1.5/8" - Artezanal sem emendas - Tubos com costura removida mecanicamente - revestimento termotape GIBA 3699 - polimento interno na entrada do flange - Aranha Escapamentos;
4- Junta: Metálica - Original motores GM 2.4 - desmontada para aproveitamento das folhas de vedação;
5- Injeção: Fueltech ASPRO 1F;
6- Chip: NÃO CONTROLA MAIS NADA;
7- Combustível: Etanol;
8- Cabos de vela - ATENÇÃO: 1º NIKA 10 mm² (quebrou os plugs), 2º Accel 8,8 mm² (quebrou os plugs), 3º Voltei para os originais e voltei a ser feliz, ;
9- Borboleta: original (retrabalhada com 59 mm);
10- Velas: NGK Japonesas B9EGV;
11- Instrumentos: Coluna de 4 instrumentos + um acima do painel - Cronomac (Manômetro de combustível, Manômetro de óleo, Temperatura de óleo, Vacuômetro + Hallmeter);
12- Comando: JPF Racing - 296° x 112º com levante de 13,8 mm na admissão e 13,6 na exaustão (esse é o 4º comando, a JPF mandou como 288°, mas foi medido numa empresa de retificação de motores aqui em SJC e está com 296° - com a FUELTECH a marcha lenta é melhor e mais estável que a original e ainda consigo andar tranquilamente em 1200 rpm, como se tivesse comando original, estou MUITO impressionado);
13- Cabeçote: Original de C22NE - retrabalhado em ângulos, sedes refeitas e polidas, polimento de dutos para retirada de restrições e tuchos mecânicos feitos a partir de tuchos de chevette, retrabalhos em balancins e pastilhas, molas, pratos e válvulas - preparação Maxim Turbos e Aspirados de São José dos Campos;
14- Taxa de compressão: 14:1 - dinâmica, comprovada com medição nas câmaras;
15- Polia: Regulável - Alumínio;
16- Bicos: BOSCH retrabalhado para 60lbs;
17- Pistões monza a alcool - na troca dos pistões foram trocadas todas as bronzinas;
18- Ignição: distribuidor de monza e módulo e bobina do gol MI
19- Discos dianteiros 288mm slotados;
20- CAI feito sob medida em 3" - Aranha escapamentos;
21- Filtro de ar fluxo simples 5" - AEM;
22- Acabamento estético do motor com pintura de peças na cor da oficina de preparação - Laranja

Acho que é isso...
[ ]'s
Ronaldo Lima
_____________________________________________________________
Não há nada mais diferente que dois motores iguais!

Ronaldo Lima
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 08:51
Nome Completo: Ronaldo de Souza Lima Junior
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Do aspirado ao turbo

por Ronaldo Lima » 29 Jul 2014, 20:27

Algumas fotos para mostrar o meu bravo guerreiro...

A polia utilizada: Imagem

O coletor de escapamento 4x1 já com a termo tape: Imagem

Detalhe do coletor de exaustão: Imagem

Coração aberto: Imagem

Bicos retrabalhados:Imagem

Polimento do cabeçote: Imagem

Embreagem utilizada: Imagem

Meu guerreiro em Interlagos: Imagem

Isso é parte do arquivo...
[ ]'s
Ronaldo Lima
_____________________________________________________________
Não há nada mais diferente que dois motores iguais!

Ronaldo Lima
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 08:51
Nome Completo: Ronaldo de Souza Lima Junior
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Do aspirado ao turbo

por Ronaldo Lima » 29 Jul 2014, 20:32

Mas algumas idéias foram abortadas no andamento do projeto:

Pistões 16V com banho cerâmico (agora aguardando para montar em um "chevectra"):Imagem

Coletor de admissão 4x1 com 44mm:Imagem

Cara... Quando eu terminar o projeto do Vectra já tenho o que fazer com essas peças...
[ ]'s
Ronaldo Lima
_____________________________________________________________
Não há nada mais diferente que dois motores iguais!

Ronaldo Lima
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 08:51
Nome Completo: Ronaldo de Souza Lima Junior
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Do aspirado ao turbo

por Ronaldo Lima » 29 Jul 2014, 20:36

A parte mais demorada por falta de mão de obra está sendo a funilaria...

Funilaria porta traseira: Imagem

Funilaria porta dianteira: Imagem

Funilaria porta malas: Imagem

Assim que conseguir as fotos eu posto o alargamento dos paralamas e caixas de roda traseira e o scoop do capô...
[ ]'s
Ronaldo Lima
_____________________________________________________________
Não há nada mais diferente que dois motores iguais!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Do aspirado ao turbo - com fotos

por Thiago Menezes » 29 Jul 2014, 21:02

Bacana demais, acompanhando a evolução... :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
jose isaias santos
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 25 Abr 2013, 22:33
Nome Completo: Jose isaias dos Santos
Cidade: varginha
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Do aspirado ao turbo

por jose isaias santos » 30 Jul 2014, 09:56

BOM DIA!
OBRIGADO PELAS RESPOSTAS. GOSTARIA DE SABER A POTÊNCIA FINAL DE SEU MOTOR. MINHA INTENÇÃO, É SOMENTE DAR UM FOLEGO À MAIS, PARA O MEU. pRECISO, OBRIGATORIAMENTE, TROCAR O MÓDULO ORIGINAL DE INJEÇÃO?
ATENCIOSAMENTE,





Ronaldo Lima escreveu:Mas algumas idéias foram abortadas no andamento do projeto:

Pistões 16V com banho cerâmico (agora aguardando para montar em um "chevectra"):Imagem

Coletor de admissão 4x1 com 44mm:Imagem

Cara... Quando eu terminar o projeto do Vectra já tenho o que fazer com essas peças...

Ronaldo Lima
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 08:51
Nome Completo: Ronaldo de Souza Lima Junior
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Do aspirado ao turbo

por Ronaldo Lima » 30 Jul 2014, 12:05

jose isaias santos escreveu:BOM DIA!
OBRIGADO PELAS RESPOSTAS. GOSTARIA DE SABER A POTÊNCIA FINAL DE SEU MOTOR. MINHA INTENÇÃO, É SOMENTE DAR UM FOLEGO À MAIS, PARA O MEU. pRECISO, OBRIGATORIAMENTE, TROCAR O MÓDULO ORIGINAL DE INJEÇÃO?
ATENCIOSAMENTE,


Oi Isaías, boa tarde.

Cara se a tua opção é o folego a mais, não precisa trocar módulo não...
Uma receita que vi funcionando em 8V é:
1. Coletor de escape 4x1
2. Filtro de duplo fluxo
3. Rebaixar o cabeçote em 1,5mm (o meu era rebaixado em 3mm e dava taxa e 14:1, não sei quanto daria de taxa com 1,5mm a menos... :47: Tem que calcular, OK?
4. Comando 272º
5. Reprogramação de chip para Etanol
6. Partida a frio
7. Escapamento todo dimensionado

Pode fazer os passos 1 e 2, depois de 3 a 6 e, por último, 7, OK?
[ ]'s
Ronaldo Lima
_____________________________________________________________
Não há nada mais diferente que dois motores iguais!

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Do aspirado ao turbo - com fotos

por serginho_vectra A » 30 Jul 2014, 15:35

axo que lembro desse carro la do Vectra clube, ele tinha o motor todo laranjão né?? achava mto dahora

rebaixando o cabeçote tem q mexer na injeção??
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

filipe.nunes
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 24 Abr 2014, 19:15
Nome Completo: Filipe nunes
Cidade: londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Do aspirado ao turbo - com fotos

por filipe.nunes » 30 Jul 2014, 20:05

Muitooo bom.... Estou acompanhando !!!

Aguardando ansioso rs
Quando Deus quer, não há quem não queira.

Avatar do usuário
ricardobecker
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 23 Abr 2013, 14:26
Nome Completo: Ricardo Saddi Becker
Cidade: Cuiabá - MT
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Do aspirado ao turbo

por ricardobecker » 31 Jul 2014, 00:08

Ronaldo Lima escreveu:
jose isaias santos escreveu:BOM DIA!
OBRIGADO PELAS RESPOSTAS. GOSTARIA DE SABER A POTÊNCIA FINAL DE SEU MOTOR. MINHA INTENÇÃO, É SOMENTE DAR UM FOLEGO À MAIS, PARA O MEU. pRECISO, OBRIGATORIAMENTE, TROCAR O MÓDULO ORIGINAL DE INJEÇÃO?
ATENCIOSAMENTE,


Oi Isaías, boa tarde.

Cara se a tua opção é o folego a mais, não precisa trocar módulo não...
Uma receita que vi funcionando em 8V é:
1. Coletor de escape 4x1
2. Filtro de duplo fluxo
3. Rebaixar o cabeçote em 1,5mm (o meu era rebaixado em 3mm e dava taxa e 14:1, não sei quanto daria de taxa com 1,5mm a menos... :47: Tem que calcular, OK?
4. Comando 272º
5. Reprogramação de chip para Etanol
6. Partida a frio
7. Escapamento todo dimensionado

Pode fazer os passos 1 e 2, depois de 3 a 6 e, por último, 7, OK?

Conheço essa receita... rsrsrs
Ricardo S. Becker
Becker Motorsport Brasil

www.beckermotorsport.com.br / www.activeautowerke.com.br

BMW 335i Motorsport Bi-Turbo 530cv by Active Autowerke

Imagem

Ronaldo Lima
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 08:51
Nome Completo: Ronaldo de Souza Lima Junior
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Do aspirado ao turbo

por Ronaldo Lima » 03 Ago 2014, 19:32

ricardobecker escreveu:
Ronaldo Lima escreveu:
jose isaias santos escreveu:BOM DIA!
OBRIGADO PELAS RESPOSTAS. GOSTARIA DE SABER A POTÊNCIA FINAL DE SEU MOTOR. MINHA INTENÇÃO, É SOMENTE DAR UM FOLEGO À MAIS, PARA O MEU. pRECISO, OBRIGATORIAMENTE, TROCAR O MÓDULO ORIGINAL DE INJEÇÃO?
ATENCIOSAMENTE,


Oi Isaías, boa tarde.

Cara se a tua opção é o folego a mais, não precisa trocar módulo não...
Uma receita que vi funcionando em 8V é:
1. Coletor de escape 4x1
2. Filtro de duplo fluxo
3. Rebaixar o cabeçote em 1,5mm (o meu era rebaixado em 3mm e dava taxa e 14:1, não sei quanto daria de taxa com 1,5mm a menos... :47: Tem que calcular, OK?
4. Comando 272º
5. Reprogramação de chip para Etanol
6. Partida a frio
7. Escapamento todo dimensionado

Pode fazer os passos 1 e 2, depois de 3 a 6 e, por último, 7, OK?

Conheço essa receita... rsrsrs

Esse é o cara que pode falar se funciona ou não!!! :88:

Dá-lhe Ricardinho!!! :6:
[ ]'s
Ronaldo Lima
_____________________________________________________________
Não há nada mais diferente que dois motores iguais!

Ronaldo Lima
Member
Member
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jul 2014, 08:51
Nome Completo: Ronaldo de Souza Lima Junior
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Do aspirado ao turbo - com fotos

por Ronaldo Lima » 03 Ago 2014, 19:36

serginho_vectra A escreveu:axo que lembro desse carro la do Vectra clube, ele tinha o motor todo laranjão né?? achava mto dahora

rebaixando o cabeçote tem q mexer na injeção??

Fala Serginho, blz?

Bom, nem sempre, depende do quanto está rebaixando... Mesmo assim eu diria que mesmo tirando os 3mm que eu tirei na época, não é obrigatório trocar a injeção, mas é preciso fazer uma trabalhosa reprogramação... Não sei se a injeção original consegue acompanhar, mas acho possível sim...

O que vc acaba perdendo com a injeção original é a facilidade do ajuste fino, conforme vai rodando no dia a dia e a possibilidade de regular o carro para consumir combustível dentro de um limite que não te mande preso por ser o maior emissor de carbono do planeta... :11:
:6:
[ ]'s
Ronaldo Lima
_____________________________________________________________
Não há nada mais diferente que dois motores iguais!

Avatar do usuário
Gusporti
GL Member
GL Member
Mensagens: 64
Registrado em: 23 Abr 2013, 21:10
Nome Completo: Gustavo Bassani
Cidade: Caxias do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Do aspirado ao turbo - com fotos

por Gusporti » 04 Ago 2014, 21:04

Eu sinceramente gostaria de saber como durou tanto tempo.

O meu primeiro aspro com bielas originais ejetou uma capa de mancal a 8000rpm aos 12mil km.

Dai montei tudo forjado, girou bronzina a 9000rpm nos 10mil km.

Dai montei tudo denovo, quebrou a cabeça de uma valvula na mecânica ainda na segunda ligada do motor, pelo visto fadigou dos paus anteriores que levou.

Sério que ruina hahahaha.
X6M 4.4 Twin Turbo 555cv@6000rpm

A3 2.0T SFI APR Stage 3 489cv@6200rpm 72kgf.m@4400rpm

335i Motorsport Active Autowerke Stage 3 440cv nas rodas.

vini84
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Abr 2013, 10:17
Nome Completo: Vinícius Tadeu Bottura Pereira
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Do aspirado ao turbo - com fotos

por vini84 » 21 Ago 2014, 21:36

acompanhando...

Avatar do usuário
wyll_rj
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 15 Abr 2013, 19:21
Nome Completo: william pereira
Cidade: xxx
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Do aspirado ao turbo - com fotos

por wyll_rj » 24 Set 2015, 05:31

Acompanhando

16 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 96 visitantes

Bem-vindo: 18 Abr 2024, 13:32